Fogo, Planets, Lua and Stars

Ateliê Manhã

Nossas pesquisas sobre o fogo no céu nos levaram a conhecer meteoros, meteoritos e asteroides, o Sistema Solar e a maior estrela que conseguimos ver: o Sol.

E não é que em nossas andanças encontramos a professora de Inglês?

Nossa pesquisa de agora em diante será em  inglês e português.

Aprendemos os nomes dos planets: Mercury, Venus, Earth, Mars, Jupiter, Saturn, Uranus and Neptune; e também Sun e Moon.

Nossa pronúncia está ficando incrível e cada vez mais articulada.

Fizemos uma oficina de culinária e preparamos pancakes. Usamos eggs, flour, milk, sugar, vanilla and yeast.

Comemos as pancakes de sobremesa, acompanhadas de honey

Nossa receita ficou delicious demais!

Achamos que as manchinhas das pancakes lembram as crateras da Lua, e há quem diga que, na sua pancake, viu São Jorge lutando com o dragão!

Um Instrumento de Tampinhas

Ateliê Tarde

Na aula de Capoeira começamos a produzir um instrumento de percussão com as tampinhas de garrafa pet que juntamos ao longo do semestre.

As tampinhas foram furadas ao centro, pelo qual passávamos barbante e, com muita concentração, dávamos nós para prendê-las.

Assim formamos vários conjuntos de tampinhas que, juntos, formaram um chocalho, ao qual demos o nome de lula molusco, por ter ficado parecido com uma lula.

 Estamos ansiosos para estrear o novo instrumento em nossas rodas de música, agregando mais um “barulhinho” e animando ainda mais nossas aulas de Capoeira.

5,4,3,2,1, Decolar!

Turma do Botão (TAM)

Fizemos um passeio muito especial na Lagoa Rodrigo de Freitas. Tudo começou na escola, em roda, quando iniciamos os preparativos para a elaboração de um foguete que seria lançado no espaço durante o passeio.

Com garrafa pet, cartolina e fita adesiva, montamos a estrutura do foguete e separamos os materiais necessários para fazê-lo decolar.

Ao chegarmos à Lagoa, procuramos um local para o lançamento e aproveitamos para conversar sobre as possibilidades dessa experiência.

O gás produzido pela combinação de vinagre e bicarbonato de sódio faria o foguete decolar.

Os pequenos estavam ansiosos para ver o resultado.

História do Helicóptero

Turma do Trem (TAT)

A Turma do Trem desvendou curiosidades. Descobrimos que, muito antes de o helicóptero ser inventado, Leonardo da Vinci teve ideias para essa tecnologia.

Ele criou um giroscópio aéreo composto por uma grande asa giratória em forma de parafuso, presa a uma plataforma.

A máquina funcionaria a pelo movimento rápido das asas, acionado pelo passageiro.

Conhecemos Paul Cornu, engenheiro que realizou o primeiro voo de helicóptero.

Os pequenos ressaltaram semelhanças e diferenças entre os meios de transporte, comparando os aparelhos antigos com as configurações atuais.

É muito bom perceber o desenvolvimento da linguagem conquistado por nossos pequenos.

Os avanços se mostram nas discussão sobre o Projeto, com falas mais coerentes, mais variadas e precisas na argumentação. 

A Maré Tá Cheia, Iô Iô

Turma da Criação (TBM)

A Turma da Criação conheceu o livro Estela Estrela-do-mar, de Marie-Louise Gay, trazido pela amiga Gabriela.

A narrativa aborda a história de Estela e seu irmão Marcos, que está indo conhecer o mar.

Com lindas aquarelas, a autora fala sobre o medo do novo e também do encantamento que o mar e os animais marinhos causam.

Depois da leitura conversamos sobre os medos que tínhamos e os que ainda temos: medo do escuro, do mar, de aranha, de cobra e de fogo foram alguns que surgiram. 

Envolvidos pelas pesquisas, relembramos também a brincadeira da maré. Atentas à letra da música, as crianças foram  elaborando diferentes movimentos corporais e enriquecendo a brincadeira.

Quando a maré estava cheia, elas faziam movimentos de expansão para o alto;  quando a maré abaixava, faziam movimentos menores e mais contidos. Um momento divertido de criação, cantoria e brincadeira.

Conhecemos também a artista brasileira Adriana Varejão e a obra Celacanto Provoca Maremoto.

Atentos aos detalhes e características, conversamos sobre a relação entre a obra e o mar.

Estamos, aos poucos, elaborando um trabalho de artes inspirado no trabalho de Adriana.

Preparativos

Turma da Máquina (TBT)

A Turma da Máquina já iniciou os preparativos para a Festa de Encerramento.

 Partimos da construção dos elementos cênicos e, ao longo dos ensaio,s da coreografia.

São momentos muito especiais, nos quais relembramos os caminhos das nossas pesquisas de forma prazerosa, com música, dança e muita animação!

Para nossa dança, teremos um adereço feito pelas crianças. Usamos papel, cola, água, tinta e pincel.

A meninada está muito feliz com o resultado.    

Vocês conseguem adivinhar o que é? 

Um Passeio Muito Especial

Turma da Ferramenta (TCT)

A Turma da Ferramenta fez um passeio muito especial ao jardim do MAM e, para esse momento, preparamos um delicioso bolo de cenoura. 

Ingredientes

1 cenoura grande

4 ovos

150ml de óleo

2 xícaras de farinha

2 xícaras de açúcar

1 colher (sopa) de fermento

Preparação

Batemos os líquidos junto a cenoura.

Acrescentamos, numa tigela, os ingredientes sólidos e levamos para assar.

“A Turma da Ferramenta foi ao Jardim do MAM soltar pipa! Lá tinha muita grama, era um lugar bem livre e tinha muita árvore. Assim que chegamos saímos correndo pelo gramado. Depois, Alexandre mostrou as pipas surpresa feitas pelo seu primo, que tem uma fábrica de pipas. Em seguida, ele colocou a linha em três pipas e começamos a brincar com elas. Foi muito divertido!”

(Texto Coletivo)

Um Novo Jogo na Turma!

Turma da Roda (TDT)

A turma da Roda, além de estar muito envolvida com a pesquisa sobre as invenções de mar, tem demonstrado interesse por jogos de cartas e tabuleiros, Uno, jogo da memória, bingo…

Com muitas contribuições de livros, informações e brinquedos, surgiu a ideia de produzirmos um jogo só da turma, e que contasse um pouco das nossas descobertas.

Jogo de trilha foi o escolhido, e demos início a essa divertida produção que envolve atenção, criatividade, relações de ordem numérica, contagem, leitura dos números e pequenas operações de soma ou subtração, além, é claro, de outros conhecimentos já adquiridos até aqui. 

Nossa primeira etapa foi fazer uma trilha simples para ajustarmos as regras. Em seguida fizemos uma lista dos conhecimentos adquiridos. A próxima será a criação do tabuleiro  e em breve a produção estará pronta para desfrutarmos!