As crianças da F1 que participam da Oficina de Construção do turno da manhã prosseguem com os experimentos de mecânica e movimento.
Após entenderem o que é a força elástica, construíram um ventilador que gira a partir de uma corda.
Discutimos os princípios do movimento, o atrito e a capacidade de um objeto em movimento permanecer em movimento.
Cada estudante customizou a hélice do seu ventilador, e estamos finalizando a colagem da estrutura de suporte.
Os grupos de F2 a F4 do turno da manhã e as crianças que participam do Ateliê da tarde estão alternando atividades envolvendo a programação e os circuitos elétricos.
Montamos um circuito integrado que produzia ondas elétricas. Essas ondas, ligadas a um alto-falante, produziam som.
A ideia foi criar um instrumento parecido com o teremim. Por fim, na parte da programação do microbit aprendemos as variáveis e a aleatoriedade e os sensores e inputs.
Assim fizemos com que nossa plaquinha funcionasse como um cubo, e ao ser agitada se transformasse em um termômetro para medirmos a temperatura da sala de aula.
Comemorar aprendizados faz parte da cultura da nossa escola e, dessa vez, foi a hora das crianças das F1 receberem suas famílias para compartilhar descobertas e suas produções.
Na biblioteca elas fizeram o lançamento do livro de poesias das turmas, com direito a autógrafo, e depois seguiram para as salas onde apresentaram e jogaram diversos jogos confeccionados por elas ao longo do semestre.
Foi muito especial ver as famílias circulando felizes pelas escola, brincando ao lado dos filhos e vivenciando um pouco da nossa rotina de um jeito lúdico e divertido.
Na Reunião de Responsáveis das F2 tivemos a oportunidade de conversar sobre as características dos grupos, sobre as relações estabelecidas, sobre o trabalho pedagógico e as expectativas para o próximo ano letivo.
Durante o encontro lançamos um desafio para as famílias. Inspiradas pelo jogo A Fábrica de Histórias, as crianças criaram inícios de histórias irreverentes e inesperadas.
Coube aos adultos dar continuidade a essas histórias, desenvolvendo o enredo e criando um final.
O resultado não poderia ter sido mais divertido.
Compartilhar as histórias em sala de aula proporcionou momentos de muita euforia e gargalhada.
Nas F3, a parceria entre Dança e Música está dando forma ao trabalho que será apresentado na peça Os Meus Balões, de Karen Acioly.
Na peça, encenada pelas F5, as F3 representarão a máquina de café da fazenda do personagem principal.
Aproveitando o conhecimento adquirido pelas crianças sobre máquinas simples, nas aulas de Projeto, pesquisamos a máquina de café do início do século 19, e os alunos sugeriram movimentos para a construção de nosso trabalho.
Daqui para a frente ensaiaremos com afinco, ansiosos para compartilhar o que estamos fazendo.
A Feira Livre Sá Pereira das F3 é a culminância de um projeto que nasceu na F2 e convidava a F1 a brincar de mercado de mentirinha, usando dinheiro de papel.
Na F3 quase tudo fica de verdade, mesmo. As turmas visitam a Cadeg, fazem pesquisa de mercado, discutem lucro e prejuízo, a procedência dos alimentos e, depois de receber da escola um empréstimo em dinheiro, compram os produtos que serão vendidos na feira livre aberta às famílias.
O processo passa por todas as áreas do conhecimento, trazendo temas transversais, como educação financeira e sustentabilidade.
São muitas as aprendizagens de Matemática, e as propostas de atividades convocam as crianças a, também, lançar um olhar crítico sobre o mundo do consumo e da produção.
Nas últimas semanas as crianças brincaram com situações de venda em sala de aula, pensaram em pregões para atrair os fregueses e vivenciaram situações de troco.
Nas aulas de Dança das F4, estamos em processo de montagem da coreografia que fará parte da peça Os Meus Balões, na Festa de Encerramento.
O texto nos indica que a participação dessas turmas será uma coreografia representando o campeonato de balões que aconteceu no século 19 e cujo vencedor foi Santos Dumont.
Para sensibilizar os alunos, assistimos a um vídeo mostrando o voo de balões, e elencamos as qualidades de movimento que observamos: leve, lento, fluído e contínuo.
Em pequenos grupos, os estudantes criaram sequências coreográficas ao som de Balão, da Trupe Zaquim.
Começamos a montar nossa coreografia usando os movimentos criados pelos alunos, coautores desse processo.
A construção de textos de gêneros diversos faz parte da rotina das aulas de Língua Portuguesa.
Ampliar o vocabulário, diversificar a pontuação e conhecer as funções de palavras e expressões são formas de enriquecer e desenvolver as produções das crianças.
Com esse objetivo, os alunos refletiram sobre o uso dos conectivos, palavras que, como o próprio nome diz, ligam ideias na mesma frase.
Então, por isso, porque, mas, e, pois, portanto, dentre outras, foram listadas pelas crianças, usadas em frases e procuradas em livros.
O próximo passo será inseri-las nas produções textuais e no cotidiano da escrita.
As F5 iniciaram, com o estudo das frações, as reflexões acerca das partes, números não inteiros.
Com essas discussões, e observando os números do nosso cotidiano, começamos a pensar sobre o conceito de porcentagem.
“Está na bateria do celular!”
“Já vi esse símbolo nos descontos das lojas.”
“Eu tenho visto porcentagem nas pesquisas eleitorais.”
Tomamos estratégias trazidas pelas crianças e as relacionamos com o conhecimento construído a respeito das frações.
Os estudantes se descobriram capazes de calcular porcentagens simples.
“50% é a metade, calculamos como 1/2.”
“25% é metade da metade. É 1/4 de 100%.“
Assim construímos coletivamente estratégias para compreender e calcular porcentagens.