Exercícios de meditação iniciam nossos encontros nas Tribos – Projetos de Vida, tal como acontecia no Ensino Fundamental.
Esse tempo para a promoção do silêncio interior e a ampliação da percepção de si possibilita a construção de nossa autoimagem, contribuindo para o autoconhecimento e o amadurecimento.
Os exercícios ajudam também a identificar a qualidade de nosso pensamento, que tantas vezes interfere em nossas escolhas e tomadas de decisão.
Inspirar e expirar, oxigenar, são práticas que nos convidam a movimentar ideias e até mesmo, se quisermos, a transformar ações.
Estudamos a influência da pressão sobre as mudanças de estado físico e sobre o efeito do calor nos gases.
Vimos que a panela de pressão consegue cozinhar os alimentos em água acima de 100°C, temperatura na qual a água passaria ao estado gasoso.
Vimos também as relações entre as demais características dos gases: volume, quantidade e temperatura.
Para entender melhor essas relações, realizamos em sala experimentos bem interessantes.
A turma pesquisou variações sociais, estilísticas, geográficas e históricas da língua portuguesa.
Compartilhamos experiências e fizemos exercícios.
Finalizamos a leitura das partes I e II de Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior, e debatemos temas abordados na segunda metade do livro, como a reprodução histórica da pobreza, o analfabetismo no Brasil e as relações entre escravidão e servidão.
As discussões incluíram a questão da educação no campo e a importância de Paulo Freire.
Comparamos temas presentes em Torto Arado com o poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto; assistimos ao filme A Febre, de Maya Da-Rin; o curta-metragem Vida Maria, de Márcio Ramos; e ouvimos canções de João do Vale, Belchior e Luiz Gonzaga.
Depois de estudar as principais transformações econômicas, sociais, políticas e culturais da Europa Moderna – séculos XVI e XVII – e concluídas as avaliações, passaremos ao estudo da formação dos Impérios Coloniais Europeus.
Iniciando por América Colonial e África, abordaremos a formação dos impérios espanhol e inglês, com ênfase na história da América Portuguesa – o Brasil Colonial – suas características sociais e o sistema escravista atlântico.
Prosseguindo com os estudos e experimentos de consolidação do diagnóstico ambiental, os estudantes construíram um filtro para aferir a poluição atmosférica no ambiente da escola e em outros três pontos de Botafogo: rua São Clemente, em frente ao morro de Santa Marta; esquina das ruas Voluntários da Pátria e Real Grandeza; Parque do Martelo.
A atividade foi feita em parceria com as aulas de Química.
Em sala de aula, os alunos planejaram entrevistas à comunidade escolar e a moradores ou frequentadores do bairro, visando a diagnosticar as características sociais do território em estudo.
Em Biologia, conversamos sobre as relações. Humanos, formigas e abelhas vivem em grupos. E os demais seres vivos também mantêm relações entre si.
Sejam essas relações harmônicas, desarmônicas, inter ou intraespecíficas, a Terra é nosso lar e vivemos todos em interação.
Investigamos exemplos de relações ecológicas – mutualismo, protocooperação, inquilinismo, predação – e estamos planejando uma gincana, na qual a turma vai identificar e fotografar seres vivos relacionando-se na natureza.
Tivemos nossa primeira aula de laboratório de Biologia, momento em que as vidrarias e demais instrumentos de trabalho foram apresentados e experimentados.
Aproveitamos para discutir a necessidade de cuidado e atenção nas aulas práticas.
Estamos superanimados!
A turma investigou propriedades atômicas e sua interligação com as relações sociais e políticas atuais.
Prosseguimos com nosso trabalho de compreensão do átomo, especialmente o núcleo atômico e suas características.
Debatemos a radioatividade e questões relacionadas. Observamos a Guernica, de Picasso; ouvimos Rosa de Hiroshima, de Vinicius de Moraes.
Impactos socioambientais gerados pela exploração de minérios de urânio no Ceará e suas consequências para as comunidades locais fizeram parte de nossas observações.
Estudamos também outras propriedades dos átomos e a forma como elas podem se relacionar com a localização dos elementos químicos na Tabela Periódica.
Os estudantes montaram uma representação visual do que seriam átomos diferentes e seus respectivos tamanhos, utilizando massinha de modelar e barbante.
Com a compreensão da relação entre o raio do átomo e seu comportamento ao longo dos grupos e períodos da Tabela, as outras propriedades foram sendo assimiladas, e também o entendimento da forma como metais e ametais fazem parte dessa área do conhecimento.
Vídeos, textos e materiais enfatizando a estrutura gramatical will/going deram continuidade ao projeto Future Professions.
Com muita imaginação, os estudantes criaram profissões do futuro, com informações básicas e as descrições dos requisitos, e as próprias páginas no Linkedin, mencionando atributos, interesses etc.
Para finalizar o trimestre, os grupos se reuniram e, com muita animação, apresentaram seus trabalhos em Powerpoint, Linkedin ou comics.
A turma realizou atividades para melhor compreensão das dinâmicas das placas tectônicas.
Assim, os estudantes puderam estudar a estruturação do relevo terrestre e conhecer fatores internos e externos que contribuem para a formação das cadeias de montanhas existentes na litosfera.
Conheceram também os agentes que formam e modelam o relevo, e como os processos erosivos agem.
Para encerrar o primeiro trimestre de forma diferente, jogamos Kahoot, um quiz envolvendo perguntas sobre os assuntos estudados ao longo desse período: conjuntos, funções e trigonometria no triângulo retângulo.
Foi bem divertido!
Passamos a explorar tipos específicos de função, observando características e padrões. Começamos pela Função Afim, que se caracteriza por ter uma parcela fixa e uma parcela variável.
Conhecemos alguns casos particulares, como a Função Constante e a Função Linear.
Produzimos conteúdo para nosso perfil do Instagram – @cine_sa – sobre o filme A Lavanderia, de Steven Soderbergh, que trata basicamente de assuntos econômicos.
Discutimos e escrevemos sobre lavagem de dinheiro, evasão fiscal, empresas offshore e temas correlatos.
O próximo filme escolhido pela turma para ser analisado é Cidade de Deus, de Kátia Lund e Fernando Meirelles.
Já começamos a assistir, e em seguida nos dedicaremos aos debates e postagens sobre os temas levantados pela obra.
Finalizado o processo coreográfico na eletiva Dança e Tecnologia, o trabalho não terminará.
Além de nos dedicar à criação do programa de Tékhne, que será distribuído no dia da apresentação, os ensaios continuarão.
Buscamos o entendimento do processo de limpeza dos movimentos e a unidade do grupo, dando segurança aos estudantes para a estreia.
No decorrer do mês os estudantes tiveram a oportunidade de concretizar as pesquisas e discussões desenvolvidas em sala de aula.
Em Filosofia os grupos discutiram internet, liberdade, fake news e consumo, e apresentaram o resultado de suas pesquisas e discussões.
Durante as apresentações surgiram observações muito pertinentes; a vontade de debater mais por parte de quem assistia cresceu, o que foi o encaminhamento perfeito para a elaboração dos podcasts como etapa final da disciplina.
Em Sociologia, com o embasamento das discussões prévias sobre desigualdades sociais, os alunos fizeram o levantamento dos bens e serviços do bairro de cada um, pesquisando também indicadores socioeconômicos e comparando-os com os do estado do Rio de Janeiro, para refletir sobre a vida na cidade.
Os resultados das pesquisas foram assinalados em mapas nos quais se pode ver a concentração desses bens e serviços, possibilitando a comparação não só estatística, mas também visual, das desigualdades socioeconômicas entre os bairros.
Nossos alunos ajudaram os recém-ingressos na escola, promovendo a revisão dos conteúdos de linguagens audiovisuais estudados no Nono Ano do Ensino Fundamental.
A turma passou a se dedicar, então, à criação em grupos de roteiros para vídeos.
Os grupos abordarão as linguagens das videoaulas, reportagens, entrevistas, campanhas de conscientização ou dos conteúdos ficcionais.
A expectativa é que essas atividades propiciem não apenas conhecimentos de linguagens e tecnologias, mas também a reflexão crítica sobre a forma como os estudantes se relacionam com as redes sociais.
No novo ciclo de projetos, a proposta foi usar o efeito hidráulico para gerar movimento. Dois projetos se destacaram, e com mais um pouco de trabalho estarão prontos para serem exibidos.
Desta vez sem imagens ou spoilers pessoais.
Aguardem para ver esses e mais projetos na Feira Moderna.