Cromossomos

Ciências – M1

Estudamos as organelas citoplasmáticas e o núcleo celular.

Utilizamos recursos diversificados, incluindo jogos disponíveis na plataforma worldwall.

Discutimos também as síndromes causadas por alteração numérica de cromossomos, como Down, Turner, Klinefelter etc.

Tivemos nossa segunda jornada avaliativa e fechamos o ano letivo com um lanche coletivo no terraço, com direito a banho de mangueira e guerra de balões de água.

Uma delícia!

Homem, Natureza

Geografia  – M1

Dedicamos boa parte do ano letivo às questões ambientais.

Conversamos sobre a relação homem-natureza, abordando os mecanismos que afetam a qualidade ambiental do Planeta.

Examinamos as propostas das conferências da ONU, o que nos permitiu estabelecer pontes entre as teorias e as práticas ambientais reais.

Em proposta pedagógica livre, referenciada nas Leis 10.639 e 11.645, refletimos sobre as questões negra e indígena.

Essas pesquisas ampliaram os horizontes dos alunos e o conhecimento deles sobre as realidades sociais e a diversidade cultural do Brasil.

 

Brincando

Educação Física – M1

Brincar é importante em todas as idades.

Os estudantes crescem, mas continuam gostando de uma boa brincadeira.

Temos brincado de pique ajuda, dona de rua, pique corrente…

Jogamos também algumas variações do queimado. Os alunos adoram, e as aulas são quase sempre muito animadas.

Reações Químicas

Química – M1

Preparando-se para a Feira Moderna, os estudantes rememoraram experimentos em Química realizados ao longo do ano.

As cores, como tema central das práticas, mostraram a importância da observação para a determinação de propriedades das substâncias, tanto em nível sub como macroscópico, no Ensaio de Chamas e nos indicadores de pH em soluções aquosas.

Saindo dos aspectos qualitativos da matéria, passamos aos aspectos quantitativos, ao avaliar reações químicas e substâncias.

Estudamos o balanceamento de reações químicas. Balas jujubas fizeram o papel de átomos presentes nos reagentes e nos produtos, e assim essas partículas puderam ser contadas.

Para trabalhar com relações numéricas e associá-las ao conceito de mol, utilizamos miçangas, analisando a relação entre massa e um conglomerado de matéria.

 

Funções Exponencial e Trigonométricas

Matemática – M1

Ao longo do ano, a turma o estudou funções. O nome da função exponencial já anuncia que sua lei faz relação com a potenciação e indica que a variável X está no expoente de uma potência.

Observando suas características e o comportamento do seu gráfico, percebemos que é uma curva que cresce ou decresce de maneira muito rápida. Daí a expressão “crescimento exponencial”, utilizada até mesmo na língua portuguesa, muitas vezes associada a pessoas ou empresas, por exemplo.

A função seno e a função cosseno (funções trigonométricas) são periódicas, ou seja, repetem-se de período em período; seus gráficos formam ondas.

Observamos fenômenos que podem ter como base de estudo uma dessas funções, como os associados à marés ou à astronomia.

Esses comportamentos periódicos – conteúdo já visto nas aulas de Física – também de relacionam com ondas.

Cartas para o Mundo

Corpo Político – Dança – M1

O último mês da eletiva de dança Corpo Político foi dedicado aos ensaios e ajustes finais para a apresentação de Cartas para o Mundo.

Escolhemos coletivamente quem faria a apresentação do trabalho, e os alunos escreveram o texto de abertura.

Na sexta-feira passada apresentamos para o Fundamental II e, em conversa com nossa diretora pedagógica, os alunos trouxeram palavras que resumiam o que aprenderam durante o processo.

Organização

Companheirismo

Camaradagem

Desafio

Coletivo

Foi bonito ouvir os sobre o processo e ver que cada estudante reconhecia as transformações vividas.

Para encerrar o ano, abrimos as cartas às famílias e aos convidados, que generosamente acolheram nossos manifestos, em um dia de muitas realizações para nossos jovens.

No ano que vem teremos mais!

Revoluções

História – M1

Estudamos a Revolução Francesa e a Independência do Haiti, ainda avaliando o alcance político das ideias iluministas.

No próximo período mergulharemos na história do Brasil e do mundo ao longo no século 19.

Estudaremos as principais transformações políticas, econômicas, sociais e culturais que marcaram a consolidação dos projetos democráticos burgueses e do sistema capitalista.

Boas férias!

Democracia e Direitos Humanos

Democracia e Política – M1

Concluímos o trabalho sobre Democracia e Direitos Humanos, com o qual avaliamos e comparamos a qualidade democrática de diversos países, observando diferenças entre direitos civis, políticos e sociais.

A apresentação teve resultados positivos. Os alunos se apropriaram coletivamente dos conceitos trabalhados.

Boas férias!

 

Literatura Contemporânea

Língua Portuguesa – M1

Tivemos atividades de produção textual, história da literatura, literatura contemporânea e língua portuguesa. A revisão dos estudos sobre o Arcadismo brasileiro e da introdução ao estudo do Romantismo; funções da linguagem, fonética e fonologia; a última Jornada Avaliativa.

Finalizamos a leitura de Mas em que Mundo Tu Vive?, de José Falero, com a produção coletiva – desenhos, ensaios, poemas e contos – inspirada nas crônicas que compõem a obra.

Os estudantes prepararam a apresentação da obra de Annie Ernaux, autora francesa, prêmio Nobel de Literatura, incluindo sua participação na Flip – Festa Literária Internacional de Paraty.

A transmissão do debate com a autora brasileira Verônica Stigger aproximou os alunos do clima desse tradicional evento.

Falamos sobre O Lugar, Os Anos, O Acontecimento, A Vergonha e O Jovem, obras de Annie Ernaux publicadas no Brasil.

Debatemos conflitos de classe, liberdade e exclusão, temas frequentes em seus escritos.

Ondas Sonoras

Física – M1

Encerramos o período letivo estudando as ondas sonoras, suas características e alguns efeitos interessantes, como o eco – presente nas cavernas, por exemplo – e o efeito Doppler.

O eco, com o qual estamos mais familiarizados, é associado à reflexão que chega aos nossos ouvidos algum tempo após o som ser produzido.

O efeito Doppler trata das diferenças de percepção dos sons causadas pelo movimento.

Quando uma ambulância passa em velocidade, o som da sirene parece variar. O som do motor de um automóvel na Fórmula 1 nos parece mais agudo quando se aproxima e mais grave quando se afasta.

Falamos sobre cordas vibrantes e tubos harmônicos, estudo relacionado ao funcionamento básico dos instrumentos musicais.

Um violão em sala, executado por um mestre “não exatamente virtuose”, foi um pouco desconfortável para os alunos com audição apurada.

Enfim, tivemos desafios e realizações.

Seguimos com a determinação de aproximar a Física, o mais possível, do cotidiano dos estudantes, que assim poderão perceber a beleza e utilidade desse estudo fascinante.

Boas férias!

 

 

O Tempo Não Para

Tribo – M1

Foi pouco o tempo para tudo que queríamos compartilhar.

Este ano trouxe sabores e saberes especiais. Recomeçar, voltar à escola, retirar as máscaras e desligar as câmeras. Olho no olho, encontros e convivências. Ano de estreia. O Primeiro Ano do Ensino Médio, iniciado com a parceria entre estudantes, familiares e equipe pedagógica.

Gente da casa, gente recém-chegada, unida com o objetivo de fazer diferente, aprender e transformar. Passo a passo, dia a dia, lidando com as novidades desse novo tempo, desse novo ciclo.

Acertos, dúvidas, alguns atropelos, conversas, risadas, discussões e papos sérios estiveram presentes em nossas manhãs e tardes.

Diante de tudo que foi vivido e de tanto ainda a viver e realizar, estamos nos despedindo de um ano que nos trouxe movimentos e esperanças.

No próximo ano continuaremos juntos, dando continuidade aos encontros semanais, com atenção, escuta e muitas trocas. Os projetos de vida de cada estudante.

Boas férias!