Eric Carle

Ateliê

Dando continuidade ao projeto de trabalho com as obras de Eric Carle, as turmas do Ateliê de Educação Infantil iniciaram as atividades com um novo livro do autor: From Head to Toe.

A leitura da obra tem proporcionado às crianças o contato com novos animais, partes do corpo — tanto humanas quanto dos próprios animais — e diferentes movimentos e ações que somos capazes de realizar.

Por meio de atividades lúdicas como expressão corporal, pintura, desenho, jogos e músicas, os grupos vêm explorando esse universo repleto de cores, ritmo e imaginação. O texto divertido e interativo de Carle tem despertado a curiosidade e o entusiasmo dos pequenos, promovendo uma aprendizagem significativa e prazerosa.

Rainhas do Mar

Turma do Mar (Berçário)

Nessa semana exploramos mais o livro No fundo do fundo do mar, da Sônia Travassos. Observamos de perto as ilustrações com as imagens das sereias e do tritão. A professora de Música, Bebel, nos apresentou a música “Rainha do mar” (https://g.co/kgs/FYsNEZd).

Descobrimos que as sereias são rainhas do mar e que existe uma chamada Iemanjá. Fizemos trabalhos individuais com guache, nas cores das ilustrações do livro. E apresentamos mais duas músicas relacionadas ao tema: “Lendas das sereias” e “O mar serenou”:

https://youtu.be/JO2wyR4OEGM?feature=shared

https://g.co/kgs/mdVNd4y

É neste sábado o nosso encontro, na Pereirinha, para falarmos sobre a literatura infantil! Não percam!

Visita Especial

Turma do Baú (TAT)

A turma recebeu uma visita para lá de especial. Fernando, pai da amiga Eloá, veio enriquecer as experiências do grupo. Conhecido como Cazé, Fernando é pintor, muralista e co-idealizador do Projeto Negro Muro.

Autor do mural que retrata Paulinho da Viola, cantor e compositor pesquisado pelo grupo, Cazé partilhou práticas importantes do seu trabalho.

Para noticiar esse momento, construímos um texto coletivo, tendo a professora como escriba e mediadora do relato:

O Fernando, papai da Eloá, veio aqui na escola mostrar como ele fez o mural do Paulinho da Viola. O Fernando se chama Cazé quando faz as pinturas dele. Ele trouxe pincel grandão, porque faz pinturas muito grandes, e só consegue pintar lá no alto quando tem escada e elevador. O Cazé também usa capacete para não fazer dodói. Depois a gente saiu lá na rua para ver o mural de pertinho. Ele usou muita tinta azul e na roupa do Paulinho da Viola tem uma águia, porque ele gosta muito de uma escola de samba que se chama Portela. Tinha a bandeira do time dele que é o Vasco e tem um moço na pintura que é o Pixinguinha. O Cazé falou que o Pixinguinha fez uma música que se chama chorinho, e se chama assim porque as pessoas choravam com a música. Quando acabou, nós abraçamos o Cazé e falamos obrigado. A gente quer passear de novo. 

(Texto Coletivo da Turma do Baú).

O texto coletivo permite que as crianças se organizem através da linguagem oral, exercendo a escuta, ampliando o repertório de palavras, experienciando uma forma de gênero textual em contato com o universo letrado. 

A vivência em espaços públicos amplia o olhar dos pequenos para além dos muros da escola. É uma oportunidade de perceberem a função social de diferentes espaços, profissões e manifestações que fazem parte da vida em comunidade. Além disso, articula os conhecimentos escolares à realidade concreta, fortalecendo o sentido do que é aprendido.

Que Tipo de Papel Usamos para Fazer um Livro?

Turma do Papel (TBT)

Foi com essa pergunta que a Turma do Papel deu início a uma nova investigação sobre esse material tão presente em nosso dia a dia. Ao manusear alguns livros na sala, o amigo Caetano L. levantou uma questão curiosa: que tipo de papel é usado para fazer livros?

Selecionamos alguns exemplares e, em duplas, os pequenos foram explorando as páginas e sentindo a textura, folha por folha. Para alegria e surpresa do grupo, eles logo perceberam que um dos livros tinha um papel bem diferente dos demais, e agora estamos em busca de descobrir o nome desse papel especial!

Durante a roda de conversa, as reflexões sobre os livros continuaram, e novas hipóteses surgiram:

“Os livros guardam histórias.”
“Toda história é inventada.”
“Histórias também podem ser uma lembrança.”
“Então o livro guarda memória!”

A Turma do Papel segue curiosa, com olhos atentos e mãos exploradoras, pronta para descobrir não só o nome daquele papel diferente, mas todos os segredos que os livros e suas páginas ainda têm a revelar.

Já tivemos a oportunidade de explorar um novo livro: O Jornal, de Patrícia Auerbach. Que pistas e novidades será que essa história nos trouxe?

Ciudad de México

Turma da Festa (TCM)

A Turma da Festa embarcou para o México! Nesta divertida brincadeira, entrelaçando a imaginação e a curiosidade, cada criança produziu o seu próprio passaporte. Com ele em mãos, aterrissamos na Cidade do México. Nosso amigo Dante compartilhou um desenho e contou sobre um filme que assistiu: Viva, a vida é uma festa! 

Mobilizados pela narrativa do filme, iniciamos nossas pesquisas pelas informações sobre El día de los Muertos, envolvendo a turma nas descobertas sobre essa festa que homenageia parentes queridos e animais de estimação. Como são homenageados? Quando acontecem os festejos?

Turma do Circo Vai ao Museu do Pontal

Turma do Circo (TCT)

A turma esteve no Museu do Pontal para apreciar a exposição “O Circo Chegou”, que reúne trabalhos de diversos artistas brasileiros. A grande atração foi a obra “O Circo”, do artista Adalton Fernandes Lopes. Essa criação reúne mais de 100 personagens que dão movimento a figuras articuladas como palhaços, trapezistas e equilibristas.

Para registrar o momento, a turma elaborou um texto coletivo relatando a experiência: 

A Turma do Circo foi ao Museu do Pontal ver várias obras de artes. Assim que descemos do ônibus encontramos o Luis (educador do museu) com um violão. Logo que chegamos, fomos lanchar nosso delicioso lanche coletivo, que estava muito bom! Depois fomos ouvir uma história sobre o Boi Mimoso (lenda do Bumba Meu Boi) contada por Luis. Assim que terminamos de ouvir a história, fomos na exposição com obras de vários artistas brasileiros. Vimos muitas peças de artesanato feitas de argila e ficamos impressionados na parte da exposição do Circo, com várias obras circenses com bonecos de equilibristas, homem forte, bicicleta com uma roda só… O mais incrível foi ver um circo em miniatura que se mexia de verdade! Quando a exposição acabou fomos tirar uma foto de grupo em um bonde de mentirinha no pátio do museu. Foi muito especial o passeio.

A elaboração de textos coletivos ajuda as crianças a organizarem ideias e memórias, a criarem narrativas colaborativamente e a desenvolverem a linguagem oral e escrita. O professor, como escriba, não só registra as falas, mas também ajuda a estruturar e a organizar as ideias, transformando-as em um relato coerente. É um momento em que as crianças vivenciam a escrita e se reconhecem como autores, fortalecendo o senso de autoria. 

Um Avô Inspirador!

Turma do Cinema (TDT)

A Turma do Cinema recebeu uma visita muito especial: Herson Capri, avô da amiga Pilar, veio nos contar sobre a sua profissão de ator! As crianças estavam bastante entusiasmadas e fizeram muitas perguntas:

Você já fez algum filme? Qual o seu filme preferido? Você já trabalhou com a Carmen Miranda? Já fez filme em preto e branco?

Herson respondeu a todas as perguntas com muita habilidade, fomentando a curiosidade dos pequenos, traduzindo o ofício de forma lúdica — “Ser ator é brincar de ser outra pessoa”.

Foi uma experiência bastante significativa para todos.

Outro momento empolgante foi a ida à pracinha. A animação tomou conta entre balanço e escorregador, e as crianças se divertiram numa tarde de outono!