Para fechar o ano, convidamos a F3M e a F3TB para participarem da nossa roda de capoeira.
Ítalo, aluno do ensino médio, também se juntou ao grupo e, no toque do pandeiro e do berimbau, a alegria contagiou a todos.
É na roda que o ritual acontece, onde todos estão conectados, dando e recebendo energia para o jogo acontecer. E a música tem papel fundamental nessa conexão com o jogo.
No início do nosso encontro brincamos com as músicas conhecidas, e na hora da roda ninguém queria ficar de fora.
As crianças permaneceram atentas e conectadas, cantando e batendo palmas enquanto o jogo acontecia no meio da nossa grande roda de capoeira.
Chegamos no fim do ano com nossos pequenos mais crescidos e podendo ver o mundo com novas lentes.
Tornar- se leitor e escritor é um marco percebido com muito entusiasmo pelas crianças do Primeiro Ano.
Nosso projeto A Boneca, o Robô e o Movimento criou contextos significativos para o exercício desses conhecimentos. A poesia chegou, tornando a brincadeira com as palavras ainda mais divertida.
Investigamos materiais e mecanismos que fazem os bonecos se mover.
Calder trouxe beleza para essas investigações, que envolveram até conceitos de Fisica.
O canto do vento e a dança do ar fizeram balançar móbiles e também nossos corações.
As crianças se empenharam na construção da Festa de Encerramento, livremente inspirada na vida do artista.
Finalizamos o ano com grandes aprendizados sociais, pessoais e pedagógicos.
Que venham as férias, descanso merecido para essas crianças que, juntas, trabalharam um bocado.
Em sintonia com o projeto da turma, apresentamos às crianças straw, wood, plastic e metal, materiais utilizados na produção de brinquedos.
Os alunos perceberam que muitas palavras em inglês se parecem com suas versões em português, o que os deixou mais seguros para se arriscar na leitura e na escrita.
A música e as brincadeiras ajudaram a fixar o vocabulário com autonomia e confiança.
Brinquedos de diferentes materiais entraram em uma caixa sensorial. As crianças deveriam tirar uma carta com o nome de um brinquedo e, sabendo de que material é feito, encontrá-lo na caixa utilizando apenas o tato.
Gostamos tanto dessa brincadeira cheia de diversão e aprendizado, que trouxemos para Festa Pedagógica. Assim os responsáveis puderam participar.
Para finalizar o projeto escolhido pelas F2, Os Segredos da Memória: o Olho e a Máquina, visitamos o caderno de Projeto das turmas.
Memória, imagem e fotografia caminharam juntas nessa trajetória, e as crianças puderam relembrar as descobertas e os aprendizados que fizeram coletivamente.
Analisar todo o trabalho feito até aqui despertou muita curiosidade.
“O que vamos pesquisar no ano que vem?”
E assim, cheias de (re)descobertas e possibilidades, as F2 encerraram um ciclo e aguardam o próximo com alegria.
Depois de ver tantas comidas e receitas incríveis, convidamos os alunos para uma aula especial de culinária.
Antes de saber o que iríamos preparar, trouxemos a receita, mostrando apenas os ingredientes e os utensílios, para que os alunos deduzissem do que se tratava.
Is it something for lunch or dinner?
Maybe breakfast or snack?
Como muitos adivinharam, a receita era de banana pancakes with honey.
Trouxemos uma música do cantor havaiano Jack Johnson cujo título é justamente esse.
Ouvimos algumas vezes e tentamos encontrar palavras-chave. Depois as crianças ouviram novamente, preenchendo as lacunas da letra.
No dia de preparar as tais panquecas, muita diversão. Todos ajudaram e se deliciaram.
Nas últimas semanas, as F3 revisaram, com muita leitura e música, os conteúdos estudados.
Today is Monday, de Eric Carle, foi lido em grupo. Os alunos relembraram os nomes dos dias da semana com os jogos hangman, em sala, e Simon says, no pátio.
Com a Copa do Mundo, discutimos nacionalidades, histórias, culturas e as línguas faladas ao redor do mundo.
Relembramos sucessos como Waka Waka, de 2010; dançamos no Just Dance. Aprendemos a letra de Dreamers, tema oficial da Copa deste ano.
As F3 revisitaram o caderno de Projeto e, num texto coletivo, narraram esse percurso.
Relembraram experimentos e os passeios ao Museu Oi Futuro e ao Ecobé.
As F3T receberam Michele, mãe da Amanda (F3TB). Ela veio falar sobre a relação das máquinas e energias com o meio ambiente. Trouxe exemplos de fontes de energia renováveis e sua importância.
O projeto das F3 ofereceu a oportunidade de resgatar importantes vivências escolares interrompidas durante o distanciamento.
Foram momentos felizes, de trocas e experiências coletivas que tornaram plena a forma de estar no espaço escolar.
Rumo ao Quarto Ano!
As F3 representaram graficamente a forma como percebem sua participação na Festa de Encerramento.
Nas aulas de Dança, os alunos representaram com o corpo a estrutura e os movimentos de uma máquina de café antiga, daquelas de fazenda.
Em Artes, a proposta foi desenhar a máquina de café, tendo, no lugar das linhas, bonecos nas posições apropriadas.
Foi desafiador. Alguns alunos optaram por fazer bonecos palito; outros preencheram os bonecos, criando cenas e máquinas bem interessantes.
Dessa maneira divertida, compreenderam sua participação na festa e finalizaram o semestre.
Como parte do programa da eletiva Educação Ambiental, o Ensino Médio preparou atividades para as turmas do Quarto Ano da tarde.
A sensibilização foi uma conversa sobre o bioma da Mata Atlântica e a leitura de um texto sobre o Curupira, protetor das matas.
Na semana seguinte, todos foram conhecer a Floresta da Tijuca, parte do bioma em estudo.
Os alunos do Ensino Médio propuseram um caça ao tesouro com pistas que trouxeram perguntas sobre a floresta e a Mata Atlântica.
Em seguida, as crianças foram convidadas a observar a paisagem e tirar fotos do que as sensibilizava.
Para concluir o estudo, as F4T produziram aquarelas com imagens da floresta.
Foram encontros proveitosos, repletos de aprendizagem.
Assim, com os olhos bem abertos, a alma sensibilizada para a poesia das coisas e os sentidos apurados, encerramos este ano cheio de desafios, descobertas e surpresas.
Que venha 2023 com suas novidades!
No começo do semestre as F4 fotografam espaços da escola, procurando brincar com a perspectiva.
Os espaços eram previamente avaliados, as linhas principais identificadas, e cada aluno escolhia o melhor ângulo para reforçar a ideia de perspectiva.
As fotos foram impressas e entregues aos alunos, junto a uma folha de papel vegetal, cuja transparência permitiria visualizar as linhas principais e traçá-las com régua, para depois traçar paralelas e composições gráficas que preencheriam as áreas vazias.
As F4 revisitaram, nas aulas de Inglês, os temas estudados com o suporte de fichas e jogos: pronomes interrogativos why, when, where, who; números de 1 a 39; e adjetivos.
Na empolgação com a Copa, introduzimos countries e nationalities, conteúdos recebidos pelas turmas com muito envolvimento e animação!
Finalizamos o ano, nas F3, F4 e F5 da tarde, relembrando as brincadeiras que fizemos.
Em cada aula recordamos e escolhemos o jogo ou brincadeira que faríamos.
Os queimados e os piques foram os mais lembrados.
Notamos que agora, no final do ano, as crianças estão mais apropriadas das regras, e assim os jogos acontecem com mais fluidez.
A iniciação da flauta doce durante as aulas de Música está animada.
Jogos musicais envolvendo o instrumento e revezando com canos musicais e vibrafones permitiram trabalhar sonoridade, postura adequada, respiração, improvisação e outros aspectos envolvendo a técnica, de forma lúdica, sem que as crianças ficassem entediadas.
Minha Canção (Dorme a Cidade) de Luis Enríquez Bacalov e Chico Buarque, foi praticada frequentemente. A melodia permitiu que as crianças associassem as posições dos dedos na flauta às notas musicais, ao mesmo tempo que interpretavam a obra.
As F4 receberam a missão de tocar na flauta a introdução de Lindo Balão Azul, cantada pelo coral.
A escuta do conjunto musical, buscando sincronia e afinação coletivas, tem sido conquistada, e o amadurecimento musical das turmas é notável.
As F5 desenvolveram, no segundo semestre, um longo estudo de perspectiva e desenho geométrico.
Régua e esquadro foram utilizados no traçado de retas paralelas e perpendiculares.
Para finalizar o ano com um trabalho bem criativo, os alunos prepararam desenhos com características da arte cinética, nos quais puderam aplicar todo o aprendizado.
Conseguir finalizações caprichadas tem sido o maior desafio.
Mas já é possível perceber algum avanço.
O cotidiano dos ensaios que concentraram o trabalho nas aulas de Música apontou desafios e nos obrigou a repensar estratégias.
Dividimos tarefas e equalizamos desafios, sempre estimulando nas crianças o desenvolvimento da escuta e da autonomia.
As aulas de Música, Teatro e Dança acontecem em dias e horários diferentes, e as crianças se encarregavam de informar como se desenvolviam os trabalhos.
Pequenos grupos musicais se formaram e regentes mirins ficaram responsáveis por dar entradas e definir andamentos.
O processo serviu bem para esclarecer questões de percepção musical e técnicas instrumentais que, às vezes, ficam imperceptíveis aos grupos.
Flautas, canos musicais, vibrafones, violão, ukulelês, escaletas, vozes e efeitos sonoros foram se encaixando no texto da peça, dando sentido e enriquecendo a narrativa.
As F5 reencontraram os conteúdos trabalhados na confecção de games que serão deixados para as turmas dos próximos anos.
Os alunos criaram bingo, face to face, answers and questions e memory game utilizando números de 1 a 99, descrição de características, pronomes interrogativos, países e nacionalidades.
It was lot of fun!
Imaginar-se no réveillon na praia de Copacabana ou viajando num trem da Central do Brasil no horário de pico foram os desafios propostos para as crianças compreenderem o que é o metro quadrado.
Com a informação de que no horário de pico dos trens da Central cada metro quadrado é ocupado por sete pessoas, as crianças se reuniram para compreender o que a notícia do jornal significava. Marcaram no chão, com fita adesiva, a área de um metro quadrado, e experimentaram ocupar o espaço delimitado. Em seguida, munidas dos metros quadrados que montaram com jornal, foram desafiadas a medir a quadra da escola.
E sugeriram estratégias para o trabalho.
“Acho que podemos cobrir uma metade da quadra e depois multiplicamos por 2.”
Entender o conceito de metro quadrado foi mais um objetivo alcançado pelo grupo, com alegria, organização e reflexão.
As F5 encerraram o ano com a certeza do dever cumprido. E quantos foram os deveres e produções da mais variada natureza!
Para coroar lindamente o trabalho de escrita, percurso interminável, tivemos a publicação do livreto de crônicas dos estudantes.
Mobilizadas pelo tema infância, as crianças desenvolveram seus escritos, que tiveram idas e vindas para, finalmente, chegar às nossas mãos.
Esperamos que esse trabalho tenha despertado em todos os estudantes a escrita potente, capaz de ultrapassar os limites escolares.