Viva a Festa Junina da Pereirinha!

O dia estava ensolarado e as crianças chegaram muito felizes!

Foi em clima de alegria que nossos meninos e meninas se divertiram a valer nessa grande festa.

Brincaram muito nas barraquinhas rabo no burro, bola na lata, pescaria, entre outras, e deliciaram-se com as comidas típicas de nossa mesa comunitária.

Com graça e ritmo, dançaram animadas um repertório preparado especialmente para a ocasião! Numa troca feliz e envolvente entre crianças, familiares e professores, finalizamos nossa festa com uma ciranda e a música Olha pro Céu, de Luiz Gonzaga. Foi um dia muito especial para todos. Afinal, o Brasil é feito de Festa!!!

Descanso ao Som da Sanfona

Ateliê Manhã

O Ateliê da Manhã aproveitou essa última semana para conversar e trocar experiências sobre a nossa Festa Junina.

Durante as nossas manhãs, conhecemos uma pessoa bastante importante na música brasileira, Luiz Gonzaga. Após investigarem, descobriram que ele é um grande sanfoneiro, conhecido como o Rei do Baião, e sua sanfona inspirou-os a produzir releituras desse instrumento.

“O Luiz Gonzaga é valioso!” (Benjamin)

“Ele tem muitas músicas de Festa Junina e a gente sempre canta ‘olha pro céu, meu amor’” (Lina)

Para encerrar a semana, as crianças se divertiram criando novos significados nas brincadeiras com areia, como: sopa de areia, bolo de areia e até praia para os dinossauros! 

Boas férias e até logo!

Encerrando Ciclos

Ateliê Tarde

Finalizando o primeiro semestre do ano, chegamos à escola com uma surpresa.

Semanas atrás, nosso amigo Nicolas encontrou uma lagarta em um pedaço de milho da sua casa e trouxe para a escola. Criamos um lar para ela, aguardando ansiosamente por sua transformação. Alguns dias depois, notamos que a lagarta havia sumido, reviramos sua casa e nada dela aparecer. Nesse momento, decidimos pedir ajuda para a Mari e a Lorrane, nossas professoras do Moleque Mateiro, que nos explicaram que algumas lagartas gostam de fazer casulos debaixo da terra.

Dias e dias passaram, até que, nesta segunda-feira, vimos a grande surpresa. Estava lá a pequena mariposa, doidinha, doidinha para sair voando por aí. Rapidamente subimos para o Pereirão, muito animados para soltá-la. Abrimos sua casa e juntos a observamos voar alegremente pelo céu, encerrando seu ciclo.

Agora, depois de muita brincadeira, aprendizados e uma boa bagunça, vamos voando também para nossas férias, finalizando o nosso primeiro ciclo do ano! Boas férias!

See You Later Alligator! 

Inglês – Ateliê

O fim do semestre está se aproximando! 

Até este momento, quais descobertas fizemos e o que gostaríamos de conhecer mais? 

Pensando nisso, juntamos os dois grupos do Ateliê para um Dancing Day! Vamos relembrar todas as músicas que já conhecemos desde fevereiro até julho? 

As crianças se divertiram, mexeram o corpinho e puderam, então, consolidar todo vocabulário construído até aqui. 

Pensando em novos caminhos para o semestre que vem, um dos grupos realizou sua primeira receita usando alguns vegetables que conhecemos bem. Mas, quais serão os seus gostos? E juntos e misturados, como ficaria esse sabor? Assim fizemos nosso omelete de carrot and broccoli. 

Durante a receita, pudemos sentir seus cheirinhos e até experimentar um pouquinho desses alimentos separadamente.

E nada melhor do que a hora do almoço para experimentar essa receita! 

Acompanhados de todo o cardápio do nosso almoço, que já é recheado de legumes, verduras e vegetais, acrescentamos também nossa omelete de cenoura e brócolis às opções de refeição, com um gostinho especial do preparo das crianças. 

Quais serão os novos rumos desse projeto para o próximo semestre? De uma coisa temos certeza: ele vem recheado de novos sabores! 

Momentos Marcantes 

Turma do Saci (TAM)

A turma vivenciou uma última semana de aula repleta de brincadeiras, conversas e trocas. Juntos, conversamos sobre a festa junina, relembramos momentos marcantes e aproveitamos para dançar mais um pouquinho as músicas que encantaram o grupo.

Em roda relembramos também os momentos marcantes vividos durante esses meses. Conversamos sobre nossas pesquisas, retomamos pontos importantes sobre os Guardiões da Floresta, como a brincadeira do Saci, a pintura com vela e também nosso passeio para o Jardim Botânico.

Para fechar a semana fizemos um delicioso piquenique coletivo. Desejamos um ótimo recesso e aguardamos o retorno para novas pesquisas e vivências! Até a volta! 

Araucárias, História e Dica Cultural

Turma da Natureza (TBM)

Nessa semana a turma assistiu a um vídeo sobre a floresta das araucárias, do bioma Mata Atlântica. Descobrimos que a semente dessa árvore alimenta muitos animais e pessoas e que se chama pinhão. As pesquisas mostraram a diminuição das araucárias nas nossas matas, pela devastação e descuido das pessoas.

As crianças foram apresentadas a uma das obras do pintor alemão Rugendas, que representou as araucárias em preto e branco. Fizemos a releitura dessa obra, de forma individual. 

A Denise, orientadora, foi à nossa sala para contar a história “Raiva”, de James Misse. Foi um momento importante para as crianças reconhecerem as suas emoções e conversarem sobre como esses sentimentos se processam dentro de cada um.

Nossa amiga Antonia trouxe uma dica cultural muito especial para compartilhar com a turma: a exposição do multiartista Heitor dos Prazeres no Centro Cultural Banco do Brasil. Antonia disse que gostou muito!

Agora é momento de pausa para um breve descanso, repondo nossas energias para muitas outras descobertas no próximo semestre!

Boas férias! Até a volta!

Heitor dos Prazeres é Meu Nome

Turma do Tambor (TAT)

A turma foi ao Centro Cultural Banco do Brasil apreciar a exposição “Heitor dos Prazeres é Meu Nome”. O artista que embalou as pesquisas do grupo veio para ilustrar e expandir os aprendizados, dando um desfecho para o nosso semestre. Observamos as características do multiartista, que se apresentam na arte, na música e no Carnaval. Conhecemos instrumentos musicais, fotografias e roupas que representam a vida e a obra de Heitor. É chegada a hora de repor as energias para os novos caminhos que estão por vir. Viva a Turma do Tambor!

Fim do Semestre 

Turma da Floresta (TBT)

Turma animada que aproveitou o semestre muito envolvida nos temas de pesquisa. Os animais do Brasil se tornaram enredo em grande parte das brincadeiras e pesquisas!

Para fechar nosso semestre com mais diversão, recebemos a visita da Carolina, mãe da amiga Laura. Carol surpreendeu a turma com um jogo da memória dos bichos do Brasil. Onça-pintada, peixe-boi, tatu, arara, quati e cobra foram alguns dos animais. E,  para alegria das crianças, as imagens na verdade eram máscaras! A animação tomou conta da turma que, ao som de onças e araras, emendou o jogo com novas brincadeiras no pátio.

Agradecemos a Carol pela linda visita e desejamos a todos ótimas férias! 

Salvem a Amazônia

Turma da Amazônia (TCT)

Em nossas conversas sobre a Amazônia, juntamente com as visitas que recebemos, um tema foi frequentemente abordado: a necessidade de cuidarmos da nossa floresta. Descobrimos que este é um debate global pois, como sabiamente foi levantado pelas crianças, a Amazônia é o pulmão do mundo!  

Para contextualizá-los sobre o assunto, apreciamos algumas cenas de reportagens de jornal, mostrando  manifestações ao redor do mundo pedindo a preservação da Amazônia. Decidimos elaborar a nossa própria manifestação criando frases de efeito para colocarmos em cartazes.

“Lula, ajude a salvar a Amazônia, por favor” (Marina)

“Estamos bravos por causa do desmatamento da Amazônia” (Iolanda)

“Não desmate a Amazônia” (Francisco)

“Não às queimadas” (Gabriel)

“Não poluam os rios da Amazônia” (Pedro D.)

“Não cortem as árvores” (Isabel)

“Não matem os curumins” (Raul)

“Protejam o pirarucu” (Clara)

“Nós te amamos, Amazônia” (Martina)

“Tomem cuidados com os corpos dos Mundurukus” (João)

“Não matem o uirapuru” (Antônia)

“Não matem a Amazônia” (Theodoro)

“Se não fosse o Boitatá, nossa floresta tinha que nascer de novo” (Filipa)

Essas ideias ilustram o quanto nossos estudos afetam as crianças, colocando-as numa postura reflexiva sobre as nossas ações e os impactos provocados nos cuidados com a nossa exuberante Floresta.  

É de Pernambuco, Ele É…

Turma da Tapioca (TDT)

O Sábado Junino da Turma da Tapioca foi bastante festejado. As crianças arrasaram nas danças e a alegria esteve presente nessa festa popular tão esperada.

O encontro na escola, depois da nossa festa, rendeu muitas conversas no grupo sobre as pesquisas que nos levaram a conhecer um pouco mais a Região Nordeste. No ritmo do Maracatu, assistimos a uma apresentação da Coroa Imperial, apresentada em Recife pelo cantor de ritmos populares José Lúcio Bezerra Júnior, mais conhecido como Abissal, nascido no interior, no município de Itambé.

E nesse compasso dançante daremos uma pausa para recarregarmos as nossas energias para novas aprendizagens no retorno. Até logo!