Depois de tanto tempo, os Ateliês da Manhã retornaram a um espaço muito querido, frequentado no ano passado com as professoras mateiras, o Parque Lage!
Ao descerem do ônibus, os pequenos já foram contemplados com um encontro riquíssimo com o Plínio, que informou estar organizando um treinamento para os brigadistas. As crianças, curiosas, perguntaram quem são os brigadistas, e ele explicou que são pessoas que atuam na prevenção e combate aos incêndios. Ao se deslocar pelo parque, o grupo conheceu um pouco da língua guarani com um indígena que estava passeando pelo arvoredo. Nesse encontro, descobriram que a palavra curumim significa criança. Em seguida, para conseguirem se localizar pelo Parque Lage, os Ateliês contaram com a ajuda de um mapa para chegarem ao destino final, a gruta! Para finalizar o passeio, a turma se organizou para lanchar.
Em nosso primeiro passeio com o Moleque Mateiro, voltamos ao nosso querido Parque Lage. Começamos nosso trajeto passando em frente ao palacete e nossas professoras mateiras nos contaram a história do Parque, quem morava por lá e quando passou a ser um patrimônio público. Continuando a caminhada, entramos na gruta. Observamos atentamente o seu entorno e, sem fazer barulho para não assustar os animais, encontramos diversas famílias de morcegos dormindo. Para fechar nosso passeio com chave de ouro, corremos para o parquinho e terminamos a tarde com muita diversão.
Nas turmas do Ateliê, iniciamos o projeto em torno dos horários das rotinas matinais e noturnas. Para começar, instruímos as crianças com a estrutura In the Morning and At Night, chamando atenção para as diferentes preposições usadas nas expressões.
Para aprimorar o novo vocabulário e, principalmente, incentivar o uso oral das palavras em inglês, trouxemos músicas e brincadeiras fora de sala de aula. Um dos jogos propostos foi uma espécie de “Morto e Vivo”: todas as crianças, sentadas numa roda, quando ouviam In the Morning levantavam do chão e se esticavam, como se estivessem acordando de manhã; quando ouviam At Night, deitavam no chão imitando estar dormindo. Depois que entenderam a proposta, eles mesmos puderam usar os comandos para que os outros seguissem.
Através das brincadeiras, tanto as crianças menores quanto os mais velhos se sentem desafiados e seguros, colocando em prática a autonomia da fala.
A TAT vem dando seus primeiros passos em direção ao projeto “Entre nós, cuidado”. Registramos a letra do samba com a professora como escriba, aproximando os pequenos da função social da escrita. Destacando as palavras que se relacionam com o tema, levantamos algumas perguntas disparadoras: O que é cuidado? Quem cuida de você? Quem cuida da gente? Como cuidamos? Nos próximos dias, continuaremos sensibilizando o grupo, lançando mão de mais atividades que levantem possibilidades de nomes para a turma e tracem um caminho de pesquisa. Aguardem as novidades!
Continuando o processo de sensibilização, a turma foi surpreendida com uma caça ao tesouro. A partir de pistas espalhadas pela escola, as crianças foram desvendando o mistério e encontraram uma caixa-surpresa com duas flores e uma mensagem que dizia: “Dar uma flor também é uma forma de cuidado”. O grupo logo se empolgou e juntos escolheram dar as flores para Mônica e Hugo.
Em roda, relembramos a imagem “La Flor”, de Eduardo Kingman, presente na capa da agenda, e destacamos outras formas de cuidado, como o colo, o abraço, o cafuné e atitudes do dia a dia, como brincar junto, preparar a comida e outras.
A letra do samba da escola também fez parte da sensibilização para o projeto institucional “Entre nós, cuidado”. Em grupo, buscamos destacar as palavras da canção que possuem relação com o cuidado. Aos pouquinhos, o grupo demonstra estar cada vez mais envolvido e as possibilidades de nome estão surgindo. Fiquem atentos!
Essa semana a nossa turma “sem nome” — ou “quase com nome” como costumamos brincar com as crianças — conheceu os artistas Domitila de Paulo e Eduardo Kingman. Apresentamos algumas imagens desses artistas observando as diferenças e semelhanças entre as obras. As crianças identificaram “mãos” na maioria das imagens. Cada uma fez a sua releitura utilizando guache, caneta preta e muita criatividade.
Após essa atividade de sensibilização para ajudar na escolha do nome da turma, montamos em roda uma lista de possíveis nomes. Os nomes sugeridos foram: amor, carinho, coração, abraço e amizade.
Teremos mais rodas de conversa e, em breve, faremos a votação para decidir o tão aguardado nome da nossa turma! Aproveitem para conversar com as crianças sobre as possibilidades!
As crianças da TCT estão demonstrando interesse pelos assuntos que cercam o projeto institucional, “Entre nós, cuidado”. Durante as conversas compartilham momentos, ideias e bibliografias relacionadas ao tema.
O amigo Luca trouxe fotografias de uma consulta que fez ao dentista, iniciando uma conversa sobre os cuidados importantes com o nosso corpo. O amigo Antônio L. trouxe o livro Jardim Curioso, de Peter Brown, que conta a história de Noam, um menino preocupado com o cenário sem vida de sua cidade que decide transformar uma velha ferrovia em um lindo jardim. Após a leitura, refletimos sobre a importância dos cuidados com os espaços da nossa cidade e lembramos dos lugares verdes que conhecemos e frequentamos no Rio de Janeiro: a Floresta da Tijuca, o Parque Lage e o Jardim Botânico.
Para ampliar nossas pesquisas, apresentamos a consagrada obra Ponte Japonesa, de Claude Monet, que fez de seus jardins em Giverny, na França, o cenário para a pintura de seus famosos quadros impressionistas. Após apreciarem a imagem, as crianças fizeram uma pintura tendo como referência a obra de Monet.
Essas atividades de sensibilização têm servido de inspiração para a escolha do nome da turma, e alguns nomes já estão sendo cogitados pelas crianças, como Cafuné, Abraço, Beijo e Carinho. Em breve faremos uma votação e escolheremos o nome da turma. Aguardem notícias!
As crianças da TDT estão animadas para a escolha do nome da turma. Aproveitamos para apreciar mais obras do artista das mãos, Eduardo Kingman, ampliando ainda mais o leque de possibilidades.
Em outro momento, recebemos uma caixa misteriosa direcionada às crianças. Dentro dela havia alguns legumes, como batata baroa, batata inglesa, inhame e cenoura. Inspirada pelo artista das mãos, a turma colocou a mão na massa e preparou uma deliciosa sopa de legumes que foi oferecida carinhosamente aos funcionários da escola.
Neste embalo, vamos traçando caminhos significativos para o nome da turma. Será que a Turma da Amizade vencerá a batalha entre Turma do Carinho, Turma do Abraço e Turma da Alegria? Aguardem as próximas notícias!
Iniciamos o ano dialogando com o projeto institucional. Após experimentarmos dançar o samba do nosso bloco de carnaval, criando uma pequena sequência coreográfica, foi a vez de dançarmos o título do projeto.
Conversamos sobre o significado de cada palavra, apreciamos um pequeno trecho da São Paulo Cia de Dança e partimos para a prática dançando entre objetos, ocupando os espaços sem tocá-los.
De mãos dadas, sem soltar, criamos uma coreografia com todos juntos e finalizamos com uma brincadeira de estátua, explorando os gestos relacionados ao cuidado, sugeridos anteriormente.