Ioga

Ateliê

Nas aulas de Ioga, as crianças têm experimentado diferentes posturas (ásanas), conhecendo o corpo, explorando suas possibilidades e limites, desafiando a concentração e o equilíbrio.

Brincadeiras como chuva de asteroides e estátua iogue têm feito a alegria das crianças nas nossas manhãs e tardes.

Em nossos relaxamentos, voltamos a atenção para a respiração, acalmando mente, corpo e emoções. 

Escolha do Nome da Turma

Berçário

Chegou o grande momento da escolha dos nomes das turmas da Pereirinha! O Berçário pediu que as crianças das outras turmas sugerissem alguns nomes inspirados na cantiga de marujada Peixinhos do Mar, que faz parte do nosso caminho de pesquisa . Recebemos a Turma do Circo, que sugeriu muitas opções: mar, peixe, sereia, tubarão, baleia, tartaruga, caranguejo, cavalo-marinho, moreia, marinheiro, praia, polvo, água-viva, águas, algas marinhas, onda, enguia e peixe elétrico. 

Depois, recebemos a Turma da Memória, que participou de uma votação para selecionarmos cinco nomes para a votação final. E os nomes votados foram: onda, praia, sereia, tartaruga e mar.

Na votação final, contaremos com a participação de toda a comunidade escolar para fazermos essa escolha. Crianças e adultos poderão votar!

Bom voto!

Vem Aí a Turma do Baú!

Turma do Baú (TAT)

As atividades de sensibilização para o projeto ínstitucional e o interesse pelas palavras-chave da letra do samba “A arte é a flecha e o arco” fomentaram a escolha do nome da TAT. Turma das Histórias e Turma do Baú fizeram parte da animada votação! Baú ganhou por unanimidade e mobilizou a criançada, que anunciou o resultado pelos cantos da Pereirinha.

Para iniciar nossos primeiros passos de pesquisa, o grupo foi surpreendido com um baú e pintou cada pedacinho coletivamente. A partir desse objeto significativo, perguntas e caminhos serão traçados. Aguardem as novidades! 

Turma do Papel

Turma do Papel (TBT)

“El el el, é a Turma do Papel!” O tão aguardado momento da votação aconteceu, e os pequenos puderam escolher entre quatro opções muito queridas por eles: Papel, Pincel, Foto ou Livro. Em uma decisão apertada, nos tornamos a Turma do Papel! A novidade foi anunciada pela escola com muita alegria e cantoria.

Para dar início às novas investigações, as crianças já levantaram algumas questões relacionadas ao nome escolhido:

“De onde vem o papel?”
“A papelaria faz o papel?”
“Eu sei que máquinas transformam tudo em papel.”
“Primeiro precisa pintar a folha da árvore, e depois ela vira papel!”

Para ajudar a responder a essas questões, assistimos à animação De Onde Vem?, na qual a personagem Kika, uma menina de 6 anos, curiosa e aventureira, faz muitas descobertas de forma lúdica com a ajuda de sua professora. 

A Turma do Papel está animada com tanta novidade, e aos poucos vamos juntos traçando caminhos e fazendo novas descobertas. 

Vamos Viajar!

Turma da Festa (TCM)

Para celebrar a escolha do nome da turma, a Turma da Festa conheceu a obra Festa Popular, de Di Cavalcanti. No telão da sala de jogos, observamos os detalhes e a predominância das cores escolhidas pelo artista: preto, amarelo, branco e vermelho. Buscamos identificar os elementos e associá-los a festas já conhecidas, como as baianas no Carnaval e o bumba-meu-boi na Festa Junina.

O grupo também recebeu uma surpresa enviada pela Mariah, nossa coordenadora: o livro Celebrações ao Redor do Mundo, de Jane Bingham. Nele, conhecemos festivais como o Carnaval no Brasil, o Dia de Los Muertos no México e a Festa das Luzes no Ano Novo Chinês, celebrações que traduzem um pouco da memória e da cultura de cada lugar. 

Envolvidos pela narrativa, os pequenos logo se questionaram: e se pudéssemos viajar para outros países e conhecer as festas do livro? Como poderíamos ir? Rapidamente responderam: podemos ir com a imaginação!

Assim, fomos listando o que seria importante para uma viagem em grupo: escolher o local, o transporte, o clima, preparar a mala, organizar o roteiro e comprar os bilhetes. Ufa, quanta coisa!

Agora, em clima de festa, estamos nos preparando para nossa viagem. Já começamos a confeccionar nossa mala coletiva e a fazer uma lista de possíveis destinos. Fiquem atentos!

A Turma do Circo Chegou!

Turma do Circo (TCT)

Após dias de expectativa, as crianças finalmente escolheram o nome da turma: Turma do Circo! A votação foi um sucesso, com o nome Circo conquistando o coração da maioria e vencendo por 12 votos a 3. Para celebrar essa conquista, preparamos cartazes e saímos pelos corredores da escola anunciando em coro: “Turma do Circo! Turma do Circo!”. Foi um momento especial, repleto de sorrisos e entusiasmo, que contagiou a todos.

Com o nome da turma definido, já é possível expandir as possibilidades de pesquisa para este ano. O tema “Circo” é bastante inspirador e abre caminhos para aprendizagens que contemplem todas as áreas do conhecimento aliadas às diversas linguagens artísticas. O percurso promete experiências significativas às crianças, em que suas habilidades serão exploradas e aprimoradas em um ambiente lúdico e desafiador.

Take 1!

Turma do Cinema (TDT)

Foi num dia ensolarado, num final de verão, que chegou o grande momento! As crianças da TDT chegaram animadas para a votação, atentas a cada voto, e numa mistura de euforia e inquietude assistimos à chegada da Turma do Cinema, nome escolhido por unanimidade! Para apresentar o nosso nome, passeamos por cada canto da escola, batucando e cantando em voz alta: “Ema, ema, ema, é a Turma do Cinema!”.

Agora, com um olhar mais aguçado, ampliaremos nossas conversas sobre Cinema, Arte, Memória e suas relações. Em nossa primeira investigação, perguntamos às crianças o que elas sabiam sobre o cinema:

“Existe os óculos 3D.” (Sebastião)

“Que o pai da Pilar fez um filme. (Carolina)

“O cinema antigo não tinha cor, não tinha fala mas tinha a música.” (Laura)

“O cinema antigo não tinha fala, nem cor.” (Elis)

“Meu pai fez dois filmes. O cinema é uma história.” (Pilar)

Para inspirar ainda mais o grupo no tema de nossas pesquisas, conhecemos o poema A lua foi ao cinema, de Paulo Leminski. Assim, aproximamos as crianças desse gênero textual que brinca com a rima das palavras.

Viva a Turma do Cinema!

Desenhos de Dança

Dança

As turmas da Educação Infantil apreciaram os estudos de Kandinsky sobre a movimentação da bailarina alemã Gret Palucca. Após a observação, conversamos sobre a forma como o artista fez os seus registros utilizando linhas retas e curvas.

Em seguida, divididas em pequenos grupos, as turmas tentaram registrar a postura de uma criança somente com esses elementos — um desafio e tanto!

De maneira criativa, exploraram diferentes formas com o corpo no espaço e finalizaram apreciando seus registros.

Para os pequenos da TAT, escolher uma postura e mantê-la foi divertido. Mas divertido mesmo foi observar as professoras registrando suas poses e avaliar como os desenhos as representavam.