Ateliê das Brincadeiras

Ateliê Manhã

O retorno do recesso foi marcado por carinhos, saudades e muitas histórias! As novidades giraram em torno de cantos de pássaros no sítio do vovô, de viagem junto com um amigo, crianças que mergulharam nas praias da Barra da Tijuca, da Bahia ou de Itamambuca e uma novidade sobre banhos no rio Negro. Teve até criança que entrou de férias com uma idade e voltou mais velha!

Além de compartilharem com a turma suas histórias das férias, as crianças do Ateliê da Manhã tiveram uma semana recheada de brincadeiras, sendo uma das favoritas o “Pique Sardinha”. Nos momentos de pátio rapidamente se organizavam, definindo quem iria se esconder e em quais lugares da escola o pique poderia acontecer. 

Que o segundo semestre seja ainda mais alegre e brincante! 

Incensos 

Ateliê Manhã

No encontro da semana passada com o Moleque Mateiro, o Ateliê da Manhã recordou quais são os elementos da natureza, como o fogo, a terra, a água e o ar. Na última quarta-feira, os pequenos observaram o fogo em contato com o ar e o impacto do vácuo de ar com a água e com as folhas, secas e verdes.

Impressionados com os experimentos, deram continuidade ao estudo da ação do fogo, dessa vez observando o que acontece ao colocá-lo em contato com ervas aromáticas, como lavanda, capim limão e louro. Descobriram junto à mateira Lorrane que a partir de tais ervas pode-se produzir incensos e/ou defumador!

Durante esses experimentos com fogo, reforçamos a importância de estar na companhia de um adulto! 

How Is The Weather Today?

Inglês – Ateliê

Na volta às aulas, recebemos as crianças em uma roda de conversa para compartilhar as histórias de viagens, brincadeiras, acontecimentos e diversão do período de férias. Acolhemos novos rostinhos na turma, incentivando as apresentações na língua inglesa, com a ajuda das outras crianças.

Aproveitando o tanto de lugares e coisas que os pequenos fizeram nas férias, iniciamos o nosso novo projeto The Weather (“O Tempo”), usando perguntas com o vocabulário novo para que nos descrevessem como estavam os dias: 

Was it sunny or cloudy? Was it hot or cold? Was it rainy? 

Através de imagens e ilustrações, as crianças foram se apropriando do novo vocabulário e expressando-o oralmente aos colegas, detalhando o tempo durante suas férias.

Em grupo, produzimos um calendário do tempo, com ilustrações das próprias crianças, revelando Sunny day, Rainy day, Windy day, Cloudy day, Cold day e Hot day, para ser preenchido diariamente, respondendo a How is the weather today?.

Estamos muito animados para os novos aprendizados desse projeto!

Chapeuzinho Vermelho

Ateliê Manhã

Com o olhar atento e o ouvido aguçado, as crianças do Ateliê da Manhã se deliciaram com a história da Chapeuzinho Vermelho. Escutaram a história recontada por Braguinha e ouviram o áudio da Coleção Disquinho.

A Chapeuzinho esteve presente nos pátios, nos lanches e até mesmo no almoço! O envolvimento com o enredo foi tão grande que tiveram a ideia de fazer um teatro para o restante do grupo. Para a encenação, utilizaram adereços recriando os figurinos dos personagens, como a cesta de frutas da Chapeuzinho, a touca e os óculos da Vovó. Contudo, isso não foi o suficiente para os pequenos, que logo se desafiaram em mais uma dramatização com o Teatro de Fantoches. Dessa vez, colocaram a mão na massa e confeccionaram os personagens da história! 

The Cloud’s Taste 

Inglês – Ateliê

Dando continuidade aos estudos sobre o tempo, manuseamos diariamente nosso calendário, trabalhando com as crianças a percepção sobre o clima a partir das suas observações. 

Is today a sunny day?
Is today a windy day?
Is today a cloudy day?

E pensando em cloudy days, os grupos do Ateliê iniciaram a semana “com a cabeça nas nuvens”. Realizamos a leitura do livro Little Cloud, do autor Eric Carle e, provocados por ela, começamos a pensar nas imagens e formatos que as nuvens poderiam nos mostrar em nossa imaginação. 

Movidos por esse tema, nossa receita da semana foi… pão de nuvem! Usando um pouco de claras em neve e outros ingredientes, cada um participou de um pedacinho dessa produção, e juntos preparamos nosso pão.

Ao longo do processo pudemos explorar um pouco mais do vocabulário já conhecido por eles. Como será o gosto das nuvens?

Is it sweet?
Is it sour?  

Fizemos a experimentação coletiva e, segundo as crianças, o resultado foi… marshmallow!  

Quais serão as nossas próximas descobertas pelo clima?

O Que Pode Um Sopro?

Ateliê Manhã

O Ateliê da Manhã tem passeado pelo mundo dos lobos através da literatura infantil. Já escutaram e encenaram a história da Chapeuzinho Vermelho e agora mergulharam no encantamento do livro Os três lobinhos e o porco mau, de Helen Oxenbury.

Nesse enredo, o sopro ganhou espaço nas nossas discussões: ele é capaz de derrubar a casa? É realmente forte? O que conseguimos fazer ao assoprar? Instigados, cada um com a sua força, foram desafiados a pintar utilizando somente tinta, um canudo e o próprio sopro.

Para dar início à atividade, foi preciso encher os pulmões de ar e soltá-lo pelo canudo, para enfim observar a dança das tintas!

Images in the Clouds 

Inglês – Ateliê

Durante as nossas aulas sobre o tempo, aprendemos muitas palavras novas e elementos que compõem os diferentes climas.

Ao longo da semana as crianças tiveram a oportunidade de olhar para o céu e observar os pássaros e as nuvens. Ao contemplarem as nuvens, provocamos as crianças com a seguinte pergunta: “What can you see in the clouds?”. As crianças ficaram empolgadas e agitadas para expressar as referências que enxergavam no conjunto dessas formações.

No decorrer desta semana, a nossa leitura de grupo foi do livro Little Cloud, de Eric Carle, que através de ilustrações conta a história de um pequena nuvem que se diverte mudando de forma. 

Como produção individual, trouxemos o artista Chris Judge, que transforma imagens de nuvens fofinhas em animais e personagens divertidos. Depois de observar os seus trabalhos, pedimos que as crianças escolhessem uma imagem de nuvem e em cima dela desenhassem o animal que imaginavam estar sendo representado. 

Esse trabalho nos aproximou mais do projeto  do tempo e também nos possibilitou revisitar o vocabulário dos animais. 

As produções estão expostas na entrada do salão para que todos possam apreciar esse trabalho incrível dos pequenos.

Participação Especial na Capoeira

Ateliê Manhã

Nesta semana, o Ateliê da Manhã teve a participação especial da Turma do Saci na aula de capoeira. A meninada  foi convidada a mexer os esqueletos no balanço e movimentos desse ritmo.

Para esquentar o corpo, as duas turmas seguiram os comandos do pandeiro, regido pelo professor Jamal, e desafiaram-se corporalmente. Teve o balanço da árvore, a ginga, o caminhar do urso e o do caranguejo.

No momento da cantoria em roda, para ajudar na percussão, as crianças tocaram tambores, pandeiro, caxixi, xequerê e o “lula molusco”. Ouvidos atentos para o desafio da cantiga, “1, 2, 3, 4, capoeira é um barato! 4, 3, 2, 1, capoeira pega um! (…)”.

Para finalizar a aula, como acontece nas rodas de capoeira, o Ateliê lembrou de uma canção de despedida:

“Adeus, adeus;
Boa viagem!
Eu vou’mimbora
Boa viagem!
(…)”

Rainy and Sunny Days 

Inglês – Ateliê

Dando continuidade às nossas observações sobre o tempo, as crianças do Ateliê têm aproveitado ao máximo as mudanças no clima e todas as possibilidades de atividades que elas proporcionam.

Na última semana pudemos explorar juntos o espaço da escola usando o Pereirão num dia quente e ensolarado. Em roda, pensamos em brincadeiras e atividades que combinem com os dias de sol, movidos pela seguinte pergunta: 

What can we do on sunny days?

 Skip rope?
Hopscotch?
Play soccer?

Tendo isso em mente, juntamos os grupos e fomos aproveitar o dia! 

Na mesma semana, um cloudy day se formou e, no nosso dia de receita, fizemos um rainy day cake, receita conhecida e querida pelas crianças: o bolinho de chuva. 

Conhecemos quais ingredientes eram necessários para a receita (wheat flour, butter, eggs, milk, honey, yeast…) e pusemos as mãos na massa! Com a participação de cada criança, observamos a massa sendo formada e como cada ingrediente contribuía para sua formação. 

Ao final do almoço, nos reunimos novamente para um dessert time

Tem sido incrível estarmos mais atentos ao clima e perceber como a natureza também faz parte de nós.

Minhocas e Banho de Bacia

Ateliê Manhã

Para iniciar a semana, o Ateliê da Manhã, em parceria com o Moleque Mateiro, lembrou do bicho que está sendo alimentado após os lanches: a minhoca.

Tal animal se nutre a partir dos restos suculentos encontrados na terra, e assim os pequenos se recordaram que as cascas não consumidas durante o lanche são depositadas num lugar especial, a composteira. 

A semana também foi de bastante calor, o que pede um bom refresco. Para alegrar esses dias de sol, a turma aproveitou os chuveiros do pátio para tomar um agradável banho de bacia. Teve brincadeira com esponjas, bichos que receberam tratamento especial na limpeza e muita bagunça com água.

Clothes

Inglês – Ateliê

Após observarmos diariamente como está o clima e como estamos nos sentindo, passamos a perceber o que usamos em nosso corpo em cada dia.

Ainda pesquisando sobre as estações do ano, começamos a pensar em quais roupas e acessórios usamos em cada estação e seus diferentes climas. 

Iniciamos nossas indagações pelos climas mais frios. 

What do we wear in winter? As respostas foram diversas! 

skarf
socks
hat
boots
pants
coat 

A partir da observação das nossas próprias roupas e das outras pessoas ao nosso redor, estamos explorando mais esse vocabulário de forma leve e conectada com o nosso dia a dia.

Em nossos próximos encontros, vamos começar a pensar também nas roupas mais ligadas aos climas quentes e amenos, e quais atividades combinam mais com esses dias.

Estamos ansiosos para conhecer que outras possibilidades esse tema pode nos oferecer!

Bruxas na Percussão

Ateliê Manhã

Nas oficinas de Cultura Popular, o Ateliê da Manhã conheceu o rock de Rita Lee conhecido como Yo no creo pero. Para acompanhar as batidas da música, os pequenos se desafiaram na percussão, tocando tambores, pandeiros e triângulos.

Em roda, as crianças mostraram ter um ótimo gogó, ao cantar a canção:

Segura a barra
A bruxa está solta
Não dê moleza
Ela pode estar na mesa…

Foi preciso muita concentração e atenção para dar ritmo à batucada! Compartilhamos o link para que todos possam aprender: 

https://www.youtube.com/watch?v=-XEj5OH9RDQ

 

On a Hot Day I Wear…

Inglês – Ateliê

As turmas de Ateliê começaram a aprender o vocabulário das roupas e acessórios que usamos em hot days. Em uma roda, observamos as peças que todos estavam usando e as comparamos com as roupas de cold days, vistos anteriormente. Assim começamos a incentivar a audição da Língua Inglesa, através de pequenas frases: “You are wearing a shirt today!”, “You are wearing shorts today!”.

A rotina diária também fez parte das atividades, com a apresentação do comando put on, para pedir que colocassem  algum traje ou acessório. Assim, depois de brincadeiras em que estiveram descalços ou sem camisa, por conta do calor, ouviam o pedido na língua inglesa e cumpriram com autonomia o solicitado.  

Ao longo da semana, os pequenos foram dominando as palavras novas e a estrutura frasal para verbalizar o que estavam vestindo em determinado dia, confiantes na montagem de suas próprias frases. 

Como brincadeira, montamos um trava-línguas com as palavras shirt, shorts, socks e shoes. Ao falar o nome do vestuário, as crianças apontavam rapidamente em qual parte do corpo é usado. A  cada rodada as palavras eram ditas  mais rápido, deixando a brincadeira muito engraçada. A diversão e as risadas foram garantidas com o trava-línguas e os movimentos, ajudando a melhorar a compreensão e a pronúncia dos pequenos.

Posturas em Sânscrito

Ateliê Manhã

De tanto praticar Ioga, o grupo já está craque em voltar a atenção para a respiração nos momentos de relaxamento. Cada vez mais, os pequenos mostram saber e reconhecer as posturas, como as da borboleta, da criança, do quadrado, do guerreiro e outras apresentadas nas aulas.

Sendo assim, para desafiar a turma, a professora Renata mostrou algumas posturas mas dessa vez em outra língua, o Sânscrito, como a postura da Árvore, que se chama Vrksasana, a da Borboleta, que se chama Baddha Konasana, e o Barquinho, que tem o nome de Navasana.

Após ampliarem seu repertório, as crianças precisaram de bastante atenção para relembrar os novos nomes durante a brincadeira de estátua! 

“Here Comes the Spring…”

Inglês – Ateliê

A primavera vem chegando para enriquecer ainda mais as nossas percepções sobre as estações do ano! No dia 23 de setembro começou a primavera, e nós não poderíamos deixar de lembrar dessa data. Após a leitura do livro Waiting for Wings, de Lois Ehlert, fizemos uma conversa sobre o que acontece na natureza nessa estação e pusemos nossos olhares observadores em ação! 

Cada um de nós pôde explorar o espaço externo ao nosso redor e exercitar a percepção.  

Como forma de aprofundar ainda mais a exploração fazendo uso dos nossos espaços do bairro, fomos até a pracinha juntos, brincamos e relembramos algumas palavras do vocabulário ligado à primavera, que já conhecemos no primeiro semestre pesquisando os insetos:

flower
ladybug
tree
ants
bee
leaf
caterpillar 

Próxima parada: Winter! Vamos descobrir quais novos vocabulários, receitas e experiências o frio do inverno pode nos trazer. O que será que vem por aí?

Chapeuzinho Pela Escola

Ateliê Manhã

A história da Chapeuzinho Vermelho continua presente e alegrando as nossas manhãs. Depois de assistir à peça de teatro encenada pela Bia Bedran, o Ateliê da Manhã ficou empolgado em apresentar a mesma dramaturgia para as outras turmas da escola.

Para a sonoplastia e para a narração da peça, as crianças pediram ajuda ao professor Jean, da Oficina de Cultura Popular. Resgataram na memória quais personagens estariam no palco durante as cenas, como a mãe e a vovó da Chapeuzinho, o lobo, o caçador e a própria Chapeuzinho, e assim montaram o espetáculo. Para a estreia, convidamos a Turma do Saci. Os pequenos se acomodaram no salão e com o toque do triângulo ficaram atentos ao teatro que estava para começar! 

Compartilhamos o link com a apresentação da Bia Bedran, caso queiram assistir em casa:

https://www.youtube.com/watch?v=I0SHJ8mvxfE

Where Do You Like To Go On A Hot Day?

Inglês – Ateliê

Com as nossas aulas sobre o tempo e as estações, passamos a olhar mais para os ambientes que frequentamos quando os dias estão muito quentes, very hot days. Em uma roda de conversa, debatemos sobre as estações do ano e constatamos que os verões no Brasil são extremamente quentes.

Where do you like to go on a  very hot day? A partir dessa pergunta, as crianças compartilharam os lugares de sua preferência e aprenderam a falar seus nomes em inglês: the pool, the beach, to a waterfall. 

Usando algumas obras de arte que ilustram esses diferentes lugares, observamos as vestimentas, vocabulário já conhecido pelos pequenos, e também os detalhes e elementos que compõem as pinturas. Verificamos que algumas vestimentas  foram feitas muito tempo atrás, bem diferentes das que usamos atualmente. Com uma sequência de fotografias, mostramos a evolução das roupas de banho ao longo dos anos, gerando muitas gargalhadas das crianças vendo as dissemelhanças.  

Com o apoio de livros, fotografias,  jogos coletivos, músicas e brinadeiras,  as crianças aos poucos se apropriam  das palavras novas, expressando-se melhor no uso do inglês.

Sea Creatures

Inglês – Ateliê

Todos a bordo do nosso submarine para iniciar uma viagem ao fundo do mar!

As crianças estão entrando em contato com o vocabulário do universo submarino em inglês. Conversamos sobre alguns animais já conhecidos por todos e aprendemos os seus nomes no idioma: fish, shark, dolphin, jellyfish e muitos outros. Através dessa troca, as crianças foram incentivadas a compartilhar com o grupo, em inglês, seus diferentes tamanhos e cores.

Para começar o nosso projeto, iniciamos com uma leitura sobre a vida do clownfish, o peixe-palhaço, e a sua “casa”, o anemone. Nas aulas seguintes, trouxemos o trecho de um documentário mostrando o dia a dia desses lindos peixinhos em seu habitat. A partir do vídeo, as crianças passaram a compreender a dinâmica entre a anêmona, que os protege, e os peixes, que em troca deixam ela limpinha. 

Esse é apenas o início da nossa viagem submarina, e estamos prontos para conhecer muito mais. Welcome aboard! 

Construindo um Filtro

Ateliê Manhã

A volta do feriado foi recheada de novidades, teve criança que ficou mais velha, que fez muita bagunça em casa, e até mesmo quem brincou na chuva!

A partir disso, o Ateliê da Manhã, em parceria com as meninas do Moleque Mateiro, levantaram uma hipótese: seria possível transformar a água enlameada, formada pelo impacto da chuva com o solo, em água limpa? Para dar início ao experimento, foi preciso separar alguns materiais, como algodão, gaze, barbante, terra e folhas secas, galhos, pedras, conchas e uma garrafa PET cortada ao meio. Com a mão na massa, as crianças deram início à grande transformação do líquido com resíduo de sujeiras em uma água mais límpida. A turma ficou encantada ao observar a mágica da filtragem da água acontecendo! 

Brincadeiras 

Ateliê Manhã

O Ateliê da Manhã vem ampliando o seu repertório de brincadeiras nos momentos de atividades livres e se desafiando corporalmente nos novos jogos que estão experimentando. Depois de se esconderem no pique sardinha, foi a vez do pátio ser preenchido por outros passatempos! Teve brincadeira de elástico, na qual cada criança precisava pegar emprestado, com o sapo, o seu salto. Os pequenos também pularam corda ao ritmo da música “Quanto anos você tem? 1, 2, 3 …”. A Lorraine, do Moleque Mateiro, apresentou para o grupo uma brincadeira da sua infância, a Corrida de Tampinhas. As crianças desenharam uma pista no chão da pracinha e com tampinhas representando carros deram início à brincadeira, que foi um grande sucesso! 

Chuva de Asteroides

Ateliê Manhã

A semana começou animada, instigando a movimentação do corpo dos pequenos na aula de Ioga. Depois de descansarem e aproveitarem o feriado, as crianças chegaram empolgadas para jogar uma partida de Chuva de Asteroides, brincadeira criada pela professora Renata em parceria com as turmas dos Ateliês! 

A brincadeira é a seguinte: a Renata segura uma caixa cheia de almofadinhas e precisa fazer com que elas encostem nas crianças; se conseguir, a criança que foi tocada pelas almofadas precisa fazer a postura do sapo e só poderá sair se outra criança a salvar, tocando em suas mãos. Se as almofadas acabarem e ainda tiver criança livre, sem fazer a postura, automaticamente é ponto do Ateliê; porém, se alguma criança estiver na postura, o ponto vai para a Renata.

O Ateliê amou essa brincadeira divertida e desafiadora!

“Under The Sea…” 

Inglês – Ateliê

Em nossas viagens submarinas, as crianças têm ampliado e descoberto cada vez mais sea animals, seus tamanhos, cores e corpos. 

Esta semana, através do documentário Under the Sea, observamos juntos uma visão subaquática das diversas regiões costeiras do sul da Austrália, da Nova Guiné e das áreas do Indo-Pacífico. Nessa descoberta, relembramos os nomes dos animais que já conhecemos e cada um compartilhou seu favorite animal com o grupo.

Para consolidação do vocabulário introduzido, realizamos um memory game em que eles foram desafiados a achar o par dos animais marinhos em inglês. Com essa atividade lúdica, pudemos conduzir as crianças a realizarem a associação entre os nomes e as figuras dos animais e ampliarem suas percepções das pronúncias em suas similaridades e diferenças (fish, jellyfish, starfish, shark, octopus, etc.). 

Estamos animados para, juntos, seguirmos explorando todos os segredos do fundo do mar!

As Casas dos Três Porquinhos

Ateliê Manhã

O Ateliê da Manhã está caminhando pelo universo da História dos três porquinhos. O grupo se inspirou no famoso e tenebroso sopro do Lobo Mau para produzir uma pintura, usando o sopro num canudo para direcionar o colorido das tintas. A partir dessa ação pinturas inesperadas surgiram.

Esta semana foi a vez dos pequenos observarem as casas dos irmãos porquinhos, e após contemplarem as diferentes moradias fizeram uma lista dos materiais que cada um dos porquinhos utilizou para construir a sua morada, como a palha, a madeira e o concreto. Depois de fazerem os levantamentos foi a vez de colocarem a mão na massa e construírem suas casas, usando os mesmos materiais que os porquinhos!

Under the Sea 

Inglês – Ateliê

Com todos os nossos novos conhecimentos sobre os elementos e animais que vivem no fundo no mar, propusemos aos pequenos a montagem de uma grande colagem do Under the Sea.

Perguntamos às crianças qual dos animais que fizeram parte do aprendizado eles gostariam de desenhar para colar no painel. Assim incentivamos que expressassem em inglês qual era o animal de sua preferência.

Para fazer as águas do mar, produzimos uma mistura de cores e espalhamos pela mesa. As crianças misturaram e fizeram detalhes com os dedos para dar um efeito de movimento na água. No dia de finalizar o nosso grande painel Under the Sea, cantamos uma música falando de cada bichinho pintado por eles:

Under the sea
Under the sea
I can see a Jellyfish
Under the sea
Under the sea
I can see a Dolphin…

Na hora em que ouviam o seu bichinho sendo mencionado na música, eles se levantavam e o colavam no nosso  mural. 

O mural ficou lindo e cheio de vida com as ilustrações caprichosas dos pequenos! A exposição também tem auxiliado nos encontros e rodas de conversa, além de ajudar a lembrar os nomes, vendo as referências dos muitos animais do Under the Sea.

Brincadeiras em Equipe

Ateliê Manhã

Nos momentos livres, o Ateliê da Manhã tem relembrado e ampliado seu repertório de brincadeiras. A corda e o elástico se fizeram presentes nos últimos pátios, porém mais dois elementos animaram as manhãs: as almofadinhas e a malha.

A turma se separou em dois times para jogar partidas de Pipoca e Rouba Malha. Mas, para que pudéssemos dar início à brincadeira, cada time precisou escolher seu nome e fazer seu grito de guerra. No jogo da Pipoca, os times precisavam deixar a menor quantidade de almofadas em seu campo, e para que isso acontecesse era necessário jogá-las para o campo adversário. Ao final da partida, as crianças contaram o número de almofadas encontradas e analisaram quem teve o menor número. O Rouba Malha também é um jogo de atenção! Cada criança, dos dois times, recebe uma carta com um número e seu objetivo é pegar a malha, que fica no meio das duas equipes, antes de seu adversário. Sendo assim, precisam ficar atentas ao número sorteado para não perderem a jogada.

Os jogos foram um sucesso e o pátio foi preenchido pelos gritos de torcida das equipes!

A Different Recipe Day 

Inglês – Ateliê

O dia de preparar uma receita já é uma tradição do Ateliê, e as crianças aguardam animadas e ansiosas para descobrir a receita da semana. Durante o ano, temos explorado as diversas possibilidades dessa proposta, aliando os vocabulários dos alimentos aos temas dos projetos pedagógicos.

Cozinhar com crianças pode ser uma experiência divertida e muito rica para a aquisição de uma nova língua. Além de ser uma ocasião de utilização das palavras de forma contextualizada, promove habilidades motoras e trabalho em equipe.

Pensando em nosso projeto de descobertas “under the sea”, as turmas do Ateliê realizaram um recipe day diferente… 

Preparamos skin rolls para acompanhar o almoço e ter uma opção fresh para nossa refeição.

Para essa receita, as palavras que enriqueceram nosso repertório foram os componentes essenciais da preparação: 

mango
cucumber
skinned salmon
rice. 

Após a preparação, as crianças, entusiasmadas com a ideia, ofereceram porções da receita para outros grupos da escola e pudemos saborear deliciosos skin rolls fresquinhos e feitos com muita animação.

Até o final do ano ainda temos muito o que explorar pelo fundo do mar… quais serão nossas próximas descobertas??

Ida ao Parque Lage

Ateliê Manhã

Para fechar o ano, a turma do Ateliê da Manhã fez seu último passeio ao Parque Lage. Na companhia das meninas do Moleque Mateiro, as crianças escolheram seus lugares favoritos para revisitar. Para essa tarefa usaram um mapa do parque, buscando a localização do lugar onde estavam e de onde desejavam ir. A partir da leitura do mapa, precisaram observar pontos de referência que pudessem ajudar na orientação geográfica no local. 

Ao chegar ao Parque Lage, o Ateliê foi convidado pelo Plínio, que trabalha no ICMBio, a conhecer sua sala e observar os diferentes mapas que estão guardados com ele. As crianças descobriram diferentes trilhas que se pode fazer dentro do parque, como a do Cristo Redentor. Instigadas com tantas informações, perguntaram ao Plínio o tempo que se leva para percorrer a trilha do Parque Lage ao topo do Corcovado, e ficaram impressionadas com o tamanho da distância. Em seguida, as crianças se despediram, agradeceram ao Plínio pela recepção e partiram em direção aos seus destinos.

A primeira parada foi a Gruta. Antes de entrarem, as crianças observaram se havia rastros de morcegos, se pedaços de frutas estavam jogados pelo chão e, com a ajuda de uma lanterna, conseguiram identificar no topo da gruta morcegos dormindo. Depois a turma foi em direção ao aquário, onde conseguiram apreciar os bichos que lá se encontravam. O último ponto visitado foi o Coreto do Saci. Lá as crianças puderam acalmar o corpo e fazer um piquenique delicioso, desfrutando de uma melancia!

Com alegria, a turma do Ateliê aproveitou sua última ida ao Parque Lage!   

Revisitando o Aprendizado de 2023

Inglês – Ateliê

Estamos fechando mais um ano de aulas das aulas de Inglês nas turmas de Ateliê, e com ele um grande aprendizado, vocabulários novos, incentivando a compreensão e a autonomia na oralidade.

Para encerrar o ano, que foi cheio de projetos ricos e curiosos, aproveitamos esta última semana para revisitar o que foi aprendido. Conversamos sobre os temas, relembrando vocabulário, e trocamos opiniões sobre o que mais gostaram de aprender. Os pequenos foram apresentados a tantas novidades — como: brincadeiras, músicas, receitas… — que ficou difícil escolher.

Cantamos a música “Hello, how are you” usada para  expressar como estamos nos sentindo, se estamos great, tired, hungry or not so good.

Para relembrar do projeto Our Garden, fizemos um passeio à pracinha do Largo dos Leões. Durante o trajeto apreciamos os elementos da natureza, os insetos que encontramos no caminho, registrando tudo o que encontramos nos arredores da nossa escola. 

Estudamos sobre as partes do corpo que aprendemos com o clássico Head, Shoulders, Knees and Toes. Fazendo vínculo com isso, lembramos das roupas e acessórios que usamos on cold days, hot days, rainy days. 

E falando de corpo, lembramos dos alimentos que são importantes para o nosso crescimento. Com a brincadeira broken telephone (telefone sem fio), cochichamos os nomes das frutas  e suas quantidades, aprendidas no projeto The Very Hungry Caterpillar. 

Sobre a alimentação saudável de fruits and vegetables, observamos a nossa produção Pot of Soup, o panelão de sopa, apontando e verbalizando os vegetais e legumes que usamos no preparo da receita.

Falando em receita, Friday is Recipe Day! Muitas receitas, doces e salgadas, foram preparadas pelas crianças neste ano, queremos compartilhar algumas com as famílias para que possam desfrutar e cozinhar em casa! Junto com os pequenos, escolhemos algumas receitas, registramos os ingredientes usados e fizemos lindas ilustrações para a produção do nosso Recipe Book que irá pra casa já já. Aproveitem e Bon Apetit!

Lançamento de Livro

Ateliê Manhã

Chegou o momento tão aguardado: o lançamento do livro “Chapeuzinho do Ateliê”, material escrito e ilustrado pela própria Turma do Ateliê da Manhã. Após se enveredarem pela história da Chapeuzinho Vermelho, os pequenos recontaram o enredo na Oficina de Cultura Popular e, a partir de uma roda de conversa, construíram coletivamente uma nova possibilidade para a personagem tão conhecida. Depois de definirem as aventuras, as crianças fizeram desenhos incríveis para ilustrar as páginas. Ao ficarem prontas as edições, os pequenos se reuniram na Biblioteca para enfim verem o resultado. Animados, autografaram seus livros e relembraram o que construíram em grupo!   

 

Talent Show 

Inglês – Ateliê

Em nossas vivências em Inglês, temos realizado atividades lúdicas, para relembrar o vocabulário estudado e dando espaço às crianças para participarem dando sugestões de atividades que gostariam de fazer até o fim do ano da escola.

Uma das ideias propostas por um grupo do Ateliê foi a realização de um Talent Show na Biblioteca. Marcamos o dia no calendário e ficamos ansiosos até a sua chegada. Cada grupo de crianças pensou em sua apresentação. 

Promover um Talent Show organizado e pensado pelas crianças foi uma valiosa possibilidade de expor e incentivar suas manifestações artísticas e expressar sua criatividade através de diferentes formas de talento!  

E é sempre encantador ver as  crianças em cena! Vestimos algumas fantasias, chamamos os amigos e “abriam-se as cortinas”! Uma festa de variedades, de apresentações de dança coletivas a cantorias, nosso Talent Show foi um sucesso.

Além de apreciarmos nossos artistas e suas apresentações, celebramos  a diversidade de habilidades e interesses das crianças, promovendo um ambiente inclusivo e plural. 

Os  outros grupos do Ateliê estão se organizando para realizar seus Talent Shows ao longo da semana que vem.

Novas surpresas ainda nos aguardam e estamos animados para explorar todas elas. 

Férias

Ateliê Manhã

Em ritmo de férias, o Ateliê da Manhã teve uma semana bem animada. Na aula de Ioga, as crianças se desafiaram nas dobraduras: criando novas finalidades para o papel, fizeram barquinhos, aviões e flores. No dia seguinte, se apresentaram para a Turma do Saci, encenando a história do livro Chapeuzinho do Ateliê, escrito e ilustrado pela turma. Após se apresentarem, foram contemplados com um teatro de improviso feito pelas crianças da Turma do Saci. Já com as meninas do Moleque Mateiro, o Ateliê aproveitou o último encontro para brincar na pracinha e, como detetives, contaram com a ajuda de pás e colocaram-se à procura das minhocas escondidas no meio da terra.

O Ateliê da Manhã encerrou mais um ciclo com afeto e brincadeira! Desejamos boas férias e até o ano que vem!