Meditando…

F6M – Tribo

Na F6M, conversamos e  praticamos  a meditação, esse momento de relaxar e conectar com a respiração, tão benéfico para o nosso dia a dia. 

Iniciamos a leitura de um texto retirado da Revista Pátio, escrito por Daniele Zebini em 2017. que nos fez pensar “quanto mais se aprofundam os estudos relativos ao Mindfulness, mais a ciência encontra benefícios da prática da meditação que se estendem à educação: melhoras na atenção, concentração, controle executivo das ações, facilita o desempenho escolar, reduz a hiperatividade e facilita as atividades socioemocionais.”

Segundo a autora, a meditação contribui ainda para o autoconhecimento, a autorregulação e o monitoramento do que se passa internamente e no ambiente.

Leiam abaixo alguns depoimentos dos estudantes

(…)Quando fechei os olhos para poder me concentrar, vi uma imagem, mas não qualquer imagem mas sim uma pintura de uma floresta bem bonita! Como umas pinturas de Van Gogh como se eu tivesse dentro dela.” (Eva)

“(…)Eu me senti conectada com a minha mente e em paz com meu corpo. Para mim, foi muito difícil encontrar esse espaço pleno em meio a tantos pensamentos e problemas.(Isabela)

“Eu tenho muita dificuldade para imaginar, mas quando eu foco em uma coisa, tudo fica meio preto e parece que só tem eu e esse objeto ou pessoa, como a Eleven de Stranger things, e em volta começa a aparecer várias coisas aleatórias que eu não tenho controle.” (Luisa Metri)

“Eu imaginei uma imagem preta e fiquei calmo.” (Miguel Amendoeira)

Tribo com Visita

F6T – Tribo

Na F6T recebemos a visita do Claudio Moraes (pai da Filipa) para nos ensinar algumas práticas de meditação.

Cláudio nos falou que meditação não é “não pensar”, mas dar mais espaço para os pensamentos que são como as nuvens, vêm e vão embora. Meditar é não ficar agarrado no pensamento, é dar mais espaço entre eles. Relaxando e respirando, os pensamentos se desgarram. E o que fazer com as tensões, com as dores? A respiração tem um poder de cura enorme!

Claudio nos guiou em três exercícios que surpreenderam a todos, primeiro, uma movimentação no corpo e a expressão de sons em diferentes intensidades. Depois, entramos em relaxamento e conectamos com a respiração. 

“(…)a cada exercício sentia meu corpo parte por parte, ficando mais tranquilo. No dia estava com uma dor de pancada e muscular no joelho, e não conseguia andar direito. Mas, depois dessa meditação sai de lá sem dor nenhuma, (…) (Gaspar)

“(…) Em algumas posições não consegui focar muito bem por conta da dor nas costas, mas aquela técnica de respiração ajudou bastante para que a dor baixasse! (Alice Barreto)

“Eu fiquei bem tranquila e relaxada, adorei o exercício dos braços. (…)Adorei a tribo, muito obrigada Claudio!!” (Helena Barreto)

“Quando eu cheguei lá eu estava bem agitada com a animação de sexta-feira, e eu não estava com a expectativa de que eu realmente fosse relaxar(…) 

“Na hora do exercício “voando” na hora de falar “a, o e hum” eu senti um formigamento nos ombros, e quando o Claudinho falou para sentirmos no peito, eu comecei a imaginar o formigamento vindo para o peito e ele realmente veio. A minha voz ficou ecoando como se estivesse em uma música ou algo do tipo. Eu gostei muito da tribo!” (Nina)

“(…)Quando a gente fez aqueles sons tipo: aaaaaaa ouuuuuunn uuuuuuuu eu senti que a escola inteira estava vibrando junto com meu peito..” (Serena)

Shakespeare

F7 – Teatro

As F7 começaram a estudar Shakespeare nas aulas de Teatro. Quem foi esse dramaturgo, qual foi a  sua época, qual a razão de sua importância? Por que, até hoje, permanece o interesse pela obra dele?

Para experimentar a cena e o improviso, recorremos a Hamlet, tragédia sobre vingança e disputa de poder.

Passamos à comédia com A Megera Domada, observando a ironia e a língua afiada dos personagens. As turmas foram desafiadas a fazer a leitura e encenar um entrevero entre Petruchio e Catarina.

Não é fácil ler Shakespeare e seu linguajar erudito. Mas entender facilita bastante.

Os alunos estão atentos e curiosos. De forma leve, vamos tomando coragem para experimentar, em cena, histórias densas e complexas.

 

Adolescência É…

F7T – Tribo

Adolescência é…

“chata”.
“crescer”.
“uma fase”.
“maturidade”
“liberdade”.
“novo começo”.
“desnecessária”.
“responsabilidade”.
“puberdade”.
“amadurecimento”.
“uma desgraça”.

Quando iniciamos, na Tribo das F7T, nossas rodas de conversa sobre adolescência, rimos um bocado, pensando nos estereótipos dos adolescentes.

Conversamos sério, também, sobre esse momento tão especial, que traz tantas novidades e transformações. E que nos dará muito o que discutir em nossos próximos encontros.

Ventos Tropicalistas

F8 – Música

Nas aulas de Música, estamos iniciando as F8 na sensibilização para a Festa de Encerramento.

Ouvimos Batmacumba, de Gilberto Gil, o que nos possibilitou o aprofundamento no contexto histórico dessa canção, com informações sobre a poesia concreta e o movimento tropicalista.

Situamos também o contexto político da época em que a canção foi criada, os tropicalistas e suas bandeiras.

Iniciamos a criação do arranjo com tubos sonoros e tambores.

Nessa prática de conjunto, os estudantes conheceram e aprenderam a tocar o ritmo ijexá.

Falar Sobre Drogas

F9 – Tribo

Nas Tribos de F9, temos conversado sobre drogas, com o apoio do prefácio de Pedro Abramovay para Quem Tem Medo de Falar Sobre Drogas? Saber Mais para se Proteger, compilação de textos organizada por Gilberta Acselrad para a Editora da Fundação Getúlio Vargas.

Segundo o prefaciador,  sexo, por exemplo, já virou assunto corrente. Política e religião, tabus há algumas décadas, também podem incomodar, mas não impedem o debate, que corre de maneira relativamente livre. Quando se trata de drogas, porém, tudo fica mais complicado.

A leitura coletiva tem trazido reflexões. Queremos ultrapassar a barreira da interdição, expressar, discutir, trocar e nos informar melhor.