Dia de Jogos

Ateliê

As crianças do Ateliê estão animadas para receber as famílias na próxima semana.
Os responsáveis virão participar da oficina de jogos e apreciar os trabalhos das aulas de Inglês.
Durante os últimos meses os pequenos pesquisaram  jogos de tabuleiro e se dedicaram à confecção dos materiais necessários para a brincadeira.
Reaproveitaram sucatas, criaram embalagens personalizadas e jogaram bastante.
Esperamos as família para um dia divertido.

O Encontro com o Saci

F1 – Música

Em um passeio pela floresta, as F1 encontraram um Saci bagunceiro, que tem medo de escuro…

Como termina a história desse encontro?

As crianças mostraram ao Saci um jeito de clarear a escuridão cantando, fazendo adoleta e tocando com os tubos.

Tudo terminou com muita música, brincadeira e tecnologia!

Calder+Miró

F1 – Projeto

A visita à exposição Calder+Miró,  na casa Roberto Marinho, foi muito instigante para as turmas de F1.

Descobriram que os dois artistas eram amigos e que as obras deles tinham muito em comum.

Observaram as formas e cores nas produções, buscaram semelhanças e descobriram que Calder também tem trabalhos de pintura.

Os móbiles chamaram especial atenção das crianças, que repararam nas alavancas, nos pontos de apoio e levantaram inúmeras hipóteses sobre como todas aquelas formas se  equilibravam.  

Foi um passeio muito enriquecedor, que certamente trará desdobramentos interessantes para os grupos.

 

Mudando a Letra

F2 -Projeto

Já faz tempo que as F2 conheceram a história de dois amigos chamados Pedro e Tina. Depois de pensar sobre aquela amizade especial, a turma foi apresentada a uma carta de uma criança a outra.

Nessa carta apareceu a tal letra cursiva que, de tão desenhada e trabalhosa, despertou a curiosidade das turmas.

Alguns alunos se arriscaram a dizer:

“Essa é fácil, já sei fazer!”  

Outros ficaram mais reflexivos:

Mas essa letra é muito difícil de ler…”

Para iniciar o trabalho com o novo tipo de letra, as F2 exploraram bastante os movimentos: papel, caderno de desenho, quadro branco, tinta… Tudo fez parte da nossa rotina, para soltar o traço e trazer mais leveza às mãos.

Já, já as escritas terão um novo visual, e as leituras, novos desafios.

Tempo e técnica são muito importantes. Por isso, vamos com calma!

O Rock’n’Roll é Minha Sina

F2 – Música

Os ensaios do Rock da Memória estão cada vez mais animados e organizados.

As F2 vêm se apropriando de suas partes individuais e também entendendo como sua participação impacta na sonoridade coletiva.

Com essa percepção mais amadurecida, as crianças conseguem seguir com mais segurança a pulsação e a forma da música; e também ter maior controle sobre a intensidade com que tocam o instrumento.

Leitura Afetiva

F3 – Projeto

Como aquecimento para a Feira Literária do Fundamental II, os alunos das F8 receberam as F3 para um encontro cheio de histórias.

As F3 foram recepcionadas pelos adolescentes na biblioteca, na casinha do pátio e nos bancos da escola. Em grupos, os mais velhos tinham em mãos livros que marcaram suas infâncias. 

Gildo, Rinocerontes não Comem Panquecas, A Revolta dos Gizes de Cera, entre outros títulos, despertaram o interesse das crianças convidadas. 

O encontro promoveu integração especial entre os alunos e, com certeza, tornou essa atividade memorável para todos.

Conscientização Corporal

F3 – Teatro

Estamos em um processo de conscientização corporal nas aulas de Teatro das F3. Em cena, as crianças vão contendo o corpo, dando pausas, e em outros momentos sustentam o corpo expressivo. Deixando de lado os movimentos involuntários para dar ênfase aos gestos pensados, escolhidos e inventados por elas.
Trabalhamos também o gromelô, uma “linguagem” inventada, em que usamos somente o corpo e a entonação da voz para estabelecer a comunicação.
Dando continuidade a esse processo, propusemos um exercício em que um personagem é construído por três crianças abraçadas, que se movem e falam simultaneamente. O maior desafio é conseguir dividir a atenção em três focos, o corporal, o vocal e ser capaz de manter o desenvolvimento da cena, dando ideias.
As crianças curtiram muito esse processo de trabalhar o corpo expressivo no Teatro de forma coletiva..

Notas, Ritmos, Sons e Escritas

F3 – Música

Nas aulas de Música das F3 o conhecimento da flauta doce está evoluindo.

As noções iniciais de emissão sonora, postura e tamponamento já estão mais consolidadas, e as crianças já conheceram as notas.

Começamos a usar o livro com elementos da notação musical.

Os estudantes conheceram as figuras rítmicas semínima, mínima e semibreve e já conseguem ler partituras simples.

De agora em diante serão desafiados a pôr em prática o conhecimento adquirido. Vem aí uma gincana musical.

Visita do Pedro Vasconcellos

F3M – Projeto

A F3M recebeu a visita do Pedro Vasconcellos, pai da Gabi. Ele veio falar sobre o Bobozinho, robô montado em sua casa com diversos componentes eletrônicos.

Pedro trouxe outro robô, desmontado, para demonstrar como cada parte é encaixada através de  fios, placa, baterias, além dos comandos para dar origem ao comando eletrônico. Isso aguçou a curiosidade da criançada, que o apelidou de robô-jogo.

O robô foi demonstrado em sala, onde deu voltas, girou e andou para frente, além de piscar com luzes de cores diferentes. Fez tudo isso através de comandos feitos do tablet. 

Pedro comentou a programação – linguagem que possibilita as ações do robozinho –  e deu exemplos de como os movimentos do robô só eram possíveis porque essa linguagem existe.

A conversa rendeu. Houve várias perguntas sobre energia e máquinas simples. 

O Bobozinho foi um verdadeiro instrumento de pesquisa. Durante o bate-papo, as crianças foram apresentadas a um novo tipo de energia, o eletromagnetismo.

A F3M prosseguirá em suas pesquisas, agora com muitas informações novas.

Foi uma manhã de muita alegria e conhecimento.

Festas Pedagógica e de Encerramento

Fundamental I – Dança

Nas aulas de Dança, as turmas leram os textos das Festas Pedagógica e de Encerramento, conhecendo as história que as F1, as F2 e as F5 vão contar.

As F1 vão apesentar um trabalho inspirado em Alexander Calder e dançar coreografias que dialogam com o trabalho do artista.

As F2 trazem para a cena os segredos da memória, com temas trabalhados em Projeto ao longo do ano.

As F5 encenam Os Meus Balões, de Karen Acioly, e já estão trabalhando na construção gestual e corporal dos personagens e em pequenas inserções coreográficas que ajudarão a contar a história.

As F3 e F4 também ajudam as F5 a contar essa história, dançando coreografias ao longo da peça.

Estão todos animados e com a cabeça fervilhando de ideias, ansiosos e felizes com as festas.

Visita da Daniela

F4M – Projeto

A F4M recebeu a visita da fotógrafa Daniela, mãe da Laura.

Daniela nos apresentou as diferentes áreas de atuação dos fotógrafos, além de nos provocar a pensar sobre a influência da luz e da sombra e também do enquadramento e da composição de uma foto.

O encontro sensibilizou o olhar da turma para que as próximas fotos sejam tiradas a partir da aplicação das técnicas apresentadas.

Agradecemos à Daniela pela valiosa colaboração com nosso Projeto.

Cores e Luz

F4 – Projeto

Como se forma o arco-íris?

As F4 tiveram uma aula de Ciências com experimentos diferentes e dessa vez, além de retomar alguns conceitos sobre as propriedades da luz, Henrique, professor de Ciências, mostrou como o arco-íris é formado.

Com três refletores nas cores azul, verde e vermelha, foi possível perceber que a luz branca é o somatório das cores do arco-íris. Além de experimentar as misturas das cores em luz, as crianças puderam rever os conceitos de reflexão e refração; e pensar um pouco sobre as frequências e a velocidade da luz.

Experimentos como esse tornam o conhecimento mais significativo e estimulam as crianças nas pesquisas.