Bloco da Sá Pereira

Sábado passado, dia 03/02, abrimos o ano letivo com o desfile do nosso bloco. Ao som do samba De semente em semente a gente planta uma floresta, composto por Manoela Marinho, nossa professora de Música de Fundamental I, abrimos as reflexões sobre o Projeto de 2024: “Entre nós, cuidado”.
No portão da sede da Capistrano, símbolos adinkras enfeitavam nossa escola, escolhidos por dialogarem com o tema que será nosso objeto de estudo ao longo do ano.
Agradecemos imensamente à nossa bateria, a Fanfarrada, e à presença de todos que cantaram, dançaram e alegraram este nosso ínicio de ano, como bem diz nosso samba:

“Aqui nesse mundão ninguém faz nada sozinho, se alguém te dá a mão fica mais fácil o caminho”

Meditação nas Tribos

M1 a M3 – Tribos

Em todas as Tribos conversamos bastante sobre a prática da meditação e sobre como esse momento de relaxar e se conectar com a respiração pode ser benéfico para o nosso dia a dia, inclusive na escola.

De início, fizemos um exercício de respiração com o objetivo de nos conectar com o corpo, tentando concentrar os pensamentos no momento presente.

Esse exercício é precioso, pois os estudantes parecem se conectar consigo mesmos para depois nos encontrarmos no coletivo. A fala e a escuta ganham um novo ritmo e com isso se amplia a oportunidade de termos um bom espaço para reflexão.

Bem-Vindos!

Para todos

O ano de 2024 começa com a alegria de sempre. Novo Projeto e novidades. Os alunos antigos matam a saudade e recebem os alunos novos. Foram muitos os estudantes que chegaram e, nestas primeiras semanas, aos poucos vamos nos conhecendo e nos aproximando mais.

Como diz o nosso samba desse ano,

“Aqui nesse mundão
Ninguém faz nada sozinho
Se alguém te dá a mão
Fica mais fácil o caminho”

Seguimos juntos!
Sejam todos bem-vindos!

Uso do Causative

M1 e M2 – Língua Inglesa

Na turma A, trabalhamos compreensão leitora (texto e vídeo) e um tópico gramatical (causative), relacionados com o tema do ano. E refletimos sobre a diferença entre tradução e decodificação ao tentar traduzir para o inglês “Entre nós, cuidado” e ao compreender o uso do causative, que não existe em português.

Retratos da Literatura Negra Brasileira

M1, M2 e M3 – Eletiva Linguagens

A palavra “retrato” aparece em dicionários como a reprodução da imagem de uma pessoa. Na primeira semana de eletiva, fizemos um exercício de representar em palavras diversos personagens e autores negros da literatura brasileira. Ao longo do semestre, leremos mais sobre essas importantes figuras da nossa história.

Cuidar de Alguém?

M1 M2 – Produção de Texto

Começamos as aulas de Produção Textual entendendo o tema institucional, sobretudo a partir do conceito de saúde integral. Para conhecer a escrita e a opinião de cada um, foi realizada uma primeira produção textual com o tema “O que significa cuidar de alguém?”. Por meio de vídeos, discussões e exercícios de leitura e escrita, buscamos desenvolver um repertório sociocultural produtivo, uma das cinco competências avaliadas no Enem e em outros exames vestibulares.

Sonhos em Movimento

M1 M2 – Corporeidade

Nas últimas semanas nos dedicamos a receber os alunos de M1 e M2 para apresentar a eletiva de Dança, disciplina de Corporeidade que integra as eletivas orientadas do EM.

Neste semestre, vamos dialogar com o projeto institucional “Entre nós, cuidado”, e estudaremos as três montagens do espetáculo Kontakthof: com bailarinos profissionais, com idosos acima de 65 anos e com adolescentes de 14 a 18 anos. Todos dirigidos por Pina Bausch.

Mas como esse trabalho dialoga com o projeto? Como um espetáculo pode ser dançado por corpos tão distintos e em épocas distintas de suas vidas?

Kontakthof, em uma tradução literal, quer dizer prática de encontros, de contato. É um espetáculo que fala sobre as relações humanas a partir da experiência dos próprios bailarinos. As relações de cuidado consigo e com o outro estão o tempo todo em cena, trazendo boas reflexões ao longo do espetáculo.

Para dar início aos nossos estudos, assistimos ao filme Sonhos em Movimento, de Rainer Hoffmann e Anne Linsel. Nesse documentário temos o registro de todo o processo da montagem de Kontakthof com adolescentes e seu depoimento sobre o processo, as mudanças que sofreram ao longo, suas angústias e desafios.

E o Palhaço, O Que É?

M1 M2 – Corporeidade

Nessa eletiva, os estudantes poderão escolher estudar a palhaçaria. Além de trabalhar o corpo através das gags físicas, vamos explorar a parte artística dessa arte, com a criação de números e a recriação de números clássicos. Além disso, será uma oportunidade para aprender a lidar com o erro, pois é a partir do erro do palhaço que surge a graça.

Em nossa aula inicial falamos sobre o nariz do palhaço, que é a menor máscara do mundo, uma máscara que revela, por isso, que cada palhaço é único, trazendo como característica a verdade de cada pessoa.

Eu e o Outro

M1 e M2 – Língua Inglesa

Na primeira semana de aula foram apresentados os objetivos do ano letivo e os alunos foram incentivados a compartilhar seus gostos e as metodologias que acreditam que funcionam mais no processo de aprendizagem de cada um.

A partir disso, as aulas seguintes foram formuladas de modo a alinhar expectativas e objetivos. Assim, começamos a trabalhar os pronomes pessoais e o tempo presente para que eles começassem a refletir sobre a importância de internalizarem as estruturas utilizadas para 1ª e 3ª pessoa do discurso, com o objetivo de estabelecer uma comunicação eficaz em que fique evidente a diferença entre o “eu” e o “outro”.

Cidade para Quem?

M1 M2 M3 – Projeto em Geografia

Na disciplina eletiva “Cidade para quem?”, iniciamos apresentando a ementa do curso e os blocos de organização de conteúdo e definindo os critérios de avaliação, priorizando uma abordagem processual para acompanhar o desenvolvimento dos alunos ao longo do semestre.

Em seguida, dedicamos um tempo para discutir os interesses e expectativas dos estudantes em relação aos temas a serem abordados. O destaque da aula foi uma introdução geral ao tema do direito à cidade e justiça socioespacial, utilizando o documentário Porto, maravilha para quem? como ponto de partida para o debate em sala.

Encerramos com um exercício de escrita, no qual os alunos foram convidados a refletir e responder algumas questões gerais relacionadas ao tema.

Metodologia de Projeto

M1 M2 M3 – Projeto e Prática

Na primeira aula da eletiva, os alunos começaram a se aproximar de um conceito central da disciplina: Metodologia de Projeto. A partir da leitura de um texto sobre o assunto e da participação de alunos que fizeram o curso no semestre passado, a turma começou a entender o caminho dos projetos desenvolvidos na aula e o planejamento geral do semestre.

Nas próximas semanas, além de aprofundar o estudo deste tópico, vamos começar a fazer algumas atividades práticas, trabalhando com procedimentos, equipamentos e ferramentas, alternando assim as o estudo teórico com atividades práticas.

Universo Sonoro

M1 M2 M3 – Música

Na aula da eletiva Prática de Conjunto, demos início ao projeto de trabalho integrado com as disciplinas eletivas de Teatro e Realização Audiovisuais.

Lemos e conversamos sobre a ementa do curso e sobre  a justificativa do projeto institucional, buscando destacar as questões que mais chamaram a atenção dos estudantes, de modo que sirvam de referência durante a construção do espetáculo que será produzido coletivamente.

Terminamos a aula com dois exercícios de criação propostos para aproximar a turma do trabalho artístico multidisciplinar: criar um universo sonoro para o primeiro capítulo do livro Estela sem Deus, de Jeferson Tenório (lido por parte do grupo nas aulas de Língua Portuguesa), e descrever uma cena partindo da música “Toque n.4”, de Vítor Araújo.

E Os Vírus, Hein?

M1 – Biologia

Iniciamos o ano letivo conversando sobre as semelhanças e diferenças entre as áreas da ciência da natureza.

Experimentamos alguns fenômenos físicos, químicos e biológicos, e na sequência discutimos as particularidades da Biologia. Nos deparamos com algumas perguntas, como o que é vida e quais as definições atuais para esse incrível fenômeno. Aproveitamos para conversar um pouco sobre astrobiologia e as características que o planeta Terra possui para abrigar seres vivos. As características gerais dos seres vivos foram relacionadas, revisadas e fizemos exercícios do livro didático.

Outra questão que apareceu em nossas aulas foi se vírus são vivos ou não, e elaboramos em conjunto um trabalho de pesquisa entitulado “E os vírus, hein?”, que será apresentado pela turma no dia 12/03. Para tal, quatro grupos foram formados e cada um deles está responsável por montar uma aula sobre os seguintes subtemas: debate se vírus são seres vivos ou não; principais doenças virais, sintomas, profilaxia e formas de transmissão; desenvolvimento de vacinas e soros; grandes epidemias virais da história.

O grupo está animado com o ensino médio!

Estela Sem Deus

M1 – Língua Portuguesa

Nas primeiras semanas de aula, estudamos as diferenças entre as linguagens conotativa e denotativa. Em seguida, para aprofundar os estudos sobre a linguagem conotativa, conhecemos algumas figuras de linguagem e reconhecemos seus usos em textos literários.

Nas aulas de Literatura, iniciamos a leitura de Estela sem Deus, de Jeferson Tenório. Lemos, durante as aulas, a primeira parte do livro, “A proteção do abandono”, composta por vinte capítulos. Como complemento a essa primeira parte, lemos e analisamos o texto “A dependência: histórias de mulheres e seus filhos que lutaram para sair do quarto de empregada”, publicado na revista Piauí em agosto de 2022.

cARTografando Seu Mundo

M1 – Geografia

Durante o primeiro mês de aulas, exploramos o fascinante mundo da cartografia e suas diversas formas de representação.

Iniciamos com temas gerais, com a introdução ao conceito de cartografia e sua importância na compreensão do mundo ao nosso redor. Em seguida, após o recesso de carnaval, os alunos mergulharam em uma atividade prática que chamamos de “cARTografando seu mundo”: a criação de seus próprios mapas artísticos, explorando diversos temas de interesse. Daí surgiram os mapas de bairros, playlists de streaming, filmes, livros, mundos fictícios, outras histórias possíveis para o Brasil etc. Esses mapas serão expostos em um momento posterior, oferecendo uma oportunidade para que todos possam apreciar o talento e a criatividade dos alunos da M1.

Encerramos o mês com uma aula focada na compreensão das diferentes representações cartográficas, abordando coordenadas, movimentos e fusos horários.

Termologia

M1 – Física

Neste ano vamos trabalhar as áreas de Termologia, Óptica e a parte inicial de Ondulatória. Essas áreas da Física normalmente são dadas no 2º ano em outras instituições, deixando matérias como Cinemática no início da vivência do estudante com a Física. Acreditamos que essa alteração é muito benéfica para os alunos, pois podemos trabalhar com conceitos que são próximos de sua realidade e fazer mais experimentos, mas sem a necessidade do uso de uma matemática mais robusta. Dessa forma, podemos engajar mais os estudantes com a Física, o que permitirá um melhor aprendizado mesmo em conteúdos mais densos.

Começamos nosso ano com a Termologia, que é o estudo do Calor e suas consequências. Partimos das definições de Calor, Temperatura e Sensação Térmica. Para explicar melhor, fizemos um experimento. Os alunos colocaram uma das mãos em água fria e outra na água quente. Após um tempo mergulharam as duas mãos no mesmo pote com água a temperatura ambiente. Como resultado, descobriram que a Sensação Térmica é relativa, comparativa, não uma medida absoluta. Calor está relacionado a troca de energia que ocorreu entre as mãos e a água, e Temperatura é uma medição da agitação das partículas do corpo.

Tendo já um melhor entendimento sobre esses conceitos, iniciamos nossos aprofundamentos em Termologia, que seguirão nos próximos meses.

Metodologia Científica

M1 – Química

Ao longo do mês de fevereiro, as turmas de M1 iniciaram um debate sobre a produção de conhecimento científico e os usos da metodologia científica para essa produção.

Utilizando como eixo orientador uma história sobre bicicleta em cima da árvore, os estudantes mergulharam nas etapas do método científico e, após a dinâmica, debateram as conclusões elaboradas pelos colegas. Após esse momento, foram transpostos aos conhecimentos dos modelos atômicos, observando como tal metodologia se aplicou, historicamente, na idealização da estrutura atômica.

Pisa

M1 – Matemática

Momento de chegada. Conhecemo-nos e iniciamos as primeiras conversas. Nas primeiras aulas, interpretamos gráficos sobre os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Refletimos sobre a educação no Brasil em comparação a outros países (desenvolvidos ou não) e o cenário pós-pandemia. Um primeiro exercício para a leitura de dados sociais e econômicos.

As Dimensões do Cuidado

M1 M2 M3 – Teatro

A primeira aula de Teatro teve como propósito levantar as expectativas dos alunos em relação ao curso, além de sensibilizá-los para o tema institucional: “Entre nós, cuidado”.

No início da aula, os alunos participaram de jogos de aquecimento e concentração, que não apenas os prepararam para as atividades como permitiram apresentações tanto individuais quanto coletivas.

Posteriormente, eles foram convidados a refletir sobre a citação de Leonardo Boff “O cuidar representa uma atitude, antes mesmo de ser revelado como uma ação ou um ato. De forma mais abrangente, inclui em seu conceito o desvelo, a atenção, a responsabilização e o envolvimento com o outro”. Esta frase os incentivou a considerar o cuidado não apenas como uma ação, mas como uma postura que envolve atenção, responsabilidade e envolvimento com o próximo.

Explorando o simbolismo da mão como representação do cuidado, foram distribuídas pela sala obras de arte que retratam a mão como elemento expressivo. Os alunos foram convidados a observar as imagens e refletir sobre algumas questões orientadoras: Quem são as mãos que cuidam? Quem são os destinatários do cuidado? Quem cuida também é cuidado? Quais são as diferentes situações de cuidado?

Após esse momento de apreciação, os alunos foram divididos em equipes e selecionaram uma imagem para analisar e aprofundar as reflexões sobre as dimensões do cuidado. Elaboraram então um fragmento cênico que sintetizasse suas impressões sobre os temas trazidos pelas imagens.

Cada grupo apresentou suas criações à turma, seguido por uma reflexão coletiva sobre os temas emergentes nas produções. Isso incentivou os alunos a compartilhar suas percepções e insights, promovendo uma discussão enriquecedora que ampliou a compreensão coletiva sobre o cuidado e suas diversas manifestações na vida cotidiana.

 

Abrindo a História do EM

M1 – História

Neste primeiro mês, iniciamos as aulas de História entendendo o conceito de feudalismo e estudando as causas que levaram à crise feudal. Na sequência, identificamos os principais assuntos do início da Idade Moderna: Formação dos Estados Europeus, Grandes Navegações, Renascimento e Reformas Religiosas. Iniciaremos o estudo da formação dos Estados europeus e depois seguiremos na ordem apresentada.

Desenvolvemos até o momento estudos ligados à crise do feudalismo e a formação dos Estados nacionais europeus, formados sob o sistema político que conhecemos como absolutismo. Ao longo do primeiro trimestre, nossos objetivos estão focados em compreender aspectos ligados à história moderna. Após o primeiro ciclo de avaliação do primeiro trimestre, desenvolveremos estudos sobre as Grandes Navegações, o Renascimento e as Reformas, todos aspectos ligados à formação do mundo moderno.

Fanfic

M1 M2 M3 – Realizações Audiovisuais

A disciplina de Realizações Audiovisuais iniciou seu módulo de “fanfic”, como forma de estimular os estudantes, a partir de adaptações e atualizações de histórias existentes, a aprenderem metodologias de trabalho e como usar documentos de produção audiovisual para sua realização.

No primeiro encontro foram exibidos e analisados tecnicamente pelos estudantes dois curtas-metragens: um africano realizado em 1991 e uma adaptação feita no Rio de Janeiro em 2017, em cenários e realidades culturais distintas, mas com a mesma estrutura narrativa, e a maioria dos diálogos idênticos.

OBMEP 2024

Matemática – F6/F7/F8/F9/EM

No dia 4 de junho, mais de 60 estudantes do EF2 e EM realizaram a prova da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP).

Após algumas semanas de preparação para o evento, nossos alunos estavam animados para a avaliação.

Quatro estudantes do nível 1 (F6/F7), dois estudantes do nível 2 (F8/F9) e dois estudantes do nível 3 (EM) foram classificados e representarão a escola na segunda fase, que acontecerá no dia 19 de outubro.