O Ateliê da Manhã conheceu a história da peteca, nome de origem tupi, que significa “tapear”, “golpear com as mãos”.
Aprendemos que a peteca é um esporte praticado há muito tempo por indígenas que habitavam o estado de Minas Gerais.
Para confeccioná-la, utilizavam tocos de madeira e palha amarrados em penas de aves.
As crianças tiveram a oportunidade de fazer as próprias petecas com terra, tecido e fita, atividade que estimula a coordenação motora fina.
Divertiram-se arremessando o artefato, aprimorando habilidades motoras, lateralidade e utilizando variados movimentos corporais.
Ateliê Tarde
Com a chegada da Copa do Mundo e os jogos do Brasil esquentando, decidimos enfeitar nossa escola com as cores da bandeira.
Usando muito verde, amarelo e azul, produzimos correntes coloridas de papel, encaixando os elos com muito cuidado e observando a alternância das cores.
Elaboramos também uma faixa com fitinhas de celofane e bandeirinhas com desenhos bem bonitos, para alegrar ainda mais nosso mural.
Fomos conversando sobre a Copa e os jogos, trocando ideias sobre nossas vivências.
“Eu assisti o jogo na minha casa e tinha uma bandeira e um apito.” (Pedro)
“Eu ganhei um trompete para comemorar o gol do Brasil.” (Bia)
“Eu vi na casa da minha vó.” (Vicente)
“Eu estava no meu sítio e vi o jogo.” (Martin)
“Na Copa do Mundo a gente torce pro Brasil porque a gente vive no Brasil.” (Alice)
As brincadeiras dirigidas têm ganhado espaço especial nas nossas manhãs.
Os pequenos vão se apropriando das regras e entendendo os combinados.
Brincarmos de O Dono da Rua, mudando o nome da brincadeira para O Foguete do Astronauta.
Um pegador dentro do foguete tinha que pegar qualquer astronauta que passasse por lá.
Quando isso acontecia, era mais um pegador para ajudar no desafio.
Os pequenos adoraram.
A Turma do Trem conheceu Pássaro Amarelo, de Olga de Dios, história de um pássaro que não consegue voar com as próprias asas.
A trama tem início com o pássaro refletindo sobre a invenção da hélice, que poderia ajudá-lo a alçar grandes voos.
Com a ajuda de um amigo, ele passa a noite desenhando, projetando e confeccionando o invento.
Pássaro Amarelo, então, viaja mundo afora, ajudando e adaptando a hélice, para outros bichos poderem voar.
As crianças vibraram e identificaram a semelhança com as hélices do avião e do helicóptero, que pesquisamos ao longo do semestre.
Conhecer e apreciar literatura aguça a criatividade e amplia o repertório dos pequenos, que passam a fazer novas conexões entre os saberes.
Turma da Criação (TBM)
A Turma da Criação recebeu a visita da Beatriz Doria, mãe da Isabel.
Nossa visitante compartilhou histórias sobre suas aventuras marítimas, numa interessante conversa sobre o mar, pesca responsável, preservação e o bioma marinho de Fernando de Noronha.
Bia trouxe fotos, vídeos e muito mais. Em roda, conversamos e estabelecemos relação entre sua contribuição e nossas pesquisas.
Envolvidos pelo tema dos mares, os pequenos estão empolgados com a Festa de Encerramento.
Estamos elaborando nosso cenário e temos cantado bastante as músicas que farão parte desse dia especial.
Pescadores, jangadas, sereia e Yemanjá são alguns dos personagens que estão nos acompanhando.
Estamos ansiosos por retornar ao palco, com alegria e muita empolgação.
Esperamos vocês.
Turma da Máquina (TBT)
Muitas foram as descobertas acerca do 14 Bis.
As crianças acharam curioso o fato de ter sido construído com madeira, bambu e tecido, e o piloto ficar em pé durante o voo.
Aprenderam a importância do ar para que os aviões voem, e observaram que o leme do 14 Bis ficava na frente, diferente dos aviões atuais e do Demoiselle, primeiro ultraleve da história, também projetado por Santos Dumont.
A música Alberto, de Chico César, animou nossa semana.
Fizemos, em papel, nosso 14 Bis, que fez grandes voos pelo pátio.
Turma da Ferramenta (TCT)
As crianças da Turma da Ferramenta ouviram O Homem que Amava Caixas, de Steffen Michel King, nossa inspiração para a Festa de Encerramento.
Apreciamos também Vazio, de Anna Llenas, história trazida pela amiga Iolanda.
Comparamos as ilustrações dos dois livros e vimos que utilizam papelão.
Surpresos com os efeitos do papelão como material artístico, resolvemos experimentar o recurso para criar paisagens.
Outra atividade significativa foi plantar jiboia, presente da Fernanda, mãe do querido amigo Theo.
Contamos com a ajuda do Vinícius e da Mari, do Moleque Mateiro, que acompanharam o plantio nos encontros do Ateliê.
Foram momentos ricos de troca e interação.
Turma da Roda (TDT)
A Turma da Roda foi surpreendida por uma carta narrando uma bela história de pescador.
Redes, jangada, navios e ondas do mar faziam parte da narrativa, e a turma se divertiu identificando semelhanças com as pesquisas do grupo.
Apresentamos a artista americana Janet Echelman, que utiliza a tradicional técnica de amarração de redes de pesca para criar incríveis esculturas de cordas que flutuam entre prédios e espaços públicos de cidades do mundo todo.
Animadas com as novas descobertas, as crianças ouviram Caminhos do Mar, com Gal Costa, canção que fará parte da Festa de Encerramento, momento muito aguardado por todos!
A turma esteve empenhada e empolgada nos ensaios.
Esperamos todos nesse dia especial.