“Aqui nesse mundão ninguém faz nada sozinho, se alguém te dá a mão fica mais fácil o caminho”
A chegada à Escola é diferente para cada criança e para cada família. Aos poucos, para quem já é dessa morada escolar, as novidades que antes mobilizavam por vezes trazem insegurança, e as antigas referências dos epaços e brinquedos passam a ter papel importante nesse processo de recomeço. As antigas referências de amigos e adultos da Escola recebem visitas acaloradas e se transformam em porto seguro.
Para quem ainda está descobrindo a nova morada, há também as delicadezas da ação curiosa das crianças, na experimentação da rotina, dos espaços e das relações humanas, e todas essas possibilidades podem gerar frustrações.
Nesses diferentes contextos, a equipe está preparada para acolher e dar contornos considerando cada criança, suas possibilidades, sempre estimulando e valorizando a boa convivência e buscando o desenvolvimento integral de cada uma.
Sempre que as famílias estiverem inseguras, nos procurem, vamos conversar! Juntos, podemos apoiar os filhos de vocês a se devenvolver com os desafios das relações humanas, do despertar para o outro, da curiosidade pelo mundo que os cerca, valorizando a infância como tempo de produção de conhecimento.
A formação do professor é fundante numa escola que se propõe viva, atenta e sensível ao seu tempo e comunidade escolar.
Durante o ano, temos diferentes encontros, em pequenas equipes e com toda a equipe, para pensar o planejamento cotidiano, nossas práticas, príncípios e temas contemporâneos.
Na semana que antecedeu o início das aulas, reverberados pelo tema do projeto anual “Entre Nós, Cuidado”, dicutimos sobre ética e cuidado. Também partilhamos diferentes referências e ideias variadas em nossa Gincana do Projeto, que diversifica o repertório de cada professor no período de sensibilização para o projeto.
Como nos disse Paulo Freire, “ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.”
Os Ateliês da manhã iniciaram o ano com muitas emoções e novidades! Os reencontros foram preenchidos de afeto e animação para desbravarem, juntos, os novos espaços da escola.
Na aula de Capoeira estreamos o novo campinho da Pereirinha. Lá soltamos o corpo na ginga e nos saltos do sapo! Nas salas de Artes, a Educação Infantil desenhou suas fantasias de carnaval. Já o primeiro ano confeccionou diferentes tons de cores, compondo uma incrível pintura coletiva.
Fiquem atentos aos horários de entrada do Ateliê integral, para que os pequenos não percam nenhuma aula extra! Seguem os horários:
Segunda-feira: Ioga, às 8:40.
Terça-Feira: Capoeira, às 8:40.
Quarta-feira: Moleque Mateiro, às 7:35.
Quinta-feira: Capoeira, às 8:40.
Sexta-feira: Oficina de Cultura Popular, às 8:40.
A turma do Ateliê da Tarde iniciou o ano com muita animação e novidades. Amigos novos e sala nova despertaram a curiosidade nos pequenos. As crianças antigas auxiliaram as demais a conhecerem nossa rotina, apresentando os professores de cada atividade extra, além dos diversos espaços da escola.
Juntos, montamos nossa lista de combinados da turma, compreendendo como apoiar os amigos em momentos de dificuldade e como ajudar o grupo para nossos dias fluírem com tranquilidade.
Aos pouquinhos fomos nos familiarizando com essa nova turminha, brincando bastante e compartilhando nossas tardes com muita alegria.
A chegada ao Primeiro Ano é um marco especial para muitas crianças e suas famílias. Curiosidade, medo, alegria e aquele conhecido frio na barriga fazem parte desse momento.
Cuidamos da chegada com carinho e alegria e aos pouquinhos vamos nos conhecer melhor, fortalecer vínculos de afeto e confiança.
A ilustração da agenda e o samba da escola proporcionaram boas conversas sobre o tema do projeto. Aproveitamos para fazer um tour, conhecendo os espaços e as tantas pessoas queridas que ajudam a cuidar da escola.
Que nesse ano que se inicia o cuidado esteja presente em todas relações e que tenhamos fartura de escuta, colo, cafuné, amizade verdadeira, beijo e abraço. Como diz nosso samba: quem não quer?
Após o recesso de Carnaval, vamos dar continuidade às atividades de sensibilização em torno do tema do projeto, entender os interesses das crianças e buscar nosso recorte de pesquisa.
Foi dada a largada para o Inglês no Ateliê 2024! Nessa primeira semana de aula, recebemos amigos novos e reencontramos outros. No primeiro dia sentamos em uma roda, incentivando as crianças a se apresentarem em inglês usando “My name is…”. Conversamos sobre o período das férias e as crianças puderam compartilhar momentos especiais.
Ao longo da semana, reforçamos oralmente e visualmente alguns comandos importantes que são usados com frequência na sala de aula, assim os pequenos vão se familiarizando com as frases e compreendendo os pedidos com autonomia. Por exemplo:
Sit down
Organize the classroom
Make a line
Sit in a circle
Drink water
Wash your hands
Ao longo do semestre, as crianças serão estimuladas a usar essas frases para expressar vontades.
O retorno às aulas de Inglês do Ateliê foi marcado por descobertas e reencontros. Muitas crianças estão retornando ao espaço na expectativa de vivenciarem um novo segmento numa nova série, e algumas outras estão chegando para serem acolhidas por aqui.
Nesses primeiros encontros reservamos um tempo para ambientar as crianças novas sobre a rotina do Inglês no Ateliê; contar o que já estudamos, como é nosso dia a dia, brincadeiras que já conhecemos, relembrar vocabulários que exploramos anteriormente e instigá-los a pensarem que novas descobertas gostariam de fazer dentro desse idioma.
Nos momentos de relembrar e conhecer brincadeiras as crianças ficaram muito empolgadas com o “Mr. Hunter”, uma brincadeira de roda similar ao “Senhor Caçador”, além de muito cativadas pelo “Chinese Whispers” (telefone sem fio), quando pudemos, de forma lúdica, apresentar os vocabulários conhecidos.
Explorando o nosso novo espaço, também nos divertimos com “Simon Says”, em que eles puderam dar pequenas tarefas para o grupo.
Estamos muito felizes e animados para este novo ano que se inicia com trabalho de Inglês no Ateliê, e desejamos que 2024 continue sendo um ano de muitas descobertas!
As F2 iniciaram o ano letivo conhecendo as novidades do segundo ano: mudança de andar, amigos da turma, materiais novos…
Em seguida, inauguraram o caderno de desenho com um bingo bem divertido. As turmas listaram palavras referentes às férias. Depois, cada criança selecionou 6 delas e anotou na cartela feita por elas. Conforme as palavras iam sendo sorteadas, a animação aumentava!
O primeiro a fazer bingo recebeu a missão de buscar e distribuir a novidade mais aguardada por eles: a agenda de cara nova! As crianças adoraram a mudança de visual. Observaram as primeiras páginas, nas quais é possível acompanhar todas as datas significativas do calendário escolar e registrar os aniversariantes da turma. Escreveram seus nomes e coloriram a imagem, obra de Eduardo Kingman, que inaugura o projeto de 2024.
“Entre nós, cuidado” e muita diversão! Foi dada a largada!
Sejam todos bem-vindos!
Começamos o ano com uma galera animada para viver um novo ciclo cheio de aprendizado e diversão.
Nesses primeiros dias, as crianças já puderam experimentar várias atividades, como meditação, inglês, Oficina de Construção e Judô. Além disso, desfrutaram de um delicioso almoço.
Para este ano, o Ateliê traz uma novidade: os três grupos estão no mesmo turno e poderão em alguns momentos participar de atividades juntos, como a vivência no Parque Lage.
Os encontros no Ateliê são oportunidades de conhecer novos amigos e construir laços que os acompanharão ao longo do ano.
Aos poucos estão se organizando e entendendo a nova rotina, para que aproveitem ao máximo cada momento.
As crianças da F3 iniciaram o ano com muita brincadeira! Para receber as novas turmas, o desafio proposto foi: “Procure um amigo que…”. As crianças tiveram que procurar no grupo outros amigos que tinham alguma característica em comum. Dessa forma, fizemos uma integração da turma e descobrimos um pouco mais sobre cada criança.
Na brincadeira, elas tiveram que procurar amigos que tinham ido viajar para o mesmo lugar nas férias, que tinham visto o mesmo filme no cinema, que moram no mesmo bairro, que torcem para o mesmo time de futebol, que fazem aniversário no mesmo mês. Assim, puderam se conhecer um pouco mais, conversar e trocar experiências.
A apreciação da imagem da capa da agenda despertou a curiosidade dos alunos sobre o tema do projeto institucional: “Entre nós, cuidado”. Assim como o samba da Sá Pereira, que embalou nossa primeira semana dando boas vindas a todos.
A imagem e a letra do samba mobilizaram as crianças para uma boa conversa na qual compartilhamos ideias e observações e fizemos boas perguntas que irão nortear nossas pesquisas iniciais.
Seguimos animados, entre nós, neste caminho para novas descobertas!
A chegada à escola para vivenciar mais um novo ano letivo é sempre cercada de novidades e curiosidades com o que virá pela frente.
As turmas deram o ponta pé inicial se apresentando uns para os outros e dando as boas-vindas para os novos amigos. Para esse momento, organizamos uma dinâmica com barbante, que contou com a atenção, dedicação e paciência de todos. Ao fim da atividade, as crianças refletiram sobre a importância do trabalho coletivo; pensando no projeto deste ano, Entre nós, cuidado, falaram da escuta que devemos ter uns com os outros, para que tenhamos mais um ano de muito companheirismo.
As turmas passearam pela escola para conhecer a nova organização das salas e tiveram conversas importantes com amigos e professores para estabelecer as regras de convivência. Deram as boas-vindas aos novos colegas: Bernardo, Eduardo, Lila, Mariana, Marina Ito e Maria Zerbini, na F4TC, e Anita, Pietra, Maria Esther e Sofia, na F4B.
E é claro que teve muito samba no pé! “De semente em semente a gente planta uma floresta!”, da nossa professora Manoela Marinho, trouxe alegria e reflexão para nossas tardes.
O início do ano é sempre cheio de expectativas e emoções. E para falar sobre isso e conhecer as turmas, apresentamos às crianças a Blob Tree, ferramenta criada pelo psicanalista Pip Wilson e pelo ilustrador Ian Long. A árvore é repleta de Blobs, bonecos sem identidade, cujos corpos expressam emoções. Ao apontarem e escolherem os Blobs com os quais se identificaram, as crianças tiveram a oportunidade de dizer sobre como se sentem no atual momento e também onde gostariam de estar. Para complementar a conversa, lemos o livro Emocionário: diga o que você sente, de Cristina Núñez Pereira e Rafael R. Valcárcel.
Esses recursos facilitaram as apresentações e organizaram as expectativas em relação ao início do ano escolar. Damos as boas-vindas às nossas novas amigas: Catharina e Gabriela Serra, da F5A, e a Aisha Barril, da F5B.
Que tenhamos um ano de muitas descobertas!