No sábado tivemos as Festas de Encerramento da Pereirinha, com a encenação de O Homem que Amava Caixas, adaptada do livro de Stephen Michael King. Foi uma alegria compartilhar nossas pesquisas com as famílias.
As crianças se sentiram muito à vontade no auditório da “Sá Pereira dos grandes”. Foi lindo vê-las divertindo-se, dançando, cantando, sob a emoção de estar no palco, apresentando para o público o resultado dos estudos e da trajetória de 2022. Uma experiência inesquecível para nossos alunos, alunas e para toda a equipe da Pereirinha.
Fechamos um ciclo de pesquisas e aprendizados inspirados pelo projeto Tec Aqui, Tec Lá: o que mais Podemos Inventar.
Hora de sair de férias e desfrutar do merecido descanso.
Boas festas!
Embaladas pelos jogos da Copa do Mundo, as crianças da Pereirinha se empenharam para disputar divertidas partidas de futebol, chutes a gol e os jogos da pipoca e estafeta.
Não faltou energia para os nossos pequenos atletas! Formaram times nas cores amarela, azul, verde e branca, torceram e correram felizes atrás da bola, demonstrando agilidade e vontade para marcar gols.
Nessa animada brincadeira, as crianças puderam exercitar o corpo, experimentar deslocamentos com a bola, além de desenvolver habilidades sociais, como trabalho em equipe, cooperação, contato com as regras e satisfação de estar entre amigos.
No final tiramos as fotos dos times recebendo as medalhas.
Foi um sucesso!
As turmas do Ateliê foram convidadas a olhar para o céu. Conversamos e aprendemos, em inglês, o que se observa no céu durante o dia.
What do you see in the sky in the day?
The sun, clouds, birds, airplanes.
And what do you see at night?
The moon, stars, clouds.
Olhos voltados para o céu, começamos nossa viagem pelo Solar System.
Com livros ilustrados, vídeos e músicas, as crianças foram aprimorando os nomes dos planetas; brincadeiras auxiliaram o aprendizado da ordem deles. Utilizamos adjetivos em seus diferentes graus para
caracterizá-los. Smallest, biggest, hottest, coldest, red.
Criamos, com jornal e tinta, nosso móbile dos planetas, que penduramos na sala de aula. No trabalho de culinária, em sintonia com o projeto do Sistema Solar, trouxemos a receita de panquecas com mel, chamando atenção das crianças para o fato de as bolhas que se formam ao cozinhar a massa nos lembrarem as crateras da Lua. Aprendemos os nomes em inglês dos ingredientes e utensílios de cozinha.
Será que a Lua tem gosto de panqueca? Que sabor ela tem? Será que tem gosto de queijo?
“A Lua não é feita de comida, teacher!”
Trouxemos, em uma animação stop motion, a história de um homem e seu cachorro. Ao perceber que não havia queijo em casa, resolvem construir um foguete para pegar o “queijo” da Lua. Explicamos a técnica de stop motion, traduzindo o nome e usando a câmera e objetos em sala, mostrando o passo a passo. Assim, as crianças conseguiam entender como os personagens, feitos de massinha, se movimentam no curta. Elas observaram e pronunciaram, em inglês, os nomes de elementos e objetos que apareceram nos estudos de Projeto. Nos encontros seguintes, os alunos criaram, com massinha de modelar, seus stop motions, que foram expostos à apreciação das outras crianças da escola.
Para finalizar o projeto do trimestre, voltamos os olhos para o planet Earth. Mas, ao invés de olhar para o céu, fomos olhar pela janela.
What do you see?
Trees, people, dogs and a lot more!
Listamos os elementos que encontramos na natureza, desenhamos e colorimos. Nas conversas em grupo, percebemos que precisamos cuidar bem do nosso planeta. Entramos no tema de sustentabilidade apresentando os três erres, reduce, reuse, recycle. Cantamos ao som da música 3Rs, do músico havaiano Jack Johnson, e até nos arriscamos nos instrumentos para uma aula muito musical e divertida. Com jogos e conversas aprendemos a melhor maneira de descartar diferentes materiais.
Esse lindo projeto nos trouxe, além do aprendizado na língua inglesa, uma reflexão sobre o universo, sobre nosso planeta e nossa responsabilidade de cuidar dele.
Quantas novidades vivemos neste semestre! Entramos com o pé direito na casa nova, ganhamos a sala de ciências, espaço sensacional, onde fizemos experimentos com fogo, desenhos a giz de cera derretido, um filtro de água e, com a ajuda do grupo Moleque Mateiro, uma composteira.
Conhecemos a Salamandra, fada do fogo. Ela veio nos visitar e nos encantou com sua dança.
Ouvimos um grito dos vulcões Kaô. Era Xangô, causando terríveis erupções.
Nossas pesquisas com o fogo nos levaram ao espaço.
“Tem fogo no céu?”
Sim! Prova disso é o acarajé, comida preferida do deus do vulcão.
Você sabe a diferença entre meteoros, meteoritos e asteroides? Vovô Fred, da Martina, nos mandou um áudio que tirou todas as nossas dúvidas. Com o que aprendemos, criamos um livro, e ficou incrível.
Hora de aproveitar as férias. Desejamos boas festas a todos.
No segundo semestre chegamos à casa nova, com muita alegria e empolgação.
Brincamos bastante com a terra, plantamos e observamos nossas plantinhas nos canteiros do pátio.
O livro Em Cima e Embaixo, de Janet Stevens, nos guiou pelo universo dos vegetais. Descobrimos que os alimentos podem nascer tanto embaixo quanto em cima da terra.
Cartas dos personagens Coelho e Urso guiaram caças ao tesouro e ensinaram receitas culinárias.
Nas aulas extras desafiamos nosso corpo e nossa mente em atividades e propostas que estimularam nossa criatividade.
Vivemos tardes animadas, com brincadeiras, experiências e muitas risadas.
Hora de aproveitar as férias. Desejamos boas festas a todos.
Nossos pequenos embarcaram para o espaço sideral e exploraram com alegria cada descoberta.
Descobriram curiosidades relacionadas às roupas e forma de viver dos astronautas, observaram a estrutura de um foguete, como ele funciona, e conheceram o Sistema Solar e seus planetas.
Ao longo do semestre, muitas brincadeiras foram vivenciadas e ressignificadas, criando unidade para esse grupo, que recebeu novos amigos de forma acolhedora.
Orgulharam-se das conquistas e vibraram com cada descoberta. Depois de tantas vivências, percebemos a turma mais crescida, envolvida com a escola e segura das relações criadas.
Agradecemos às famílias pela parceria.
Boas Férias!
Sensibilizando a Turma do Trem para o universo das tecnologias de céu e mar, seus inventores e invenções, desenvolvemos caminhos de pesquisa permeados de descobertas.
Instigados pelas tecnologias do céu, retomamos o interesse inicial dos pequenos: o avião, segundo meio de transporte mais votado por eles para nomear a turma. Aprendemos sobre sua evolução no decorrer do tempo e conhecemos a história de Alberto Santos Dumont, grande pai da aviação.
As hélices fomentaram a curiosidade do grupo, que explorou novos conhecimentos sobre o helicóptero. Para contextualizar o invento, conhecemos o giroscópio, primeiro protótipo criado por Leonardo da Vinci.
Em diálogo com as áreas do conhecimento, as crianças puderam vivenciar momentos de trocas enriquecedoras, aguçando o olhar para a diversidade de experiências. A partir da aproximação com obras de arte, artistas, músicas, jogos, brincadeiras, literatura e passeios, demos contorno aos nossos encaminhamentos pedagógicos.
A escuta atenta para as hipóteses e conhecimentos prévios dos pequenos promoveu um ambiente de partilhas, valorizando as bagagens individuais e suas maneiras de enxergar o mundo.
Pautados no afeto, construímos e estreitamos relações, usufruindo dias de conversas, alegrias, desafios e conquistas.
Finalizamos o ano letivo divertindo-nos ao som de Alberto, canção de Chico César que embalou a Festa de Encerramento.
É chegada a hora de repor as energias e aproveitar os divertidos dias de férias.
A Turma da Criação vivenciou um ano repleto de descobertas, alegrias e experimentações.
Ao longo do segundo semestre tivemos uma despedida e um novo começo na casa nova.
Quantas lembranças deixamos na casa da rua Marques e quantas já construímos no Capistrano!
Houve também a mudança da turma, e ficou claro o quanto nossas crianças cresceram.
Retornaram das férias mais maduras, curiosas e com o desejo de saber mais.
O projeto que envolveu as tecnologias dos rios e dos mares movimentou o grupo e possibilitou manhãs de muita investigação, experiências, histórias e brincadeiras. Mergulhamos no universo das letras, nos jogos e fizemos conquistas importantes na matemática e na linguagem oral e escrita.
Juntos, construímos uma história de afeto, confiança e muito olho no olho.
Finalizamos o ano com um grupo unido, leve, conversador e apropriado da rotina e do espaço escolar.
A parceria, a confiança e as trocas com os pais nos ajudaram a traçar esse caminho e foram fundamentais para que as crianças se sentissem seguras. Boas Férias!
Brilho nos olhos, escuta atenta, encantamento… Em trocas cheias de afeto e significado, foram acontecendo as rodas de conversa que sensibilizaram as crianças para as tecnologias de céu e mar, inventores e invenções.
Os balões entraram na conversa com a fala do Martim, contando que eles têm um leme de madeira… Todos ficaram curiosos sobre o funcionamento desse meio de transporte tão interessante e lúdico, e Ana trouxe um enorme balão de papel machê.
Daí para a frente a Turma da Máquina engrenou nas pesquisas sobre os balões. Os pequenos descobriram que os primeiros balões dos quais temos notícias eram chineses. Conheceram a festa das lanternas chinesas e ficaram instigados com os enigmas que elas disseminavam.
Em meio às lanterninhas e aos enigmas, a professora Paulinha se despediu do grupo para receber o Arthur, já muito querido pelas crianças. Elas sabiam que sentiriam muitas saudades, mas receberam a professora Desirée de braços abertos.
Com a nova professora chegaram os dirigíveis, e essa turma sabida trouxe seus conhecimentos prévios e levantou hipóteses.
No passeio ao Aeroporto Santos Dumont os pequenos se divertiram procurando balões e dirigíveis nos painéis, e os balões que eles mesmos tinham confeccionado ao som de Belo Balão, de Gonzaguinha.
Personagens históricos como Santos Dumont e José do Patrocínio passaram a fazer parte do nosso cotidiano. O primeiro devido à sua genialidade e aos diversos dirigíveis que culminaram em uma das invenções mais importantes da idade moderna, o 14 Bis; o segundo devido ao belíssimo projeto do Aeróstato Santa Cruz, homenagem a Santos Dumont, mas que infelizmente não chegou a alçar voo.
Ao longo desse percurso, as crianças se envolveram ainda mais com o universo das letras e dos números. Apreciaram ajudar no planejamento do dia; escrever seus nomes, os dos amigos e as palavras estáveis do projeto; identificar os nomes dos amigos ao entregar as agendas no fim do dia…
Adoraram também jogar Uno, dominó, jogo da velha, Lig 4, jogos com dado e rouba-malha.
As brincadeiras simbólicas também estiveram presentes, e nossas meninas e meninos puderam soltar a imaginação, vivenciar os mais diversos papéis e se divertir a valer.
Essa meninada curiosa, atenta, divertida, carinhosa e muito sabida vai deixar saudade. Desejamos que seus caminhos sigam repletos de afeto, aprendizado e muita felicidade.
Papel de várias cores, tesoura e a ajuda do vento nos acompanharam na pesquisa sobre a pipa.
Com leveza e curiosidade, aprendemos sua história e conhecemos artistas que a retrataram, já que a pipa faz parte da nossa cultura.
Entre conversas, afetos e olhares, respeitando as singularidades de cada um, trilhamos uma história baseada no respeito e na troca de saberes.
Conquistas e amadurecimento vieram com o tempo. As brincadeiras nos desafiaram em momentos prazerosos de alegria e aprendizagem.
Cantamos, dançamos, ampliamos nosso repertório musical e a relação com o outro. Foi um prazer conviver ao lado de cada criança e acompanhar tantos avanços.
Hora de aproveitar as férias. Desejamos boas festas a todos.
“A memória não vê, mas não tira o olho. Vai somando vida afora. Tudo que a gente olha, ouve ou vê, toca, come, cheira, a memória não esquece. E de repente transborda mais rápido do que enchente. Coisas que só a gente imaginou, a memória guarda. E os fatos que a gente nem sabia que existiam rompem sem mais nem menos em nosso pensamento.”
Bartolomeu Campos de Queirós
No balanço das ondas, o mar guiando a turma, iniciamos o segundo semestre com muitas expectativas. A casa nova proporcionou ao grupo trilhar novos caminhos, com muito afeto e diversão.
No início as crianças embarcaram no submarino e desvendaram muitos mistérios. Ao longo das pesquisas, observaram mergulhadores e embarcações que fazem parte das tecnologias do mar.
Cada assunto surgido ou atividade proposta culminou em diversas outras possibilidades que enriqueceram o conhecimento e o aprendizado dessa turma de crianças sabidas, ativas, falantes e brincalhonas.
O projeto criou contexto para inúmeros desafios nas diferentes áreas do conhecimento e a turma experimentou diversas formas de registrar o que pesquisou. E assim o tempo passou…
O mar, que abriu o olhar dos pequenos para as novas pesquisas, fechou os capítulos dessa linda história que construímos juntos.
Neste final feliz, estamos todos mais crescidos, mais amigos, mais sabidos, conhecendo melhor a nós mesmos e ao outro, certamente mais generosos nas relações que estabelecemos e atentos ao que está ao nosso redor.
Agradecemos às famílias pela parceria.
Boas Férias!
Iniciamos o segundo semestre empenhados nas produções para a Mostra de Artes.
Inspiradas pela movimentação da bailarina e coreógrafa americana Jody Sperling, as crianças exploraram movimentos utilizando tecido branco e luz negra.
Apreciamos também imagens de bailarinos da companhia Martha Graham fotografados por Guilherme Licurgo e fotografamos nossos movimentos com tecidos coloridos.
Iniciamos a pesquisa para o espetáculo da Festa de Encerramento. Nas aulas de Dança, exploramos diferentes qualidades e níveis de movimento, mudanças de direção no espaço e a construção de uma coreografia.
Nas aulas de Música, exploramos a puxada de rede, a ciranda, o ijexá, o frevo e outros ritmos que fizeram parte do espetáculo.
Com o texto em mãos, as músicas selecionadas e o envolvimento do grupo, começamos a compor nossas coreografias.
As crianças ajudaram na construção das apresentações, sugerindo movimentos, inspiradas e acompanhadas pelos ritmos das canções.