Dia da Criança

As comemorações do Dia das Crianças foram muito animadas.

As turmas assistiram ao espetáculo Circo a Céu Aberto e riram a valer, divertindo-se com o palhaço Pitercrash.

No dia seguinte foram à pracinha do Largo dos Leões para cantar e dançar canções conhecidas nas aulas de Música.

No final todas as crianças levaram de presente  um catavento.

Foram dois dias muito especiais.

Viva as crianças!

Culinária de Fogo! 

Ateliê Manhã

Em nossa pesquisa sobre o fogo, descobrimos que uma de suas principais funções é cozinhar os alimentos.

O rei Xangô, da mitologia yorubá, gostava muito de comer quiabos e acarajé. Adaptamos as receitas para as crianças, optando por não usar azeite de dendê, camarões e nem castanhas. 

Fizemos quiabos assados com páprica, azeite, noz moscada e sal.

O acarajé tornou-se um delicioso bolinho de forno. Segue a receita do nosso acarajé.

Ingredientes

 2 xícaras feijão cozido. Usamos o feijão fradinho, mas pode usar outra variedade.

1 ovo batido 

 1 cebola picadinha

1 dente de alho picadinho

1 colher (chá) de páprica

1 colher (chá) de cúrcuma

1 cebolinha picadinha 

1 punhado de salsa picadinha 

1 xícara de farinha de trigo 

sal a gosto

Modo de Preparo

 Escorra o feijão e amasse ligeiramente, para que o bolinho tenha textura.

Junte a cebola, o alho, a páprica, a cúrcuma, a cebolinha, o sal e a salsinha. Misture tudo.

Acrescente o ovo e mexa bem. Misture a farinha de trigo e deixe a massa descansar por 10 minutos.

Divida a massa em quatro partes e modele na forma de bolinhos; ou coloque em forminhas, se quiser mais porções.  

Distribua os bolinhos em uma assadeira forrada com papel alumínio e leve ao forno a 200º C, por 15 minutos.

Espere esfriarem, e se delicie!

A Resposta do Coelho

Ateliê Tarde

Tivemos uma surpresa no pátio. Amanda, da Secretaria, entregou-nos uma carta que chegou pelo correio. Era a tão esperada resposta do Coelho e do Urso.

Com alegria e empolgação, abrimos o envelope e, mais uma vez, mestre Coelho, atendendo ao nosso pedido, propunha  uma desafiadora caça ao tesouro.

Desvendamos pistas e dicas e fomos procurar os envelopes escondidos pela escola.

Procuramos na biblioteca, nos corredores, até a geladeira da cozinha virou esconderijo de pistas.

Com o tesouro finalmente em mãos, descobrimos que o Coelho e o Urso propuseram uma brincadeira dinâmica e alegre, a famosa partida de pipoca no Pereirão.

Com pequenas almofadas organizadas na linha do meio de campo, dois times se desafiavam jogando almofadas para o campo adversário, com o objetivo de tirar o máximo de almofadas do seu campo.

O time que terminasse com o menor número de almofadas em seu espaço ganharia a partida

Foi muito divertido participar mais uma vez das brincadeiras sugeridas pelos nossos amigos Coelho e Urso.

Bate Monjolo

Turma do Botão (TAM)

As brincadeiras e os jogos fazem parte do dia a dia da Turma do Botão.

Nas rodas de planejamento, definimos as atividades do dia, combinamos regras e organizamos nosso tempo no pátio, entre brincadeiras dirigidas e cantadas e explorações livres.

As crianças se envolveram com a música Bate Monjolo, do repertório popular, e precisaram de muita coordenação e atenção para passar o anel de uma mão para outra através de uma roda de barbante.

Nosso repertório vai se expandindo, enquanto os pequenos se aventuram em novos desafios, erros e acertos. 

Música, Voo e Descobertas

Turma do Trem (TAT)

“Alberto Santos Dumont

Para ver o que é bom

Subiu ao céu

Num avião de papel

Pilotando só com uma mão

Com a outra dando adeus

 

Foi papai da aviação

Pairando entre homem e deus

Um anjo que ascendeu

Entre o chão e o céu.

 

Alberto ao lado dos santos

Alberto acima Dummond

Ao lado do próprio pai

Alberto como um caderno

Ao lado com a borboleta, da nuvem,

Alberto vai.”

Com essa canção animada de Chico César,  inspiramos a Turma do Trem em atividade brincante e enriquecedora.

Para alimentar nossa pesquisa, simulamos uma viagem de avião.

Organizamos os assentos, preparamos os bilhetes de embarque, as malas, e escolhemos a tripulação.

Sorteamos o piloto, o copiloto e os comissários de bordo, conhecendo suas funções e conversando sobre elas.

Projetamos uma cabine de avião, simulando  decolagem e aterrissagem.

Os pequenos se divertiram e descobriram, de forma lúdica, como se dá uma viagem.

Algumas curiosidades sobre esse meio de transporte surgiram: como é feito o avião? Como ele voa?

Assistimos ao vídeo De Onde Vem o Avião?, no qual a personagem Kika revela a evolução tecnológica, com destaque para as turbinas, que substituíram as hélices. 

Pescaria

Turma da Criação (TBM)

Recebemos a visita do João, pai da Alice, que veio compartilhar sua vivência no universo da pesca.

João montou uma vara de pescar, explicando a importância e a funcionalidade de cada peça.

Manuseamos o material e fizemos relações interessantes entre a vara e a tecnologia que envolve essa atividade.

Conhecemos iscas sintéticas e refletimos sobre as diferenças entre elas e as iscas naturais.

João explicou que a escolha da isca depende da  intenção do pescador. Há tipos adequados para a pesca no rio e outros para pesca no mar.

Ele convidou cada criança a manusear o rolete e imaginar estar pescando de verdade.

Com gritinhos de empolgação, elas vibraram ao observar quão longe a linha chegava. Um momento feliz que ficará marcado na memória afetiva de todos. 

Conhecemos também a história Céumar Marcéu, de Renato Moriconi, com delicadas ilustrações, trazida pelo amigo Daniel.

O autor propõe uma viagem entre o céu e o mar, no encontro de semelhanças e espelhamentos desses universos.

As crianças ficaram encantadas com a obra e com as divertidas comparações.

“Olha! Tem a estrela-do-mar e a estrela do céu.”

“Eu achei a roupa do mergulhador mais legal que a do astronauta.”

“A lula dele é da mesma cor que o cometa.”

“No céu tem um monte de coisa parecida com o mar. Que engraçado!”

“A onda não é igual à nuvem. A espuminha da onda que é.”

“Até a cor do céu lembra a cor do mar.”

“Será que o mar é irmão do céu?”

Envolvido pelo tema, o grupo conheceu também a obra de arte Ar e Água, de Escher.

Conversamos sobre o artista e sua obra, atentos aos  detalhes e à forma como ele buscava representar universos que se encontram, se misturam e transformam.

Descobrimos peixe e pássaro e buscamos relação com a história conhecida antes.

As crianças foram percebendo as semelhanças e a forma complexa como a vida está entrelaçada, na água ou no ar. 

Com muita dedicação, tinta guache, pincel e caneta, os pequenos fizeram uma releitura da obra de Escher.

Tchau, China!

Turma da Máquina (TBT)

Não poderíamos voltar para o Brasil sem fazer nossa versão da festa das lanternas.

Na China, a festividade acontece tradicionalmente para comemorar o ano novo. As lanterninhas carregam enigmas, e quem consegue desvendá-los recebe pequenas recompensas.

A Turma da Máquina desvendou enigmas que apareceram na lanterna que a Paulinha mandou, e também outros do cordel Descubra o Nome do Bicho, de João Batista Melo. Nessa brincadeira desafiadora, as crianças se aproximaram das rimas e se divertiram bastante. 

Assistimos ao vídeo Dança do Dragão e dançamos ao som dos tambores. Para enfeitar a sala, fizemos as próprias lanterninhas.

Estamos prontos para saber mais ainda sobre Santos Dumont e os dirigíveis, e vamos embarcar de volta. 

Tchau, China!

Quem Quer Brincar?

Turma da Ferramenta (TCT)

As brincadeiras na Turma da Ferramenta são vivenciadas de forma contagiante.

Entre disputas, conversas e acordos, vamos desenvolvendo o olhar sensível e crítico, mediado pelas relações que vão surgindo. São maneiras amistosas de envolver a empatia e o cuidado com o outro.

Com piques e brincadeiras de roda, como pato ganso, vamos despertando as crianças para atividades coletivas.

O pique corrente foi um dos momentos significativos, e afetou o grupo no cuidado coletivo, trazendo reflexões sobre estratégias para cumprir as regras estabelecidas do jogo.

Vamos brincar!

Experiências e Muita Diversão 

Turma da Roda (TDT)

O amigo Pedro S. compartilhou o livro Manual do Mundo: 50 Experiências para Fazer em Casa.

Animado e num momento de roda, Pedro nos contou a experiência que mais chamou sua atenção, e que fala do nosso projeto: o resgate do submarino. 

Com a meninada empenhada nas pesquisas sobre conhecimento científico, partimos para as investigações. 

A primeira etapa foi identificar o material necessário. Fizemos a lista e os pequenos foram em busca dos adultos que pudessem ajudar. 

Para comemorar o Dia da Criança, que aconteceu nesta semana, muita brincadeira, poesia e surpresa nas salas e no pátio.