Guardiões da Floresta

Ateliê Manhã

Em mais uma aventura pelo Parque Lage, as crianças do Ateliê da Manhã mostraram ser os verdadeiros guardiões da floresta! Com os olhos atentos e o mapa do Moleque Mateiro em mãos, fizeram uma trilha até o Lago dos Patos, procurando na floresta marcas dos invasores que estão destruindo a natureza. 

No meio do caminho, as crianças foram surpreendidas com a visita de cutias e macacos-pregos, e encontraram sementes de jambo pelo parque. Descobriram que a jaqueira não é nativa da Mata Atlântica e sim uma praga que, aos poucos, vai conquistando todo o espaço na floresta.

Ao final do passeio, o Ateliê foi convidado pelo Plínio, funcionário do ICMBio, a observar os animais que haviam passado pelo parque durante a semana, como aranha, lagarto, cutias, entre outros!

Era Uma Vez

Ateliê Tarde

Empolgados com nossa televisão e o sucesso das entrevistas, tivemos a ideia de inventar nossa própria história para passar na TV. Decidimos que cada um escolheria um personagem, e rapidamente unicórnios, dragões e diferentes animais foram surgindo. Aproveitamos para colocá-los no papel, dando formas e muitas cores aos personagens. Em roda, pensamos juntos onde nossa história poderia se passar e aos poucos nosso enredo foi ganhando vida. Com viagens, batalhas e muita emoção, deixamos nossa criatividade correr solta, enchendo nossa história de fantasias.

Close Your Eyes and Guess The Fruit 

Inglês

Ainda consolidando as descobertas sobre as frutas, um dos grupos do Ateliê realizou uma leitura participativa do livro “The Very Hungry Caterpillar” (Eric Carle) na Biblioteca. 

As crianças puderam manipular a caterpillar e algumas frutas feitas de feltro conforme avançava a narração da história em inglês. 

Após a leitura do livro, nos perguntamos sobre as frutas mencionadas. Quais são seus sabores? Quais das crianças já experimentaram todas? 

Fizemos, então, um dia de experimentação! Juntamos as frutas compradas na Cobal na semana anterior e, com os olhos fechados, experimentamos tentando adivinhar seus nomes a partir dos sabores. 

Close your eyes and guess the fruit.” 

Apple!”

Pear!” 

As crianças, a partir dos comandos, eram estimuladas a falar seus palpites em inglês enquanto sentiam os gostos, cheiros e texturas das frutas. 

Também aproveitamos esse momento para cantarmos juntos a música “I like to eat apples and bananas”. 

A pedido das crianças, fechamos a  semana com a preparação coletiva do nosso orange juice, que foi saboreado após o almoço. 

Tem sido um caminho delicioso explorar as frutas com as crianças do Ateliê e estamos ansiosos pelas próximas descobertas! 

Sopa de Legumes 

Turma do Saci (TAM)

Envolvidas pelo universo das poções, sopas e caldeirões da Cuca, as crianças da Turma do Saci conheceram a história “Sopa de Pedra”, de Bia Bedran.

Uma vez, Pedro Malasartes, famoso pela sua esperteza, foi chamado para resolver um caso muito interessante. A narrativa, que envolve legumes, verduras e uma sopa diferente, despertou a curiosidade da turma. Os pequenos então se animaram a fazer uma sopa. Juntos, listamos os ingredientes da receita e partimos rumo à Cobal. No mercado escolhemos com atenção, observamos os preços e conhecemos uma variedade de legumes, como a batata inglesa e a batata baroa.

Na Pereirinha, preparamos todos os ingredientes, lavamos, cortamos e separamos cada um deles na quantidade determinada. Com a ajuda da Fefê, nossa mestra cuca, a sopa foi ganhando forma e aroma. Depois de alguns minutinhos ela estava pronta. Organizamos tudo e nos deliciamos com uma sopa quentinha e um pãozinho francês. 

Roda de Samba e Maracatu

Turma do Tambor (TAT)

Tá legal, eu aceito o argumento
Mas não me altere o samba tanto assim
Olha que a rapaziada está sentindo a falta
De um cavaco, de um pandeiro ou de um tamborim

(Paulinho da Viola)

A Turma do Tambor conheceu diferentes rodas de samba. O amigo Vicente compartilhou um vídeo apreciando uma dessas rodas de pertinho e relatou os instrumentos que observou. Em outro vídeo, apresentado pela professora da turma, sobre o passeio à Pedra do Sal, identificamos as características em comum e a música tocada. Apreciamos a letra de Argumento, de Paulinho da Viola, cantada pelos músicos do grupo. Em seguida, os pequenos simularam uma roda de samba, tocando alguns dos instrumentos observados e mencionados na canção.  Eles também dedicaram-se à pintura de um fundo coletivo e à colagem das fotografias desse momento. 

Depois de aprendermos um pouco sobre esse gênero musical, continuamos nossas pesquisas em paralelo ao trabalho desenvolvido nas aulas de Música e Dança. O Maracatu, manifestação cultural característica de Pernambuco, vem enriquecendo os conhecimentos da turma. Conhecemos alguns artefatos que caracterizam a festividade: a alfaia (tambor utilizado no cortejo), a Calunga (boneca), entre outros elementos. Também ouvimos Nossos Tambores, do Maracatu Estrela Brilhante do Recife:

Quando os nossos tambores zoou
E a dama de paço girou
Meu estandarte brilhou
Porque sou Nação Nagô
Vem Nação Estrela Brilhante cantar
Bate forte os nossos tambores
Rufa a caixa, mineiro e ganzá
Joventina Erundina não deixa o tambor se calar

Biomas, Passeio e as Mulheres Quebradeiras do Coco Babaçu

Turma da Natureza (TBM)

No fim da semana passada, fizemos mais um passeio ao redor do quarteirão da escola, para observar as árvores e catar folhas para confeccionarmos o personagem Bernardo- árvore. Esse personagem é de um poema musicado de Manoel de Barros, que conta a história de uma árvore que se transforma em um pássaro chamado araquã, encontrado no bioma Pantanal. Começamos a descobrir mais sobre esse bioma e as suas características.

Segue a música desse poema: https://youtu.be/PTG_TLyFQEg

Conhecemos no bioma Cerrado, especialmente as mulheres quebradeiras de coco babaçu. São mais de 300 mil mulheres trabalhadoras rurais que vivem do extrativismo do babaçu, uma das mais importantes palmeiras brasileiras. Vimos um vídeo e descobrimos a luta dessas mulheres pelo livre acesso aos territórios para a colheita de coco. Constatamos a força e a alegria dessas trabalhadoras, que, enquanto trabalham quebrando o coco, cantam. Aprendemos que o coco é usado para fazer azeite, carvão, produtos cosméticos, entre outros.

Neste momento do projeto estamos escutando a música da onça- pintada do bioma Amazônia. 

Segue o link: https://youtu.be/pzy8R-ippl0

Preparação Para o Passeio e Visita Especial

Turma da Floresta (TBT)

Ansiosos para a chegada do passeio, começamos a explorar a história da Floresta da Tijuca. Atentos, os pequenos ficaram impressionados ao descobrir que a floresta tem data de aniversário e já foi uma plantação de café e chá! E levantaram suas primeiras hipóteses.

  • “A floresta deve ter mil anos!” (Carolina)
  • “As florestas existem há muitos mil anos, porque os dinossauros precisavam comer.”  (Pilar)
  • “Essa história parece a da floresta do bicho-preguiça.” (Sebastião) 
  • “Eu já fui lá na Floresta da Tijuca e sei que vamos encontrar muitas árvores.” (Antonio B.)
  • “Quem plantou os cafés na floresta?” (Antônio L.)
  • “Eu acho que vai ter cobra-canoa.” (Maria Rosa)

Durante esse momento de imersão na história, recebemos a visita do Ian, pai do amigo Sebastião. Ian veio nos contar um pouco sobre sua profissão e nos ajudar a entender melhor a câmera que vamos levar para a floresta. Assim como fez o fotógrafo Sebastião Salgado, que fotografou a Floresta Amazônica, a Turma da Floresta quer fotografar a Floresta da Tijuca. Foi uma visita animada, cheia de conhecimentos, que proporcionou às crianças conhecerem diferentes tipos de câmeras fotográficas, lentes, seu funcionamento, bem como a construção de uma câmera para o grupo levar no passeio!

Os pequenos estão ainda mais animados. Agradecemos ao Ian por todo carinho e disponibilidade.

Enciclopédia Ilustrada

Turma da Amazônia (TCT)

Envolvidas com as pesquisas do projeto e em contato com muitas fontes bibliográficas, as crianças estão utilizando as informações obtidas para elaborar uma enciclopédia ilustrada sobre a Amazônia. Nesse material estarão presentes conhecimentos importantes sobre algumas espécies da fauna e da flora da região amazônica. Aproveitamos as ilustrações da coletânea para fazer um jogo da memória e um painel pintado com as cores da Amazônia.

De Norte a Sul

Turma da Tapioca (TDT)

As crianças se encantaram com as poesias de Manoel de Barros. Luiz, Tomás Zazu, Martim e Benjamim L.  trouxeram vários livros do autor, para sabermos mais sobre suas histórias. No embalo dessas leituras, conhecemos o cantor e compositor Márcio de Camillo, do Mato Grosso do Sul, que musicou poemas de Manoel de Barros, envolvendo ainda mais as crianças com esse grande escritor brasileiro.

Após essas descobertas, precisamos seguir a nossa viagem rumo à região Sul e foi com um lindo relato da amiga Elis sobre seu avô gaúcho que conhecemos o fandango, um estilo de dança característico daquela região. Descobrimos que essa dança foi trazida para o Brasil pelos europeus e hoje é parte importante da cultura popular do nosso país.

Para nos aproximarmos dessa região brasileira, Aline, mãe da Elis, presenteou a turma com uma cuca de banana. Com origem alemã, o doce também chegou com os imigrantes e se tornou uma das guloseimas preferidas no Sul do nosso país.