Na semana passada Ateliê pôde compartilhar com as famílias os jogos elaborados na Oficina de Jogos e Brincadeiras durante os últimos meses.
Nesse encontro fizemos o lançamento oficial do nosso Almanaque de Jogos, exploramos juntos suas páginas e sorteamos os jogos que dariam início à jogatina.
As crianças ficaram felizes em apresentar os jogos produzidos por elas e também em compartilhar as estratégias de cada jogo com suas famílias.
É sempre uma alegria receber as famílias na escola e compartilhar os trabalhos produzidos com tanta dedicação e criatividade pelas crianças.
What happens if you give a mouse a cookie?
Ao longo do mês de setembro, as crianças do Ateliê se envolveram com um tema muito especial: cookies.
Nossa jornada pelo universo dos cookies começou com If You Give a Mouse a Cookie, história de um ratinho que ganha um cookie e um copo de leite.
A narrativa do livro foi recontada pelas crianças.
Assim como na história, elas representaram os biscoitos usando materiais diversos, como massinha e papéis coloridos, dando asas à imaginação.
Vimos cookies sendo feitos como em uma confeitaria americana. As turmas puderem acompanhar de pertinho o passo a passo da receita.
Usando notebooks, conheceram o famoso Cookie Monster, que só conseguia pensar na letter C.
Brincamos de Feed the Cookie Monster, Cookie Run, Who Took the Cookie? e Cookie Monster Tag.
Para comemorar o encontro com as famílias, as crianças produziram deliciosos cookies, que saborearam, e compartilharam com os presentes o que aprenderam.
No final do encontro levaram para casa a receita escrita e ilustrada por elas, para que mais momentos deliciosos como esse possam acontecer.
Os jogos fazem parte da rotina das F1 e estão presentes em diferentes momentos do dia.
Além de estimular o raciocínio lógico, trazem desafios interessantes: ajudam a ampliar o campo numérico; a perceber as regularidades do nosso sistema numérico; exploram a contagem e o reconhecimento dos números.
O jogo de trilha tem feito sucesso entre as crianças, que estão preparando uma especial com a temática do nosso projeto.
Elaborar os obstáculos e avanços pensando em situações relacionadas às nossas pesquisas tem sido estimulante e muito divertido.
Em uma conversa sobre a história da fotografia, as crianças voltaram a observar as câmeras fotográficas trazidas no início do semestre e perceberam como a máquina mudou ao longo do tempo.
Os termos câmera analógica e câmera digital apareceram e despertaram a curiosidade das crianças. Para investigar suas hipóteses, pesquisaram as características de ambas e registraram no caderno de Projeto.
“Na câmera analógica as fotos ficam armazenadas em em um rolo de filme.”
“ O filme passa por uma revelação química.”
“O filme não pode ser aberto na luz.”
“Na câmera digital dá pra ver a foto na hora.”
“As fotos ficam armazenadas em um cartão de memória.”
“A imagem digital tem pixel.”
O próximo passo será descobrir o que acontece quando o filme é aberto em ambiente iluminado, o que é revelação química e o que significa pixel.
Vem mais pesquisa por aí!
Em novembro as F3 realizarão a tradicional e tão esperada Feira Livre.
As crianças estão se organizando para entender como funciona uma feira: planejar o que será vendido; ir à Cadeg comprar os produtos; pesar, organizar e precificar os alimentos escolhidos.
Teremos um longo caminho, com muitas investigações importantes.
Estamos analisando o preço de produtos comuns nas feiras.
As crianças levarão para casa uma pesquisa para saber o valor médio de alguns legumes, frutas e verduras.
Assim, as famílias poderão nos ajudar a construir pouco a pouco o rico trajeto de saberes matemáticos que essa feira nos proporciona.
A Feira Moderna se aproxima e as F4 estão construindo suas apresentações abordando os temas de interesse.
Em grupos, os alunos trabalham tendo como ponto de partida as pesquisas feitas nas aulas de Projeto.
As dúvidas, debates, produções textuais e artísticas são orientadas pelos professores e, aos poucos, ganham forma.
Apresentar um trabalho sobre seu tema de interesse é uma forma eficaz de consolidar os conhecimentos vivenciados. As crianças estão se dedicando.
Não percam!
As F5 pesquisaram e investigaram a história do papel. Descobriram que em tempos remotos o homem desenhou, pintou e escreveu sobre pedras, ossos, metais, placas de argila, conchas, peles de animais, cascas de árvores, seda etc.
A arte rupestre impressionou a todos. As imagens produzidas nas paredes das cavernas e nas rochas mostram os animais que os seres humanos viam em suas andanças e que desejavam capturar.
Depois de pesquisar, analisar e apreciar imagens, as crianças reproduziram essa vivência em um enorme painel.
A Feira Moderna, evento esperado pelas crianças para compartilhar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano, se aproxima e apresentará o que elas têm produzido por aqui.