Carnaval Tecnológico

F1 a F5

Continuando a sensibilização para o tema do Projeto Institucional e entrando no clima de carnaval, as turmas de Fundamental I conheceram trabalhos de escolas de samba que usaram efeitos tecnológicos para incrementar seus desfiles.
Tapetes voadores, tecidos de led, drones e muito mais deram vida aos enredos e encantaram a plateia.
As crianças amaram assistir e, claro, quiseram brincar também. Usando uma bola com efeitos luminosos e um tecido redondo, elas exploraram possibilidades dos materiais e criaram sequências de movimentos ao som de sambas-enredo antigos da Sá Pereira.
Foi uma grande festa!

Brinquedo Favorito

F1

Trazer um brinquedo para a escola é trazer também um pedacinho da casa.
Nas F1 as crianças curtem muito trazer seus brinquedos para este espaço que é também de afeto.
No início do semestre, algumas combinações foram importantes: o brinquedo que vem para a escola precisa caber na mochila; só pode ser usado nos momentos combinados; e sempre poder ser compartilhado.
E não é que esse objeto tão querido se tornou motivo de investigação nas turmas?
Conhecemos o trabalho Toy Stories, do fotógrafo italiano Gabriele Galimberti, e combinamos com as crianças uma semana especial: cada uma trouxe seu brinquedo favorito.
Depois de brincar no pátio e compartilhar histórias falando dos objetos escolhidos, iniciamos uma pesquisa.
Tem tecnologia nesses brinquedos?
A conversa foi bem interessante. Em breve, teremos novidades.

Caixa Misteriosa

F2

A chegada de uma caixa misteriosa deixou as crianças intrigadas: o que haveria lá dentro?
Objetos de diferentes tipos foram aparecendo: espelho, capa vermelha, relógio, tesoura, torre, maçã, feijões…
Mas o que teriam eles em comum?
Não demorou muito para as crianças perceberem que o conteúdo da caixa remetia a histórias já conhecidas: os contos de fadas.
Conversamos um pouco sobre as razões pelas quais essas histórias são tão familiares e listamos nossos contos favoritos.
Os próximos encontros na biblioteca prometem uma viagem em boa companhia!

Curadoria e Categorias

F3

A apreciação das imagens de sinalização das salas da escola provocou boas perguntas e aguçou a curiosidade das F3 pelo Projeto Institucional. Essas imagens são recursos valiosos para sensibilizar os alunos e incentivá-los a pensar sobre o que gostariam de estudar.
As crianças foram convidadas a procurar na escola imagens representativas de tecnologias conhecidas.
Conversamos sobre o trabalho dos profissionais que organizam as exposições nos museus e refletimos sobre a forma de organizar uma exposição.
Em um papo descontraído, Natália, museóloga e estagiária da F3TA e da F4TB, comentou o trabalho dos curadores nos museus.
Os alunos partiram, então, para a missão de organizar e categorizar imagens para montar suas exposições.
Os grupos dividiram as imagens oferecidas, realizando, assim, um trabalho de curadoria. No momento das apresentações, cada grupo explicou como pensou nas categorizações e conjuntos.
“Eu acho que esta imagem pode entrar na categoria preto e branco também.”
“Será que esta com as luzes não entraria também no grupo das tecnologias?”

A atividade rendeu bons frutos e apurou o olhar de nossos curadores mirins para a escolha do tema do projeto dessas turmas.
O que será que vem por aí?

Vamos Jogar?

F3

Jogos matemáticos são recursos potentes. As crianças constroem o raciocínio lógico matemático de dentro para fora, a partir de suas hipóteses.
As F3 colocaram seus conhecimentos em prática jogando bingo e batalha naval, e assim puderam dinamizar os conteúdos trabalhados.
No bingo, os conceitos de antecessor e sucessor, par e ímpar apareceram como charadas para as crianças desvendarem o número sorteado.
No batalha naval, elas ampliaram os conhecimentos sobre o quadro numérico ao indicar a escolha do número utilizando os conceitos de linha e coluna, dezenas e unidades, tentando acertar os barcos.
Em jogos com recursos visuais, como cartas de baralho, a manipulação de quantidades se torna natural, ativando importantes estratégias internas do indivíduo e contribuindo para o seu desenvolvimento.
Essas propostas, somadas à constante reflexão sobre a Matemática em situações diversas no cotidiano escolar, ampliam as possibilidades e auxiliam no processo de construção do conhecimento matemático lógico e social.

Teatro de Sombras

F3

As F3 vêm desenvolvendo a sensibilidade com o teatro de sombras, excelente recurso para trabalhar a noção espacial e o controle corporal.
As crianças estão se divertindo ao descobrir possibilidades corporais em conjunto.
Com o tema carnaval trabalhamos o improviso. Cada grupo tinha que escolher um conflito que iria aparecer no meio de um bloco. As músicas criavam o clima.
Os estudantes estão trazendo questões importantes: como se posicionar em cena? Não pode tapar o colega! Que tipo de sombra querem fazer? Grande ou pequena?
Perceberam que devem se afastar ou se aproximar do projetor, de acordo com o intuito cênico, e que as escolhas feitas antes de entrar em cena são decisivas.
Pequena edição – imagens da F3TB (link)

Convite Poético

F4

Convite
José Paulo Paes
Poesia
é brincar com as palavras
como se brinca com bola, papagaio, pião.

Só que bola, papagaio, pião
De tanto brincar, se gastam.
As palavras, não (…)

Mobilizadas pelo poema de José Paulo Paes, as F4 foram convidadas a brincar com as palavras.
A primeira etapa foi a desconstrução do poema. Em grupos, os alunos receberam as estrofes de Convite fora de ordem e as arranjaram como achavam que fazia sentido.
Em seguida, apresentaram para a turma.
A etapa seguinte foi ler o poema em sua forma original, discutir sobre o sentido de brincar com as palavras e pensar de que formas podemos fazer isso.
Vamos brincar de poesia?

Acertando o Alvo

F5

A chegada ao Quinto Ano é marcada por revisões sobre nosso sistema de numeração decimal. Entender seu funcionamento e perceber padrões é fundamental para operar e resolver situações problema.
Dessa vez, a revisão ganhou vida e virou jogo. Os alunos Luca e Cecília, da F5TA, escreveram um breve relato sobre a atividade:
“Os alunos das F5 receberam uma ficha de Matemática que tinha um exercício com tiro ao alvo, que era um jogo de ganhar pontos. Dependendo de sua mira, seus pontos poderiam ser multiplicados por 1, por 10, por 100 ou por 1.000. Logo depois, eles foram para o pátio externo jogar o jogo da ficha de verdade! Eles se dividiram em times e cada time ganhou suas pranchetas com papel para anotar os pontos e começaram a brincar. Foram duas rodadas. O time vencedor foi o do Luca Barros, Chico Pimenta, Dora Correia e Gabriel Nascimento. A ideia foi muito boa, todos se divertiram muito!”

O que É o Berimbau?

Ateliê Fundamental

A música O que É o Berimbau? diz que é a cabaça, o arame e o pedaço de pau.
Esse instrumento simples tem muita energia e marca o ritmo da roda de capoeira.
Iniciamos as aulas de Capoeira no Ateliê entendendo que o berimbau é o mestre, pois é ele quem comanda o ritual.
E fomos nos familiarizando com os movimentos corporais. Já experimentamos aú, rolê, meia lua de frente, macaquinho e cocorinha.
Os estudantes soltaram o corpo, imitando animais, e adoraram também o pique capoeira.