Reencontro

O reencontro das nossas crianças e jovens foi marcado por muito afeto e alegria. Nesta primeira semana, compartilharam viagens, histórias e, aos poucos, foram retomando a rotina escolar.

Mais do que rever amigos, este momento reafirma a importância de estar em grupo, de aprender e crescer no coletivo, construindo laços que fortalecem a experiência escolar.

Nas próximas semanas, estarão envolvidos com novos projetos de pesquisa, o evento literário de F2 ao Ensino Médio, a mostra de artes da Pereirinha e muitas outras vivências que nos esperam.

Aguardem!

Literatura e Ninho

Berçário

Neste semestre daremos continuidade ao projeto coletivo, utilizando a literatura e a arte como guias. Nossa turma foi à Biblioteca e observou as ilustrações de alguns livros. Diante da pergunta “O que vocês acharam nas imagens?”, as crianças responderam: “menina”, “golfinho “, “instrumento” e “porquinho”. 

Logo depois ouviram a história da primeira página do livro A casa de todos os ninhos, de Bia Hetzel. Conversamos sobre as nossas casas e sobre as casas de papelão que enfeitam a nossa Biblioteca. Quem será que mora nessas casas? Até que chegamos à pergunta “Onde é a casa do passarinho?”. Pegamos um ninho que fica na secretaria para observarmos e vimos que é feito de terra, galhos e folhas. As crianças descobriram que a casa do passarinho se chama “ninho”. Fomos à varanda da Biblioteca para procurar passarinhos e possíveis ninhos nas árvores, e conseguimos ver pássaros voando.

Que tal procurar ninhos nas árvores durante os passeios em família? Se encontrarem, registrem e nos enviem!

Pereirinha e o Cortejo de Maracatu

A Educação Infantil e o primeiro ano do Fundamental I deram início aos festejos com um cortejo de maracatu, abrindo caminho para a entrada dos passarinhos do berçário, que perfumaram o espaço com raminhos de alecrim. Em seguida, as crianças brincaram com calangos rimados, bonecos gigantes e adivinhações de bichos, celebrando o saber popular com criatividade. A chegada do Boi Foguetinho, criação do Ateliê da Pereirinha, emocionou o terreiro, seguido pela dança do Jongo com as turmas do F1, que encantaram os pequenos da EI.

As barraquinhas de brincadeiras também fizeram a alegria da criançada, assim como a mesa colaborativa repleta de quitutes típicos, preparados com carinho por toda a comunidade escolar.

Para finalizar, famílias e crianças se reuniram numa grande Ciranda, celebrando juntos a força do coletivo. Foi uma festa feita de pano, papel e imaginação, e também de memória, afeto e pertencimento. Que venham mais encontros como esse.

Viva o São João da primeira infância! Viva a cultura popular que forma e transforma!

Festa Julina

A  Festa Junina da Sá Pereira é muito mais do que uma comemoração: é um ato pedagógico, afetivo e cultural. Celebrar esse festejo popular é reconhecer a força da memória coletiva, da oralidade, da música e da dança como formas legítimas de produção de conhecimento.

Ao valorizar as tradições nordestinas, as narrativas do povo do campo, os ritmos afro-indígenas e as expressões regionais, a festa se alinha profundamente ao nosso projeto institucional de 2025 — “Arte e Memória: é preciso relembrar o antes para inventar o depois?”
Nesse encontro entre o ancestral e o contemporâneo, promovemos o pertencimento, a escuta, o respeito às culturas populares e a valorização das raízes que nos formam enquanto sujeitos e enquanto escola.

Brincar é memória viva, arte é pertencimento.

Golfinho e Boto

Turma do Mar (Berçário)

A Turma do Mar cresceu! Recebemos um aluno novo, o nosso querido Benjamim, que está, aos poucos, se adaptando à nossa rotina e à nossa escola. As crianças o receberam com muito carinho!

Além disso, o nosso aluno Francisco trouxe fotos da sua viagem  para o México! Ele nos contou que foi à praia e que mergulhou com golfinho! A professora Bebel nos contou uma história/música que fala sobre a diferença entre os golfinhos e os botos. Descobriram os mamíferos (que mamam) e o Francisco comentou: “Eu também mamo na mamãe”. 

Segue o link para que vocês possam mostrar para as crianças: https://open.spotify.com/track/6RUz8GQCNOrnGNGbckwFzh?si

Observamos também o nosso aquário, que ganhou mais peixes e mais elementos, como um barco. A turma se divertiu dando comida e observando os peixes novos!

 

Barcos de Dobradura e História

Turma do Mar (Berçário)

A Turma do Mar recebeu a visita das turmas do Ateliê da manhã! As professoras Bia e Mariana, mãe do nosso aluno Dante, vieram contar uma história chamada “A menina e o barquinho” e nos ensinaram a fazer  barquinhos de dobradura.

A nossa turma ficou atenta a cada dobra do papel e depois pintaram com guache os barquinhos. Cantamos músicas relacionadas ao tema, como “Marinheiro só”, conhecida na voz de Caetano Veloso.

Segue o link da história, caso queiram ouvir com as crianças:

https://youtu.be/jYxjNRcWwSs

 Baiacu-artista

Turma do Mar (Berçário)

Esta semana a nossa turma fez uma descoberta incrível: durante anos, mergulhadores encontraram desenhos misteriosos e perfeitos na areia, feitos por um pequeno peixe chamado baiacu-artista (Torquigener albomaculosus). Ele cria formas geométricas para atrair sua companheira — uma verdadeira arte da natureza!

Curiosos e encantados com essa história, exploramos formas, traços e movimentos, e usamos peixinhos de plástico para desenhar na areia, assim como faz o baiacu. Através da brincadeira, desenvolvemos a criatividade, a coordenação motora e o olhar atento para as belezas e segredos do mundo natural.

O Céu 

Turma do Mar (Berçário)

As nossas conversas e contemplações sobre o céu continuam e nesta semana a nossa turma observou a imagem de gaivotas. Conversamos sobre esse pássaro gostar de voar próximo ao mar e nesse contexto, pintamos em grupo um painel com diversos tons de azul. 

A professora Bebel de Música nos ensinou uma música chamada: “Chuva”, de Estêvão Marques. Segue o link para vocês ouvirem com as crianças:

https://youtu.be/lCxlvDBlBb8?feature=shared

 A nossa Mostra de Artes está chegando! Não percam!

Passeio pela Mostra

Turma do Mar (Berçário)

Nesta semana, a nossa turma pôde passear com calma pela escola observando os trabalhos em todos os espaços. Brincamos de procurar pessoas conhecidas na parede de fotos e cada criança adorou encontrar sua imagem estampada no grande mural!

Na Turma do Baú vimos muitos violões e um baú enorme repleto de fotos. Na Turma do Circo ficamos muito fortes “levantando peso” e nos divertimos imitando a bailarina. Na sala da Turma do Cinema experimentamos o chapéu da Carmen Miranda e vimos um rolo enorme de filme. Na Biblioteca encontramos a Dona Mariquinha, que é muito querida por algumas crianças, porém, outras ainda se assustam. Aproveitamos para conversar sobre esse sentimento pela boneca em tamanho adulto.

Nossa turma amou ver os pandeiros do primeiro ano, a miniatura da roda de samba e os bonecos de massinha no azulejo. A nossa sala também foi visitada por outras turmas.

Que Mostra maravilhosa da nossa escola! Gostaram?!

Mostra de Artes da Pereirinha

Pereirinha

A Pereirinha abriu suas portas para a Mostra de Artes do projeto “Arte e Memória: é preciso relembrar o antes para inventar o depois?”. Os corredores da escola se encheram de trabalhos das crianças mostrando o caminho percorrido pelas turmas em suas pesquisas. 

As crianças receberam suas famílias com alegria, conduzindo-as como verdadeiras anfitriãs. Orgulhosas, contaram sobre suas produções, explicaram os processos e dividiram experiências que vivenciaram com carinho ao longo do projeto.

A cada olhar emocionado, a cada conversa entre as gerações, ficou evidente que a Mostra de Artes, mais do que uma exposição, foi um encontro muito especial de trocas e de aprendizados.

Ninhos e Ovos

Turma do Mar (Berçário)

Esta semana o nosso aluno Dante trouxe um ninho que ele construiu com o seu tio. A nossa turma adorou a novidade!

Descobrimos que os pássaros colocam seus ovos em ninhos construídos por eles. Observamos alguns ovos e as crianças tentaram descobrir de qual animal era o ovo: 

“Tartaruga?”
“Passarinho?”

Quebramos um ovo e descobrimos a clara e a gema. As crianças manusearam a casca do ovo e sentiram o seu  cheiro.

Contamos para elas que aqueles ovos eram das galinhas. Colocamos os ovos na água e aquecemos no fogão.  As crianças amaram comer o ovo cozido! A nossa culinária foi um sucesso!

Ovos de Codorna

Turma do Mar (Berçário)

Esta semana a Turma do Mar observou a imagem de uma ave e, quando perguntamos o que era, eles falaram: “passarinho”.

Contamos para eles que o nome daquela ave é codorna e que coloca ovos também. Mostramos os ovos e descascamos juntos, para que pudessem observar todo o processo. Observamos novamente a clara e a gema, dessa vez de um tamanho menor.

As crianças amaram experimentar! Depois oferecemos ovos para os funcionários da escola: Eduardo, Nívea, Vanessa e Natália. Tivemos mais uma culinária gostosa na semana.

 

Animais que Põem Ovos

Turma do Mar (Berçário)

Nesta semana o nosso aluno Dante trouxe fotos do galinheiro que ele tem emcasa dele. A turma adorou observar as imagens!

“Galinha grande!”, eles disseram.

Fomos à Biblioteca da escola para procurar livros relacionados ao nosso tema de pesquisa: animais que põem ovos. Encontramos histórias relacionadas à galinha, ao sapo, ao pato, à tartaruga, entre outros. Também ouvimos a música “Bota Ovo”, do grupo Tiquequê.

Segue o link com a música para vocês ouvirem com as crianças:

Bota Ovo https://share.google/34BGlaqm1H0OshjPl

 

A Galinha Ruiva

Turma do Mar (Berçário)

O querido Benjamim trouxe uma história para compartilhar com a turma: “A galinha ruiva”. Antes de começarmos a contar, brincamos de imitar os sons e os movimentos da galinha. As crianças riram e se divertiram bastante! Durante a leitura observamos as ilustrações com os personagens e os elementos que faziam parte do enredo: “pato”, “porco”, “ovos” e “bolo”.

A cantoria “Quem me ajuda? Quem me ajuda?” já fazia parte da nossa rotina nos momentos de arrumação dos espaços, e agora as crianças entenderam de onde veio a música. 

Combinamos de fazer um bolo sem açúcar nos próximos dias!

Os Ovos da Galinha

Turma do Mar (Berçário)

A turma conheceu a música “Os ovos da galinha”, de Margareth Darezzo, apresentada pela professora Bebel na aula de Música. Segue o link para vocês ouvirem com as crianças:

https://youtu.be/MGn1vbCVez8?feature=shared

As crianças tocaram o instrumento chocalho, também conhecido como ovinho, e dançaram imitando os movimentos do animal.

O Sapo Bota Ovo?

Turma do Mar (Berçário)

O Theo trouxe uma pesquisa com fotos da cachoeira que ele visitou em Secretário. Nas fotos apareciam girinos. Theo nos contou que o girino se transforma em sapo! Mas, de onde vem o girino? Descobrimos que o girino vem do ovo do sapo!

Compartilhamos a novidade com as turmas do Cinema e do Baú, que também não sabiam dessa informação. Depois ouvimos a história “Rã de três olhos”, de Olga de Dios.

A Bebel, professora de Música, nos ensinou uma canção: “Filho do sapo”, de Margareth Darezzo. Segue o link para vocês ouvirem com as crianças:

 

https://www.youtube.com/watch?v=J8XK62D4hO0&list=RDJ8XK62D4hO0&start_radio=1

Bolo de Milho e a Galinha Ruiva

Turma do Mar (Berçário)

Inspirada no livro A galinha ruiva, a nossa turma dedicou-se à culinária: um bolo de milho, sem açúcar. 

As crianças adoraram participar sentindo o cheiro dos ingredientes, experimentando e colocando as quantidades no recipiente. Divertiram-se em cada etapa do processo. Observaram atentos os ingredientes se misturando no liquidificador.

Ficaram ansiosos para comer o bolo no dia seguinte!

Animais que Botam Ovos

Turma do Mar (Berçário)

Esta semana a Turma do Mar observou os girinos bem de perto. Eles foram trazidos pela professora Marianna, que durante um passeio na cachoeira do Horto pegou alguns para que as crianças pudessem viver essa experiência.

Colocamos os girinos dentro de um pequeno aquário e tivemos o cuidado de pesquisar o que é necessário para que eles sobrevivam  e tenham um ambiente saudável para a sua transformação.  Estamos diariamente observando-os e alimentando-os. Colocamos umas pedras grandes e troncos para que consigam ficar fora da água após a metamorfose. E quando isso acontecer vamos devolvê-los à Natureza. Estamos na torcida para que esse processo se complete e que possamos acompanhar de perto!

Também lemos o livro Enciclopédia ilustrada da fazenda, vimos curiosidades sobre alguns animais que estamos pesquisando, como a galinha, e descobrimos que a pata também coloca ovos. Sabiam que elas podem colocar mais ovos que as galinhas? Vamos começar a pesquisar mais sobre patos.

Aceitamos contribuições para ajudar no nosso caminhar.  Obrigada!

Brincadeira com a Turma do Papel

Turma do Mar (Berçário)

A Turma do Papel nos ensinou uma brincadeira nova: “Meus pintinhos venham cá”! A nossa turma observou a brincadeira primeiro e depois participou! Eles se divertiram bastante e combinamos de brincar outras vezes.

Dando continuidade às nossas pesquisas sobre o pato, ouvimos a música O pato, de João Gilberto.

Segue o link para vocês ouvirem com as crianças! https://youtu.be/jq2f0jhFl6c?si=bHFZbh_lUQ7ZysFc

A Metamorfose

Turma do Mar (Berçário)

A turma acompanhou de perto a transformação dos girinos. De um dia para o outro, eles perderam a cauda e ganharam patinhas. Foi uma experiência fantástica!

Os sapinhos foram colocados novamente na natureza, no habitat de onde foram tirados, no bairro do Horto. Observamos no desenho do papel cada etapa dessa transformação.

A Cobra Bota Ovo?

Turma do Mar (Berçário)

A Turma do Mar descobriu que a maioria das cobras coloca ovos. E que o ovo da cobra é mole e tem uma casca flexível, diferente do ovo da galinha.

Lemos juntos a história “Dolores dolorida”, de Vera Cotrim. E nos divertimos brincando com o corpo  na música: “A cobra não tem pé”. Segue o link para vocês ouvirem com as crianças.

A Cobra Não Tem Pé https://share.google/qPgleyXDNbKBdGFt8

Portfólio e Brincadeira da Serpente

Turma do Mar (Berçário)

Nesta semana observamos juntos os portfólios que em breve irão para casa. Cada criança pôde ver com calma seus trabalhos e fotos que representam um pouco do processo que vivemos nos projetos ao longo deste ano. Elas adoraram se ver nas fotos!

Divertiram-se com a brincadeira da serpente, em que as crianças passam por debaixo da perna dos amigos para o rabo da cobra crescer. Cantamos a música “Essa é a história da serpente que desceu do morro para procurar um pedaço do seu rabo”. Foram momentos muito alegres!

Este é o último informe do ano! Quantas descobertas e emoções!

Finalizamos com brincadeiras, ludicidade e contemplando o que acreditamos ser o mais importante: o processo de desenvolvimento de cada um deles!

Sentiremos saudades! Boas férias!