Mostra de Artes da Pereirinha

Pereirinha

A Pereirinha abriu suas portas para a Mostra de Artes do projeto “Arte e Memória: é preciso relembrar o antes para inventar o depois?”. Os corredores da escola se encheram de trabalhos das crianças mostrando o caminho percorrido pelas turmas em suas pesquisas. 

As crianças receberam suas famílias com alegria, conduzindo-as como verdadeiras anfitriãs. Orgulhosas, contaram sobre suas produções, explicaram os processos e dividiram experiências que vivenciaram com carinho ao longo do projeto.

A cada olhar emocionado, a cada conversa entre as gerações, ficou evidente que a Mostra de Artes, mais do que uma exposição, foi um encontro muito especial de trocas e de aprendizados.

Inglês

Ateliê

Nas últimas semanas, os Ateliês da Educação Infantil e da F1, nos turnos da manhã e da tarde, têm vivido ricas experiências de aprendizagem.

Na Educação Infantil, seguimos com o projeto de leitura das obras de Eric Carle. Neste bimestre, mergulhamos no livro Brown Bear, Brown Bear, What Do You See?, descobrindo nomes de animais e explorando, com a imaginação, cores inusitadas: um cavalo azul? Um gato roxo? Tudo é possível no universo lúdico!

Por meio de jogos, brincadeiras, desenhos e estímulo à oralidade, temos incentivado as crianças a se aventurarem no universo da leitura infantil em língua inglesa.

Passeio pela Mostra

Turma do Mar (Berçário)

Nesta semana, a nossa turma pôde passear com calma pela escola observando os trabalhos em todos os espaços. Brincamos de procurar pessoas conhecidas na parede de fotos e cada criança adorou encontrar sua imagem estampada no grande mural!

Na Turma do Baú vimos muitos violões e um baú enorme repleto de fotos. Na Turma do Circo ficamos muito fortes “levantando peso” e nos divertimos imitando a bailarina. Na sala da Turma do Cinema experimentamos o chapéu da Carmen Miranda e vimos um rolo enorme de filme. Na Biblioteca encontramos a Dona Mariquinha, que é muito querida por algumas crianças, porém, outras ainda se assustam. Aproveitamos para conversar sobre esse sentimento pela boneca em tamanho adulto.

Nossa turma amou ver os pandeiros do primeiro ano, a miniatura da roda de samba e os bonecos de massinha no azulejo. A nossa sala também foi visitada por outras turmas.

Que Mostra maravilhosa da nossa escola! Gostaram?!

Memória na Literatura 

Turma do Baú (TAT)

A Turma do Baú viveu um momento cheio de encantamento com a leitura do livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes, de Mem Fox e Julie Vivas. A história narra a jornada de um menino sensível que ajuda sua vizinha idosa, Dona Antônia, a reencontrar memórias esquecidas por meio de objetos e lembranças significativas, revelando que a memória se constrói nas relações e nas experiências vividas.

O livro, guardado como um tesouro em nosso baú, despertou a curiosidade e a imaginação das crianças. Após a contação, elas foram organizadas em duplas para folhear e explorar a narrativa, descobrindo juntas novos sentidos e se apropriando da história de diferentes maneiras.

Essa vivência dialoga com nosso projeto sobre a memória, fortalecendo o contato das crianças com diferentes linguagens e saberes. A leitura amplia a escuta atenta, estimula a imaginação, favorece a oralidade e cria vínculos afetivos com os livros.

Recomeço 

Turma do Papel (TBT)

A Turma do Papel esteve envolvida em um momento especial de apreciação, visitando os trabalhos da Mostra de Artes das demais turmas. As crianças observaram atentamente a exposição, valorizando as produções. 

Na roda de conversa, retomamos o projeto institucional e revisitamos as descobertas já realizadas. As crianças lembraram o que pesquisamos até aqui e, juntas, levantaram ideias e desejos sobre os caminhos que iremos explorar nesta nova etapa.

Como forma de sensibilização para essa nova investigação, iniciamos a leitura da história A Colcha de Retalhos. As primeiras páginas despertaram curiosidade e afetividade, abrindo espaço para refletirmos sobre lembranças e vínculos.

Construindo Narrativas

Turma da Festa (TCM)

As crianças da Turma da Festa demonstraram muita alegria em conduzir e contar para as famílias as experiências vividas que ilustraram a Mostra de Artes. Iniciaram a semana visitando a exposição, apreciando com atenção e comentando sobre cada detalhe que percebiam.

Continuando nossas pesquisas a partir da história A professora da floresta e a grande serpente, de Irene Vasco e Juan Palomino, perguntamos às crianças o que elas gostariam de saber sobre a Amazônia, possibilitando descobertas sobre a região apresentada na narrativa.

“Eu gostaria de saber sobre as cobras da Amazônia e todos os animais.” (Elena)

“Quais os tipos de plantas da Amazônia.” (Olívia)

“Como são feitos os livros.” (Aurora)

Desta forma, vamos sensibilizar as crianças para o tema da pesquisa sobre a literatura oral e suas narrativas contadas de geração em geração, como fontes geradoras de conhecimento e cultura.

 

Qual o Tesouro do Seu Nome?

Turma do Circo (TCT)

O livro Os Tesouros de Monifa, de Sônia Rosa, tem sido uma grande inspiração na turma. Seguindo algumas pistas da narrativa, iniciamos um caminho de pesquisa. A origem e o significado do nome Monifa foram nosso primeiro passo.

Ao pedirmos às famílias que pesquisassem com seus filhos a origem e o significado do nome das crianças, descobrimos muitas histórias em comum. Para celebrar esse momento, reunimos todas as informações em nossa caixa de tesouros e, com a criação de autorretratos, demos mais sentido à nossa caminhada.

Agora, a ideia é iniciar uma pesquisa sobre a história familiar de cada criança. Em breve traremos mais notícias!

 

Traçando Caminhos

Turma do Cinema (TDT)

As crianças da Turma do Cinema contaram para as famílias, com muito entusiasmo, as experiências vividas para a produção da Mostra de Artes:

“Eu achei que a minha mãe e meu pai gostaram muito e acharam muito difícil fazer.” (Lucas)

“O meu pai e a minha mãe gostaram muito da Carmen Miranda e do Chaplin, gostamos muito da Mostra.” (Giovanna)

“A minha mãe e a minha avó gostaram muito.” (Santiago)

“Eu achei muito legal os trabalhos, a minha família também.” (José)

Em seguida, um passeio pela escola foi essencial para apreciarem os trabalhos das outras turmas, finalizando assim tantos conhecimentos adquiridos. Neste embalo, retornamos à narrativa “A professora da Floresta e a grande serpente”, de Irene Vasco e Juan Palomino.

Aos poucos, a turma vai se envolvendo e esmiuçando a história, ampliando seus conhecimentos tendo como caminho de pesquisa a literatura oral, transmitida de geração em geração, fontes geradoras de conhecimento e cultura.