Bumba-Meu-Boi, Mineiro-Pau e Maculelê

Ateliê

Neste segundo semestre estamos mergulhando mais fundo na diversidade do Bumba-Meu-Boi no Brasil. Olhando mais para perto da gente, encontramos o Boi Pintadinho, nome dado ao nosso boi fluminense, do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um tesouro cultural e uma festa que agrega outras tradições, como o Mineiro-Pau.

Os personagens Boi, Burrinha, Jaraguá (aqui Jaguará) e Maricota (boneca gigante) brincam no centro da roda, cercada pelo povo brincando de Mineiro-Pau. Nosso foco é aprender a manusear os cabos de vassoura que marcam o primeiro tempo no chão e são percutidos em duplas com várias sequências de movimentos distintas. Criamos assim uma brincadeira, um jogo rítmico corporal com dança e percussão que, assim como o Maculelê, lembra também uma luta.

Essa tradição veio do norte passando por Minas Gerais, e deriva do Pau dos Temerosos, Reis de Cacetes, Maculelê e o Mineiro-Pau. Todos esses utilizam paus ou bastões menores, e não estão inseridos no contexto da brincadeira de Boi como aqui no nosso estado.

Estamos com toda paciência pegando o jeito, pois temos que zelar para que o movimento fique seguro e as crianças possam brincar com responsabilidade com o corpo do amigo e seu próprio corpo. Pura diversão e desafio.

 

 Baiacu-artista

Turma do Mar (Berçário)

Esta semana a nossa turma fez uma descoberta incrível: durante anos, mergulhadores encontraram desenhos misteriosos e perfeitos na areia, feitos por um pequeno peixe chamado baiacu-artista (Torquigener albomaculosus). Ele cria formas geométricas para atrair sua companheira — uma verdadeira arte da natureza!

Curiosos e encantados com essa história, exploramos formas, traços e movimentos, e usamos peixinhos de plástico para desenhar na areia, assim como faz o baiacu. Através da brincadeira, desenvolvemos a criatividade, a coordenação motora e o olhar atento para as belezas e segredos do mundo natural.

Jogo da Memória

Turma do Baú (TAT)

A turma participou de uma atividade especial que uniu Arte e Matemática: a construção de um jogo da memória a partir de imagens de artistas que conheceram ao longo do projeto. Cada carta trazia o rosto de um artista, permitindo às crianças revisitarem suas descobertas, fortalecerem a memória e desenvolverem a atenção.

O jogo promoveu aprendizagens relacionadas à Matemática. Ao organizar, comparar e associar as cartas, as crianças exercitam noções de sequência, simetria, contagem, correspondência e classificação, importantes para a construção do pensamento lógico-matemático.

A atividade também lhes possibilitou ampliar o repertório cultural e reconhecer a diversidade das expressões artísticas, valorizando diferentes linguagens e contextos. Assim, a experiência foi além da brincadeira: aproximou as crianças da arte por meio do jogo, despertando curiosidade, memória e raciocínio lógico de forma lúdica e significativa.

Preparando a Mostra

Turma do Papel (TBT)

A turma já está no clima com os preparativos para a Mostra de Arte! As crianças seguem envolvidas em diferentes experiências, explorando materiais e memórias e relembrando os trabalhos artísticos que irão compor nossa exposição.

Nesta semana, tivemos uma atividade especial: cada criança pôde fotografar um momento de brincadeira coletiva. A proposta foi de olhar para o pátio e para o grupo com muita atenção e carinho, registrando aquilo que mais chama a atenção durante as brincadeiras. Essa experiência ampliou o olhar sensível das crianças para suas próprias vivências e se transformou em parte importante do nosso trabalho para a Mostra de Artes.

Seguimos organizando com carinho cada detalhe da Mostra.

 

Contando Histórias

Turma da Festa (TCM)

A turma tem apreciado muitas histórias durante os momentos na escola, e assim as crianças ampliam o seu repertório linguístico, estimulam a imaginação e adquirem ganhos fundamentais em sua construção como pequenos leitores.

Foi assim que conhecemos a história A Gaiola, de Adriana Falcão. A narrativa cativante, que envolve uma menina e um pássaro, trouxe reflexões interessantes sobre amor e liberdade. Mobilizadas pelo enredo e pelas ilustrações, as crianças fizeram lindas produções inspiradas na história. 

O sol chegou e nosso passeio aconteceu! A turma estava bem animada e curiosa para conhecer a Praça Paris. Escrevemos um texto coletivo contando essa experiência, aproximando as crianças do processo de escrita da nossa língua:

“A Turma da Festa foi de ônibus escolar conhecer a Praça Paris. Quando chegamos caminhamos pela praça para observarmos o lugar. Vimos várias estátuas, muitas árvores, um chafariz e um lindo arco-íris. Corremos e brincamos muito, depois tivemos um delicioso lanche. No final, tiramos várias fotos junto às estátuas. Foi um passeio muito divertido e legal.” (Texto Coletivo)

Arte, Memória e Literatura

Turma do Circo (TCT)

Neste semestre as turmas da Pereirinha desenvolverão um projeto coletivo em que livros de literatura serão o fio condutor no desenvolvimento das pesquisas. Para a Turma do Circo, o livro Tesouro de Monifa foi o escolhido.

O conto retrata a história de uma menina afrodescendente e seu encontro com sua tataravó, Monifa, que foi trazida ao Brasil em um navio negreiro. No percurso da história, há uma caixa — o tesouro — e muitas histórias. As crianças ficaram encantadas com a narrativa e muitas sugestões foram dadas para o desenvolvimento do novo projeto.

O que podemos pesquisar a partir da história de Monifa?

“Podemos estudar sobre as raízes das pessoas.” (Bento)

“Sobre tesouros.” (Pedro)

“Sobre a língua (idioma) das pessoas.” (Nikko, Eduarda, Vicente)

“Podemos pesquisar de onde as pessoas vêm e como que elas gostam de ser chamadas.” (Catarina)

“Sobre como tratar as pessoas.” (Nina E.)

Caminhos

Turma do Cinema (TDT)

As histórias têm proporcionado momentos de reflexão sobre memória e arte, sensibilizando as crianças da Turma do Cinema para as pesquisas do segundo semestre. A partir da literatura, estimulamos a imaginação e o contato com a Língua Portuguesa, ampliando o repertório de palavras e apresentando diferentes culturas.

Nesse contexto, as crianças ouviram e apreciaram as ilustrações do livro O Caminhão, de Lúcia Hiratsuka. Envolvidos pela narrativa, conhecemos uma família que aguarda pacientemente a chegada do caminhão em sua cidade. Em seguida, discutimos o enredo e suas contribuições para as futuras pesquisas.

“Eu entendi que as meninas estavam muito animadas para o caminhão chegar porque ele tinha as memórias delas e elas queriam lembrar para fazer um circo e mostrar para a vizinhança.” (Maria F.)

“Elas não tinham paciência para esperar o caminhão.” (José)

“Eu entendi que elas estavam animadas para o caminhão chegar porque queriam as memórias delas para poder fazer um circo. Eu achei muito legal essa história.” (Carolina)

“Eu entendi que a memória é muito importante porque se não tiver memória ninguém vai lembrar de nada de coisas que fizeram no passado.” (Laura)

“Eu entendi que a memória é tão importante que se ela não existisse não ia existir cérebro, cabeça, lembranças. Então, por isso é muito importante a memória, porque a memória traz tantas histórias.” (Elis)