Bailinho de Carnaval

Ed. Infantil

As turmas da Educação Infantil participaram do Bailinho de Carnaval que aconteceu nas aulas de música.

O professor Jean tocou e cantou diversas marchinhas, como “Mamãe eu quero”, “Touradas em Madri” e “Jardineira”. As crianças também dançaram e cantaram o samba vencedor da escola, chamado “Brasil!”. Foi uma alegria só!  Fantasiados e jogando confetes e serpentinas, todos se divertiram celebrando essa festa tão tradicional do nosso país. Viva o Zé Pereira!

Posturas da Ioga

Ateliê Manhã

Depois de aproveitarem o carnaval, as crianças voltaram a atenção para o corpo, brincando com a respiração na aula de Ioga. Foram desafiadas a equilibrar o barquinho de papel no topo da cabeça e com muita concentração conseguiram realizar o desafio proposto.

Através do livro “Aprendendo com os bichos – Yoga para crianças”, de João Caré, a turma relembrou e conheceu posturas novas, como a Tadasana (postura da montanha), representada no livro pelos suricatas, a Urdhva Hastasana (postura do foguete em pé), simbolizada pelo coiote, e a Thalasana (postura da palmeira). 

Foi uma atividade de muita concentração e atenção.

Uma Visita Surpresa

Ateliê Tarde

Durante a aula do Moleque Mateiro, experimentamos mexer com diferentes elementos naturais e tivemos uma visita surpresa muito especial:

“A gente estava no Moleque Mateiro e encontramos uma lagartinha salamandra. A gente achou ela na folha em cima da mesa. Pegamos ela com a folha, porque não podia pegar com a mão porque ela queima. Fizemos um cantinho para ela e colocamos em um vidrinho. Depois do Carnaval ela ficou parada e camuflada no galho. Agora não sabemos o que vai acontecer” (texto coletivo da turma)

“Eu acho que ela está doente.” (Flor)

“Acho que ela vai ficar bem.” (Martin)

“Acho que ela vai ficar muito bem.” (Isabel)

“Será que ela vai virar uma borboleta?” (Aurora)

“Acho que ela vai morrer.” (Joaquim)

“Também acho que ela vai morrer.” (Vicente)

Cooking Lessons 

Ateliê – Inglês

Nas aulas do Ateliê, trouxemos duas receitas deliciosas para as crianças.

Para refrescar os dias quentes, preparamos um watermelon juice. Além de apresentar o nome da fruta na língua inglesa, também falamos dos ingredientes e utensílios que seriam utilizados na preparação. Os comandos aparecem de um jeito leve, mas em inglês, até que as crianças tenham mais compreensão e autonomia no manuseio das ferramentas culinárias. Todos ajudando de seu jeito e colaborando com a atividade.

Propondo um vocabulário mais detalhado, fizemos carrot cupcakes para as crianças saborearem após o almoço como sobremesa. 

Depois das receitas, sentamos em roda e revisamos, por meio de ilustrações e conversas, tudo o que foi utilizado. Assim as crianças podem absorver de forma eficaz o novo vocabulário.

As atividades de culinária, além de divertidas e deliciosas, têm o intuito de convidar as crianças para essa nova língua de forma lúdica, através da vivência e participação.

BRASIL!

TAM

A TAM retornou do Carnaval saudosa e repleta de alegria. Com as crianças mais familiarizadas com o ambiente escolar, demos início à nossa sensibilização para o projeto institucional “Brasil: é feito de quê? Canto, contos e encontros”.

Juntos, observamos a imagem da capa da agenda e descobrimos que ela apresenta o mapa do nosso país. Envolvidos pela imagem, os pequenos pintaram utilizando nanquim com água e foram desafiados a montar um divertido quebra-cabeça. Possibilitou-se assim a aproximação com a Matemática, a relação com a sequência, o pensamento lógico e a atenção.

Em roda, exploramos a complexa linguagem cartográfica, apresentando o globo terrestre. Atentas aos detalhes, as crianças descobriram que o Brasil possui grande parte de seu território banhado por água e que é um país de grande extensão territorial. 

Assim, aos pouquinhos vamos nos aproximando do tema do projeto institucional e desenhando possibilidades para o projeto da turma.

Sensibilização Para o Projeto

TAT

A TAT retornou do Carnaval cheia de novidades e energia. Compartilhamos as vivências dos dias de folia e, a partir da capa da agenda, iniciamos as conversas sobre o projeto institucional.

Os pequenos observaram o mapa do Brasil e o reconhecemos como o lugar onde vivemos, moramos e construímos nossas histórias. Inspirados no tema, lançamos algumas perguntas que aguçaram a curiosidade do grupo: Do quê é feito o Brasil? O que tem aqui?

A turma lançou seus conhecimentos prévios.

“Tem casas, onça e floresta.” (Eduarda)

“Aqui tem peixes.” (Sol)

“Avião e borboletas.” (Nina L.)

“Tem a minha casa e lá tem um monte de instrumentos.” (Luna)

“Aqui tem música. Na minha casa tem piano, guitarra, trompete.” (José)

“Minha casa é no Brasil e lá tem guitarra.” (Tomás G.)

As falas das crianças norteiam os primeiros caminhos de pesquisa e nos ajudam a traçar estratégias que alimentem seus interesses.

Brincadeiras na TBM

TBM

“A primeira linguagem que a criança compreende é a linguagem do corpo, a linguagem da ação”. (Piaget)

A nossa turma entende que brincadeira é coisa séria! As brincadeiras e a ludicidade permeiam as nossas manhãs e também nos ajudam a organizar, a formar o nosso grupo, a ampliar os nossos vínculos e a nos divertir.

Combinamos que todos os dias faremos uma brincadeira coletiva e depois os desejos individuais serão ouvidos e explorados na brincadeira livre. Fizemos uma listagem com brincadeiras possíveis sugeridas pelas crianças: “gato mia”, “polícia e ladrão”, “senhor caçador”, “mãe e filha”, “família”, “homem-aranha”, ” pique-esconde”, “pique-pega”, “pique-escala”, “amarelinha”, “cabo de guerra”, “elefantinho colorido”, “dança das cadeiras”, “pique-banana”, “meus pintinhos venham cá”, “corre cutia” , “chão é lava” ,”história da serpente”, entre outras. 

Pesquisamos no livro “Lá no meu quintal” brincadeiras de várias regiões do Brasil e descobrimos novas formas de brincar, explorar a natureza e o corpo.

Além da leitura dessa história, outras atividades de sensibilização para o projeto “O Brasil é feito de quê?” estão acontecendo e em breve escolheremos o tema e o nome da nossa turma. 

Mapa do Brasil

TBT

As crianças estão ampliando seus vínculos de afeto com os amigos da nova turma e aprendendo a ter mais autonomia nos cuidados com seus pertences e nos afazeres da rotina. 

Durante uma roda de conversa exploramos a agenda e abrimos uma discussão sobre a imagem da capa. Iniciamos  um divertido quebra-cabeça com a ilustração do mapa do Brasil e em seguida lançamos mão de diferentes perguntas: O que vocês estão vendo nessa imagem? Para que serve um mapa? O que tem no Brasil? 

“Brasil é nossa casa.” (Sebastião)

“Brasil é um País.”  (Luca)

“Mapa serve para encontrar tesouros.” (Carolina)

“O mapa serve para mostrar o caminho.” (Ana)

“Quando a gente fica perdido, usa o mapa para se encontrar.” (Maria Rosa)

“No Brasil tem muita árvore.” (Antônio Lacombe) 

“Tem muitos bichos no Brasil.” (Pilar)  

“Tem mar, tem peixe…” (Isabel)

Depois dessa conversa interessante, nossos pequenos foram brincar de exploradores, com o desafio de encontrar no Atlas e no globo terrestre onde estava o  Brasil.

Aproveitamos para reconhecer no mapa outros lugares que as crianças já visitaram, observamos a distância cartográfica entre as cidades e estados citados, e assim foi possível conhecer um pouco mais sobre cada uma das crianças da TBT. 

Dessa forma, vamos sensibilizando a turma, que aos poucos vai buscando caminhos de aproximação com o projeto institucional.

Placas de Sinalização

TCT

As crianças fizeram uma incursão pela escola para observar as imagens contidas nas placas que sinalizam os espaços da Pereirinha. Com muito interesse pelas descobertas, foram descrevendo o que observavam em cada uma das obras apreciadas.

De autoria de diversos artistas brasileiros, essas placas dialogam com o projeto institucional e criam um ambiente significativo para as aprendizagens de todos da escola.

“Vejo uma indígena no mato e numa cama.” (Iolanda)

“A índia está toda pintada!” (Pedro D.)

“Ela está usando uma bota.” (Gabriel)

“ É uma pessoa de branco e verde.” (Sebastião)

“São pessoas segurando uma toalha do Brasil.” (João)

“É uma folha de Brasil num pulmão.” (Isabel)

Muito sabidas, elas associaram o tema do projeto com as imagens observadas.

Atividades como essa vão sensibilizando as crianças para a escolha do nome da Turma. Em nossas conversas, os pequenos começam a sugerir possíveis nomes e o entusiasmo por esta escolha começa a surgir…

O Que Tem no Brasil?

TDT

O retorno do Carnaval foi permeado de alegria e empolgação na TDT. Em roda, relembramos alguns combinados feitos em grupo nas primeiras semanas de aula e cada criança trouxe suas novidades do período de férias.

A conversa rendeu, resgatamos a ilustração da capa da agenda e as crianças teceram comentários interessantes sobre o que conheciam do Brasil:

“Tem lendas, matas, floresta amazônica e um mar lindo.”

“No Brasil tem onças.”

“No Brasil tem muita floresta, árvores, água, comida e pessoas.”

“Tem rios, cachoeiras, praias.”

“Tem dança e música.”

Depois passeamos pela escola observando as imagens sinalizadoras das salas, buscando alguma identificação com o tema institucional, “Brasil: é feito de quê? Cantos, contos e encontros”. Através de muita conversa e investigação vamos conectando as crianças com o tema e, em breve, haverá a escolha de um nome para a turma.

Convidamos as famílias nessa aventura e quem puder contribuir com livros, imagens e histórias será muito bem-vindo!

É Carnaval!

Ed. Infantil – Dança

Nas aulas de Dança nos aproximamos do projeto institucional, “Brasil é feito de quê? Cantos, contos e encontros”, conhecendo um pouco sobre o Carnaval, manifestação tão diversa da nossa cultura.

Inspirados pelo samba vencedor do nosso bloco de carnaval, selecionamos algumas palavras e realizamos diferentes movimentos relacionando-os com cada uma delas. Em seguida, colocamos nosso corpo para dançar, atentos à música. 

Conversamos também sobre as marchinhas e com a ajuda de uma caixa surpresa cheia de elementos lembramos e cantarolamos trechos de algumas músicas. Após aquecermos nosso corpo, dançamos realizando pequenas sequências de movimentos ao som delas.

Agora, estamos conhecendo um pouco mais sobre o frevo.