A Roda

Capoeira – Ateliê

Para fechar o ano, convidamos a F3M e a F3TB para participarem da nossa roda de capoeira.

Ítalo, aluno do ensino médio, também se juntou ao grupo e, no toque do pandeiro e do berimbau, a alegria contagiou a todos.

É na roda que o ritual acontece, onde todos estão conectados, dando e recebendo energia para o jogo acontecer. E a música tem papel fundamental nessa conexão com o jogo.

No início do nosso encontro brincamos com as músicas conhecidas, e na hora da roda ninguém queria ficar de fora.

As crianças permaneceram atentas e conectadas, cantando e batendo palmas enquanto o jogo acontecia no meio da nossa grande roda de capoeira.

Finalizando

F1- Projeto

Chegamos no fim do ano com nossos pequenos mais crescidos e podendo ver o mundo com novas lentes.

Tornar- se leitor e escritor é um marco percebido com muito entusiasmo pelas crianças do  Primeiro Ano.  

Nosso projeto A Boneca, o Robô e o Movimento criou contextos significativos para o exercício desses conhecimentos. A poesia chegou, tornando a brincadeira com as palavras ainda mais divertida.

Investigamos materiais e mecanismos que fazem os bonecos se mover.

Calder trouxe beleza para essas investigações, que envolveram até conceitos de Fisica.

O canto do vento e a dança do ar fizeram balançar móbiles e também nossos corações. 

As crianças se empenharam na construção da Festa de Encerramento, livremente inspirada na vida do artista. 

Finalizamos o ano com grandes aprendizados sociais, pessoais e pedagógicos.

Que venham as férias, descanso merecido para essas crianças que,  juntas, trabalharam um bocado.

Caixa Sensorial

F1 – Inglês

Em sintonia com o projeto da turma, apresentamos às crianças straw, wood, plastic e metal, materiais utilizados na produção de brinquedos.

Os alunos perceberam que muitas palavras em inglês se parecem com suas versões em português, o que os deixou mais seguros para se arriscar na leitura e na escrita.

A música e as brincadeiras ajudaram a fixar o vocabulário com autonomia e confiança.

Brinquedos de diferentes materiais entraram em uma caixa sensorial. As crianças deveriam tirar uma carta com o nome de um brinquedo e, sabendo de que material é feito, encontrá-lo na caixa utilizando apenas o tato.

Gostamos tanto dessa brincadeira cheia de diversão e aprendizado, que trouxemos para Festa Pedagógica. Assim os responsáveis puderam participar.

Retrospectiva

F2 – Projeto

Para finalizar o projeto escolhido pelas F2, Os Segredos da Memória: o Olho e a Máquina, visitamos o caderno de Projeto das turmas.

Memória, imagem e fotografia caminharam juntas nessa trajetória, e as crianças puderam relembrar as descobertas e os aprendizados que fizeram coletivamente.

Analisar todo o trabalho feito até aqui despertou muita curiosidade.

O que vamos pesquisar no ano que vem?”

E assim, cheias de (re)descobertas e possibilidades, as F2 encerraram um ciclo e aguardam o próximo com alegria.

Banana Pancakes

F2- Inglês

Depois de ver tantas comidas e receitas incríveis, convidamos os alunos para uma aula especial de culinária.

Antes de saber o que iríamos preparar, trouxemos a receita, mostrando apenas os ingredientes e os utensílios, para que os alunos deduzissem do que se tratava.

Is it something for lunch or dinner?

Maybe breakfast or snack?

Como muitos adivinharam, a receita era de banana pancakes with honey.

Trouxemos uma música do cantor havaiano Jack Johnson cujo título é justamente esse.

Ouvimos algumas vezes e tentamos encontrar palavras-chave. Depois as crianças ouviram novamente, preenchendo as lacunas da letra.

No dia de preparar as tais panquecas, muita diversão. Todos ajudaram e se deliciaram.

Revisions

F3 – Inglês

Nas últimas semanas, as F3 revisaram, com muita leitura e música, os conteúdos estudados.

Today is Monday, de Eric Carle, foi lido em grupo. Os alunos relembraram os nomes dos dias da semana com os jogos hangman, em sala, e Simon says, no pátio.

Com a Copa do Mundo, discutimos nacionalidades, histórias, culturas e as línguas faladas ao redor do mundo.

Relembramos sucessos como Waka Waka, de 2010; dançamos no Just Dance. Aprendemos a letra de Dreamers, tema oficial da Copa deste ano.

Nossa Caminhada

F3 – Projeto

As F3 revisitaram o caderno de Projeto e, num texto coletivo, narraram esse percurso.

Relembraram experimentos e os passeios ao Museu Oi Futuro e ao Ecobé.

As F3T receberam Michele, mãe da Amanda (F3TB). Ela veio falar sobre a relação das máquinas e energias com o meio ambiente. Trouxe exemplos de fontes de energia renováveis e sua importância.

O projeto das F3 ofereceu a oportunidade de resgatar importantes vivências escolares interrompidas durante o distanciamento.

Foram momentos felizes, de trocas e experiências coletivas que tornaram plena a forma de estar no espaço escolar.

Rumo ao Quarto Ano!

Corpo Máquina

F3 – Artes Visuais

As F3 representaram graficamente a forma como percebem sua participação na Festa de Encerramento.
Nas aulas de Dança, os alunos representaram com o corpo a estrutura e os movimentos de uma máquina de café antiga, daquelas de fazenda.
Em Artes, a proposta foi desenhar a máquina de café, tendo, no lugar das linhas, bonecos nas posições apropriadas.
Foi desafiador. Alguns alunos optaram por fazer bonecos palito; outros preencheram os bonecos, criando cenas e máquinas bem interessantes.
Dessa maneira divertida, compreenderam sua participação na festa e finalizaram o semestre.

Trocando Conhecimento

F4 – Projeto

Como parte do programa da eletiva Educação Ambiental, o Ensino Médio preparou atividades para as turmas do Quarto Ano da tarde.

A sensibilização foi uma conversa sobre o bioma da Mata Atlântica e a leitura de um texto sobre o Curupira, protetor das matas.

Na semana seguinte, todos foram conhecer a Floresta da Tijuca, parte do bioma em estudo.

Os alunos do Ensino Médio propuseram um caça ao tesouro com pistas que trouxeram perguntas sobre a floresta e a Mata Atlântica.

Em seguida, as crianças foram convidadas a observar a paisagem e tirar fotos do que as sensibilizava.

Para concluir o estudo, as F4T produziram aquarelas com imagens da floresta.

Foram encontros proveitosos, repletos de aprendizagem.

Assim, com os olhos bem abertos, a alma sensibilizada para a poesia das coisas e os sentidos apurados, encerramos este ano cheio de desafios, descobertas e surpresas.

Que venha 2023 com suas novidades!

Perspectivas Gráficas

F4 – Artes Visuais

No começo do semestre as F4 fotografam espaços da escola, procurando brincar com a perspectiva.
Os espaços eram previamente avaliados, as linhas principais identificadas, e cada aluno escolhia o melhor ângulo para reforçar a ideia de perspectiva.
As fotos foram impressas e entregues aos alunos, junto a uma folha de papel vegetal, cuja transparência permitiria visualizar as linhas principais e traçá-las com régua, para depois traçar paralelas e composições gráficas que preencheriam as áreas vazias.

Velhos Assuntos, Novas Dinâmicas

F4 – Inglês

As F4 revisitaram, nas aulas de Inglês, os temas estudados com o suporte de fichas e jogos: pronomes interrogativos why, when, where, who; números de 1 a 39; e adjetivos.

Na empolgação com a Copa, introduzimos  countries e  nationalities, conteúdos recebidos pelas turmas com muito envolvimento e animação!

Brincando para Valer

F3, F4, F5 – Educação Física

Finalizamos o ano, nas F3, F4 e F5 da tarde, relembrando as brincadeiras que fizemos. 

Em cada aula recordamos e escolhemos o jogo ou brincadeira que faríamos.

Os queimados e os piques foram os mais lembrados.

Notamos que agora, no final do ano, as crianças estão mais apropriadas das regras, e assim os jogos acontecem com mais fluidez.

Flauteando II

F4 – Música

A iniciação da flauta doce durante as aulas de Música está animada.

Jogos musicais envolvendo o instrumento e revezando com canos musicais e vibrafones permitiram trabalhar sonoridade, postura adequada, respiração, improvisação e outros aspectos envolvendo a técnica, de forma lúdica, sem que as crianças ficassem entediadas.

Minha Canção (Dorme a Cidade) de Luis Enríquez Bacalov e Chico Buarque, foi praticada frequentemente. A melodia permitiu que as crianças associassem as posições dos dedos na flauta às notas musicais, ao mesmo tempo que interpretavam a obra.

As F4 receberam a missão de tocar na flauta a introdução de Lindo Balão Azul, cantada pelo coral.

A escuta do conjunto musical, buscando sincronia e afinação coletivas, tem sido conquistada, e o amadurecimento musical das turmas é notável.

Assista aqui à F4TA

Perspectivas Cinéticas

F5 – Artes Visuais

As F5 desenvolveram, no segundo semestre, um longo estudo de perspectiva e desenho geométrico.
Régua e esquadro foram utilizados no traçado de retas paralelas e perpendiculares.
Para finalizar o ano com um trabalho bem criativo, os alunos prepararam desenhos com características da arte cinética, nos quais puderam aplicar todo o aprendizado.
Conseguir finalizações caprichadas tem sido o maior desafio.
Mas já é possível perceber algum avanço.

Meus Balões – Trilha Sonora

F5 – Música

O cotidiano dos ensaios que concentraram o trabalho nas aulas de Música apontou desafios e nos obrigou a repensar estratégias.
Dividimos tarefas e equalizamos desafios, sempre estimulando nas crianças o desenvolvimento da escuta e da autonomia.
As aulas de Música, Teatro e Dança acontecem em dias e horários diferentes, e as crianças se encarregavam de informar como se desenvolviam os trabalhos.
Pequenos grupos musicais se formaram e regentes mirins ficaram responsáveis por dar entradas e definir andamentos.
O processo serviu bem para esclarecer questões de percepção musical e técnicas instrumentais que, às vezes, ficam imperceptíveis aos grupos.
Flautas, canos musicais, vibrafones, violão, ukulelês, escaletas, vozes e efeitos sonoros foram se encaixando no texto da peça, dando sentido e enriquecendo a narrativa.

Assista à F5TA

Assista à F5M

A Lot of Fun

F5 – Inglês

As F5 reencontraram os conteúdos trabalhados na confecção de games que serão deixados para as turmas dos próximos anos.

Os alunos criaram bingo, face to face, answers and questions e memory game utilizando números de 1 a 99, descrição de características, pronomes interrogativos, países e nacionalidades.

It was lot of fun!

Metro Quadrado

F5 – Matemática

Imaginar-se no réveillon na praia de Copacabana ou viajando num trem da Central do Brasil no horário de pico foram os desafios propostos para as crianças compreenderem o que é o metro quadrado.

Com a informação de que no horário de pico dos trens da Central cada metro quadrado é ocupado por sete pessoas, as crianças se reuniram para compreender o que a notícia do jornal significava. Marcaram no chão, com fita adesiva, a área de um metro quadrado, e experimentaram ocupar o espaço delimitado. Em seguida, munidas dos metros quadrados que montaram com jornal, foram desafiadas a medir a quadra da escola.

E sugeriram estratégias para o trabalho.

Acho que podemos cobrir uma metade da quadra e depois multiplicamos por 2.

Entender o conceito de metro quadrado foi mais um objetivo alcançado pelo grupo, com alegria, organização e reflexão.

Livreto de Crônicas

F5 – Projeto

As F5 encerraram o ano com a certeza do dever cumprido. E quantos foram os deveres e produções da mais variada natureza!
Para coroar lindamente o trabalho de escrita, percurso interminável, tivemos a publicação do livreto de crônicas dos estudantes.
Mobilizadas pelo tema infância, as crianças desenvolveram seus escritos, que tiveram idas e vindas para, finalmente, chegar às nossas mãos.
Esperamos que esse trabalho tenha despertado em todos os estudantes a escrita potente, capaz de ultrapassar os limites escolares.