Em tempo de eleições, não poderíamos deixar de ouvir o que pensam os jovens.
Para iniciar a discussão em todas as Tribos, perguntamos: o que é política pra você?
Compartilhamos aqui algumas das respostas
“Política é um sistema baseado no conjunto de pessoas que governam um país, incluindo presidente, prefeito, governador, deputados, senadores, entre outros. No Brasil, escolhemos nossos representantes através do voto, ou seja, um sistema democrático.”
“É a força que organiza, ou desorganiza, a sociedade.”
“É corpo, poder, guerra, economia, arte, trabalho, legislação, sociedade, opinião, revolução, classes, posicionamentos… Tudo é política! Todo ato é político!”
“É o jeito que você vê e pensa o mundo.”
“É o que tenta estabelecer o equilíbrio numa sociedade.”
“Uma forma de compartilhar opiniões e ao mesmo tempo falar besteira. Serve para decidir formas ‘melhores’ de conviver em sociedade (na teoria).”
“É a forma como algo funciona dentro de uma sociedade. As regras, leis, processos… Não somente o Estado, mas a sociedade em geral.”
“Política é o que move o Estado, o que comove e rege a sociedade. O modo de mudar o que está ao nosso redor, a partir de ações e debates.”
“É uma forma de promover justiça. É a voz do povo. É importante para nos expressarmos e termos um mundo melhor.”
“Um sistema feito para governar países, estados, cidades. Teoricamente, um sistema democrático, melhorando a vida dos cidadãos.”
“É uma forma de organização social e econômica, onde um ou mais indivíduos decidem maneiras de lidar com algo.”
“É um meio de organizar e governar a sociedade pensando no grupo.”
“É uma maneira de governar que envolve a opinião da sociedade, através da democracia. Mas a democracia não é a única maneira de fazer política.”
Depois de algumas conversas, percebemos que falar sobre política com quem concorda com a gente é sempre mais fácil e confortável. Mas na construção de um ambiente e de uma sociedade democrática, aprender a ouvir, dialogar, argumentar com quem pensa diferente é de grande importância. Compartilhamos também, com os estudantes, o que está escrito no primeiro parágrafo da Proposta Político-pedagógica da Escola Sá Pereira, que norteia como pensamos, sentimos e realizamos quando vivenciamos debates que envolvem divergências em qualquer campo das ideias.
“Tomamos como referências éticas os valores proclamados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na dos Direitos das Crianças; a crença na democracia, na solidariedade e na fraternidade como valores universais; a busca da participação, da livre expressão e do respeito mútuo; a necessidade da escuta cuidadosa e amorosa das diferentes inquietações, necessidades, anseios e sonhos de cada pessoa, grupo, povo ou nação; a certeza de que a paz política, social e econômica é o único ambiente propício para o desenvolvimento humano sustentável.”
A F6T escolheu Radio Ga Ga, do grupo inglês Queen, para ser trabalhada.
A F6M elegeu Machine, da banda Imagine Dragons.
Partimos para desbravar os obstáculos técnicos, extensões vocais da melodia, acordes nos instrumentos e levadas rítmicas, buscando estratégias para entrar no fluxo das canções.
Conhecemos a cultura e o fazer musical do povo malinke, da República do Mali, assistindo ao minidocumentário Foli. Ritmo, palavra, corpo e movimento.
Cantamos e dançamos Po Hamék, do povo krenak, que também coloca a música no corpo e na palavra, com percussão corporal associada ao texto.
Aprendemos que, para esse povo, a música está sempre associada ao encontro, à motivação comunitária.
A Festa de Encerramento será inspirada em um texto sobre tecnologia, redigido pelo mestre Gilberto Gil.
Para sensibilizar as F6, visitamos o site Google Arts & Culture. A página homenageia o artista, que está completando 80 anos, abordando o contexto da Tropicália, dos festivais da canção, de sua atuação política e sua obra gigantesca.
Assista aos ensaios:
F6M (Machine) https://youtu.be/uXdcP3zXp2Q
F6T (Po Hamék) https://youtu.be/iJE8fR0V59I
Foli:
Po Hamék:
Po Hamék
Recebemos um convidado especial nas aulas de Matemática da F6M e das F9: Renato Rocha Souza, pai da Bia (F6M) e da Anita (F9), conversou conosco direto da Áustria.
Ele fez uma apresentação sobre a história da evolução dos computadores.
A conversa abriu caminho para nossa próxima etapa do Projeto Institucional em Matemática.
Conversaremos com os estudantes sobre sistema binário e linguagem computacional, dando continuidade à proposta de debater a evolução da tecnologia e a Matemática.
Agradecemos pela presença do Renato em nossa aula. Já estamos aguardando o próximo encontro.
Nas aulas de Música das F8, começamos a preparar o arranjo para Tropicália, de Caetano Veloso.
Estamos aprendendo a letra e a melodia e identificando os timbres, a forma e os gêneros musicais presentes na canção.
Os estudantes reconheceram o baião, na gravação, e estão vivenciando o ritmo com a ajuda do pandeiro. Aprenderam as primeiras noções de postura, timbres e mapeamento do instrumento.
Começamos a criar um arranjo de pandeiro a duas vozes, que será inserido no arranjo final.
Em seguida virá a harmonia, e as turmas serão instigadas a explorar e propor outros timbres para o arranjo.
Nas aulas de Dança, as turmas do fundamental II, leram o texto da Festa de encerramento, entendendo o que as coreografias de cada turma representam no espetáculo. Em seguida, assistimos trabalhos de dança que dialogam com os temas em questão, tendo ideias para os trabalhos. Em grupos, começaram a pensar em pequenas sequências coreográficas, sendo coautores nesse processo criativo.