“Chama o bombeiro
que isso aqui vai pegar fogo!”
Depois do Carnaval, o professor Cigano preparou uma aula bem animada!
Para aquecer o corpo, as crianças participaram de uma corrida de revezamento, usando os instrumentos reco-reco e caxixi. Desafiaram o corpo executando uma bananeira, apoiando os pés na parede. O professor testou o reflexo dos pequenos, propôs que desviassem de uma barra de madeira e em seguida realizassem os movimentos do Au e do Urso de costas.
Finalizamos a aula com um salto e uma batida no pandeiro. Que divertido!
Após o feriado de Carnaval, a nossa turma voltou para a Sá Pereira e recomeçou o processo de adaptação. Aos poucos, foram se soltando e aproveitando todas as possibilidades do convívio escolar.
O caminhar dentro do projeto Institucional, “Arte e Memória”, já deu alguns passos. A música tem sido o nosso instrumento de Arte junto com o tema Mar. Essa semana apresentamos a música “Sardinha”, de Ana Moura. As crianças adoraram brincar com o trecho da música que fala sobre piscar os olhos. Compartilhamos a canção aqui para que vocês possam ouvir com eles:
https://drive.google.com/file/d/1LfwBbUlv4nFIc3BjUrXMoXM4f7ERiNlf/view?usp=drivesdk
O grupo conheceu a xilografia do artista J. Borges intitulada Os peixes. Conversamos sobre cores e tamanhos de diferentes peixes, e durante a atividade a criançada demonstrou bastante interesse e atenção.
Retornamos da folia sensibilizando os pequenos para o Projeto Institucional: “Arte e memória: é preciso relembrar o antes para inventar o depois?”. Retomamos a letra do samba “A arte é a flecha e o arco”, destacando algumas palavras-chave da canção. Além disso, fizemos algumas perguntas disparadoras, como: “O que é arte?” e “O que é memória?”, levantando os conhecimentos prévios da criançada:
“Arte é desenhar aqui. Memória é o piano.” (Arthur F.)
“Arte é um passarinho lá no céu.” (David)
“Arte é memória. Memória é o que a gente guarda na nossa turma.” (Eloá)
“Arte é brinquedo.” (Haru)
“Arte é pintura. A memória tá aqui na cabeça e eu lembrei que comi lichia.” (Isabel)
“Arte é colagem. Memória tá na cabeça.” (Mateus)
“Arte é pintar. Arte é uma festa na cabeça e a memória guarda na cabeça.” (Teresa)
TBT
O Carnaval passou, mas a animação ficou! Os pequenos seguem animados e interessados. Relembrando o que é arte e memória, a turma fez um passeio pela escola, explorando as imagens de sinalização de cada sala/espaço. Reconheceram algumas obras de arte e conheceram outras. Na sala de artes, com olhares atentos, compartilharam o que estavam observando em algumas dessas obras. O que vocês estão vendo? Como será que o artista produziu essa obra? O que será que ele precisou utilizar? O que elas têm em comum Essas foram algumas das perguntas respondidas e debatidas pelas crianças.
Com a intenção de explorar mais esse assunto, a turma foi surpreendida por uma misteriosa caixa. O que será que ela esconde? Para surpresa de todos, eram diferentes tipos de pincéis. Animados, falaram de imediato os nomes de cada pincel. Em seguida, os questionamos: será que toda obra de arte precisa de pincéis para ser produzida? Quais outros materiais podem ser utilizados? E a memória, está na pintura? Está na arte?
Esses questionamentos fomentaram a tão aguardada lista de possíveis nomes para a turma! Aguardem, pois novidades vêm por aí!
A TCM retornou animada do Carnaval. Em roda, as crianças compartilharam relatos sobre viagens, blocos, fantasias e muita diversão. Foi um momento de matar as saudades e retomar as conversas sobre o projeto institucional.
Começamos relembrando o que já tínhamos conversado antes do feriado e voltamos nosso olhar para o quadro Peixes, da série “Mangue”, de Rosana Paulino. A obra, que foi escolhida como capa da agenda do primeiro semestre, também está presente como imagem de sinalização da Pereirinha. Juntos, observamos a imagem, atentos aos detalhes e às escolhas da artista, e levantamos hipóteses sobre o que víamos, como as raízes, o peixe e as folhas, galhos e frutos que remeteram ao cabelo da mulher ali representada.
Na sala de Artes, as crianças foram desafiadas a realizar a complementação gráfica da obra, inserindo junto ao desenho elementos como galhos, folhas e papel laminado para remeter às escamas do peixe. Assim, conversas sobre memória e arte, bem como sobre a obra, envolveram o grupo, que começou a levantar sugestões de nomes para a turma. Turma do Pincel, Turma do Museu, Turma da Lembrança e Turma da Festa foram alguns dos nomes elencados.
A empolgação era tanta que marcamos no calendário a quarta-feira como o dia da votação. Até lá, fomos conversando sobre o processo de votação, como funciona a escolha, o respeito à decisão do coletivo e como a definição do nome traria novas possibilidades de pesquisa.
No dia marcado, cada criança e adulto do grupo votou no nome escolhido e, com folga, Turma da Festa ganhou com nove votos, contra dois da Turma do Museu. Ao som de “Esta, esta, esta, é a Turma da Festa!”, as crianças foram espalhando a notícia, desde a secretaria até as Turmas do Ateliê. Uma alegria só!
Para celebrar o grande momento, resolvemos fazer um bolo formigueiro. Afinal, bolo tem tudo a ver com festa!
Agora, com o nome escolhido, novos caminhos se constroem e o projeto de turma começa a ser desenhado. Viva a Turma da Festa!
TCT
As memórias afetivas das famílias envolvendo a arte seguem como um valioso ponto de partida para as atividades com as crianças. Para enriquecer ainda mais essa experiência, exploramos obras de arte de renomados artistas, como Renoir, Matisse, Picasso e Chagall.
Cada pincelada, cada cor, espelha as histórias e lembranças que as famílias compartilharam. Conversamos sobre cada pintura, suas características e o que elas revelam para cada um de nós. Constatamos que os artistas, ao criarem, buscam expressar sentimentos e compartilhar suas vivências mais significativas.
A riqueza dessas experiências vem servindo de inspiração para ajudar as crianças a pensarem em um nome para a turma, assim como vem mexendo com as estruturas do grupo! Turma do Circo, Turma da Pintura, Turma do Palhaço e Turma dos Acrobatas são alguns dos nomes que vêm ganhando força ao longo dos dias.
A votação final está chegando, e a ansiedade toma conta! Qual será o nome vencedor? Não percam as próximas novidades!
O Carnaval chegou ao fim, mas na TDT a folia ainda foi motivo de conversas e sensibilização para o Projeto Institucional!
Embalados por essa festa que contagia, ocupa espaços e engrandece a diversidade cultural do nosso país, conhecemos a história Fevereiro, de Carol Fernandes. O enredo, que é apresentado por uma criança, conta a história de um dos maiores blocos baianos, o Afoxé Filhos de Gandhy, mostrando a tradição que é passada de pai para filho resgatando memórias, afetos e arte.
Aproveitamos para apreciar a música Ijexá (filhos de Gandhy) na voz de Clara Nunes e Gilberto Gil, envolvendo ainda mais o grupo na escolha de um nome para a turma. Nesse embalo, algumas sugestões já apareceram, entre elas: Turma da Música, Turma da Fotografia, Turma do Museu, Turma do Cinema e Turma das Cores. Qual será o vencedor?