Arte e Memória: é Preciso Relembrar o Antes para Inventar o Depois?

Projeto Institucional

Na assembleia do ano passado, nossos adolescentes nos surpreenderam após analisarem as sugestões trazidas pelas famílias e adotarem a Arte como foco para 2025.

Para além do valor que damos às linguagens artísticas, o processo nos encheu de orgulho e trouxe à Sá Pereira a certeza da maturidade do trabalho em arte-educação e pesquisa transdisciplinar.

O projeto nasceu do desejo coletivo de investigar o papel da arte como instrumento de conexão entre memória, identidade e transformação social. Queremos resgatar memórias para projetar futuros possíveis, e reconhecemos na arte um campo privilegiado de investigação e experiência.

Leia na íntegra a justificativa do projeto no link compartilhado.

 

 Rosana Paulino, Peixe, da série “Mangue”

Você Já Ouviu Falar Sobre a Gincana de Projeto?

É uma gincana que acontece todos os anos, durante a semana de planejamento, com todos os nossos professores, coordenadores, orientadores, direção geral e pedagógica, de todos os segmentos: da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Nesse grande encontro, nossos professores são divididos em pequenos grupos e cada grupo propõe uma atividade de sensibilização para o Projeto Institucional, ampliando as discussões sobre o tema de acordo com as diferentes faixas etárias que trabalhamos, além de alimentar a própria equipe com sugestões de atividades, leituras, etc.

Começamos este ano sendo desafiados pela equipe de Linguagens de Fundamental II a escrever um lipograma sobre Arte e Memória sem usar as letras A e M. A equipe de Artes escreveu, respondendo ao desafio:

Por tudo que eu
Sonho
Sinto
Vivo
E sou
Eu pulso

No pulso
Existo
Resisto
Registro
E insisto

Em seguida, ouvimos e participamos das propostas das outras equipes: Educação Infantil, Ensino Médio, Artes, Ateliê, F2 e F3, F4 e F5, Ciências e Humanidades, todas diferentes, fazendo vínculo com suas especificidades, mas tendo em comum o propósito de nos inspirar e alimentar  para as semanas de sensibilização com nossos alunos e o ano que está por vir.

Bloco da Sá Pereira

Sá Pereira chegou
Com muita empolgação
Pra fazer brotar nesse mundo
As sementes da imaginação

Sá Pereira falou
Tem beleza por toda parte
A vida da gente é mais rica
Se a vida da gente tem arte!

Ao som do samba A arte é a flecha e o arco, composto por Manoela Marinho, nossa professora de Fundamental I, iniciamos as reflexões sobre o projeto institucional embalados por muita cantoria.

Preparem as fantasias, esquentem os tamborins e abram alas porque o bloco da Sá Pereira vai passar! 

As crianças já estão com o samba na ponta da língua, e aqui vão a letra e a melodia para que todos possam aprender a cantá-lo e cair na folia: 

Letra do Samba 2025

 

Chegada na Pereirinha

Que alegria chegar na escola depois das férias!

O ano começou com muita animação, brincadeiras e encontros na Pereirinha.

A escola preparou algumas novidades para este ano que foram apreciadas pelas crianças: abertura do solário com tanque de areia e chuveirão, salas novas do berçário e reforma dos banheiros. Aos poucos as crianças que já eram da escola foram recebendo os novos amigos, apresentando os espaços e o dia a dia divertido da Pereirinha.

Nesta semana muitos vínculos foram formados, começando a criar uma identidade para os novos grupos. As turmas participaram de rodas de conversas, jogos, atividades de Artes e ouviram muitas histórias na biblioteca. 

Agora estamos começando a nos preparar para o bloco de Carnaval da Sá Pereira. As crianças aprenderam a cantar o refrão do samba nas aulas de Música e alguns passos nas aulas de Dança. Esperamos todos para pular Carnaval no sábado dia 22 de fevereiro. Preparem suas fantasias, confetes e serpentinas!

Reencontros e Descobertas

F2 a F5

Reencontros, descobertas e samba marcaram a primeira semana de aula. Aos poucos, retomamos o ritmo, nos reconectamos com o espaço escolar, revisitamos memórias das férias e também do ano anterior, reencontramos velhos amigos e recebemos os novos. 

Desde os primeiros dias, as atividades de sensibilização abrem caminhos para a imersão no tema do projeto institucional. Através delas, ampliamos repertórios, exploramos referências e encontramos subsídios que, em breve, auxiliarão as crianças na escolha dos recortes de seus projetos de série. O samba da escola, já presente no cotidiano, também impulsiona reflexões e discussões, lançando pistas sobre possíveis caminhos a serem trilhados ao longo do ano.

Muitas propostas de trabalho em sala de aula se transformam em expressão artística, evidenciando como a arte é um território amplo, capaz de acolher experiências, ideias e descobertas. Seja por meio da música, da pintura, da escrita ou do movimento, a arte nos permite traduzir vivências e dar sentido às nossas histórias.

Aos novos alunos que chegam à Sá Pereira, desejamos uma acolhida calorosa e uma trajetória repleta de encontros significativos. 

Damos as boas-vindas também à galera do Ateliê 2025, que chegou com entusiasmo, participando das atividades de meditação, das Oficinas de Construção, do Judô e da Capoeira, das aulas de Inglês e da visita ao Parque Lage. O almoço, delicioso, foi apreciado por todos e marcado pela alegria de estar em grupo.

Que este seja um ano de trocas, aprendizados e criações potentes para todos!

Faça Sua Alma Crescer

Fundamental II

Na volta às aulas, acolhemos e reunimos nossos estudantes de Ensino Fundamental 2, antigos e novos, no teatro para a abertura do ano letivo.

Na ocasião, apresentamos um vídeo chamado “Faça sua alma crescer”. Em 2006, um ano antes de morrer, o escritor Kurt Vonnegut recebeu envelopes contendo convites de cinco alunos da Xavier High School de Nova York que eram um dever de casa: os estudantes deveriam escrever para seu autor favorito e convencê-lo a fazer uma apresentação na escola apenas com uma carta. Kurt não pode ir devido à idade, mas deixou seu recado na carta que enviou de volta à escola.

A carta de Kurt Vonnegut é uma resposta calorosa e bem-humorada a estudantes e professores que lhe escreveram. Ele incentiva todos a praticarem arte – seja música, dança, escrita ou qualquer outra forma de expressão – não para buscar sucesso ou reconhecimento, mas para experimentar crescimento pessoal e alimentar a alma. De forma descontraída, sugere pequenas atividades criativas, como desenhar ou dançar, e propõe um exercício secreto: escrever um poema, destruí-lo e sentir a recompensa interna desse ato. Com isso, Vonnegut transmite sua crença na arte como um meio transformador e essencial para a vida.

Ao longo da semana, nossos professores têm se dedicado às atividades de sensibilização do tema institucional, relacionando as diferentes disciplinas ao tema proposto. 

“Arte e memória” é uma oportunidade de revisitarmos a essência de nossa escola, que tem a arte como protagonista no processo educativo, e instrumento de formação pessoal, de crítica e transformação individual e coletiva.

Segue o link para quem quiser assistir o vídeo: Faça sua alma crescer

 

Novidades e Desafios para F9

Fundamental II

Os primeiros dias de aula da F9 foram marcados por atividades de sensibilização, preparando os estudantes para o projeto institucional do ano.

Em Língua Portuguesa, os alunos exploraram a relação entre arte e memória por meio de um trabalho com diferentes imagens. Em Ciências e Humanidades, o foco foi a análise das “memórias do progresso”, questionando como as obras artísticas podem refletir os avanços históricos e sociais.

A empolgação aumentou com a introdução das Olimpíadas do Conhecimento, com a equipe já em campanha para a 20ª OBMEP e a XXI Olimpíada Brasileira de Biologia. A primeira atividade externa também foi anunciada: visita ao Centro Cultural dos Correios para conhecer as obras da artista Manuela Navas, planejada pela professora Laiza Nascimento.

Esses primeiros momentos definiram um início de ano cheio de aprendizado e reflexão.

Adinkra Sankofa e o Projeto Institucional

Ensino Médio

Nos primeiros dias de aula do ensino médio, a Escola Sá Pereira se encheu de novos rostos e perspectivas.

Com a chegada dos estudantes do primeiro ano e a nova orientadora Dahlia Dwek, o ambiente se preparou para um ano letivo de grandes descobertas. A coordenação se reuniu com as turmas para explicar o funcionamento do currículo, destacando as escolhas de disciplinas eletivas que marcarão a trajetória de cada estudante ao longo do ano.

O clima de acolhimento seguiu com um bate-papo inspirador entre os estudantes e a coordenação, representada pelo coordenador Pedro Henrique e a orientadora Dahlia. Juntos, refletiram sobre o projeto institucional de 2025, que muitos jovens relacionaram ao Adinkra Sankofa — um convite a olhar para o passado para aprender com ele e construir um futuro mais sábio.

O encontro também abordou a importância da reeducação dos sentidos e o papel da arte no desenvolvimento de uma atitude crítica diante das diversas realidades que nos cercam. A ideia era deixar claro um objetivo coletivo: tornar mais presente o projeto institucional nas aulas e nas práticas do segmento.

A empolgação tomou conta também com a introdução das Olimpíadas do Conhecimento. Queremos uma participação cada vez maior dos nossos estudantes. Já estamos em campanha para a 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para a XXI Olimpíada Brasileira de Biologia.

Formação de Professores

Ensino Médio

A equipe pedagógica, consciente dos desafios do ano, iniciou um ciclo de formação pedagógica com uma roda de conversa promovida na noite da segunda-feira, dia 10.

O professor Pedro Barboza Machado trouxe sua pesquisa de mestrado sobre a inclusão de bolsistas sociais em escolas privadas, proporcionando um espaço de reflexão sobre as barreiras sociais, econômicas e institucionais que esses estudantes enfrentam. O encontro não só ofereceu um olhar mais profundo sobre a inclusão, como apontou ações concretas para garantir um ambiente mais acolhedor e equitativo, fortalecendo o diálogo e a participação de todos dentro da escola.

Esses momentos iniciais de 2025 são o reflexo de um ano letivo que promete ser repleto de aprendizado, desafios e conquistas para toda a comunidade escolar.