Incensos 

Ateliê Manhã

No encontro da semana passada com o Moleque Mateiro, o Ateliê da Manhã recordou quais são os elementos da natureza, como o fogo, a terra, a água e o ar. Na última quarta-feira, os pequenos observaram o fogo em contato com o ar e o impacto do vácuo de ar com a água e com as folhas, secas e verdes.

Impressionados com os experimentos, deram continuidade ao estudo da ação do fogo, dessa vez observando o que acontece ao colocá-lo em contato com ervas aromáticas, como lavanda, capim limão e louro. Descobriram junto à mateira Lorrane que a partir de tais ervas pode-se produzir incensos e/ou defumador!

Durante esses experimentos com fogo, reforçamos a importância de estar na companhia de um adulto! 

Brincadeiras

Ateliê Tarde

Esta semana aproveitamos nossas tardes com brincadeiras coletivas, integrando mais a turma. Uma delas foi a clássica “dança das cadeiras”. Com as cadeiras ao centro, andamos ao seu redor, dançando e ouvindo atentamente a música que tocava. Foi um momento muito divertido, e as cadeiras muito disputadas. No dia seguinte, a brincadeira foi uma corrida maluca. O desafio era atravessar o caminho usando dois bambolês e um bastão. Começamos dentro de um dos bambolês e utilizando o bastão, arrastamos o segundo bambolê para nossa frente, para que pudéssemos pular dentro dele, e assim sucessivamente, íamos adiante. Trabalhando a concentração e a coordenação motora, chegamos à linha final completando com sucesso o nosso percurso. 

How Is The Weather Today?

Inglês – Ateliê

Na volta às aulas, recebemos as crianças em uma roda de conversa para compartilhar as histórias de viagens, brincadeiras, acontecimentos e diversão do período de férias. Acolhemos novos rostinhos na turma, incentivando as apresentações na língua inglesa, com a ajuda das outras crianças.

Aproveitando o tanto de lugares e coisas que os pequenos fizeram nas férias, iniciamos o nosso novo projeto The Weather (“O Tempo”), usando perguntas com o vocabulário novo para que nos descrevessem como estavam os dias: 

Was it sunny or cloudy? Was it hot or cold? Was it rainy? 

Através de imagens e ilustrações, as crianças foram se apropriando do novo vocabulário e expressando-o oralmente aos colegas, detalhando o tempo durante suas férias.

Em grupo, produzimos um calendário do tempo, com ilustrações das próprias crianças, revelando Sunny day, Rainy day, Windy day, Cloudy day, Cold day e Hot day, para ser preenchido diariamente, respondendo a How is the weather today?.

Estamos muito animados para os novos aprendizados desse projeto!

Sereia Iara

Turma do Saci (TAM)

Com a rotina já restabelecida, a Turma do Saci retomou as pesquisas que envolvem os Protetores da Natureza e o Folclore Brasileiro.

Ao longo da semana o grupo se aproximou da Sereia Iara. Juntos, assistimos a uma animação da série “Juro que vi” e conhecemos mais um pouco sobre as diferentes histórias da Iara. Descobrimos que ela é uma mulher com cauda de peixe, que vive nas águas doces de rios brasileiros. As crianças foram surpreendidas com uma atividade com bacias, água, corantes e diferentes conchas, os pequenos puderam observar, manusear e experimentar de diversas formas os elementos que pertencem ao universo das águas da Iara.

Aos pouquinhos estamos conhecendo mais essa narrativa da cultura brasileira. Assim, as pesquisas ganham novos rumos e possibilidades! 

Nordeste, Forró e Arte

Turma do Tambor (TAT)

A turma observou o mapa do Brasil com destaque para o Nordeste, região que popularizou o forró e seus artistas consagrados. Descobrimos que Alceu Valença, cantor e compositor que ouvimos no semestre anterior, nasceu no estado de Pernambuco. Aproveitamos para explorar outros artistas de lá, como Severino Vitalino, ceramista filho de Mestre Vitalino. Apreciamos algumas de suas obras feitas de barro, que representam características regionais e culturais, como um trio forrozeiro. Em seguida, os pequenos tiveram a oportunidade de experimentar a argila, sentindo sua textura, explorando possibilidades e ensaiando diferentes formas de modelar.

Novidades do Projeto “O Brasil é Feito de Quê?”

Turma da Natureza (TBM)

A turma começou a pesquisar sobre os peixes e sobre as colônias de pescadores do nosso país. Vimos um filme sobre o bioma da Mata Atlântica e descobrimos alguns nomes de peixes de água doce, como barrigudinho, acará, lambari, pito, traíra, muçum, cascudo, entre outros.

Observamos imagens desses animais e conversamos sobre a formação do corpo dos peixes. Surgiram dúvidas como: “A moreia é peixe?” e “A raia será que é?”. Pesquisamos juntos e descobrimos que a resposta para as duas perguntas é: sim, são peixes! Depois, cada criança desenhou o seu peixe com nanquim. 

Estamos construindo um dado grande intercalando números e quantidades, para depois criarmos brincadeiras. Ainda estamos trocando ideias de jogos e brincadeiras possíveis.

Nesta semana, também pintamos e construímos as asas e os detalhes restantes do nosso pássaro coletivo: guará.

Retrospectiva e Visita

Turma da Floresta (TBT)

O período das férias trouxe muitas novidades, entre elas uma visita empolgante. Adriana, mãe do amigo Lucas, veio nos contar sobre suas férias em Manaus e na Floresta Amazônica. Fotos e vídeos deixaram a turma deslumbrada com os botos, o bicho-preguiça e a imensidão dos rios.

O bate-papo rendeu tantas lembranças que nós aproveitamos para resgatar os caminhos do projeto. Recordamos nossos últimos passeios, à Vista Chinesa, à Mesa do Imperador e à História da Floresta da Tijuca. Através de fotografias, lembramos do Taunay, pintor que retratou o Rio de Janeiro a partir de sua morada na Floresta da Tijuca. Aproveitamos o interesse da turma e iniciamos uma conversa sobre reflorestamento, apresentamos a música Refloresta do Gilberto Gil e destacamos algumas palavras chaves. Aos poucos, estamos nos aproximando desse conceito tão importante que fez da Floresta da Tijuca o maior projeto de reflorestamento do Brasil e do mundo.

Viagem à Amazônia

Turma da Amazônia (TCT)

A turma recebeu Adriana, mãe do amigo Pedro Dantas, que veio compartilhar fotografias e o trabalho de cestarias indígenas, da viagem que a família fez à Lagoa da Acajatuba, próxima a Manaus. Nas imagens, as crianças puderam observar Pedro se divertindo ao visitar um museu vivo, com diversas espécies de cobras, aproveitando os passeios de barco e canoa, posando ao lado de  indígenas da etnia Tatuyo e defronte às paisagens das muitas casas ribeirinhas… Mas o que deixou o grupo mais animado foi quando eles viram as imagens do  mergulho de seus familiares com botos-cor-de-rosa!

A visita foi sucesso total, deixando muitas crianças com o desejo de vivenciar uma experiência tão significativa como a que o amigo experimentou.

Bolo de Rolo

Turma da Tapioca (TDT)

Retornando às nossas pesquisas sobre as regiões e estados do país, as crianças foram surpreendidas com um bolinho bastante saboroso: o bolo de rolo. Esse bolinho típico de Pernambuco, que se destaca em diversas regiões, foi degustado pelas crianças e deu um gostinho de quero mais!

Aproveitamos para conhecer alguns cantores que nasceram naquele estado e são bastante conhecidos, entre eles Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Lia de Itamaracá. Foi uma ótima oportunidade de ampliarmos nosso acervo de músicas e conhecermos as cidades, marcando no mapa as cidades natais dos cantores.

Nossa próxima parada será o estado de Minas Gerais. Contamos com a participação das famílias com histórias, comidas típicas e cantos que embalam a diversidade do nosso país.