Ensaios Gerais Fundamental I

F2 a F5 – Teatro, Música, Dança e Artes

Nas últimas semanas, iniciamos os ensaios gerais do Fundamental I para a apresentação de Vamos comprar um poeta, que acontecerá no dia 11 de dezembro no Teatro dos 4, no Shopping da Gávea. Ver as turmas de F2 a F5 ocupando o palco, cada uma trazendo sua maneira própria de contar essa história tão singular, foi uma experiência que deu forma e sentido ao trabalho desenvolvido ao longo de todo o semestre.

Embora o processo aconteça com cada grupo concentrado em suas cenas e vivências, o encontro entre as turmas revelou o quanto cada fragmento contribui para que a obra aconteça como um todo. Ao observarem uns aos outros, nossos estudantes reconhecem que fazem parte de uma construção maior, e que suas ações individuais ganham força quando conectadas ao coletivo.

O trabalho de Arte Educação envolve descoberta, experimentação e presença. Quando as crianças se colocam em cena, assumem pequenos desafios, exercitam a confiança, a escuta e o pertencimento. É nesse movimento que a arte cumpre seu papel formativo: ela cria pontes, amplia repertórios e permite que cada aluno encontre uma forma própria de estar no mundo.

Estamos todos animados para o dia 11. Encerrar o ano celebrando Vamos comprar um poeta, dentro de um projeto dedicado à Arte-Memória , reafirma a importância de cultivar sensibilidade, curiosidade e imaginação desde os primeiros anos da escolaridade. É um privilégio acompanhar esse processo com nossas crianças e com toda a comunidade escolar.

Limpeza dos Rios

Ateliê F1

Nesta semana tivemos nosso penúltimo encontro do ano com o grupo Moleque Mateiro. Aproveitamos o momento para recordar as aventuras que vivemos ao longo do ano — os experimentos, as descobertas e todas as experiências em torno dos elementos terra, água, ar e fogo.

Para celebrar, realizamos uma atividade voltada ao cuidado com o meio ambiente, envolvendo a preservação dos rios, o excesso de lixo produzido e a classificação dos resíduos. Vini e Babi organizaram as crianças em dois grupos, que correram até o “rio” para coletar os resíduos espalhados. Ao final, a equipe que reunisse a maior quantidade de itens seria a campeã. Foi uma verdadeira farra!

Nosso encontro foi marcado por muita alegria e também por um pouquinho de saudade. Selecionamos algumas fotografias para compartilhar com vocês um pouco dessa vivência tão especial!

Trilha

Ateliê Fund. I  – Parque Lage

Já parou para pensar sobre quantas trilhas em mata fechada você já realizou? 

As crianças do Ateliê acrescentaram mais uma trilha para a lista de vivências no Parque Lage.

Tivemos a oportunidade de subir a trilha do Corcovado, que tem início dentro do parque. As crianças puderam ter a experiência de caminhar um pequeno trecho e conseguiram ter a sensação de como é estar imerso no ambiente de mata fechada.

Plínio, agente do ICMBio que sempre está presente nessas aventuras do parque, mediou o percurso e nos chamou atenção sobre os cantos de passáros, sobre o cuidado com o lixo que é deixado pelo caminho, sobre a importância da segurança e atenção enquanto se está fazendo uma trilha em mata fechada. Foram riquíssimas as conversas e observações realizadas ao longo do trecho.

Tivemos a chance de ver alguns macacos que se aproximaram do grupo e uma cutia que passava entre as árvores. Foi uma caminhada que exigiu bastante energia, mas que trouxe muita satisfação.

 

Mercadinho

F2 – Matemática

Os mercadinhos das F2 foram um sucesso! 

Depois de semanas de estudo e preparação, as crianças viveram um dia especial de trocas, descobertas e muita alegria. 

Após pesquisarem sobre o sistema monetário brasileiro e visitarem um mercado real com as famílias para observar sua organização, trouxeram embalagens limpas de casa, separaram produtos por seções, pesquisaram os preços online e arredondaram valores para facilitar o troco. 

Criaram nomes para seus mercados: Mercadinho da Cultura Brasileira, Mercadinho Garantido e Artmarket. E ainda produziram encartes bem atrativos com os preços e ofertas dos produtos.

Nesse grande dia, receberam as turmas de F1, que chegaram para as compras com suas sacolinhas retornáveis e encartes em mãos. 

As crianças das F2 assumiram a função de vendedores, cuidando das vendas, do troco, interagindo e auxiliando os pequenos compradores a lidar com o dinheiro que precisavam para cada compra. 

Depois das compras, todas as turmas de F1 e F2 aproveitaram o espaço do pátio do quinto andar para brincar.

 

Renda de Bilro e Sua Simetria

F3 – Projeto

As F3 conheceram a renda de bilro, uma tradição artesanal presente em diversas cidades litorâneas brasileiras, especialmente no Nordeste. 

Produzida a partir do entrelaçamento de fios sobre um cartão perfurado fixado numa almofada, essa renda é construída com a ajuda dos bilros, pequenos bastões de madeira que permitem entrecruzar os fios com precisão. 

Após observar fotografias de diferentes peças, as crianças identificaram padrões organizados e repetitivos, relacionando-os ao conceito de simetria.

A partir dessas observações, propusemos que criassem seus próprios padrões simétricos usando papel, por meio de desenhos, dobras e recortes.

O trabalho resultou em uma grande diversidade de composições, gerando satisfação e envolvimento entre as crianças.

O Dia do Samba

F4 – Projeto

Em clima de Dia do Samba, as F4 assistiram ao ensaio aberto do Ensino Médio, que está preparando uma roda de samba para o evento “Ensino Médio de portas abertas”.

Nos primeiros acordes tocados a mágica começou: algumas músicas soavam tão familiares que as crianças logo abriram um sorriso misturado à timidez. 

Os funcionários que passavam por perto também não se contiveram e começaram a se movimentar no ritmo do samba.

No ápice do momento, quando os músicos do Ensino Médio tocaram Madureira, de Arlindo Cruz, as F4 cantaram e sambaram animadamente.  

Foi uma celebração leve, divertida e cheia de encanto, o tipo de alegria que o samba sabe provocar sem fazer esforço. Tivemos até a participação do Seu Edmilson, sambista de primeira qualidade!

Despedida da Ciranda

F5 – Projeto

As F5 se despedem da ciranda de autores brasileiros. Acreditamos que, para a formação de leitores, é essencial promover a leitura literária, permitindo que as crianças transponham a realidade que as rodeia, ampliem sua visão de mundo e desenvolvam um olhar crítico para as diferentes possibilidades de ser e viver.

Para incentivar este hábito, selecionamos as seguintes obras: A bailarina fantasma, de Socorro Acioli; O mistério da casa verde, de Moacyr Scliar; e o O livreiro do Alemão, de Otávio Junior.

Cada aluno adquiriu uma dessas obras e, após a leitura, os livros circularam entre o grupo, permitindo que todos conhecessem cada uma das histórias. Também escreveram resenhas documentando o quanto havia sido significativa ou não a leitura de cada livro.

Essa experiência aproximou as crianças de um universo literário que conta sobre nossa realidade, desenvolvendo o gosto pela leitura.