No Toque do Berimbau

Ateliê Manhã

Pai é pai
Mãe é mãe
Eu sou xodó de papai
Eu sou xodó de mamãe…

Embaladas pelas cantigas, as crianças do Ateliê da Manhã foram desafiadas a acompanhar o ritmo cantado por Jamal, professor de capoeira. Muito animadas e atentas, jogaram capoeira, aprenderam novos movimentos e tocaram vários instrumentos de percussão, como caxixi, panderola, atabaque, triângulo, pandeiro e o tão querido berimbau.

Compartilhamos o link de uma das músicas para que todos possam aprender: 

https://youtu.be/o9x4ZYFYyQc

Lâmpadas de Papel

Ateliê Tarde

“As mariposa, quando chega o frio/ Fica dando vorta em vorta da lâmpida pra si isquentá/ Elas roda, roda, roda e dispois se senta/ Em cima do prato da lâmpida pra descansá”.

Contemplando o samba “As mariposa”, do cantor e compositor Adoniran Barbosa, descobrimos que as mariposas voam em volta das lâmpadas não apenas para “se esquentarem”, mas por serem insetos que evoluíram com o instinto de seguir a luz da lua e das estrelas, e com isso acabam por se confundir com as luzes artificiais.

Assim nos inspiramos e criamos nossas próprias lâmpadas de papel, utilizando um balão, papel toalha, cola com água, flores e plantas para decorar. Com o balão cheio, colamos os papéis com muito cuidado em sua superfície, para não estourar, e aos poucos fomos cobrindo toda a bexiga, dando forma à nossa lâmpada. No dia seguinte, com as lâmpadas secas, os balões foram estourados e retirados de dentro. Ao colocarmos uma lanterna acesa dentro, iluminamos toda a nossa biblioteca.

Our Garden 

Inglês

Depois das brincadeiras, músicas e leituras sobre insects and nature, montamos um lindo painel intitulado Our Garden, nosso jardim. Relembramos o vocabulário dos elementos da natureza que vimos anteriormente, como flowers, grass, trees & leaves. No painel, as crianças foram estimuladas a usar a técnica de pintura com esponjas para dar um efeito especial na nossa produção. Pintamos as flores, o caule e as folhas, tudo bem colorido, usando como inspiração as ilustrações do livro Waiting for Wings.

No decorrer da semana, para incrementar a produção de Our Garden, trouxemos stencils com molde vazado de borboleta e as crianças aprenderam a estampar usando essa técnica. Aproveitamos esse trabalho para rever as cores, que para algumas crianças menores ainda são uma novidade, e é necessário ouvir e tentar pronunciá-las na língua inglesa. Depois que as borboletas secaram, recortamos e pedimos às crianças que escolhessem um lugar no nosso painel para colar as suas butterflies.  

A leitura do livro Waiting for Wings, de Lois Ehlert, nos mostrou o processo da lagarta virando borboleta, com o uso de lápis aquarela desenhamos pequenas caterpillars sobre os dedões das mãos das crianças. Elas foram incentivadas a escolher e verbalizar o nome das cores de seus caterpillars, favorecendo mais uma vez o uso do vocabulário da língua inglesa, inserido na produção de cada um. 

Essas fotografias, futuramente, serão recortadas e coladas para finalizar o nosso painel Our Garden. 

Viva a Turma do Saci! 

Turma do Saci (TAM)

De olho no projeto institucional, começamos a sensibilizar as crianças para o tema e a listar possibilidades de nome para a nossa turma. Em nossas conversas, as crianças sugeriram Saci, Flores, Carrinho e Brasil. Em uma votação acirrada, Turma do Saci foi o grande vencedor. 

Munidos de diferentes instrumentos, todos correram para espalhar a notícia pela escola e anunciar em coro: “Turma do Saci! Turma do Saci!”.

Para comemorar, brincamos de pular em uma perna só e dançar ao som de músicas relacionadas a esse menino travesso.

Envolvido pela temática do nome da turma, o grupo conheceu um mapa ilustrado com diversos personagens do folclore. Juntos, observamos cada representação, quais conhecemos e quais ainda são novidade. O Saci, o Curupira, a Sereia Iara, o Boitatá e a Cuca foram alguns dos apontados pela turma, que está animada para conhecer mais sobre o Brasil e o nosso folclore. 

Sem dúvidas, essa foi uma semana animada e repleta de grandes novidades! Que alegria! Viva a Turma do Saci!

Vem Aí a Turma do Tambor

Turma do Tambor (TAT)

No clima de sensibilização para o projeto institucional, levamos para a TAT propostas que fomentem caminhos de pesquisa. Aguçamos a escuta para os interesses individuais e coletivos, buscando diálogo com o tema gerador “Brasil: é feito de quê? Cantos, contos e encontros”.

A partir da capa da agenda, de algumas sinalizações presentes na escola e da letra do samba campeão Brasil!, de Gustavo Albuquerque, notamos um grupo muito interessado pelos instrumentos musicais, principalmente os de percussão, presentes em nossos contextos. Listamos possíveis nomes para a nossa turma, dentre eles Tambor e Pandeiro. Em uma votação acirrada, Tambor ganhou com a maioria dos votos. Eufóricas, as crianças anunciaram a notícia pela a escola: “Ô, ô, ô, é a Turma do Tambor!”.

Viva a Turma do Tambor! 

Pesquisa pela Escola!

Turma da Natureza (TBM)

Começamos a semana inspirados pelo tema do nosso projeto: Natureza. Fizemos uma listagem do que gostaríamos de descobrir sobre o assunto: “árvores”, “montanhas”, “folhas”, “animais”, “insetos”, “herbívoros”, “borboletas”, “água”, “cavernas”, “humanos”, “flor” e “neve”.

Em seguida, dividimos o nosso grupo em três e fomos pesquisar pela escola: “Você conhece algum nome de árvore do Brasil?”.  Nos organizamos da seguinte forma: um grupo conversava com os funcionários,  outro com a turma do Saci (TAM) e o último com a turma do Ateliê. 

Fizemos muitas descobertas: “araucária”, “coqueiro”, “sapucaia”, “pau-brasil”, “embaúba”, “jenipapeiro”, “ipê-amarelo”, “jabuticabeira”, “palmeira”, “abacateiro”, “mangueira”, “açaizeiro”, ” limoeiro”, “amoreira”, “bananeira”, “pitangueira”, “laranjeiras”, “macieira”, “amendoeira”, entre outras.

A nossa ideia é futuramente pesquisar quais árvores são nativas do Brasil e quais foram trazidas de outros lugares.

Fizemos cadernos individuais para registrarmos as nossas descobertas. As crianças fizeram desenhos lindos da natureza utilizando nanquim e lápis de cera.

O nosso projeto está só começando e já estamos repletos de novidades!

A TBT Já Tem Nome

Turma da Floresta (TBT)

Turma da Floresta! Quanta alegria para o grupo! Durante o processo de escolha do nome para a turma, registramos as sugestões das crianças: Mata, Bichos, Floresta e Mar. Depois de uma proposta de exploração sensorial com elementos naturais, aproximamos as crianças do projeto institucional e num esforço coletivo, um período de espera e muita ansiedade, demos início à votação. Com um placar acirrado, finalmente ganhamos um nome. Próximo passo: rumo à Floresta!

Para contar a novidade às outras turmas, montamos uma caixa-surpresa. Nessa caixa havia elementos que ajudavam na descoberta do nome. A cada elemento mostrado as crianças tentavam descobrir o nome da TBT. E a celebração dessa novidade virou uma grande festa de chocalhos, pandeiros e gritos de guerra. Viva a Turma da Floresta!

Ônia, Ônia, Ônia, é a Turma da Amazônia!

Turma da Amazônia (TCT)

Ao longo das semanas, fomos sensibilizando o grupo em torno do projeto institucional, vislumbrando a escolha do nome da Turma. 

Muitas conversas se desenrolaram a partir dos livros e músicas que exploramos. As crianças revelaram seus conhecimentos prévios, demonstrando estarem antenadas nos assuntos que temos discutido.

“Existem indígenas de florestas diferentes.” (Gabriel)

“Existem indígenas brasileiros.” (Raul)

“Eu conheço dois indígenas que moram na Amazônia.  Eles vêm nos visitar, pegam barco e depois avião. Eles usam roupas de indígenas que são folhas especiais e moram numa aldeia.” (Clara)

“Nem todos os indígenas são iguais. Eles usam roupas diferentes e pinturas pelo corpo.” (Pedrol J.)

As palavras em tupi continuam instigando as crianças, mas nem todas são conhecidas por elas. A divertida palavra Pororoca provocou um interesse especial para a descoberta de seu significado:

Lagarta, polvo, indígena de cabelo enrolado e perereca gordinha foram alguns dos possíveis significados citados. 

Marina e João acrescentaram que Pororoca “é quando o mar junta com o rio, fazendo uma espuminha”.

Para ilustrar toda essa conversa assistimos a um vídeo que mostrava esse fenômeno, e assim a curiosidade das crianças ficou ainda maior.

Essas descobertas foram animando os meninos e as meninas, deixando-os muito entusiasmados para a escolha do nome da Turma. Numa animada votação,  as crianças escolheram o nome da Turma. Como nem todos puderam estar presentes, fizemos um vídeo convidando os amigos que não estavam em sala para anunciarem seu voto de forma virtual.

Para comemorar, fizemos um cartaz com o nome da Turma e, munidos de instrumentos, bradamos por todo canto da escola: “Ônia, ônia, ônia, é a Turma da Amazônia!”.

Satisfeitas, as crianças não se continham de tanta emoção pela alegria dessa escolha.

Agora que temos um nome, já é possível trilhar um caminho de pesquisa para a Turma.

Viva a Turma da Amazônia!

Chegou a Turma da Tapioca!

Turma da Tapioca (TDT)

As crianças da TDT conheceram a história AbrapracaBrasil, de Fernando Vilela. No enredo, uma Cabra cansada de sua vida pacata resolve viajar junto com seu amigo guia, o Jacaré. Juntos embarcam numa grande aventura pelas regiões do país. Em outro dia, recebemos uma carta misteriosa da personagem Cabra Cabriola, que soube do interesse das crianças em conhecer as comidas das diferentes regiões. Seguindo as pistas espalhadas pela escola, recebemos uma inesperada surpresa: uma cesta com tapioca e mandioca! A agitação tomou conta de todos, iniciando a escolha do nome da turma, que ficou entre Mandioca e Tapioca. O nome vencedor foi… “Oca, oca, oca, é a Turma da Tapioca!”.

Mobilizados pelo enredo da história e curiosos em desbravar as comidas típicas do Brasil, embarcaremos numa viagem conhecendo as especialidades e a diversidade cultural do nosso vasto país.