Jogos em Equipes

Ateliê – Corpo em Movimento

Na oficina de Corpo em Movimento, iniciaremos uma experiência com jogos coletivos, como pique-bandeira, queimado e suas variações: bombardeio, jogos pré-desportivos e corridas de revezamento.

Essas brincadeiras não só desenvolvem a coordenação motora, mas também ensinam a lidar com vitórias e derrotas, o que é muito importante nessa idade. Além da competição, as brincadeiras promovem a cooperação. Embora haja competição entre os times, a cooperação é essencial dentro de cada time.

 

Pares de 10

F1 – Matemática

As F1 conheceram a história “O Sonho de Dam Dam e do Senhor Gom Gom”, de Ji yun Shin.

Para evitar que o lobo Gom Gom devorasse suas ovelhas, Dam Dam criou maneiras de enganá-lo. 

Sua estratégia era separar suas dez ovelhas em dois grupos diferentes, para confundir o lobo. 

Depois de conhecer  essa história com desfecho surpreendente, as crianças usaram tampinhas para experimentar, como Dam Dam, diversas maneiras de formar dez, e fizeram registros no caderno.

Apresentamos o  jogo do palpite e de um jeito divertido continuaram explorando essas formações. 

A junção dos pares de números para formar dez se torna grande aliada para as crianças entenderem a base do nosso sistema de numeração decimal.

Passeio ao CRAB

F2 – Projeto

As turmas do segundo ano fizeram um passeio ao CRAB – Centro de Referência do Artesanato Brasileiro – para visitar a Mostra “Pará Sentir Fé”.

Através dos cinco sentidos do corpo, as crianças entraram em contato com a gastronomia, os ritmos e danças, os aromas da floresta amazônica e a produção artesanal de diversos objetos.

Conheceram também um pouco da história do Círio de Nazaré, manifestação extremamente importante para o povo paraense. Após a visita montaram periquitos de papel, ave que faz a migração da região Sudeste para a Norte durante o inverno.

Assim, cheios de novas referências, chegamos a mais uma parada da nossa viagem: o estado do Pará. 

Experimentando ser Barco

F3 – Dança

Estamos nos preparando para nossa Festa de Encerramento e com isso iniciamos a sensibilização e laboratório criativo para a coreografia da turma.

Nas turmas de F3, que têm o tema de barco como inspiração, as crianças vêm explorando como o corpo pode representar os diversos tipos de embarcações: grandes, pequenas, com vela, a remo, além de experimentarem como seria a movimentação desses barcos no mar.

Para isso, assistimos a um vídeo mostrando diversos barcos navegando, para que observassem como é o balanço dessas embarcações na água. Depois brincamos de “pique movimento”, onde cada criança mostrava seu movimento de barco no próprio corpo e as demais tinham que imitar. A partir desses movimentos criamos pequenas sequências. Foram várias descobertas super criativas que serão aproveitadas para nossa coreografia colaborativa!

Natureza e Arte

F3 – Projeto

A viagem pelo Centro-Oeste está só começando!

Nessa primeira incursão pela região foi possível observar como os irmãos Welleton e Joel gostam de brincar. O quintal dos meninos Guató fica próximo às águas do Pantanal, que proporcionam deliciosos passeios em suas manuns (canoas) e mergulhos com os amigos.

Para conhecer a exuberância do lugar, apreciamos muitas fotografias. E desta vez a abordagem para aproximarmo-nos do bioma foi através das artes visuais. Depois da apreciação de inúmeras paisagens, convidamos as crianças a reproduzir a que mais lhe chamou atenção, usando a técnica de sua preferência: desenho com lápis de cor, guache ou aquarela.

Houve também a proposta de usar a técnica de decalque, em que foram utilizadas folhas recolhidas da rua da escola e reproduzidas com essa técnica para, em seguida, fazer uma composição e pintar com aquarela.

 

Solstícios

F4 – Música

Os festejos populares brasileiros dos períodos junino e natalino (Folia de Reis e Pastoril) têm ligações com a religiosidade cristã, misturados com as culturas afrodiaspóricas e dos povos nativos daqui. Porém guardam raízes ainda mais ancestrais do que a religiosidade católica cristã, quando observada sua coincidência com os períodos dos solstícios de inverno e verão, ou seja, o dia mais curto e o dia mais longo do ano.

Em homenagem ao astro-rei, que desempenha papel central na nossa relação com os ciclos (do dia e da noite, das estações do ano e até mesmo nos ciclos das festas), cantamos e tocamos na flauta, nas aulas de Música do quarto ano, o tema do pastoril  Brilha no Céu e o mantra Canção de um Povo de um Lugar, de Caetano Veloso. Aproveitamos para trabalhar, junto com a prática, o solfejo melódico e a leitura da partitura.

Laboratório Criativo

F4 – Dança

Como preparativo para nossa Festa de Encerramento, iniciamos a sensibilização e laboratório criativo para a coreografia da turma.

Como as turmas de F4 vão representar Iemanjá, iniciamos o processo de criação apresentando aos alunos e alunas alguns orixás com suas movimentações. Nessa vivência, as crianças foram identificando as qualidades do movimento que já haviam sido trabalhadas, como: forte, leve, pesado e fluido.

Retornamos então ao afoxé, com sua movimentação fluida ligada ao Ijexá e a orixás da água, que já haviam sido apresentados no primeiro semestre, quando exploraram as danças populares.

Por fim, assistimos ao vídeo da coreografia Afoxé do grupo Sarandeiros, e a partir dele as crianças se reuniram em grupos e criaram uma sequência para ser aproveitada em nossa coreografia de final de ano.

Festas Brasileiras e Ciências

F4 – Projeto

Ao longo das investigações sobre as origens das festas populares no projeto “Festas brasileiras: quais as raízes?”, as turmas descobriram o quanto essas festas têm origem nos festejos que celebravam as colheitas. Mas como os povos sabiam que era hora de plantar e de colher? Como os solstícios estavam relacionados a esse processo?

Para responder a essas e outras perguntas, o professor de ciências Henrique visitou as turmas trazendo um experimento que apresenta os movimentos da Terra e a passagem das estações do ano. Com olhares curiosos, as crianças observaram, em uma maquete, o planeta Terra em diferentes posições em relação ao Sol e descobriram que se tratava dos solstícios de inverno e verão e dos equinócios da primavera e outono.

Como as perguntas foram muitas, Henrique voltou para mais um encontro, no qual puderam aprofundar os estudos e esclarecer as dúvidas. 

Além dos conhecimentos adquiridos na aula, o processo envolveu diferentes habilidades relacionadas aos procedimentos de pesquisa, como elaborar e confrontar hipóteses, observar experimentos e fazer registros em forma de textos e esquemas.

Entre a Casa e o Mar

F5 – Projeto

Para onde vai a água que utilizamos em nossa casa? O que é o esgoto? Há tratamento para o esgoto?

Foi assim que as turmas iniciaram as pesquisas em torno desse assunto. O que parecia óbvio, na verdade escondia muitas informações para aprendermos.

Conhecer a origem e o destino da água que utilizamos em nossas casas, e aprender que existem políticas públicas acerca do saneamento básico, é fundamental para a construção da noção de sustentabilidade e para a formação de cidadãos conscientes e conectados com a realidade na qual estamos inseridos.