No dia 20 de setembro, a equipe do Ensino Médio participou do III Festival do Distrito de Educação, realizado na Casa Firjan. Foi uma ocasião especial em que estudantes e equipe pedagógica puderam compartilhar com o público um pedaço vivo da produção literária que vem sendo construída na escola.
Com a presença dos jovens autores, lançamos o livreto “Contos Completos – narrativas juvenis sobre liberdade, medo e imaginação”. O momento se transformou em uma experiência de escuta e de expressão, no qual cada estudante pôde apresentar sua obra e falar sobre seus processos criativos em conversas miúdas.
Nas primeiras aulas do Projeto em Química, realizado no 2º semestre para as turmas de M1 e M2, cada estudante pôde se aprofundar em histórias contadas de vidrarias de laboratório.
A ideia foi possibilitar um encontro com o laboratório que não limitasse uma possibilidade aberta de conhecê-lo. Em laboratório, as alunas e os alunos selecionaram a vidraria que mais chamou sua atenção. A partir delas, elaboramos exercícios de criação de histórias e de estudo sobre as funções de uma ferramenta dentro das ciências.
Entre séries fotográficas, criação de poemas e narração de histórias inventadas, nos servimos das funções já criadas para cada vidraria para fazer delas outras coisas, assim como Arthur Bispo do Rosário fez com os materiais trabalhados em suas obras.
A eletiva de Português e Linguagens do projeto vestibular começou com a discussão do romance “Senhora”, leitura obrigatória para a realização do segundo exame de qualificação da UERJ. Depois da prova, fizemos um mapeamento de conteúdos, potências e dificuldades de cada um da turma no que diz respeito às questões de português e linguagens no vestibular. Foi a partir desse mapeamento que as aulas foram planejadas.
Assim, percebemos a necessidade de identificação de conteúdos abordados no ENEM e de revisão de conteúdos, como as escolas literárias ao longo dos séculos, sobretudo as mais antigas, e a relação com os contextos histórico-culturais em que estavam inseridas. Com isso, começamos estudando as obras de arte imagens arquitetônicas do período medieval e renascentista, comparando estéticas e fazendo um simulado de questões voltadas para esses tópicos.