No embalo dos ritmos juninos, a aula de Ioga foi repleta de brincadeiras. As crianças jogaram boliche, jogo da memória e se desafiaram a acertar a argola na boca da garrafa. Tudo isso ao som da quadrilha, do xote e do baião. Além disso, em parceria com o Moleque Mateiro, o Ateliê da Manhã convidou a Turma do Saci a participar da Mini Festa Junina, que aconteceu no dia 5 de julho. Nela, as turmas conheceram a história dessa festa e degustaram cuscuz salgado e bolo de milho. Brincaram de corrida da colher, cabo de guerra e terminaram com uma grande quadrilha. Foi uma semana de muita música e festança!
Continuamos conhecendo e explorando as brincadeiras juninas, montando também nossa Boca do Palhaço. Em uma caixa, desenhamos seu rosto, pintando o nariz redondo e vermelho, além de lhe dar um cabelo maluco bem colorido. Nos momentos de pátio, aproveitamos para realizar outras brincadeiras, como a nossa pescaria e o jogo de argola, utilizando potes de tinta com água no lugar das garrafas. Em cada uma dessas bricadeiras encaramos seus diferentes desafios, praticando nossa mira e a concentração para acertar o alvo. Ainda ao som de muito forró, passamos as tardes nos divertindo com as tradicionais brincadeiras de São João.
O projeto sobre fruits and vegetables anda a todo vapor nas turmas do Ateliê!
Ao aprenderem sobre as diferentes frutas e vegetais, as crianças puderam aprimorar o vocabulário, permitindo a construção de pequenas frases para expressar as suas preferências relacionadas aos alimentos. Com listas ilustradas ao apresentar para os colegas, estimulamos as crianças a verbalizar os seus gostos através da frase “I like…” e suas reprovações com “I don’t like…”.
Vendo as listas, pensamos juntos em diferentes formas de consumir legumes que não são do nosso interesse, argumentando sobre a importância de cada um para o nosso crescimento.
Que tal fazer uma deliciosa vegetable soup? A partir dessa proposta, produzimos um panelão gigante de papel e nele as crianças desenharam e pintaram em aquarela os legumes para colocar na nossa sopa. Ao finalizar os desenhos e o colorido dos ingredientes, combinamos em fazer uma sopa de verdade.
No dia da receita, as crianças ajudaram a descascar e cortar os legumes escolhidos, reservando as cascas para colocar na composteira. Para a nossa sopa usamos carrots, potatoes, arracacha e squash. Depois de cozinhar, batemos tudo no liquidificador e finalizamos com green onion, para dar aquele gostinho especial. Alguns estranharam inicialmente, mas a maioria adorou, pedindo para repetir. Our vegetable soup was a success!
A turma esteve envolvida com os preparativos para o nosso Arraiá. Juntos, elaboramos um grande painel do Boitatá e fizemos fogueirinhas de papel picado e galhos. Durante os momentos de pátio aproveitamos para brincar de algumas brincadeiras que estarão presentes na festança, como pescaria, bola na colher e cabra-cega.
O grupo recebeu o convite da turma do Ateliê da Manhã e do pessoal do Moleque Mateiro para um piquenique junino. Nesse encontro conhecemos mais sobre o milho e as celebrações da colheita. Uma semana animada, de muita brincadeira, música e dança. Esperamos vocês! Viva São João!
A turma dedicou-se à confecção dos materiais para a nossa Festa Junina. As crianças colocaram a mão na massa e fizeram trabalhos de artes que farão parte da nossa coreografia e estarão expostos para apreciação de todos.
Munidos de tintas, colas, rolinhos, pincéis, chitas e fitas, produzimos painel, estandarte, peneiras e onça, explorando diferentes cores e técnicas em suas composições. A fogueira teve especial atenção. A criançada experimentou a técnica de gotejamento, dando forma e colorido ao fogo!
Nesse processo, os pequenos vão se apropriando das características do nosso festejo, vivenciando sua construção. Que venha o grande dia!
A nossa Festa Junina está chegando!
A turma está muito animada e nesta semana finalizamos todos os detalhes dos preparativos para o grande dia.
Ficamos responsáveis pelo painel do Trio Forrozeiro. Conversamos sobre a diversidade e pluralidade do nosso povo brasileiro e criamos os três músicos que farão parte do nosso forró. O painel ficou lindo e repleto de brasilidade! Conversamos sobre os instrumentos: sanfona, zabumba e triângulo. E continuamos ouvindo bastante forró e Dominguinhos. Vivenciamos também algumas brincadeiras, como “bola no alvo”, “boca do palhaço” e a “corrida da tampa na colher”.
Confeccionamos também as peneiras para a dança e o estandarte com o nome da turma ficou maravilhoso!
Anarriê! Até sábado!! Caprichem na roupa junina!
Depois de conhecer a história da chegada dos chineses que vieram para o Brasil cultivar o chá, fomos visitar o monumento que faz homenagem a esse povo e que tem mais de cem anos, além de exibir uma vista maravilhosa da nossa cidade: a Vista Chinesa!
Quando chegamos, a turma apreciou e desenhou a vista do Rio de Janeiro, apesar do céu encoberto por nuvens, foi possível observar a Lagoa e um pedaço da Baía de Guanabara! Em seguida, nos afastamos um pouquinho para observar atentamente o lindo monumento. Descobrimos que é a imitação de um portal chinês, parece que é feito de bambu mas é de cimento. Animados, os pequenos também fizeram um lindo desenho do bangalô. Para fechar, organizamos um piquenique com chá de camomila na Mesa do Imperador! Momento delicioso e de grande importância para nossas pesquisas.
A turma também está super envolvida com os festejos juninos! Os pequenos adoraram conhecer a história Mês de Junho tem São João, livro que apresenta todos os detalhes de um verdadeiro “arraiá”: os músicos, as comidas típicas, as brincadeiras, o casamento e os enfeites. Os autores, Fábio Sombra e Sérgio Penna, são violeiros de verdade e convidam o leitor para um fascinante passeio pelo universo das tradições populares, com riqueza de imagens e versinhos bem rimados. Todo esse envolvimento teve desdobramentos em atividades de Artes, ricas em detalhes, cores e contornos.
Animada com a proximidade da Festa Junina, a Turma da Amazônia envolveu-se nos preparos da festança. Com empenho, as crianças se dedicaram nas confecções dos adereços que serão usados por elas durante as danças, além do painel e do estandarte da turma, que deixarão nosso arraial ainda mais bonito.
Recebemos a visita do Gabriel e da Lívia, pai e dinda do nosso amigo Tomás Zazu. Eles vieram falar sobre Salvador, cidade natal de ambos. Apresentaram fotos da cidade e pratos típicos como o acarajé e a moqueca, e contaram sobre festejos tradicionais como o Dois de Fevereiro. Vimos imagens do Tomás pequenininho no Elevador Lacerda, conhecemos o Pelourinho e a sorveteria da Ribeira com seu famoso sorvete de amendoim. Lina relembrou a viagem que fez para visitar seu avô. Ao final, as crianças receberam fitinhas do Senhor do Bonfim e fizeram seus pedidos. Foi uma visita cheia de axé!
Um novo passeio, muito aguardado pelas crianças, foi a visita ao Museu do Pontal. A turma foi aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura popular do país. Chegando lá, fomos recebidos pelo guia Pedro, fizemos uma pausa para recarregar a energia antes de iniciarmos nosso percurso, e então ele contou a história do Boi Bumbá, abrindo o caminho para a riqueza da arte popular, representada por bonecos de artistas como Mestre Vitalino, Noemisa Batista, Maria Assunção, entre outros.
A turma se encantou com os bonecos de mamulengo, o circo e as entidades religiosas. Ao longo do trajeto, as crianças observaram características regionais representadas nos bonecos do percurso do nosso projeto. Foi um passeio bastante significativo.
Após o encontro “Artes com as famílias”, nas aulas de Dança e Música nos debruçamos sobre a diversidade cultural brasileira, conhecendo um pouco mais sobre a Festa Junina.
Maracatu, Coco, Baião, Carimbó e até a Bernunça vieram animar os nossos ensaios.
Agora é esperar a festança chegar!