O sexto ano começou o segundo trimestre com uma mudança de perspectiva: enquanto no primeiro trimestre olhamos a realidade de fora do planeta buscando entender os mistérios do Cosmos, neste momento passamos a olhar para nossas paisagens, e os mistérios da natureza.
O tema Ecologia sempre aguça a curiosidade dos alunos e possibilita que tragam suas experiências pessoais para sala de aula. O concreto se apresenta a partir da análise do mundo que vemos ao nosso redor, em nossa cidade, mas os estudantes ainda precisarão compreender algumas categorias próprias desta ciência.
Teremos um segundo trimestre com atividades teóricas em sala, vídeos apresentando biomas do Brasil, atividades no laboratório para criar um modelo de ecossistema e visita a um ecossistema do bioma Mata Atlântica.
O sexto ano embarcou em uma jornada divertida e cheia de aprendizado no universo dos adjetivos e dos filmes em inglês. Explorando palavras que descrevem características físicas e de personalidade por meio de atividades dinâmicas e criativas, reconhecemos alguns filmes e brincamos em desafios com tempo cronometrado e uso do dicionário físico, que estimulou bastante o pensamento rápido e o uso espontâneo do novo vocabulário.
O português foi um aliado importante nesse processo, servindo de apoio para compreender melhor os significados e usos no novo idioma, assim como as associações com os opposites.
Nossa aprendizagem também passou pelas telas: analisamos filmes e gêneros cinematográficos, observando como os adjetivos ajudam a construir personagens e histórias.
Para fechar esse ciclo com chave de ouro, finalizamos as produções dos Movie Posters que farão parte da nossa Mostra de Artes, unindo a Língua Inglesa à Arte.
Este projeto de arte para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental propõe uma imersão no universo da arte rupestre, especificamente as pinturas da Cueva de las Manos, localizada na Patagônia, Argentina. Ao explorar essa manifestação artística ancestral, os alunos terão a oportunidade de compreender a importância da arte como forma de registro histórico, expressão cultural e comunicação através do tempo.
A escolha da técnica de arte urbana, utilizando utensílios que simulem a tinta spray + o decalque das mãos (stencil), visa estabelecer uma ponte entre o passado e o presente. Ao mesmo tempo em que reproduzem as marcas de mãos de povos antigos, os alunos experimentarão uma linguagem artística contemporânea e acessível, presente em seu cotidiano. Essa abordagem prática e dinâmica estimula a experimentação, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades técnicas relacionadas à pintura e ao stencil.
O trabalho com o decalque das próprias mãos promove uma conexão pessoal e significativa com a obra original, permitindo que os alunos se sintam parte dessa história da arte. A utilização da tinta guache, por sua vez, introduz um elemento presente na arte urbana, incentivando a exploração de diferentes texturas, camadas e a compreensão da estética do graffiti de forma segura e controlada.
Estamos iniciando um estudo de mitos, que são narrativas que atravessam gerações e revelam, por meio de linguagem simbólica, diferentes visões de mundo a partir de variadas culturas. Deuses, heróis e criaturas fantásticas são personagens que destacam valores humanos, medos, desejos e formas de explicar o desconhecido. Nesse estudo mítico, já lemos versões reduzidas e adaptadas à faixa etária e assistimos, em forma de desenho animado, aos mitos de Ilíada, Édipo, Andrômeda e Antígona.
O mito de Édipo, em especial, gerou discussões potentes sobre destino, escolhas e responsabilidade. Ao ler e assistir à jornada do herói, que cumpre uma profecia que tentara evitar, os alunos foram convidados a refletir sobre o quanto nossas ações e decisões influenciam nosso caminho. Édipo é uma história que nos leva a refletir sobre a busca pela verdade e também sobre as consequências dos atos.
Essas e muitas outras histórias antigas são a pauta das aulas, que desvelam ainda como passagens hereditárias eram e ainda são formas de controle social e moral de quem as escuta. A leitura significativa, em sala de aula, questionou o destino das mulheres retratadas nas histórias, na maior parte das vezes secundarizadas ou culpabilizadas.
Ler mitos e ser incentivado a escrever essas narrativas é, por isso, um convite à imaginação, à interpretação e à reflexão sobre o poder das palavras e dos símbolos, o que torna o trabalho com esse gênero de texto importante ao longo das aprendizagens e reflexões sobre a formação da memória coletiva de uma sociedade.
Plickers é uma ferramenta de avaliação educacional que permite aos professores coletar respostas dos alunos de forma rápida e fácil. É baseado em cartões individuais, com códigos QR que representam diferentes opções de resposta, e o professor utiliza um aplicativo no celular para escanear as respostas dos alunos obtendo resultados instantâneos que podem ser corrigidos imediatamente na tela. Apresenta infográficos com média de acertos e possibilita ao educador um feedback geral e assertivo.
Com auxílio do Plickers, realizamos um exercício de fixação com as turmas de 7º ano abordando os temas Antigo Regime e Revolução Francesa. Os estudantes foram indagados coletivamente e responderam às questões utilizando os códigos QR em sala de aula. Após as respostas, foi feita a correção e orientação de estudos guiados.
Como encerramento do primeiro trimestre, os alunos do sétimo ano fizeram desenhos científicos com nanquim, revelando os detalhes da vida em pequenos pontos e conciliando-os à poesia como expressão literária, em um trabalho que nos revela a beleza em camadas.
“A força da arte decodifica e transpõe informações técnicas em imagens capazes de despertar no observador um olhar curioso sobre os temas da ciência e natureza, fazendo com que mesmo um leigo fique perplexo com a beleza dos seres que povoam o planeta.” (Ornindo, 2021)
Este trabalho será apresentado em nossa Mostra de Artes.
Adição, subtração, multiplicação, divisão… A propriedade distributiva finalmente encontrou mais aplicabilidade, inclusive em Geometria!
O estudo de monômios e polinômios nos habilita a maiores ousadias no universo matemático, preparando terreno para os Produtos Notáveis e Fatoração Algébrica.
Muito material de estudo no Classroom e no caderno. Foco é a palavra do momento!
Ainda envolvido nos preparativos da Mostra de Artes de 2025, o 8º ano já deu o pontapé inicial para a Feira Literária com um projeto que une cinema, arte e linguagem — uma proposta pensada para aproximar o aprendizado do inglês às memórias e experiências pessoais dos alunos.
Os alunos escolheram filmes importantes para eles e que fazem parte de suas histórias e de seu repertório cultural. A partir dessa curadoria afetiva, organizaram seus grupos de trabalho, reconhecendo as diversas funções envolvidas em uma produção cinematográfica e refletindo sobre os bastidores da sétima arte.
Como base para a discussão e aprofundamento, trabalhamos com um material especial sobre Arte e Cinema, elaborado pela nossa coordenadora de Artes, Roberta Porto — material esse que nos guiou por reflexões sobre linguagem visual, narrativa e expressão artística.
Paralelamente, seguimos praticando intensamente a oralidade e a escrita, habilidades centrais do primeiro trimestre, revisando conteúdos importantes do 7º ano, fundamentais para o avanço nos próximos ciclos.
As aulas têm sido espaço de estudo, mas também de leveza: brincamos de Adedanha (Stop) e ouvimos e cantamos como em um musical, aproveitando nosso tema do trimestre: Movie Genres.
As F8 deram início a uma nova editoria de estudos: os textos da esfera jornalística. Entre lides e manchetes, as turmas apuraram as características dos gêneros de texto notícia e reportagem para compreender como a linguagem jornalística busca informar com clareza e objetividade.
Uma das atividades mais interessantes das aulas foi a experiência de conhecimento de jargões e expressões utilizadas nesse meio. A leitura do “glossário de redação” possibilitou conhecimentos sobre termos como “fechar a matéria”, “subir o texto”, “dar o furo”, “off”, “pauta fria” e “barriga”, palavras que passaram a fazer parte do vocabulário da turma. Até porque escrever uma boa notícia vai muito além de relatar um fato: é também conhecer os bastidores da linguagem jornalística e o modo como os profissionais da área se comunicam entre si.
Outro estudo foi em torno dos diferentes tons da linguagem — da objetividade informativa à subjetividade opinativa — e do processo de edição que faz uma pauta virar texto.
Para tornar essa experiência ainda mais significativa, saímos da teoria e fomos direto à fonte: visitamos a redação do jornal O Globo. Lá, conhecemos de perto como é o dia a dia de um veículo de comunicação e observamos como a informação circula e se transforma em matéria. A visita foi como entrar na primeira página de um jornal em tempo real: cada setor, profissional e processo revelava uma nova página em busca de novas aprendizagens.
Voltamos com a “pauta quente” para nossas produções e com a certeza de que ler e escrever sobre o mundo é também uma forma de participar dele.
As turmas do oitavo ano apresentaram o Auto do Boi, folguedo popular que mistura música, dança e teatro, tendo como público os colegas do sexto e nono ano. Já as turmas de nono ano encenaram entre si A Barca da Cultura, uma criação de teatro contemporâneo que também reúne múltiplas linguagens artísticas.
Mais do que um ensaio, esse encontro foi um momento de troca e escuta. As turmas conversaram sobre seus processos criativos, deram sugestões umas às outras com respeito e generosidade, e compartilharam os sentimentos que antecedem a estreia — medos, expectativas e alegrias.
É emocionante acompanhar a trajetória de cada grupo: da escolha do projeto à criação coletiva e individual, das dificuldades superadas ao amadurecimento que todo processo artístico exige.
Estamos cheios de expectativa!
No dia 14 de junho, será a vez de dividir com toda a comunidade o que vivemos e criamos até aqui.
F8 – Ciências
Os jovens do oitavo ano, com base nas teorias evolutivas aprendidas no primeiro trimestre, terão um aprofundamento nos caminhos da evolução humana.
O tema suscita grande curiosidade e amplo debate sobre o passado de nossos ancestrais e as perspectivas de futuro da nossa espécie. Entramos no assunto usando diferentes recursos, como vídeos, textos de divulgação científica e o livro Sapiens em quadrinhos.