Bagunças Mateiras

Ateliê Manhã

As aulas do grupo Moleque Mateiro são repletas de diversão e descobertas.

Na semana passada, Vini e Mari, nossos professores mateiros, fizeram “mágica” transformando água suja e barrenta em água limpinha.

Na verdade, não era mágica, era um filtro de garrafa pet. Ficamos empolgados, e quisemos fazer um também.

Vinícius explicou que cada camada do filtro é responsável por retirar um poluente.

As pedras e a areia servem de barreira física às partículas de terra misturadas na água e aos pequenos objetos – como as folhas secas e o papel picado.

O carvão filtra os poluentes químicos – invisíveis a olho nu –, como metais dissolvidos na água, pesticidas e outros.

A argila e o algodão servem para reter partículas menores.

Quanto maiores forem as camadas do filtro,  mais transparente a água sairá.

Nosso filtro caseiro não filtra o sal, embora seja uma partícula muito pequena.

Bactérias também não podem ser filtradas, por isso não é recomendado ingerir essa água.

O experimento é usado apenas para demonstrar como funcionam os filtros.

Para que a água se tornasse potável seria necessário usar alguma substância como cloro ou hipoclorito de sódio para desinfecção.

No final, registramos o experimento, bem do nosso jeito.

 Outra brincadeira que aconteceu no nosso passeio ao parque da Catacumba foi a construção do brinquedo de ar Barangandão Arco-íris.

Descobrimos que ele se inspira nas fitas-amuletos das baianas que vendem acarajé. 

Brincamos deixando o vento levar as fitas, fazendo movimentos circulares e imitando cobras.

Depois do lanche, fomos dar uma volta nos canteiros, e sabem o que encontramos? Calangos pegando sol. Alguns estavam camuflados e outros bem visíveis.

Fizemos silêncio e seguimos o combinado de observar os bichinhos à distância.

Ufa! Quanta coisa legal! 

Barangandãos ao Vento com o Moleque Mateiro

Ateliê Tarde

Nas aulas de Educação Ambiental com os professores do Moleque Mateiro começamos a  trabalhar os quatro elementos: terra, fogo, água e ar.

Iniciamos pela terra. Sentimos sua textura e aromas e criamos nossa composteira.

Em seguida, estudamos a água, conversamos sobre sua importância para o planeta Terra e, por fim, construímos um filtro de garrafa pet.

Para apresentar o elemento ar, durante nosso último passeio ao Parque da Catacumba Vinícius e Mariana nos ensinaram a montar um brinquedo muito bacana, conhecido como Barangandão Arco-íris.

Usamos quatro fitas coloridas de papel crepom e prendemos com fita adesiva a um rolinho de jornal. Amarramos as fitas e o rolinho a um pedaço de barbante, que nos serviu de alça para movimentar nossos Barangandãos.

Com o vento do fim da tarde, aproveitamos para vê-los balançando e colorindo o parque enquanto brincávamos.

Falta-nos somente estudar o fogo. Como será?

A Lua Tem Buraquinhos

Turma do Botão (TAM)

Depois de estrelas, constelações e foguetes, foi a vez de a Turma do Botão produzir uma Lua com pintura e colagem.

Cada criança fez um contorno com lápis branco e preencheu usando pincel batedor e tinta branca.

Os pequenos se lembraram de que “a Lua tem buraquinhos” que precisavam aparecer também.

Para obter essa textura, colamos pedaços de papel toalha na lua já pintada.

A criançada se orgulhou das produções e, mais uma vez, elaborou com autonomia todo o processo criativo.

Aprendizados e Novidades

Turma do Trem (TAT)

A Turma do Trem revisitou momentos importantes das nossas pesquisas.

Relembramos o que descobrimos sobre a história do pai da aviação, os avanços tecnológicos do avião, os artistas que conhecemos, os trabalhos e os passeios que fizemos.

Depois de aprendermos muitas características desse meio de transporte, os pequenos vêm se interessando por outra tecnologia do céu: o helicóptero.

O grupo mencionou tê-lo visto no painel do artista Cadmo Fausto, quando fomos ao Aeroporto Santos Dumont, e ter brincado com um helicóptero feito de madeira no parquinho do Jardim Botânico.

O amigo Vicente foi ao heliponto da Lagoa e trouxe vídeos dessa experiência para mostrar. As crianças ficaram instigadas com a estrutura do helicóptero e seu som.

Ele faz barulho e tem asa.” (Sebastião)

Ele voa com a hélice girando.” (José)

Assim vamos traçando nossos encaminhamentos de Projeto.

Visita na Turma da Criação

Turma da Criação (TBM)

A Turma da Criação recebeu a visita do biólogo marinho Paulo Emílio, avô do amigo Vicente.

Conversamos sobre nossas pesquisas e Paulo tirou diversas dúvidas do grupo sobre o universo dos mares e rios.

Conversamos sobre as águas doce e salgada, sobre os animais que vivem nesses ambientes e sobre a ação do homem nesses espaços.

Observamos imagens e vídeos,  conhecemos o som das baleias, o movimento da estrela-do-mar e descobrimos curiosidades sobre o caranguejo.

Paulo trouxe um casco de tartaruga, conchas pequenas e grandes, um pôster sobre baleias, algumas pedras e corais.

As crianças ficaram encantadas com a diversidade de materiais e com a possibilidade de manuseá-los.

Sentimos as texturas, o peso e atentamos para os formatos e as marcas do tempo.

Muitas perguntas que foram surgindo em nossas pesquisas ganharam respostas, e as crianças foram sendo envolvidas pela troca.

Nosso visitante enfatizou a importância do cuidado com a natureza e com os animais.  

Durante a semana realizamos também atividades de arte utilizando água. Transformamos tinta em gelo; pintamos com aquarela, com óleo e com sal.

Buscamos relembrar  pontos interessantes, como o fato de a água não se misturar com o óleo.

Foi interessante observar como o sal e o óleo, misturados à água, podem gerar lindas e variadas produções. Novos questionamentos surgiram, e assim nossas pesquisas vão sendo alimentadas. 

Foi uma semana colorida, animada e repleta de experimentações e descobertas!

Santos Dumont

Turma da Máquina (TBT)

A Turma da Máquina fez um passeio divertido no aeroporto Santos Dumont. 

A meninada tinha uma missão: encontrar balões no aeroporto. As crianças acharam pouco provável, mas assim que chegamos avistamos o primeiro painel, que ilustra o pai da aviação, e lá estava: um balão! 

Seguiram atentas e logo encontraram o painel Primórdios da Aviação, de Cadmo Fausto. 

Quantos balões!

Dentre eles, os dirigíveis, que foram prontamente reconhecidos. O 14 Bis não passou despercebido. As crianças identificaram a capital francesa e observaram os elementos presentes na obra. 

Após a apreciação, brincamos nos jardins do MAM com os balões confeccionados pela turma, e fizemos um lanche delicioso! 

Brincando na China

Turma da Ferramenta (TCT)

Os relatos sobre as brincadeiras de infância de seus responsáveis encantaram as crianças da Turma da Ferramenta.

Elas compararam as brincadeiras que fazem parte do nosso repertório e, em seguida, ouviram com atenção os relatos da nossa querida Iara sobre sua infância, relembrando as bonecas de pano que sua mãe fazia.

Descobrimos em nossas pesquisas sobre a cultura chinesa uma nova diversão: “gato e rato”, e  acrescentamos mais uma à nossa lista de brincadeiras.

A animação tomou conta de todos!

Comparando Mapas

Turma da Roda (TDT)

Na busca por respostas sobre a invenção da bússola, entendemos que a Turma da Roda precisava aprofundar suas pesquisas sobre a invenção dos  mapas.

Trouxemos fotografias e mapas de diferentes épocas e desenhados por diferentes povos. Alguns mapas representavam a Terra e outros apenas a América do Sul. 

Por que inventaram os mapas? Quais são a diferenças entre eles? Quais são as semelhanças? O que eles podem representar?

“Os mapas foram inventados para as pessoas não se perderem no mar.”

 “Foram inventados para procurar tesouros.”

“Eu percebi que a maioria dos mapas tem rosa dos ventos e bússola.”

“Todos têm alguma coisa escrita.”

“Quase todos mostram o oceano.”

 “Os formatos são diferentes.”

“As pessoas que fizeram pensam diferente, por isso são diferentes.”

 “Antes dos mapas os navegadores usavam o sol e as  estrelas para se localizar.”

Selecionamos essas perguntas para levar a turma a perceber que, mais do que recursos de orientação e localização, os mapas se transformaram em instrumentos importantes para a expansão das civilizações.

Sua função não era só ajudar na localização, mas registrar e tornar pública a descoberta de novos territórios pelos grandes navegadores.