Em um passeio pela floresta, as F1 encontraram um Saci bagunceiro, que tem medo de escuro…
Como termina a história desse encontro?
As crianças mostraram ao Saci um jeito de clarear a escuridão cantando, fazendo adoleta e tocando com os tubos.
Tudo terminou com muita música, brincadeira e tecnologia!
A visita à exposição Calder+Miró, na casa Roberto Marinho, foi muito instigante para as turmas de F1.
Descobriram que os dois artistas eram amigos e que as obras deles tinham muito em comum.
Observaram as formas e cores nas produções, buscaram semelhanças e descobriram que Calder também tem trabalhos de pintura.
Os móbiles chamaram especial atenção das crianças, que repararam nas alavancas, nos pontos de apoio e levantaram inúmeras hipóteses sobre como todas aquelas formas se equilibravam.
Foi um passeio muito enriquecedor, que certamente trará desdobramentos interessantes para os grupos.
Já faz tempo que as F2 conheceram a história de dois amigos chamados Pedro e Tina. Depois de pensar sobre aquela amizade especial, a turma foi apresentada a uma carta de uma criança a outra.
Nessa carta apareceu a tal letra cursiva que, de tão desenhada e trabalhosa, despertou a curiosidade das turmas.
Alguns alunos se arriscaram a dizer:
“Essa é fácil, já sei fazer!”
Outros ficaram mais reflexivos:
“Mas essa letra é muito difícil de ler…”
Para iniciar o trabalho com o novo tipo de letra, as F2 exploraram bastante os movimentos: papel, caderno de desenho, quadro branco, tinta… Tudo fez parte da nossa rotina, para soltar o traço e trazer mais leveza às mãos.
Já, já as escritas terão um novo visual, e as leituras, novos desafios.
Tempo e técnica são muito importantes. Por isso, vamos com calma!
Os ensaios do Rock da Memória estão cada vez mais animados e organizados.
As F2 vêm se apropriando de suas partes individuais e também entendendo como sua participação impacta na sonoridade coletiva.
Com essa percepção mais amadurecida, as crianças conseguem seguir com mais segurança a pulsação e a forma da música; e também ter maior controle sobre a intensidade com que tocam o instrumento.
Como aquecimento para a Feira Literária do Fundamental II, os alunos das F8 receberam as F3 para um encontro cheio de histórias.
As F3 foram recepcionadas pelos adolescentes na biblioteca, na casinha do pátio e nos bancos da escola. Em grupos, os mais velhos tinham em mãos livros que marcaram suas infâncias.
Gildo, Rinocerontes não Comem Panquecas, A Revolta dos Gizes de Cera, entre outros títulos, despertaram o interesse das crianças convidadas.
O encontro promoveu integração especial entre os alunos e, com certeza, tornou essa atividade memorável para todos.
Estamos em um processo de conscientização corporal nas aulas de Teatro das F3. Em cena, as crianças vão contendo o corpo, dando pausas, e em outros momentos sustentam o corpo expressivo. Deixando de lado os movimentos involuntários para dar ênfase aos gestos pensados, escolhidos e inventados por elas.
Trabalhamos também o gromelô, uma “linguagem” inventada, em que usamos somente o corpo e a entonação da voz para estabelecer a comunicação.
Dando continuidade a esse processo, propusemos um exercício em que um personagem é construído por três crianças abraçadas, que se movem e falam simultaneamente. O maior desafio é conseguir dividir a atenção em três focos, o corporal, o vocal e ser capaz de manter o desenvolvimento da cena, dando ideias.
As crianças curtiram muito esse processo de trabalhar o corpo expressivo no Teatro de forma coletiva..
Nas aulas de Música das F3 o conhecimento da flauta doce está evoluindo.
As noções iniciais de emissão sonora, postura e tamponamento já estão mais consolidadas, e as crianças já conheceram as notas.
Começamos a usar o livro com elementos da notação musical.
Os estudantes conheceram as figuras rítmicas semínima, mínima e semibreve e já conseguem ler partituras simples.
De agora em diante serão desafiados a pôr em prática o conhecimento adquirido. Vem aí uma gincana musical.
A F3M recebeu a visita do Pedro Vasconcellos, pai da Gabi. Ele veio falar sobre o Bobozinho, robô montado em sua casa com diversos componentes eletrônicos.
Pedro trouxe outro robô, desmontado, para demonstrar como cada parte é encaixada através de fios, placa, baterias, além dos comandos para dar origem ao comando eletrônico. Isso aguçou a curiosidade da criançada, que o apelidou de robô-jogo.
O robô foi demonstrado em sala, onde deu voltas, girou e andou para frente, além de piscar com luzes de cores diferentes. Fez tudo isso através de comandos feitos do tablet.
Pedro comentou a programação – linguagem que possibilita as ações do robozinho – e deu exemplos de como os movimentos do robô só eram possíveis porque essa linguagem existe.
A conversa rendeu. Houve várias perguntas sobre energia e máquinas simples.
O Bobozinho foi um verdadeiro instrumento de pesquisa. Durante o bate-papo, as crianças foram apresentadas a um novo tipo de energia, o eletromagnetismo.
A F3M prosseguirá em suas pesquisas, agora com muitas informações novas.
Foi uma manhã de muita alegria e conhecimento.
Nas aulas de Dança, as turmas leram os textos das Festas Pedagógica e de Encerramento, conhecendo as história que as F1, as F2 e as F5 vão contar.
As F1 vão apesentar um trabalho inspirado em Alexander Calder e dançar coreografias que dialogam com o trabalho do artista.
As F2 trazem para a cena os segredos da memória, com temas trabalhados em Projeto ao longo do ano.
As F5 encenam Os Meus Balões, de Karen Acioly, e já estão trabalhando na construção gestual e corporal dos personagens e em pequenas inserções coreográficas que ajudarão a contar a história.
As F3 e F4 também ajudam as F5 a contar essa história, dançando coreografias ao longo da peça.
Estão todos animados e com a cabeça fervilhando de ideias, ansiosos e felizes com as festas.
A F4M recebeu a visita da fotógrafa Daniela, mãe da Laura.
Daniela nos apresentou as diferentes áreas de atuação dos fotógrafos, além de nos provocar a pensar sobre a influência da luz e da sombra e também do enquadramento e da composição de uma foto.
O encontro sensibilizou o olhar da turma para que as próximas fotos sejam tiradas a partir da aplicação das técnicas apresentadas.
Agradecemos à Daniela pela valiosa colaboração com nosso Projeto.
Como se forma o arco-íris?
As F4 tiveram uma aula de Ciências com experimentos diferentes e dessa vez, além de retomar alguns conceitos sobre as propriedades da luz, Henrique, professor de Ciências, mostrou como o arco-íris é formado.
Com três refletores nas cores azul, verde e vermelha, foi possível perceber que a luz branca é o somatório das cores do arco-íris. Além de experimentar as misturas das cores em luz, as crianças puderam rever os conceitos de reflexão e refração; e pensar um pouco sobre as frequências e a velocidade da luz.
Experimentos como esse tornam o conhecimento mais significativo e estimulam as crianças nas pesquisas.