Para enriquecer ainda mais nossa jornada de aprendizado, as crianças da turma têm tido a oportunidade de entrar em contato com artistas que retratam a temática do circo de maneira lúdica e singular. As obras do renomado pintor Marc Chagall vêm rendendo muita conversa e contemplação.
Chagall, profundamente fascinado pelo universo circense, era um frequentador assíduo de apresentações. Para capturar a essência do que via, ele costumava levar consigo seus materiais de desenho, criando croquis que serviam como esboços para suas futuras telas.
Inspiradas por essa prática artística, e buscando tornar a aprendizagem ainda mais significativa, as crianças vivenciaram o processo de observação e registro através do desenho. No campinho da escola, munidas de pranchetas, lançaram mão de lápis e papel para observarem atentamente seus amigos que se apresentavam como modelos vivos, encenando diversos movimentos circenses.
Esses croquis, resultado da observação e da vivência, serviram posteriormente como referência para a produção de desenhos mais elaborados em sala.
Na assembleia do ano passado, nossos adolescentes nos surpreenderam após analisarem as sugestões trazidas pelas famílias e adotarem a Arte como foco para 2025.
Para além do valor que damos às linguagens artísticas, o processo nos encheu de orgulho e trouxe à Sá Pereira a certeza da maturidade do trabalho em arte-educação e pesquisa transdisciplinar.
O projeto nasceu do desejo coletivo de investigar o papel da arte como instrumento de conexão entre memória, identidade e transformação social. Queremos resgatar memórias para projetar futuros possíveis, e reconhecemos na arte um campo privilegiado de investigação e experiência.
Leia na íntegra a justificativa do projeto no link compartilhado.
Rosana Paulino, Peixe, da série “Mangue”
É uma gincana que acontece todos os anos, durante a semana de planejamento, com todos os nossos professores, coordenadores, orientadores, direção geral e pedagógica, de todos os segmentos: da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Nesse grande encontro, nossos professores são divididos em pequenos grupos e cada grupo propõe uma atividade de sensibilização para o Projeto Institucional, ampliando as discussões sobre o tema de acordo com as diferentes faixas etárias que trabalhamos, além de alimentar a própria equipe com sugestões de atividades, leituras, etc.
Começamos este ano sendo desafiados pela equipe de Linguagens de Fundamental II a escrever um lipograma sobre Arte e Memória sem usar as letras A e M. A equipe de Artes escreveu, respondendo ao desafio:
Por tudo que eu
Sonho
Sinto
Vivo
E sou
Eu pulso
No pulso
Existo
Resisto
Registro
E insisto
Em seguida, ouvimos e participamos das propostas das outras equipes: Educação Infantil, Ensino Médio, Artes, Ateliê, F2 e F3, F4 e F5, Ciências e Humanidades, todas diferentes, fazendo vínculo com suas especificidades, mas tendo em comum o propósito de nos inspirar e alimentar para as semanas de sensibilização com nossos alunos e o ano que está por vir.
Sá Pereira chegou
Com muita empolgação
Pra fazer brotar nesse mundo
As sementes da imaginação
Sá Pereira falou
Tem beleza por toda parte
A vida da gente é mais rica
Se a vida da gente tem arte!
Ao som do samba A arte é a flecha e o arco, composto por Manoela Marinho, nossa professora de Fundamental I, iniciamos as reflexões sobre o projeto institucional embalados por muita cantoria.
Preparem as fantasias, esquentem os tamborins e abram alas porque o bloco da Sá Pereira vai passar!
As crianças já estão com o samba na ponta da língua, e aqui vão a letra e a melodia para que todos possam aprender a cantá-lo e cair na folia:
Que alegria chegar na escola depois das férias!
O ano começou com muita animação, brincadeiras e encontros na Pereirinha.
A escola preparou algumas novidades para este ano que foram apreciadas pelas crianças: abertura do solário com tanque de areia e chuveirão, salas novas do berçário e reforma dos banheiros. Aos poucos as crianças que já eram da escola foram recebendo os novos amigos, apresentando os espaços e o dia a dia divertido da Pereirinha.
Nesta semana muitos vínculos foram formados, começando a criar uma identidade para os novos grupos. As turmas participaram de rodas de conversas, jogos, atividades de Artes e ouviram muitas histórias na biblioteca.
Agora estamos começando a nos preparar para o bloco de Carnaval da Sá Pereira. As crianças aprenderam a cantar o refrão do samba nas aulas de Música e alguns passos nas aulas de Dança. Esperamos todos para pular Carnaval no sábado dia 22 de fevereiro. Preparem suas fantasias, confetes e serpentinas!
As crianças da turma iniciaram o ano com entusiasmo e alegria. Os primeiros dias foram marcados por reencontros, brincadeiras e novas amizades. O clima de descontração contagiou a todos, com as crianças ansiosas para o ano que se inicia. Destaque para a chegada do novo aluno, Bernardo, que foi calorosamente acolhido pela turma.
Com o Carnaval se aproximando, o grupo aproveitou o momento para relembrar as vivências dessa festa, compartilhando as experiências em bloquinhos e suas fantasias preferidas. Para sensibilizar este momento, entraram em contato com as obras do artista argentino Carybé, famoso por suas pinturas vibrantes que retratam a alegria e a musicalidade do Carnaval brasileiro. Inspirados pelas cores e formas de Carybé, soltaram a criatividade e produziram pinturas com o tema do Carnaval, utilizando os dedos para criar o fundo e a canetinha para desenhar os foliões.
No ritmo da folia, o grupo se apropriou da letra do samba-enredo “A Arte é a Flecha e o Arco”, da professora Manu Marinho, que embalará o Carnaval da Sá Pereira este ano.
Desejamos um ótimo ano às nossas crianças e que seus dias sejam permeados de aprendizagens, afeto, alegrias e brincadeiras!
As turmas da Pereirinha receberam a visita da Cecília, antiga dona da escola e avó da Maria (TDT) e do Martin (F1A), para contar sobre as memórias do Bloco da Sá Pereira.
Descobrimos que o primeiro bloco desfilou pelas ruas de Botafogo no ano de 1988 com o samba “Cor, Forma, Ritmo e Som”, composto por Ana Moura. Naquela época, o bloco tinha alas, mestre-sala e porta-bandeira, e a bateria era composta por crianças da comunidade da Rocinha.
Cecília mostrou um vídeo do primeiro desfile, fotos do bloco na rua e no final cantou com todas as crianças o samba deste ano, “A arte é a flecha e o arco”, de Manuela Marinho. Foi uma visita cheia de afeto, memórias e arte! Obrigada Cecília!
As crianças estão super envolvidas com as atividades que cercam o tema central do Projeto Institucional, “Arte e Memória”. Para aprofundar a compreensão do grupo, temos explorado as conexões entre esses conceitos, propondo experiências que sensibilizem e envolvam a turma.
Em uma animada caça ao tesouro, exploramos os relatos das famílias sobre suas vivências significativas na infância relacionadas à arte, compartilhados durante o encontro com os responsáveis. O “tesouro” revelado guardava uma carta de autoria de um “Artista Misterioso” e objetos que simbolizavam as memórias narradas pelas famílias, proporcionando uma conexão com as histórias contadas.
Objetos como roupa de palhaço, pipoca, livro, caixinha de música, máscara, colant de bailarina, pincel e fotografia serviram de ponto de partida para uma enriquecedora conversa sobre as diversas linguagens artísticas e a importância da arte como um meio para expressão de ideias e sentimentos.
“A gente pode lembrar do circo e dos palhaços.” (Luna e Catarina)
“O palhaço representa a risada.” (Pedro)
“O Ballet é arte porque tem dança. Quando eu faço bolo, faço arte.” (Nina E.)
“Quando a pessoa dança, ela faz arte. A arte ajuda a gente a se sentir melhor.” (Eduardo)
“Eu posso fazer uma pintura e mandar num envelope para a pessoa e aí transmitir uma mensagem.” (Rafael)
“Podemos cantar para uma pessoa se acalmar e não ficar triste depois de uma briga.” (Catarina)
Essas impressões revelam a capacidade das crianças de demonstrar sua compreensão sobre o tema. Gradualmente, elas se aproximam da definição de arte, expandindo suas ideias ao relacionar conhecimentos prévios com os assuntos apresentados e construindo suas próprias definições.
Há quem ame e há também quem não goste, mas independentemente das preferências pessoais, é inegável que o Carnaval brasileiro é uma das maiores e mais importantes manifestações populares do nosso país, e há quem afirme: do Brasil e do mundo!
Festa que atravessa a dança, a música, as artes visuais e o teatro, passeando pelas diferentes linguagens artísticas.
Em nossa escola, o bloco festeja e abre alas para o Projeto Institucional através da letra do samba, que é amplamente discutida em sala de aula por todas as séries. Com muita alegria, o samba composto pela Manu Marinho, nossa querida professora de Música, foi cantado com alegria por todos. “A arte é a flecha e o arco” abriu nosso desfile e nosso ano de estudo.
Como Arte e Memória é nossa linha de pesquisa, fizemos questão de trazer para a decoração da sede da Capistrano fotos antigas de carnavais passados. Nessa memória, alunos e funcionários que já não estão na escola, alguns alunos do Ensino Médio ainda pequeninos e muita alegria estampada nas imagens. Recordações que aquecem nossos corações e dão ainda mais sentido ao nosso desfile anual. Olhar para trás, refletir sobre o presente e sonhar futuros possíveis.
Que todos tenham curtido nosso sábado!
Agora sim, Feliz Ano Novo!
Que seja um ano leve, feliz, de muito aprendizado e que traga boas recordações a todos nós!
Em tempo: Agradecemos imensamente ao Guto Pina, pai da Bia e do Caio, pelas fotos do nosso bloco!
TCT
As memórias afetivas das famílias envolvendo a arte seguem como um valioso ponto de partida para as atividades com as crianças. Para enriquecer ainda mais essa experiência, exploramos obras de arte de renomados artistas, como Renoir, Matisse, Picasso e Chagall.
Cada pincelada, cada cor, espelha as histórias e lembranças que as famílias compartilharam. Conversamos sobre cada pintura, suas características e o que elas revelam para cada um de nós. Constatamos que os artistas, ao criarem, buscam expressar sentimentos e compartilhar suas vivências mais significativas.
A riqueza dessas experiências vem servindo de inspiração para ajudar as crianças a pensarem em um nome para a turma, assim como vem mexendo com as estruturas do grupo! Turma do Circo, Turma da Pintura, Turma do Palhaço e Turma dos Acrobatas são alguns dos nomes que vêm ganhando força ao longo dos dias.
A votação final está chegando, e a ansiedade toma conta! Qual será o nome vencedor? Não percam as próximas novidades!
As turmas da Educação Infantil apreciaram os estudos de Kandinsky sobre a movimentação da bailarina alemã Gret Palucca. Após a observação, conversamos sobre a forma como o artista fez os seus registros utilizando linhas retas e curvas.
Em seguida, divididas em pequenos grupos, as turmas tentaram registrar a postura de uma criança somente com esses elementos — um desafio e tanto!
De maneira criativa, exploraram diferentes formas com o corpo no espaço e finalizaram apreciando seus registros.
Para os pequenos da TAT, escolher uma postura e mantê-la foi divertido. Mas divertido mesmo foi observar as professoras registrando suas poses e avaliar como os desenhos as representavam.
Após dias de expectativa, as crianças finalmente escolheram o nome da turma: Turma do Circo! A votação foi um sucesso, com o nome Circo conquistando o coração da maioria e vencendo por 12 votos a 3. Para celebrar essa conquista, preparamos cartazes e saímos pelos corredores da escola anunciando em coro: “Turma do Circo! Turma do Circo!”. Foi um momento especial, repleto de sorrisos e entusiasmo, que contagiou a todos.
Com o nome da turma definido, já é possível expandir as possibilidades de pesquisa para este ano. O tema “Circo” é bastante inspirador e abre caminhos para aprendizagens que contemplem todas as áreas do conhecimento aliadas às diversas linguagens artísticas. O percurso promete experiências significativas às crianças, em que suas habilidades serão exploradas e aprimoradas em um ambiente lúdico e desafiador.
O Artista Misterioso, mensageiro que vem enviando cartas e presentes para a Turma, surpreendeu novamente com uma nova caça ao tesouro, que nos levou a um prêmio especial: o livro O Menino Benjamin, do autor Otaviano Junior .
A obra narra a história de uma criança com um destino entrelaçado ao de Benjamim de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil. A leitura serviu de inspiração para conhecermos um pouco mais a história e o legado deste palhaço e nos aventurarmos ainda mais pela magia do circo.
Para aprofundar nossa jornada circense, mergulhamos na história do circo, desvendando a origem da palavra, que em latim significa “círculo”, e conversamos sobre como essa forma geométrica se manifesta em nosso cotidiano. Em seguida as crianças foram desafiadas a criar seus próprios picadeiros, traçando círculos em papel e decorando-os com cola e barbante. Com referência às obras de Marc Chagall que retratam o circo, produziram o seu próprio cenário circense com os artistas que se destacam no circo, com traços únicos e autorais.
E ainda comemoramos o Dia do Circo, celebrado em 27 de março, data do nascimento de Piolin, um dos maiores palhaços do Brasil. O relato desse dia será postado no próximo informe.
A Turma do Circo celebrou o Dia do Circo com uma tarde animada e cheia de surpresas. A festa começou com mais um presente do Artista Misterioso, que enviou cortadores de biscoitos em formato de circo! As crianças, empolgadas, logo colocaram a mão na massa e prepararam deliciosos biscoitos com ovos, farinha, açúcar e fermento. Usando as fantasias preferidas, se deliciaram no lanche coletivo. Para selar este dia especial, a turma explorou materiais circenses, ao som das músicas de circo que vêm embalando suas tardes, revelando talentos e despertando o espírito circense.
Para complementar a pesquisa sobre o circo, o amigo Nikko trouxe um livro com a história do circo, repleto de imagens impressionantes do circo antigo, despertando enorme fascínio em todos da turma. Uma das imagens do livro foi escolhida para um desenho de observação, permitindo aos alunos explorar os detalhes da arte circense.
A celebração foi um sucesso, combinando diversão, aprendizado e criatividade, e deixando memórias da magia do circo.
Com muita alegria, recebemos a visita especial das talentosas Alice (F4), Laura e Gabi (F6), que é irmã do nosso querido Dudu! As meninas compartilharam com a turma suas experiências no mundo do circo, encantando a todos com suas habilidades e entusiasmo.
Alice nos presenteou com uma verdadeira aula sobre sua prática circense, compartilhando dicas valiosas e falando dos desafios que superou ao longo de sua jornada. Com muita paciência e carinho, Alice ensinou a turma a realizar a estrela e o espacate, inspirando nossos pequenos artistas.
Laura e Gabi, vestidas a caráter, nos transportaram para o universo do circo com uma coreografia vibrante ao som de Boombayah, do grupo coreano Blackpink. As meninas demonstraram movimentos impressionantes do circo aéreo, deixando todos boquiabertos com sua graça e leveza. Para finalizar esse encontro, Laura e Gabi auxiliaram as crianças a explorar o mundo do bambolê, proporcionando momentos de diversão e aprendizado.
Agradecemos a Alice, Laura e Gabi por compartilharem seus talentos e paixão pelo circo, enriquecendo nossa experiência escolar com momentos inesquecíveis.
De forma lúdica e em diálogo com os projetos, as crianças das turmas de Educação Infantil vêm ampliando seu repertório motor.
Nas aulas de Dança, experimentaram mover-se nos diferentes níveis de movimento (alto, médio e baixo) guiadas pelo ritmo da música.
Ao fim da atividade, nos sentamos para conversar sobre as nossas impressões e como foi nos mover em cada um deles.