Através do corpo, as crianças conhecem o mundo à sua volta e investigam possibilidades.
As explorações sensoriais permitem muitas descobertas e trocas de experiências entre os pequenos. Preparamos gelo com folhas secas e papéis coloridos dentro, e a TAM explorou com muita curiosidade.
As crianças observaram o degelo, trocando hipóteses sobre como isso acontece, sentiram a temperatura com pés e mãos e brincaram de pintar o gelo com aquarela.
Foi uma manhã refrescante e divertida.
A semana foi de novos avanços para a TAT. Alguns pequenos voltaram do recesso de carnaval mais agarradinhos aos responsáveis, embora apropriados ainda da rotina escolar.
Com muito colo, acolhimento e atenção individualizada, pudemos assegurar as despedidas e ampliar o tempo de mais crianças da turma.
A adaptação do grupo está ganhando solidez, e pudemos diversificar propostas, explorar os espaços da Pereirinha e iniciar nossas conversas sobre o projeto.
A turma coloriu a reprodução da obra Cunhatain, Antropofagia Musical, de Denilson Baniwa na capa da agenda, e fez comentários:
“Uma pessoa com telefone.” (Antônio B.)
“É a mamãe ligando para mim.” (Lucas)
“Ela está ligando para o amigo dela. O fone está tocando música.” (Sebastião)
Nosso retorno do recesso de carnaval foi repleto de encontros e muita alegria. As crianças já estão ambientadas com a rotina escolar e compartilharam em roda relatos de viagens, passeios com a família e muitas idas a praia, piscina e cachoeira. Uma delícia!
Relembramos nossas conversas sobre o projeto e as ideias que foram surgindo. Momentos marcantes, como a escolha do nome da turma, a ida à pracinha, as mudanças que descobrimos no espaço escolar, a chegada de novos amigos e a obra As Costureiras, de Tarsila do Amaral.
Aprofundamos a conversa sobre pintura e as crianças levantaram hipóteses sobre o que as personagens estavam costurando.
“Elas não estão costurando. Elas estão criando!” (Olivia)
“É uma roupa para o gatinho branco.” (Bia)
“Olha! Tem uma costurando um tecido colorido com a mão.” (Flor)
“Também tem máquina.” (Enrico)
“Precisa de tanta gente para costurar? O que elas estão usando?” (Vicente)
“A Tarsila conhecia elas?” (Alice)
As perguntas foram tantas, que fomos pesquisar a vida de Tarsila do Amaral no livro Uma Aventura no Mundo de Tarsila, de Mércia M. Leitão e Neide Duarte.
A pintora brasileira despertou a curiosidade dos pequenos, que conheceram melhor suas obras e ficaram impressionados com as cores e os traços marcantes.
As crianças foram desafiadas a montar um quebra-cabeça do quadro de Tarsila. Aproximaram-se do universo matemático e exercitaram o raciocínio lógico, elaborando e analisando estratégias.
O projeto da turma vai ganhando forma.
Depois de uma envolvente a acirrada votação, a TBT escolheu seu nome: Turma da Máquina.
Para comemorar, percorremos a escola espalhando a novidade.
Apreciamos imagens do filme Tempos Modernos, de Charlie Champlin.
As crianças ficaram empolgadas com o que viram, sinalizando momentos marcantes:
“Ele está dentro de uma máquina, em uma engrenagem. E tem um braço robótico que deu comida para o Carlitos.”
Para dar mais sentido às aprendizagens, estamos elaborando um trabalho de artes inspirado nas cenas do filme.
Agora que temos nome, já é possível vislumbrar caminhos para a escolha de um tema de pesquisa, de acordo com o interesse do grupo.
Viva a Turma da Máquina!
O retorno do recesso de carnaval foi animado na TCT.
As crianças receberam uma caixa surpresa contendo palitos de sorvete e com eles construíram casas, fazendas, cercas…
A atividade rendeu uma conversa muito interessante sobre marcenaria e ferramentas utilizadas nesse ofício.
Pensamos também em nomes para a turma: da Porta, da Invenção, da Chave, da Ferramenta, da Bicicleta.
Assim, vamos despertando cada vez mais o interesse dos pequenos para o tão esperado dia da votação.
Aguardem!
A turma voltou alegre do recesso de carnaval. Com as contribuições dos pequenos nas rodas e o envolvimento deles com o Projeto Institucional, fizemos uma breve retrospectiva do que já sabíamos.
Ansiosas para escolher um nome para a TDT, as crianças se lembraram da história do Nicolau e das nossas conversas sobre invenções.
Pensamos em Lâmpada, Invenção, Máquina, Roda, Ciência, Tecnologia e Construção.
Animados, registramos cada voto no blocão. A apuração foi comemorada com empolgação.
Para contemplar tamanha alegria, saímos pela escola contando para todos que agora somos a Turma da Roda.
“Vamos estudar a invenção da roda!” (Maria Luisa)
“Quem inventou?” (Lina)
“Será que encontramos roda aqui na escola?” (Tomás Zazu)
Fomos em busca de rodas e aproveitamos para fazer uma pintura representando os carrinhos que encontramos.
Assim, tomados de alegria e questionamentos, vamos em busca de novas conquistas, traçando um caminho de ludicidade e muita pesquisa para o projeto da turma.
Além do nome, nossa turma ganhou um amigo novo: Pedro, menino sabido, que já vem trazendo alegria.
Bem-vindo!
Em mais uma aventura culinária no Ateliê, preparamos um bolinho verde, feito de espinafre.
As crianças se divertiram descobrindo que as folhas encolhem quando aquecidas.
Taparam os ouvidos para se proteger do barulho do liquidificador e aprenderam cuidados com o forno e o fogão.
Experimentaram os bolinhos e fizeram comentários de aprovação:
“Sabe quem come esse bolinho? O Hulk!”
“Eu gostei e estou sentindo o gosto do alho.”
E você, já experimentou espinafre?
A turma do Ateliê da tarde voltou do recesso de carnaval muito animada e com muitas novidades para contar.
Brincamos com caixas variadas, observando os tamanhos. Lemos O Homem que Amava Caixas, de Stephen Michael King, e descobrimos que com elas podemos construir muitas coisas.
Decidimos, então, criar nossa caixa surpresa, onde escondemos um objeto misterioso, para ser identificado pelo tato.
Pintamos e enfeitamos nossa caixa surpresa e decoramos também um avião boneco.
Reencontramos os professores Clara, Salgadinho e Jean e nos divertimos muito.