Inspiradas no tema do Projeto Institucional, as F6, nas aulas de Língua Portuguesa, discutiram a fala e a escrita como vias fundamentais de acesso à informação e à inovação.
Ao longo da história, a linguagem, as formas de expressão, comunicação e interação humana vêm passando por transformações.
As turmas fizeram debates orais, produziram apresentações e um mural de comentários virtuais (link) sobre o uso da linguagem, seus avanços e a evolução dos meios de comunicação.
As F6 foram à biblioteca para estudar a anatomia dos livros – capa, contracapa, orelha, folha de rosto, lombada…
O estudo continuou com uma atividade desafiadora, estimuladora da leitura e da criatividade: a escolha de um livro do acervo, para construir um catálogo de recomendações de obras.
O mais interessante foi a escolha dos livros ter partido dos juízos críticos dos próprios estudantes, que redigiram textos autorais de apresentação das narrativas e da anatomia dos livros selecionados.
Nas aulas de Matemática, as F6 criaram apresentações entre a professora e a turma.
Cada aluno devia dizer seu nome e descrever sua relação com a escola e com a Matemática.
A atividade seguinte foi bem divertida: o jogo Eu Tenho… Quem tem…?, cujo objetivo é fechar um ciclo.
Cada aluno recebeu uma carta com um texto do tipo “Eu tenho o 21. Quem tem a minha terça parte?” e, assim, uma carta levava a outra, até que voltássemos à primeira.
As perguntas continham termos do vocabulário matemático aprendidos em anos anteriores, como antecessor, sucessor, dobro, triplo, números primos, entre outros.
Ou seja, aproveitamos para revisar conceitos.
As aulas de Música das F6 e F7 começaram navegando pela playlist Tecnologia, do YouTube, organizada pelo professor e aberta às contribuições das crianças, com seleção de músicas e vídeos afinados com o tema do Projeto Institucional.
Estabelecemos os objetivos a serem alcançados com a prática de conjunto: selecionar, arranjar e tocar quatro músicas durante o ano (duas selecionadas pelo professor e duas pelas turmas).
Apreciamos também o Samba do Blackberry, do grupo Tono, cuja letra suscitou discussões sobre artefatos tecnológicos ultrapassados. O clipe apresenta fitas K7, filmes fotográficos, telefones de lata, e brinca com essa temática, além de criticar a obsessão com smartphones.
Outra sensibilização para o tema tecnologia foi a invenção do telégrafo e do Código Morse. Munidas da tabela decodificadora dos sons curtos e longos utilizados na telegrafia, as turmas tentaram decifrar as mensagens enviadas pelo professor com o teclado.
Assistimos ao vídeo de uma máquina sonora e fizemos uma atividade na qual montamos uma engrenagem sonora e andamos pela escola “tocando” nosso experimento.
Foi o nosso Bloco do Robô!
Wintergatan – Marble Machine (link)
As F6 e F7 chegaram animadas para reencontrar os amigos, conhecer os novos colegas e com muita vontade de partilhar as histórias e curiosidades das férias.
Fizemos uma brincadeira reproduzindo uma trend do Instagram, compartilhando cinco curiosidades.
Apresentamos a estrutura gramatical simples para expressar rotinas e hábitos, e pedimos aos estudantes que escrevessem cinco curiosidades anonimamente, em um papel onde descreveram seus perfis.
Então convidamos cada estudante a sortear um e ler em voz alta. Os outros deveriam tentar adivinhar o autor do perfil.
A atividade garantiu boas gargalhadas, além de ajudar a conhecer melhor os novos alunos da turma.
As F7 finalizaram criando um perfil no Google Apresentação para compartilhar com a turma.
Os cadernos de Artes foram recuperados este ano, como ferramenta de trabalho de todas as disciplinas de artes das F6, F7 e F8.
Os alunos trouxeram seus cadernos para a aula de Artes Visuais, para serem divididos em quatro partes: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.
Cada aluno recebeu uma imagem da sinalização da escola para colar no caderno e fazer, por escrito, uma apreciação dessa obra.
Conversamos sobre os elementos que devem estar presentes nas apreciações artísticas e, como exemplo, fizemos uma da qual todos participaram.
As F7 também começaram as aulas de Matemática com um jogo bem divertido: o bingo!
Cada aluno montou uma cartela em seu caderno, escolhendo números de 1 a 20. O objetivo era refrescar a memória dos assuntos estudados no Sexto Ano. As cartas sorteadas tinham contas ou frases envolvendo potenciação, radiciação, frações, números primos, expressões numéricas…
Apesar de o jogo ter sido apertado, os alunos foram cooperativos, ajudando-se quando o colega tinha esquecido algum conceito.
Nas F8, começamos nos apresentando, com jogos ritmados e brincadeiras musicais.
Depois das boas-vindas, passamos a nos aproximar do tema tecnologia, buscando refletir sobre a presença de tecnologia na sala de Música e nos instrumentos.
Inspirados nas engrenagens e nos sons das máquinas, criamos uma máquina musical.
Formamos grupos, cada grupo criou sua “máquina” e cada integrante fez um pequeno som-peça, que deveria se encaixar com o som-peça do colega, formando assim uma engrenagem sonora coerente.
Ainda explorando o tema do Projeto Institucional, conhecemos a história do telégrafo e de seu inventor, Samuel Morse.
Familiarizados com esse código, formamos novos grupos, e cada grupo foi desafiado a escolher uma palavra e codificá-la no alfabeto Morse, substituindo o ponto por palma e o traço por batida na perna, criando assim uma sequência rítmica.
Os grupos apresentaram suas palavras codificadas, desafiando os colegas a descobrir a palavra escolhida.
No primeiro semestre estudaremos, nas F8, o continente africano em sua diversidade natural e cultural, buscando desconstruir estereótipos amplamente divulgados pela mídia.
Analisaremos as principais heranças culturais da África no Brasil e, também, o racismo estrutural, como parte das consequências da escravidão sobre nossa sociedade.
Pesquisaremos o papel da tecnologia na mediação entre o tradicional e o moderno em África e o movimento cultural do afrofuturismo, que vem ganhando destaque no mundo.
Nas F8, temos discutido a influência da tecnologia sobre a evolução humana.
Os estudantes projetaram corpos fictícios, pensando em modificações anatômicas que o corpo humano poderia sofrer ao longo dos próximos milhares de anos.
Abordaremos o conceito de evolução e a importância do microscópio para o desenvolvimento da ciência moderna.
Vamos comparar teorias sobre a origem das espécies, o conceito de espécie e a importância das expedições e exposições para a construção e divulgação do conhecimento científico.
Debateremos usos contraditórios de teorias científicas deturpadas por interesses políticos ao longo da história, em especial no período imperialista, como o darwinismo social, conceito equivocado, resgatado a propósito da atual pandemia.
Um novo ano se inicia e, para as F8, representa também o começo de um novo ciclo dentro do Fundamental II.
As primeiras semanas, por isso, estão sendo dedicadas à apresentação dos projetos desenvolvidos para as aulas de Língua Portuguesa, para que seja um ano de muito crescimento.
Para nos aproximarmos do tema do Projeto Institucional, assistimos ao filme O Show de Truman, e estamos debatendo os limites entre ficção e realidade com nossa imagem online.
Já iniciamos também as discussões dos gêneros textuais a serem trabalhados no trimestre: notícia, poesia e crônica. Começamos as investigações sobre Morfologia e discutimos na biblioteca o centenário da Semana de Arte Moderna.
O primeiro livro do ano já foi escolhido: A Vida no Céu, de José Eduardo Agualusa, obra de metáforas importantes, “um romance para jovens e outros sonhadores”, como define o subtítulo.
Espera-se um ano de muitas descobertas.
As F8 conheceram os temas a serem estudados, não apenas no primeiro trimestre, mas ao longo do ano letivo.
O Brasil da segunda metade do século 19: a construção e a consolidação do Estado-nação brasileiro, como política imperial de D. Pedro II; a Guerra do Paraguai; o processo de abolição da escravidão; as revoltas populares na Primeira República e a República Oligárquica.
No primeiro semestre, as F9 estudarão o fenômeno da globalização e como aconteceu a ocidentalização do mundo.
Discutiremos as três perspectivas da globalização apresentadas por Milton Santos (como fábula, como perversidade ou como possibilidade de um mundo mais justo).
Considerando o tema do Projeto Institucional deste ano, abordaremos o conceito de meio técnico-científico-informacional, do mesmo autor, como marca fundante da globalização em suas diferentes expressões.
Um dos grandes temas será a importância da internet na conectividade, na estruturação dos sistemas produtivos e na acumulação de capitais globais.
Analisaremos, ainda, o impacto da exploração dos recursos naturais pela sociedade capitalista; pesquisaremos perspectivas ambientais futuras apoiadas em soluções tecnológicas.
As F9 projetaram futuros para a humanidade: uma utopia, uma distopia e uma projeção realista, da qual a tecnologia faz parte.
Refletiremos sobre os usos recentes da biotecnologia, como a produção de vacinas. Será necessário compreender conceitos básicos de genética.
Investigaremos a forma pela qual o conhecimento da química e da física, como o das ondas eletromagnéticas, possibilitou o desenvolvimento de tecnologias avançadas da informação e comunicação.
Relacionando nossos estudos com o contexto histórico da Segunda Guerra Mundial, analisaremos as tecnologias como recursos utilizados tanto para produzir como para destruir.
O Nono Ano encerra o Fundamental II, ciclo importante da vida escolar, e por isso temos dedicado as primeiras aulas de Língua Portuguesa à apresentação dos projetos desenvolvidos para que seja marcado por significativos momentos de aprendizagem.
Além de conversas para aproximação entre alunos e a nova professora, tivemos a produção textual com fins diagnósticos. O objetivo era conhecer o estilo e identificar os potenciais e lacunas da escrita de cada um.
Os estudantes foram incentivados a ficar à vontade para se apresentar em prosa ou verso, nos gêneros narrativo, argumentativo ou poético.
Os textos já foram lidos e estão sendo devolvidos com os devidos comentários. Iniciamos também as discussões dos gêneros textuais a serem trabalhados no trimestre: poesia, conto, pintura e episódio de série.
Começamos as investigações sobre a Sintaxe e discutimos, na biblioteca, o centenário da Semana de Arte Moderna.
O primeiro livro do ano já foi escolhido: Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, um clássico da ficção científica, para aprofundarmos a conversa sobre o tema do Projeto Institucional.
Espera-se um ano de muita reflexão e engajamento nas aulas.