Continuando a sensibilização para o tema do Projeto Institucional e entrando no clima de carnaval, as turmas de Fundamental I conheceram trabalhos de escolas de samba que usaram efeitos tecnológicos para incrementar seus desfiles.
Tapetes voadores, tecidos de led, drones e muito mais deram vida aos enredos e encantaram a plateia.
As crianças amaram assistir e, claro, quiseram brincar também. Usando uma bola com efeitos luminosos e um tecido redondo, elas exploraram possibilidades dos materiais e criaram sequências de movimentos ao som de sambas-enredo antigos da Sá Pereira.
Foi uma grande festa!
Trazer um brinquedo para a escola é trazer também um pedacinho da casa.
Nas F1 as crianças curtem muito trazer seus brinquedos para este espaço que é também de afeto.
No início do semestre, algumas combinações foram importantes: o brinquedo que vem para a escola precisa caber na mochila; só pode ser usado nos momentos combinados; e sempre poder ser compartilhado.
E não é que esse objeto tão querido se tornou motivo de investigação nas turmas?
Conhecemos o trabalho Toy Stories, do fotógrafo italiano Gabriele Galimberti, e combinamos com as crianças uma semana especial: cada uma trouxe seu brinquedo favorito.
Depois de brincar no pátio e compartilhar histórias falando dos objetos escolhidos, iniciamos uma pesquisa.
Tem tecnologia nesses brinquedos?
A conversa foi bem interessante. Em breve, teremos novidades.
A chegada de uma caixa misteriosa deixou as crianças intrigadas: o que haveria lá dentro?
Objetos de diferentes tipos foram aparecendo: espelho, capa vermelha, relógio, tesoura, torre, maçã, feijões…
Mas o que teriam eles em comum?
Não demorou muito para as crianças perceberem que o conteúdo da caixa remetia a histórias já conhecidas: os contos de fadas.
Conversamos um pouco sobre as razões pelas quais essas histórias são tão familiares e listamos nossos contos favoritos.
Os próximos encontros na biblioteca prometem uma viagem em boa companhia!
A apreciação das imagens de sinalização das salas da escola provocou boas perguntas e aguçou a curiosidade das F3 pelo Projeto Institucional. Essas imagens são recursos valiosos para sensibilizar os alunos e incentivá-los a pensar sobre o que gostariam de estudar.
As crianças foram convidadas a procurar na escola imagens representativas de tecnologias conhecidas.
Conversamos sobre o trabalho dos profissionais que organizam as exposições nos museus e refletimos sobre a forma de organizar uma exposição.
Em um papo descontraído, Natália, museóloga e estagiária da F3TA e da F4TB, comentou o trabalho dos curadores nos museus.
Os alunos partiram, então, para a missão de organizar e categorizar imagens para montar suas exposições.
Os grupos dividiram as imagens oferecidas, realizando, assim, um trabalho de curadoria. No momento das apresentações, cada grupo explicou como pensou nas categorizações e conjuntos.
“Eu acho que esta imagem pode entrar na categoria preto e branco também.”
“Será que esta com as luzes não entraria também no grupo das tecnologias?”
A atividade rendeu bons frutos e apurou o olhar de nossos curadores mirins para a escolha do tema do projeto dessas turmas.
O que será que vem por aí?
As F3 vêm desenvolvendo a sensibilidade com o teatro de sombras, excelente recurso para trabalhar a noção espacial e o controle corporal.
As crianças estão se divertindo ao descobrir possibilidades corporais em conjunto.
Com o tema carnaval trabalhamos o improviso. Cada grupo tinha que escolher um conflito que iria aparecer no meio de um bloco. As músicas criavam o clima.
Os estudantes estão trazendo questões importantes: como se posicionar em cena? Não pode tapar o colega! Que tipo de sombra querem fazer? Grande ou pequena?
Perceberam que devem se afastar ou se aproximar do projetor, de acordo com o intuito cênico, e que as escolhas feitas antes de entrar em cena são decisivas.
Pequena edição – imagens da F3TB (link)
Convite
José Paulo Paes
Poesia
é brincar com as palavras
como se brinca com bola, papagaio, pião.
Só que bola, papagaio, pião
De tanto brincar, se gastam.
As palavras, não (…)
Mobilizadas pelo poema de José Paulo Paes, as F4 foram convidadas a brincar com as palavras.
A primeira etapa foi a desconstrução do poema. Em grupos, os alunos receberam as estrofes de Convite fora de ordem e as arranjaram como achavam que fazia sentido.
Em seguida, apresentaram para a turma.
A etapa seguinte foi ler o poema em sua forma original, discutir sobre o sentido de brincar com as palavras e pensar de que formas podemos fazer isso.
Vamos brincar de poesia?
A música O que É o Berimbau? diz que é a cabaça, o arame e o pedaço de pau.
Esse instrumento simples tem muita energia e marca o ritmo da roda de capoeira.
Iniciamos as aulas de Capoeira no Ateliê entendendo que o berimbau é o mestre, pois é ele quem comanda o ritual.
E fomos nos familiarizando com os movimentos corporais. Já experimentamos aú, rolê, meia lua de frente, macaquinho e cocorinha.
Os estudantes soltaram o corpo, imitando animais, e adoraram também o pique capoeira.