Boliche Iogue

Ateliê Manhã e Tarde

Nas aulas de Ioga, as crianças têm experimentado diferentes formas de perceber o corpo e suas emoções.

Temos também, através de diversos jogos e de forma lúdica, explorado alguns Asanas (posturas), nos beneficiando de seus efeitos e desafiando o corpo. 

O Boliche Iogue foi disputado e cada alvo derrubado era comemorado!

Circuits and Games 

Ateliê – Inglês

Para aprimorar os campos de aprendizagem apresentados durante as aulas, de uma forma divertida e lúdica, as turmas do Ateliê têm praticado circuitos e brincadeiras na quadra de esportes. Todos os divertimentos fazem vínculo com as propostas ocorridas nas aulas de Inglês. As crianças adoram os desafios! Ficam atentas às instruções dadas e repetidas ao longo das brincadeiras. Nessas atividades ressaltamos  palavras familiares, opostos (up-down, fast-slow, go-stop, etc.) e também os números de 1 a 10.

Soltamos o Saci! 

Turma do Saci (TAM)

Na semana anterior, a turma realizou seu primeiro passeio para o Jardim Botânico. Em roda, nos preparamos listando tudo que pretendíamos fazer na visita, como um delicioso lanche coletivo, a observação das árvores, brincadeiras ao ar livre e o mais importante: soltar nosso querido Saci.

No ônibus os pequenos não escondiam a empolgação, cantavam, observavam a rua e davam gritinhos de alegria. Durante a visita conhecemos diferentes árvores, brincamos no novo parquinho e nos divertimos a valer. O momento de soltura do Saci foi repleto de magia e animação. Aproveitamos uma brisa que passava, abrimos a garrafa e deixamos o moleque travesso no pé do bambuzal. As crianças comemoram cantando e batendo palmas. 

De volta à escola reunimos nossa lista inicial, algumas fotos da visita e o mapa que trouxemos para elaborar um cartaz e compartilhar com os amigos que não puderam ir. Uma forma divertida de relembrar, organizar as ideias e também de contar para todos sobre o nosso divertido passeio ao Jardim Botânico. 

O grupo conheceu a música O Vira, de João Ricardo e Luhli, interpretada pelo grupo Secos & Molhados. No telão do salão assistimos a uma performance do trio e também ao clipe produzido pelo grupo Palavra Cantada. As crianças estão aos poucos aprendendo a letra e ensaiando os diferentes passos. 

Envolvida pelas pesquisas sobre o Saci, a turma vivenciou experiências nas quais o elemento ar era protagonista. Juntos, brincamos de soprar a tinta, de fazer vento com o leque e de perceber a intensidade do vento com o catavento. 

Assim vamos nos apropriando cada vez mais desse personagem tão importante do folclore brasileiro.

Batuque e Cantoria

Turma do Tambor (TAT)

A turma inspirou-se na história A Escola do Cachorro Sambista, de Mariana Massarani, e experimentou tocar alguns instrumentos de percussão. Formamos uma bateria e os pequenos experienciaram batucar como ritmistas.

Embalamos nossa folia com algumas músicas que estão alimentando o repertório do grupo: Tamborês, do Grupo Trii; Tic Tic Tac, do Grupo Carrapicho, e Tambores de Chico César. Lançamos desafios corporais a partir dos sons dos instrumentos, explorando a motricidade ampla. Contamos palmas e batucadas, aproximando as crianças de conceitos matemáticos.

Passeio ao Jardim Botânico e Pesquisas

Turma da Natureza (TBM)

Recebemos com grande alegria as pesquisas que as famílias enviaram! As crianças compartilharam com animação e segurança as informações recolhidas, fizemos uma listagem com as descobertas e expusemos essa aprendizagem no mural da sala. Adquirimos bastante conhecimento sobre as árvores nativas do Brasil! Agradecemos a parceria das famílias!

O nosso tão esperado passeio para o Jardim Botânico foi muito divertido. Fomos cantando e brincando no ônibus até o parque – “… roubou pão na casa do João” fez sucesso!

Chegando lá, tentamos contar a quantidade de tartarugas do lago e descobrimos que são muitas! Depois fomos desbravar o parque e observar a natureza. Das árvores pesquisadas vimos pau-brasil, açaizeiro, ipê-amarelo, chuva de ouro e abricó de macaco.  

Apreciamos árvores nativas do Brasil e árvores que foram trazidas de outros países, como a jaqueira. A planta vitória-régia é um espetáculo à parte no Jardim Botânico. Fizemos um lanche coletivo bem gostoso e brincamos no parquinho.

Nos despedimos tentando medir as árvores com a fita métrica e descobrimos que não é possível. Observamos raízes enormes e bem diversas, tiramos a medida de uma delas para comparar com as medidas do nosso corpo. E finalizamos a semana tirando a medida do corpo de todas as pessoas da turma.

Matemática, Arte, Onça e Vitória-Régia 

Turma da Floresta (TBT)

O projeto da turma vem ganhando forma e trazendo perspectivas de diálogo entre as áreas de conhecimento. Depois de conhecerem o artista indígena Denilson Baniwa e sua obra Yawareté, surgiu uma “pulga atrás da orelha” das crianças: qual o tamanho desse animal que faz parte da família dos felinos? Grande? Pequeno? É maior do que eu? Maior do que você, Bruna? Essas foram algumas das perguntas levantadas.

Para a tarefa, apresentamos alguns materiais que nos ajudaram na pesquisa: trena, régua e fita métrica. A descoberta do tamanho desse animal impressionou os alunos e os impulsionou a criar uma onça pintada inspirada na obra de Denilson, em tamanho real. Assim poderíamos comparar e descobrir quem é maior ou menor.

Convidamos duas amigas da Turma da Tapioca para ajudar no grande contorno da onça. Em seguida fizemos o contorno da silhueta das crianças, com o intuito de descobrir a altura de cada amigo. Seguimos nessa tarefa, brincando com o corpo no espaço, comparando tamanhos, desenhando, fazendo contagem, e assim vamos de forma lúdica dialogando com a matemática, com a arte e outras áreas do conhecimento. 

Ainda desbravando a fauna e a flora da maior floresta do nosso país, a turma foi surpreendida por uma imagem diferente na sala de artes. Sabidos e com desejo de explorar, rapidamente descobriram a vitória-régia, planta típica da região amazônica que encantou os pequenos com o fato de ser uma planta que nasce na água e que pode chegar a até 3 metros de diâmetro! Com esse tamanho todo, será que ela é tão grande quanto a onça-pintada? 

Para sensibilizá-los ainda mais em nossas pesquisas, apresentamos a lenda da vitória-régia, contada pelos povos indígenas Tupi-Guarani. A turma está encantada, animada e cheia de inquietações!

Troca-Troca

TCT e TDT

As turmas da Amazônia e da Tapioca se encontraram para compartilhar suas pesquisas até o momento. O encontro aconteceu depois das crianças descobrirem que estavam estudando assuntos em comum. Por meio de cartas, trocamos informações e perguntas que incluíam a mandioca, os Mundurukus e o rio Tapajós.

Neste troca-troca, falamos sobre o encontro entre os rios Tapajós e Amazonas, as pinturas corporais dos Mundurukus e os alimentos típicos da região.

No final, as crianças apreciaram um clipe das Suraras do Tapajós, um grupo musical formado por jovens mulheres indígenas de várias etnias, entre elas Mundurukus e Tapajós, que lutam por seus direitos.

O encontro foi realizado na Biblioteca e as crianças ficaram felizes em trocar suas aprendizagens, enriquecendo e dando ainda mais significados às pesquisas das turmas.