O Ateliê da F1 está explorando o bioma Savana, investigando suas características de clima, vegetação e os animais que ali vivem, aprendendo sobre as adaptações que cada espécie desenvolveu para sobreviver nesse ambiente.
Assim, entre histórias coloridas e descobertas da natureza, seguimos construindo aprendizagens significativas, que despertam a curiosidade e a imaginação das crianças.
As turmas de F2 e F3 do Ateliê seguem viajando pelos biomas do mundo!
Depois de explorarem a floresta tropical, as crianças embarcaram em uma aventura pela Savana Africana, onde conheceram seus animais e se encantaram com a arte vibrante de Edward Tingatinga, artista da Tanzânia.
Tingatinga retratava a vida selvagem com cores fortes, formas simples e olhos grandes, criando obras cheias de imaginação e alegria. Após muitos aprendizados, a viagem continua e, juntos, aterrissamos na Austrália, onde o outback e as woodlands nos esperam!
Enquanto isso, as crianças do quarto e quinto anos vêm participando de uma jornada de descobertas ao redor do mundo, em especial pelo fascinante universo da rainforest (floresta tropical). Elas exploram seus animais, o clima e as características desse bioma, além de refletirem sobre como podemos cuidar melhor do nosso planeta.
Nesse processo, têm se mostrado muito atentas ao papel do ser humano na destruição dos ecossistemas e na extinção dos animais, compreendendo a importância de agir com responsabilidade para a conservação e proteção do meio ambiente.
Além disso, o vocabulário científico em inglês vem sendo ampliado com termos específicos relacionados à ecologia, biomas, clima, proteção e conservação, estimulando a aprendizagem com foco em Ciências.
A Pereirinha abriu suas portas para a Mostra de Artes do projeto “Arte e Memória: é preciso relembrar o antes para inventar o depois?”. Os corredores da escola se encheram de trabalhos das crianças mostrando o caminho percorrido pelas turmas em suas pesquisas.
As crianças receberam suas famílias com alegria, conduzindo-as como verdadeiras anfitriãs. Orgulhosas, contaram sobre suas produções, explicaram os processos e dividiram experiências que vivenciaram com carinho ao longo do projeto.
A cada olhar emocionado, a cada conversa entre as gerações, ficou evidente que a Mostra de Artes, mais do que uma exposição, foi um encontro muito especial de trocas e de aprendizados.
F1
As turmas de primeiro ano recebem a visita do Fernando Procópio, amigo da Kelly, mãe do Francisco da F1B, sambista da nova geração de compositores. Kelly apresentou nosso convidado para as turmas contando um pouco das memórias de sua família, que há gerações tem o samba correndo nas veias.
Fernando e Kelly foram recebidos com carinho e muita música. As crianças quiseram mostrar aos nossos convidados alguns sambas que conheciam e Fernando cantou junto acrescentando algumas informações sobre os sambistas homenageados na cantoria.
Como bom partideiro, Fernando improvisou versos com os nomes das crianças, das turmas, das professoras, e também com palavras do projeto. As turmas se empolgaram com a brincadeira e se divertiram com as rimas feitas na hora com tanta facilidade.
Conhecemos também um pouco mais do projeto Aos Novos Compositores, importante no cenário do samba, do qual participa apresentando suas composições.
Cantaram juntos Saudades de Vovó, um dos seus sambas que estava na ponta de língua da criançada.
Com seu talento com os versos, Fernando envolveu adultos e crianças num encontro cheio de alegria e conhecimento! Agradecemos à Kelly pela parceria e por ter possibilitado esse encontro que tanto enriqueceu nosso projeto.
As F2 têm explorado as formas geométricas planas, observando as diferenças entre elas e experimentando traçá-las no papel com o auxílio da régua. Além disso, investigaram o diâmetro do círculo e manipularam o jogo do Tangram.
A partir da história Bicho Lógico, as crianças criaram animais utilizando apenas figuras geométricas.
Identificar elementos do cotidiano que apresentam diferentes formas geométricas ajudou-as a reconhecer, nomear e comparar essas formas.
O próximo passo será observar a relação entre as formas geométricas planas e as tridimensionais.
A conta armada foi apresentada às crianças como mais uma estratégia de cálculo. O ato de somar e subtrair ganhou uma nova forma com o uso do algoritmo.
Conversamos sobre as diferentes maneiras de operar e resolver os cálculos, e quais estratégias já usamos no 3° ano. Relembramos a decomposição dos números, o uso do ábaco como ferramenta para realizar as operações e também a estratégia do cálculo mental.
Observamos a estrutura que a conta armada apresenta e quais são os procedimentos importantes aos quais precisamos estar atentos para utilizar essa maneira de operar.
As estratégias utilizadas até agora não serão abandonadas, afinal de contas, a conta armada chega como mais um recurso que as crianças terão para resolução de cálculos, ampliando o repertório dos conhecimentos matemáticos.
As F4 continuam as investigações sobre o som. Depois da aula com o professor Henrique, de Ciências, chegou a hora de dar corpo e movimento às propriedades sonoras.
Para isso, fizemos um passeio para o Parque da Ciência da Fiocruz, em Manguinhos. No caminho, já refletimos sobre as diferenças entre as paisagens sonoras da cidade, realizamos momentos de silêncio para perceber sons específicos de cada lugar e conversamos sobre poluição sonora e medição de decibéis.
No museu, fomos recebidos de forma bilíngue: libras e português, o que ampliou ainda mais nossas discussões. Entre brincadeiras, experiências e descobertas, aprendemos como o corpo escuta e como o som se espalha pelo mundo.
Em meio a ciência, poesia, passeio de trem e, claro, muita diversão na “célula gigante”, essa saída ficou reverberando (ou seria ecoando?) em todos nós.
Quem não gosta de samba,
bom sujeito não é
É ruim da cabeça, ou é doente do pé
(Samba da minha terra, Dorival Caymmi)
As F4 estão muito passeadeiras!
Foram convidadas a visitar a mostra de artes da Pereirinha, já que as F1 prepararam uma belíssima exposição sobre o samba. Foi um momento de conexão, troca e muita conversa. As crianças também aproveitaram para apreciar todo o trabalho da Educação Infantil.
As F4 identificaram, nas produções, artistas, compositores e personagens um tanto familiares no mundo do samba.
A visita se tornou um verdadeiro espaço de reencontro com pessoas queridas, que muitas crianças conheceram na Educação Infantil. Foi um encontro que deu samba!
Nos estudos do Projeto sobre o ciclo da água, as crianças compreenderam como esse elemento se movimenta na natureza, passando pelos estados sólido, líquido e gasoso, além de refletirem sobre a importância de preservá-lo como recurso essencial para a vida. Esse conhecimento estimulou nelas um olhar científico e crítico ao mesmo tempo.
Para colocar a mão na massa, as crianças prepararam sacolés a fim de observar as mudanças de estado físico da água. Ao congelar os líquidos, perceberam o processo de solidificação e, enquanto tomavam os sacolés, acompanharam a fusão, brincando com o novo vocabulário.
Aproveitamos também para trabalhar, em Matemática, as medidas de capacidade e de massa durante o preparo das receitas dos sacolés, pois as crianças tiveram que pesar ingredientes e observar medidas em mililitros na jarra.
Ao final, saboreamos nossos sacolés com sabores dos mais variados!