Seguimos brincando com nosso Boi Pintadinho, agora de forma mais completa, com nossos jaraguás, nosso Boizinho Foguetinho e a boneca gigante Maricota, também conhecida como Dona Mariquinha. Enquanto um grupo de crianças atua com os bonecos, outro grupo performa no Mineiro Pau acompanhado das percussões das próprias crianças, ao som do repertório do Boi Pintadinho, de Santo Antônio de Pádua, do Carroça de Mamulengos e da Companhia Folclórica da UFRJ.
Nossas aulas viraram uma grande brincadeira, na qual as crianças se revezam, tocando, dançando e performando. Como fazem os brincantes populares. Todo mundo aprende a fazer um pouco de tudo para a festa acontecer.
Ateliê Fundamental I – Oficina de Construção
Na Oficina de Construção, temos trabalhado em conjunto com o professor João Santos, da Oficina de Marcenaria, na elaboração e montagem do nosso canteiro sub-irrigável móvel. Trata-se de um projeto que abrange desde a produção de húmus a partir dos resíduos orgânicos gerados na escola, utilizando a composteira desenvolvida no ano passado, até o cultivo de vegetais orgânicos.
Na sala de Marcenaria, inicialmente elaboramos o desenho do projeto, para que todos soubessem quais seriam suas funções. Em seguida, apresentamos os equipamentos às crianças, reforçando as medidas de segurança e explicando o que fazer em caso de dúvidas.
Os equipamentos utilizados neste projeto foram: serra de meia, esquadria, serrote, furadeira de bancada, furadeira manual, parafusadeira, grampos tipo “C” e “barra T”, além de diferentes tipos de brocas adequadas a cada uso.
Sempre acompanhadas por um adulto, as crianças cortaram peças de madeira, juntaram bordas, fizeram furos e parafusaram, de modo que todos os suportes e a caixa principal do canteiro fossem montados. Foi um verdadeiro trabalho de marcenaria, alinhando ciência e engenharia. As tubulações de irrigação também foram marcadas e devidamente perfuradas, garantindo um bom fluxo de água.
Foi uma tarefa de alta complexidade, que as crianças executaram com muita habilidade, cuidado e concentração. Assim, concluímos a etapa de montagem da estrutura do canteiro e do seu sistema de irrigação subterrânea.
Agora, seguiremos para a fase de preparação do solo, plantio e adubação orgânica dos nossos canteiros.
Será uma adaptação dessa história, de Stephen Michael King, o enredo que conduzirá nossa Festa de Encerramento. Resgatando memórias e se permitindo encantar-se pela arte e pela chegada de dois menestréis, a personagem Ana modifica a sua vida e a de uma cidade inteira, trazendo cor e alegria.
As crianças da F1 estão orgulhosas de ajudar a contar essa história no palco junto aos amigos da Pereirinha.
Dialogando com nosso projeto, representarão os músicos que ajudam a trazer alegria para Ana e os moradores da cidade.
Será também uma homenagem ao samba, esse ritmo que nos acompanhou durante todo o ano, alegrando também nossas tardes e embalando tantas descobertas.
As crianças estão empenhadas, ensaiando uma coreografia e também uma bandinha, com direito a bossas de uma bateria de escola de samba.
Aguardem!
Depois de apresentarem com tanto entusiasmo o percurso e os trabalhos na nossa Festa Pedagógica, as crianças agora embarcam em um novo projeto cheio de descobertas: o Mercadinho das F2!
Nessa sequência de atividades, elas exploram como funciona o sistema monetário e refletem sobre o consumo consciente.
Com o recolhimento de embalagens de produtos diversos que os mercados costumam vender, cada turma montará o seu próprio mercado.
Pesquisarão preços, criarão promoções, produzirão encartes e, por fim, organizarão as seções de seus mercados. A prática de cálculo do troco também está sendo incentivada, em forma de brincadeiras e estratégias variadas.
Para contribuir com este projeto, sugerimos que as famílias visitem um mercado de verdade com as crianças, para que possam apurar o olhar para esse espaço.
No grande dia da inauguração dos mercados, as F1 serão as convidadas de honra para fazer as primeiras compras com seus dinheirinhos de papel.
O evento está quase chegando, e seguimos animados com tudo o que ainda vem pela frente!
A organização da feira livre, projeto permanente nas F3, tem a intenção de promover o estudo de conceitos matemáticos que fazem parte do eixo medidas e grandezas, como massa e sistema monetário. Além disso, torna oportuno o conhecimento de conceitos importantes do comércio, como lucro, prejuízo, investimento, entre outros.
Entender o caminho do alimento até seus locais de venda e como ele chega à nossa mesa também é uma questão fundamental que foi discutida com as crianças.
As atividades que envolvem calcular preços, “pesar” produtos, pensar na forma de vendê-los e nas estratégias para facilitar a venda e o troco na hora da feira foram o foco de nossos estudos.
O dia da feira livre, quando as crianças receberão seus familiares para as compras com dinheiro de verdade, é o grande momento de culminância deste projeto.
As F4 concluíram mais uma importante etapa na aquisição da linguagem matemática: a apresentação do algoritmo da divisão por estimativa. O processo faz parte do aprofundamento das discussões em torno do pensamento multiplicativo e das possibilidades de resolução de divisões com valores maiores.
Foram muitas as atividades realizadas até esse ponto, e a introdução da técnica da conta armada por estimativa ampliou as estratégias que as crianças podem utilizar para dividir valores, fortalecendo a compreensão do raciocínio envolvido em cada etapa do cálculo.
Os estudos continuam, e as relações com os números, com a Tábua de Pitágoras e com outras representações visuais, como diagramas, seguem ampliando o repertório e o conhecimento matemático das turmas.
Assim como no projeto sobre o samba, em que ritmo e estrutura caminham juntos, as crianças percebem que a Matemática também tem sua cadência própria, feita de lógica, organização e descobertas.
Com o intuito de conhecer escritores contemporâneos, mas também aqueles que permanecem vivos na memória da literatura nacional, como Machado de Assis, as F5 iniciaram a Ciranda de Autores Brasileiros.
Com estilos de escrita e temáticas diversas, os títulos proporcionam às crianças ampliar seu repertório de leitura e escrita; relacionar o universo da narrativa às histórias do nosso tempo; conhecer a si mesmos enquanto leitores e perceber o que lhes apetece: o tipo de linguagem, o ritmo com que o autor nos leva para a história, as imagens que o autor provoca no leitor e que permitem a viagem pelas linhas do livro, o tema tratado, a curiosidade sobre o porquê da escolha dos personagens e lugares…
Ao partilhar suas impressões, fazem dessa atividade individual chamada leitura uma experiência coletiva e, consequentemente, mais rica e proveitosa.