Maracatu de Baque-Virado

Ateliê

Fruto do trabalho de meses, numa oportunidade rara de conhecer e vivenciar os elementos da tradição do Maracatu de Baque-Virado, também conhecido como Maracatu Nação, as crianças do Ateliê de Cultura Popular deram um show em seu cortejo dentro e fora da escola.

Gravaram as vozes e alguns instrumentos da toada Maracatu da Coroa Imperial. Apreciaram as histórias do tempo dos Reis do Congo, seu auto dramático com os principais personagens: Rei, Rainha, Dama do Passo, Batuqueiros, Catitas, Pálios, Calungas e todos os elementos da Corte Real. Confeccionaram coroas, Calungas, Estandarte, Pálio. E, é claro, aprenderam o baque das alfaias (3 e 4 e 1) e do gonguê (“Que é que tem Zé”).

Com uma vontade artística incrível e arrebatados pela beleza e força dessa manifestação popular pernambucana, as crianças de fato foram longe, com muita beleza e verdade.

Praça do Bairro Peixoto

Turma do Colo (TAT)

A turma conheceu a Praça do Bairro Peixoto, em Copacabana. A experiência foi relatada pelo grupo e registrada em texto coletivo, prática que aproxima as crianças da função social da escrita:

A gente saiu da escola e entrou no ônibus. Ele passou pelo túnel velho e chegou em Copacabana. Nós descemos do ônibus e entramos na pracinha do Bairro Peixoto. Lá tinham dois tubos, roda-roda de flor, um balanço laranja gigante, escorrega com ponte, escada de subir e escalar, gangorra, bancos para pular e equilibrar. Usamos orelhas de jumento e dançamos: “Jumento não é, jumento não é o grande malandro da praça…”. Depois nós fizemos um piquenique e brincamos muito!

Visita Especial

Turma do Coração (TBM)

Os ensaios para a festa de encerramento estão a todo vapor. As crianças estão se dedicando à coreografia, e o repertório já está na ponta da língua.

Envolvidos pela temática dos Saltimbancos, o grupo recebeu a visita da Elisa, mãe do amigo Martin. Elisa, que trabalha como figurinista, veio realizar uma oficina de orelhas de tecido voltada para o personagem Jumento, que será interpretado pelas crianças na festança.

Começamos observando uma imagem real de um jumento e percebendo os detalhes de suas orelhas, como tamanho, formato, pelos e cores. Juntos, cada criança pôde criar uma orelha utilizando tinta, lã e tecido. Um verdadeiro trabalho em equipe!

Concentradas e com muito empenho, as crianças se dedicaram à elaboração de cada orelha, deixando suas próprias marcas — algumas com mais tecido, outras com corações e desenhos. Ao final, o grupo agradeceu e presenteou Elisa com um livro de desenhos coletivo produzido por eles.

As orelhas elaboradas na oficina serão usadas no dia da festa e farão parte do figurino coletivo do grupo. Já, já nossa festa chega! Não percam!

Galpão das Artes Urbanas

Turma do Amor (TBT)

A turma foi conhecer o espaço da Comlurb destinado a recolher materiais reaproveitáveis para serem transformados em objetos de arte. O lugar tem como seu patrono o arquiteto e artista plástico Hélio G. Pellegrino.

Observamos diferentes elementos transformados em Arte, como: roupas, esculturas, objetos de decoração,  brinquedos, quadros, bancos, entre outros. O espaço promove exposições, palestras, oficinas de arte e visitas.

Conhecemos o gari Oseia da Matta, que também é artista. Ele nos mostrou as suas obras, como: a estrutura de um guarda-chuva que se transformou em árvore de Natal, e a parte de fora do objeto, que virou uma bolsa.  Ele criou uma linda tartaruga a partir de vidros encontrados na praia. Além de um quadro com uma arara feita de lata.

No final da visita, as crianças ganharam cobras feitas com tampas de garrafas.

Explorando a Biblioteca da Escola 

Turma do Cafuné (TCT)

Envolvida com os assuntos do projeto, a Turma do Cafuné aprofundou a conversa sobre a organização dos livros da Biblioteca da Pereirinha.

Vimos os diferentes gêneros literários do nosso acervo, incluindo as revistas de pesquisa, enciclopédias e dicionários. Observamos que os livros de literatura são identificados com um selinho na capa contendo a primeira letra do sobrenome do autor e organizados em  prateleiras sinalizadas em ordem alfabética.

Depois de muita exploração, desafiamos as crianças a buscarem os livros na estante  tendo como referência autores brasileiros que estão expostos em imagens na parede da sala. Com atenção as crianças buscavam reconhecer a primeira letra do sobrenome do autor para localizar os livros nas prateleiras. O grupo aproveitou com curiosidade e envolvimento a proposta, observando todas as informações presentes nas capas dos livros, como o título, nome do autor, ilustrador e a editora.

Para deixar a aprendizagem ainda mais significativa, as crianças criaram a capa de um livro com as seguintes informações: a História da Turma do Cafuné, da editora Escola Sá Pereira, com autoria e ilustração da Turma do Cafuné.

A história começou a ser escrita e em breve será divulgada. Aguardem notícias!

A Cidade e os Hospitais

Turma da Amizade (TDT)

Ao observar imagens da Santa Casa de Misericórdia, a turma conheceu o primeiro hospital da cidade do Rio  Janeiro. O prédio, fundado no século XVI e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é um importante patrimônio da cidade.

Aproveitamos para conversar sobre os hospitais da cidade que prestam atendimento para a população e conhecemos o SUS, o Sistema Único de Saúde, que atende toda a população e é um dos maiores sistemas do mundo em atendimento público.

Foi uma ótima oportunidade de reflexão sobre o cuidado com a população.