Construção da Rotina da Turma 

Berçário

As aulas começaram e as crianças estão aos poucos criando vínculos entre elas e com os educadores da escola. Nossos dias estão planejados com atividades lúdicas e sensoriais, permeadas de muito afeto e musicalidade.

A construção da nossa rotina está acontecendo orientada pelas propostas vivenciadas em grupo, avaliações feitas pela equipe e pela demanda apresentada pelas crianças, que são as protagonistas da nossa caminhada.

Fizemos as silhuetas individuais iniciando o projeto Identidade. Durante essa atividade, indagamos às crianças sobre as partes do corpo desenhadas: De quem é esse corpo? O que tem no seu corpo? Cadê a cabeça? O nariz? O pé?, entre outras. Essas perguntas, aos poucos, vão construindo o nosso caminhar, na sequência das hipóteses alinhadas com as experimentações, como sentir a tinta no papel  e no corpo.

Ouvimos o samba do nosso bloco e também cantamos a música Com que roupa?, de Noel Rosa. Construímos um chocalho para embalar o nosso início de Carnaval!

É só o começo! 

Esperamos vocês neste sábado no nosso tão querido bloco!

Saudade, Alegria e Diversão

Ateliê

Voltamos! Nosso reencontro foi marcado por beijos, abraços e saudade. Compartilhamos novidades, viagens e as aventuras das férias. Conhecemos os novos amigos, ampliando nosso grupo, apresentando cada espaço da Pereirinha.

A semana foi repleta de atividades. Na Capoeira, Cigano trouxe a roda de canções ao som do berimbau. O Jean nos animou com marchinhas e a história do “Zé Pereira”. Com a Renata, lembramos a importância de relaxar o corpo e a mente na Ioga. Recebemos com carinho Vinícius e Maria Antonia, os novos professores do grupo Moleque Mateiro.

Que 2025 seja um ano leve, repleto de brincadeiras e diversão! Viva!

Novidades e Carnaval

TAT

Os pequenos da TAT vêm se familiarizando com a rotina escolar. Entre atividades e brincadeiras, constroem relações e consolidam elos de confiança. Nos últimos dias foram surpreendidos com uma surpresa na Biblioteca: as agendas os esperavam no forninho. Cada criança manuseou a sua, conhecendo a importância desse meio de comunicação e explorando seus detalhes. Fantasiados, se esbaldaram ao som do samba A arte é a flecha e o arco, da professora Manoela Marinho, esquentando os tamborins para o nosso bloco!

Tempo de Samba

TBT

Em meio a muita alegria, a TBT iniciou o período letivo de 2025! Permeados por histórias, brincadeiras de faz de conta e cantorias, os pequenos estão se conhecendo e estreitando laços.

Com a proximidade do Carnaval e o bloco batendo à porta, as crianças da turma foram surpreendidas pela história “A Bela Adormecida do Samba”, da autora Sônia Rosa. O enredo trouxe, de forma lúdica e cativante, um pouco da história e da tradição das escolas de samba nos desfiles da Sapucaí, a festa nos barracões e seus principais personagens: as passistas, os percussionistas, mestres-salas e porta-bandeiras.

Animados com a chegada do bloco, aprenderam, na aula de Dança e Música, a letra do samba da nossa escola. Além disso, os pequenos se debruçaram na produção de uma pintura representando suas fantasias para esse dia tão aguardado. Abram alas, que a TBT vem aí!

Carnaval com Matemática e Linguagem

TCM

Os preparativos para o bloco da Sá Pereira animaram as manhãs da TCM. Juntos, conhecemos o samba “A Arte é a Flecha e o Arco”, de Manoela Marinho, inspirado no tema do ano. Em roda, cantamos e observamos a letra em busca das palavras-chave do projeto “Arte e Memória”. Conversamos sobre o significado de cada uma, e as crianças compartilharam seus conhecimentos prévios:

“Memória é quando a gente lembra de uma coisa. Arte é quando a gente pinta.” (Elena)

“Desenhar é arte!” (Aurora)

“Memória é quando a gente lembra de tudo!” (Samuel)

“Arte é colorir com o lápis.” (Olívia)

“Memória é algo que a gente guarda e nunca mais esquece.” (Vicente)

“Quando a gente pintou com as folhas, a gente fez arte. E memória é quando a gente pensa e lembra.” (Layla)

Ainda imersas na temática, as crianças conheceram a obra Carnaval, de Elisa de Almeida. Atentas aos detalhes e às escolhas da artista, fizeram relações interessantes e, posteriormente, foram desafiadas a realizar duas atividades, uma relacionada à Matemática e outra à Linguagem.

No universo da Matemática, refletiram e estimaram quantas pessoas a artista retratou na imagem, além de registrarem graficamente suas respostas. Já na proposta de Linguagem, foram desafiadas a escrever espontaneamente a palavra “Carnaval”, observando a regularidade da nossa língua e ampliando suas possibilidades e repertório.

O bloco vem chegando, o samba está na ponta da língua e estamos todos animados! Até lá! Viva o Carnaval da Sá Pereira!

Memórias de Carnaval

TCT

As crianças da turma iniciaram o ano com entusiasmo e alegria. Os primeiros dias foram marcados por reencontros, brincadeiras e novas amizades. O clima de descontração contagiou a todos, com as crianças ansiosas para o ano que se inicia. Destaque para a chegada do novo aluno, Bernardo, que foi calorosamente acolhido pela turma.

Com o Carnaval se aproximando, o grupo aproveitou o momento para relembrar as vivências dessa festa, compartilhando as experiências em bloquinhos e suas fantasias preferidas. Para sensibilizar este momento, entraram em contato com as obras do artista argentino Carybé, famoso por suas pinturas vibrantes que retratam a alegria e a musicalidade do Carnaval brasileiro. Inspirados pelas cores e formas de Carybé, soltaram a criatividade e produziram pinturas com o tema do Carnaval, utilizando os dedos para criar o fundo e a canetinha para desenhar os foliões.

No ritmo da folia, o grupo se apropriou da letra do samba-enredo “A Arte é a Flecha e o Arco”, da professora Manu Marinho, que embalará o Carnaval da Sá Pereira este ano.

Desejamos um ótimo ano às nossas crianças e que seus dias sejam permeados de aprendizagens, afeto, alegrias e brincadeiras!

Samba no Pé

TDT

As crianças da TDT vêm se aproximando cada vez mais do novo grupo que se configura, e conhecer novos amigos tem sido uma alegria para todos. Através das artes plásticas, dos jogos coletivos, das histórias e das conversas em roda compartilhadas, os olhares vão se encontrando e buscando afinidades.

O Carnaval, essa festa cheia de brilho, música e alegria, tem embalado nossas tardes. Juntos conhecemos a letra do samba “A Arte é a Flecha e o Arco”, de Manoela Marinho, que vai animar o percurso do bloco neste sábado. As crianças fizeram reflexões interessantes sobre esse período tão festivo em nossa cidade:

“Tem muita criança brincando e até adulto, tem artesanato para fazer fantasia e jogam serpentina.” (José)

“É uma festa com muita música.” (Carolina)

“É uma festa com muito brilho.” (Elis)

“É uma festa com fantasia.” (Giovanna)

“É uma festa que jogam confete na escola.”(Antônio)

“Tem muita gente dançando. Estou vendo tantas escritas sobre o carnaval que quero estar no carnaval.” (Laura)

Envolvidos pelo ritmo do samba, o desafio foi lançado e brincamos de estátua ao identificarmos as palavras arte e memória na letra da música. Que venha o Carnaval da Sá Pereira!