Spiders

Ateliê

Na Educação Infantil, estamos iniciando a exploração de mais uma obra de Eric Carle: The Very Busy Spider.

Como momento de sensibilização, realizamos uma roda de conversa para levantar os conhecimentos prévios das crianças, registrando uma lista do que já sabem sobre as aranhas. Em seguida, apresentamos a artista Louise Bourgeois, conhecida por suas instalações de grandes esculturas de aranhas intituladas Iconic Spider.

Antes da leitura da obra, as crianças estão tendo contato com o vocabulário do tema por meio de leituras coletivas, diálogos e diferentes explorações artísticas e investigativas, ampliando assim seu repertório e criando um terreno fértil para a compreensão e fruição da literatura.

Os Ovos da Galinha

Turma do Mar (Berçário)

A turma conheceu a música “Os ovos da galinha”, de Margareth Darezzo, apresentada pela professora Bebel na aula de Música. Segue o link para vocês ouvirem com as crianças:

https://youtu.be/MGn1vbCVez8?feature=shared

As crianças tocaram o instrumento chocalho, também conhecido como ovinho, e dançaram imitando os movimentos do animal.

Capoeira

Turma do Baú (TAT)

“O calor dos botões de fuxico lembra o abraço quentinho de voinho, que como bom capoeirista, ginga o corpo dele e o meu no ar. Em um segundo, firma meus pés no chão com a rapidez de um relâmpago e a energia do malungo zumbi”.

Inspirada no livro Os Dengos na Moringa de Voinha, de Ana Fátima, a Turma do Baú participou de um encontro especial com o Cigano, professor de Capoeira da Pereirinha. O ponto de partida foi o trecho em que a autora descreve o personagem “Voinho” como um bom capoeirista, conectando movimento, afeto e ancestralidade.

Durante a vivência, as crianças exploraram os instrumentos musicais típicos da capoeira e experimentaram seus sons, ritmos e gestos. O professor apresentou o berimbau, o atabaque e o pandeiro, explicando como cada um deles contribui para o ritmo do jogo e para a história dessa expressão cultural afro-brasileira.

A atividade possibilitou às crianças ampliar o olhar sobre a cultura popular, valorizando as manifestações que fazem parte da nossa história. Além disso, promoveu experiências corporais, sonoras e simbólicas que favorecem o desenvolvimento da escuta, da expressão e da convivência em grupo.

Alfaiate e Bordado

Turma do Papel (TBT)

A Turma do Papel revisitou o caminho percorrido até aqui em suas novas pesquisas. Perceberam que já fizeram muitas descobertas: exploraram diferentes materiais e ferramentas utilizadas na costura, conheceram máquinas de variados modelos, investigaram diversos tipos de tecidos, compartilharam memórias guardadas através deles e apreciaram obras de arte de artistas que utilizam linhas e costuras em suas criações.

No entanto, uma pergunta do amigo Caetano L. despertou novas reflexões no grupo: “Só existem mulheres que costuram? E os meninos? Eu até acho que meu pai costura.”

A partir dessa indagação, todos começaram a se questionar sobre a ausência de figuras masculinas nas obras de arte, nas histórias e nas fotografias sobre costura que haviam explorado até então.

Para ajudar a ampliar esse olhar, apresentamos às crianças a história “O Castor Alfaiate”, da autora Lars Klinting. Por meio do personagem Bruno, o castor, descobriram que o termo alfaiate é comumente utilizado para se referir a homens que costuram. A turma se divertiu acompanhando sua jornada para confeccionar um avental, conhecendo novas ferramentas e termos relacionados à costura.

A leitura abriu espaço para conexões com a Matemática: com a fita métrica em mãos, brincamos de medir os pés dos amigos e registrar as medidas em uma cartolina. Assim, puderam comparar tamanhos, observar diferenças e conhecer uma unidade de medida de forma divertida, contextualizada e significativa.

Durante a semana, as crianças também tiveram a oportunidade de apreciar e conhecer as obras da artista Lu Lessa. Descobriram uma das ferramentas mais antigas para fiar: a roca. Encantaram-se com os bordados da artista e demonstraram grande curiosidade em explorar mais sobre essa técnica de costura.

Linha e Pano

Turma da Festa (TCM)

A Turma da Festa apreciou o vídeo Arte Contemporânea e a Festa dos Sentidos, do grupo Matizes Bordadeiras, ampliando ainda mais o contato com a expressão artística que permeia os saberes culturais. Desta forma, através de cada ponto que se transforma em desenhos que surpreendem revelando arte e memória, iniciamos uma nova fase de nossas pesquisas. Aproveitamos para convidar as famílias com materiais para enriquecer mais nossos olhares.

 

Baobá

Turma do Circo (TCT)

As pesquisas da Turma do Circo estão a todo vapor. Fomos, mais uma vez, presenteados com um encontro cheio de afeto e descobertas. Depois da melodia encantadora do Coral da Sá Pereira, recebemos a calorosa visita da Turma do Baú!

Compartilhamos nossas investigações e ouvimos as crianças da Turma do Baú contarem sobre o livro Os Dengos na Moringa de Voinha (de Ana Fátima). Na narrativa aparece uma árvore que não é uma árvore qualquer, é um tesouro do continente africano, símbolo de vida, força e ancestralidade, o Baobá. Ela também é chamada de “Árvore de cabeça para baixo”, por causa dos seus galhos, ou “Árvore da vida”, por sua importância. As crianças da Turma do Circo já haviam encontrado essa mesma gigante na emocionante história “Obax”, de André Neves!

A professora Thaís nos deu um aviso divertido e animador para a nossa futura visita: “Ficamos sabendo que vocês também vão ao Jardim Botânico. Mas preparem as pernas e os olhos curiosos, porque será preciso caminhar bastante para encontrar nosso Baobá!”.

Qual será a maior surpresa que o Baobá nos reserva no Jardim Botânico? Aguardem nossas novidades!

Passeio Surpresa

Turma do Cinema (TDT)

As crianças da Turma do Cinema foram surpreendidas com um convite especial da Cecília, avó da Maria Hiltz: um passeio pela exposição Tenda Poema, de Lu Lessa. Com olhares curiosos, as crianças observaram a delicada produção da artista.

Fizemos um registro dessa visita pra lá de especial:

“Conhecemos a máquina Roca.” (Lucas)

“Aprendemos muitos tipos de tecido.” (Sebastião)

“A gente descobriu que dá para fazer um pano com lã.” (Antônio)

“Aprendemos que a roca faz a linha.” (Santiago)

“Aprendemos que existe um tipo de tecido que o nome é linho e se faz através de uma árvore.” (Carolina)

“Eu aprendi que os tecidos podem ser feitos com a linha.” (Elis)