Barcos de Dobradura e História

Turma do Mar (Berçário)

A Turma do Mar recebeu a visita das turmas do Ateliê da manhã! As professoras Bia e Mariana, mãe do nosso aluno Dante, vieram contar uma história chamada “A menina e o barquinho” e nos ensinaram a fazer  barquinhos de dobradura.

A nossa turma ficou atenta a cada dobra do papel e depois pintaram com guache os barquinhos. Cantamos músicas relacionadas ao tema, como “Marinheiro só”, conhecida na voz de Caetano Veloso.

Segue o link da história, caso queiram ouvir com as crianças:

https://youtu.be/jYxjNRcWwSs

As Aventuras do Menino Iogue

Ateliê 

As crianças das turmas do Ateliê Manhã e Tarde conheceram a história “As aventuras do Menino Iogue”, de Antônio Tigre.

Após explorarem as posturas vivenciadas na história, demos início ao nosso trabalho manual. Munidos de argila e tinta, temos confeccionado alguns dos personagens e elementos que participam desta aventura juntos num divertido exercício de concentração e atenção.

Desdobramentos de Aprendizados

Turma do Baú (TAT)

A Turma do Baú retomou as pesquisas iniciadas no primeiro semestre, revisitando memórias e aprendizados que serviram de ponto de partida para novas criações artísticas. As cabaças do conto africano “O Baú das Histórias”, também observadas na instalação da artista Mônica Ventura, inspiraram as crianças em pinturas e intervenções artísticas sobre elas. Já o grande baú visto no Museu Carmen Miranda despertou o desejo coletivo de transformar uma grande caixa em um baú pintado, que ganhará vida nas próximas semanas.

O processo de revisitar e expandir o que foi aprendido anteriormente propõe a ampliação do repertório cultural das crianças, o estímulo à imaginação e à sensibilidade estética e o desenvolvimento de diferentes formas de expressão. Ao integrar experiências já vividas com novas experimentações, as crianças aprofundam suas interpretações do mundo, exercitam a criatividade e fortalecem a autoria nas produções artísticas.

Todas essas criações farão parte da nossa Mostra de Artes, que será realizada no dia 30 de agosto. Será um momento especial para compartilhar com as famílias e a comunidade escolar o percurso criativo e as descobertas da turma.

Papel Machê e Papel Fotográfico

Turma do Papel (TBT)

A Turma do Papel mergulhou em experiências que uniram arte, memória e experimentação com diferentes técnicas. O grupo conheceu a artista Daiana Terra e seu trabalho de colagem de memórias, que inspirou os pequenos a criarem composições utilizando imagens e lembranças afetivas. A partir dessa inspiração, exploramos a fotografia e o uso do papel fotográfico como suporte para as colagens. Para isso, as famílias enviaram fotografias especiais, cuidadosamente escolhidas para compor os trabalhos. Foi lindo ver o olhar de encantamento das crianças ao compartilharem suas memórias fotográficas.

Recebemos visitas que ampliaram ainda mais as referências artísticas da turma. A professora Bia, do Ateliê, trouxe relatos de sua viagem a Olinda, onde conheceu bonecos e máscaras de carnaval feitos em papel machê, apresentando o trabalho do artista Julião das Máscaras. Logo em seguida, Roberta, mãe da Olívia Birman, veio compartilhar seus conhecimentos na técnica de papel machê, convidando os pequenos a produzirem máscaras coloridas e divertidas. Ela contou que decidiu aprender essa arte por meio de um curso, motivada por seu interesse em criar as próprias fantasias de carnaval. Beta ainda mostrou ao grupo um dragão em papel machê que está produzindo junto com Rafa, irmão da Olívia, encantando as crianças com a riqueza de detalhes e infinitas possibilidades de criação com a técnica de papel machê.

Esses encontros fortaleceram a relação das crianças com o tema de pesquisa, ampliando o repertório e permitindo vivências significativas entre família e escola.

O Tempo Traz Lembranças

Turma da Festa (TCM)

O tempo não ajudou nossa ida à Praça Paris, mas o entusiasmo das crianças continuou na Turma da Festa. Embalados pelos deliciosos sabores do lanche coletivo mexicano, encerramos as pesquisas realizadas no primeiro semestre sobre as festas pelo mundo.

Agora, novos rumos movimentam nossas conversas e, assim, relembramos o Projeto Institucional “Arte e Memória: é preciso relembrar o passado para inventar o futuro?”. Em seguida, trouxemos ao grupo imagens de artistas e objetos, que fomentaram uma interessante conversa sobre arte e memória. O grupo observou os materiais, exercitou a memória e relacionou cada objeto a lembranças de experiências passadas. Algum desses objetos traz lembranças?

“Quando eu passeei com o vovô de bicicleta.” (Pérola)

“Quando eu consegui jogar a peteca bem alto na escola.” (Olívia)

“Eu lembro quando conheci a peteca.” (Elena)

“Eu lembrei da peteca que a gente fez no aniversário do Vicente.” (Layla)

“Essa foto me lembra o lugar que minha vó mora.” (Dante)

“Quando eu desci numa rampa sozinho no Aterro de bicicleta com rodinha.” (Vicente)

“Eu lembro de um dia que eu consegui pescar o meu primeiro peixe.” (Aurora)

“Eu lembro que quando eu era pequeno eu andei de bicicleta na pracinha do Dona Marta.” (Samuel)

“Eu lembro que eu andei na bicicleta do meu pai.” (Henrique)

Desta forma, vamos resgatando em nossas memórias experiências para traçarmos novos caminhos.

Despedida do Projeto da Turma

Turma do Circo (TCT)

A Turma do Circo concluiu o Projeto da Turma. Num clima de nostalgia, relembramos fatos importantes e as aprendizagens ocorridas ao longo do semestre. A emoção tomou conta de todos ao pintar um picadeiro nas cores vermelha, amarela e azul, que enfeitará nossa sala na exposição da turma e nossa Mostra de Artes.

As crianças compartilharam suas memórias e reflexões sobre o projeto:

“Tudo começou quando a turma não tinha nome.” (Nikko)

“Aí começamos a sugerir nomes.” (Sol)

“Nossos pais deram ideias para os nomes. Eu gostei muito da experiência de malabarismo com a bola, almofada e paninho.” (Eduarda)

“Eu lembro que deram mais ideia do nome do Circo. Eles falaram sobre a vida deles na reunião. Começamos aprendendo sobre a história do circo. Tinha um domador, tipo de cachorro, que ficava em cima do cavalo. No picadeiro o cavalo dava vários saltos. O picadeiro ajudava o cavalo a andar em círculos.” (Nina E.)

“As manobras eram incríveis e inesperadas que eram impossíveis de fazer. Fizemos uma lista para votar e a Turma do Circo ganhou.” (Bento)

“No circo antes tinham bichos. Hoje não tem mais.” (Sol)

“Os equilibristas usam um bastão para se equilibrar.” (Tomas)

“O equilibrista tem que ter muita força na perna para não cair.” (Rafael)

“Teve um equilibrista que atravessou as Torres Gêmeas em Nova York. Ele foi preso, pois não podia.” (Bernardo)

“Eu gostei de fazer a bailarina da caixinha de música.” (Vicente)

“Adorei ensaiar a bailarina com a Renata.” (Nelson)

“Adorei a visita do Felipe-Palhaço, porque ele fez palhaçada e deixou a calça dele cair.” (Pedro)

Caminhos e Lembranças no Cinema

Turma do Cinema (TDT)

A Mostra de Artes se aproxima e os preparativos para o grande dia estão a todo vapor! Neste embalo, numa conversa cativante, as crianças da Turma do Cinema relembraram momentos significativos do projeto do primeiro semestre, e assim nos despedimos da pesquisa que fomentou descobertas interessantes sobre o cinema.

A turma expressou com alegria os momentos que vivemos:

“Eu gostei de descobrir as pessoas que trabalharam muito tempo atrás no cinema.” (Laura)

“Gostei de conhecer o Charles Chaplin.” (Pilar)

“Eu também gostei quando a gente foi ao Museu da Carmen Miranda.” (Maria F.)

“Gostei que a gente foi ver o filme da Tarsilinha.” (Carolina)

“Gostei quando a gente viu o primeiro filme do Charles Chaplin, quando ele ficou preso na jaula com o leão.” (Lucas)

“Gostei quando a gente fez o filme.” (Isabel)

“Gostei de quando a gente fez o som do filme.” (Sebastião)

“Quando a gente fez o turbante da Carmen Miranda.” (Antônio)

Depois, apresentamos alguns objetos e imagens para traçar novos rumos e resgatar o Projeto Institucional. A partir dos materiais observados, cada criança relacionou objetos que lembravam experiências passadas.

“Essa imagem me lembra quando eu pesquei xerelete e bagre.” (Tomás)

“A imagem me lembra quando fui para Brasília e no Cerrado tem muito mato.” (Isabel)

“A imagem me lembra quando eu mergulhei no rio do meu sítio.” (Maria H.)

“A bicicleta me lembra de quando eu ganhei no meu aniversário o meu patinete.” (Carolina)

“A imagem me lembra quando eu andei de lancha.” (Antônio)

“Lembro quando ganhei minha bicicleta no Natal.” (Santiago)

“Lembrei de quando eu ganhei minha bicicleta nova e eu aprendi a andar sem rodinha.” (Beatriz)

Desta forma, vamos traçando caminhos nos quais a arte e a memória impulsionam descobertas, aguçando olhares.