Sombras

Ateliê Manhã

As investigações que têm acompanhado as manhãs do Ateliê da Educação Infantil estão atreladas aos objetos que fazem parte do cotidiano e suas possíveis utilidades, instigadas pela criatividade e imaginação. O primeiro objeto de sensibilização foi o próprio corpo, que ao bloquear a luz fez com que as crianças percebessem a sombra. Mas, o que é a sombra? De onde ela vem? Para onde ela vai?

“É tipo um fantasma.” (Eduardo)

“A sombra é o reflexo da gente.” (Carolina)

“Para a sombra ser feita precisa de escuro e claro.” (Elis)

“A sombra precisa do sol e do escuro.” (Caetano M.)

Após a roda de conversa, o Ateliê conheceu o livro Enganos, de Ilan Brenman e Guilherme Karsten, e se divertiu com os possíveis desdobramentos das ilustrações. A turma assistiu ao espetáculo Shadowland, do grupo de dança Pilobolus, em que os bailarinos utilizam apenas seus corpos para ilustrarem as histórias. Apreciaram também o trabalho de uma turma da escola que em 2022 elaborou uma apresentação que articulasse dança, poesia e sombra, junto à direção da professora de Dança Roberta Porto.

Em seguida, o Ateliê experimentou utilizar lanternas numa sala escura, preparada para não receber nenhuma interferência de luz. Durante essa brincadeira com as sombras, surgiram diferentes formas e personagens, como borboletas, jacarés, coração, entre outros.

O Teatro Já Vai Começar

Ateliê Tarde

A turma iniciou o ano conhecendo novas brincadeiras e explorando os jogos de carta e tabuleiro da escola. Durante o horário extensivo, aproveitamos para nos divertir com diferentes propostas de brincadeiras sugeridas pelas crianças ou pelos professores, com a intenção de ampliar o repertório brincante de cada um, trabalhando a criatividade, as estratégias de jogo, a competitividade, além de, claro, unir o grupo.

O teatro de fantoches foi uma das brincadeiras que marcaram a turma; logo, decidimos confeccionar nosso próprio teatro. Usando um pedaço de feltro, uma agulha grossa e lã, nos desafiamos nessa atividade motora fina,  observando o fio passar de um lado para o outro na costura. Com os fantoches prontos, pintamos um pedaço de tecido de algodão cru, dando vida à nossa cortina.

Apaguem as luzes e silêncio, o teatro já vai começar!

Onde Vivem os Peixes?

Berçário – Turma do Mar

O nosso amigo Francisco trouxe o livro Amigos do mar para compartilhar com a turma. A partir das imagens dos animais que observamos no livro, descobrimos outros livros da nossa Biblioteca que dialogam com o universo  do fundo do mar.

As crianças perceberam uma enorme variedade de peixes e cores, como o peixe palhaço, além de uma grandiosa diversidade marinha: cavalos-marinhos, golfinhos, baleias, água-viva, corais, tartarugas, polvos, conchas, entre outros. Apreciamos, bem de perto, na sala de Ciências, alguns desses elementos, como conchas e corais.

Surgiram as perguntas: Será que dá para ouvir algo nessa grande concha? Quais as texturas do coral e das conchas? É gostoso passar as mãos ou machuca?

Experimentaram água doce e salgada, moderadamente, e nessa vivência exploraram gosto e textura no tato e no paladar, constatando a descoberta da semana passada, de que peixes podem viver em águas doces ou salgadas.

Foi uma brincadeira muito divertida e repleta de significado!

Purê de Inhame

TAT – Turma do Baú 

O conto africano “O Baú das Histórias” vem norteando as pesquisas da Turma do Baú. Ananse, o Homem-Aranha protagonista da narrativa, cria armadilhas para capturar os seres pedidos por Nyame, o Deus do céu. Para pegar Mmoatia, a fada-que-nenhum-homem-viu, Ananse amassa o inhame numa tigela e consegue atraí-la.

A partir da narrativa, exploramos esse tubérculo nutritivo e versátil indo à campo. Caminhamos para a Cobal e compramos os ingredientes para um delicioso purê. Empolgados, os pequenos auxiliaram na escolha, fizeram a contagem e acompanharam o pagamento das compras. Em seguida, participaram do preparo, descascando, cortando, amassando e dosando a mistura, entrando em contato com os alimentos em suas diferentes formas e texturas.

As propostas, além de enriquecerem as vivências das crianças, abarcam distintas áreas do conhecimento. Na matemática, entram em contato com noções de classificação, comparação, quantidade e medidas. Na língua, aproximam-se do universo letrado ao manusearem uma lista.

Sair da escola é se apropriar do entorno, tornando a aprendizagem palpável e significativa.

Arte e China

TBT – Turma do Papel

A personagem Kika, da animação que assistimos algumas semanas atrás, continua reverberando na memória dos pequenos! Depois de muitas conversas e uma investigação de campo sobre o papiro, a Turma do Papel chegou à China. Os chineses inventaram o papel como conhecemos hoje, mas, a partir disso, surgiram novas perguntas no grupo: Que tipo de arte os chineses fazem? Como eles registram suas memórias?

Movidos por essas curiosidades, apresentamos às crianças algumas pinturas em cerâmicas e porcelanas. Foi um momento de contemplação, com muita atenção aos detalhes, aos padrões e às cores. Durante a observação, descobrimos juntos que a arte de pintar em cerâmica e porcelana é uma tradição milenar na China, que existe há mais de dois mil anos. As famosas porcelanas da dinastia Ming, por exemplo, são reconhecidas até hoje pelo uso do azul sobre o fundo branco, com desenhos repletos de simbolismo, como flores de lótus, dragões e nuvens. Muito mais do que objetos decorativos, essas peças eram verdadeiras formas de registrar histórias e memórias do povo chinês.

Ainda falando sobre a China, recebemos a visita da professora Raquel, da Turma do Cinema. Ela compartilhou com as crianças um presente que comprou para sua nova casa: um delicado potinho de porcelana chinesa. As crianças ficaram encantadas em poder conhecer, de tão pertinho, uma pintura chinesa, e se entusiasmaram ainda mais ao perceber que cada detalhe naquela peça contava uma história.

 

Viagem para a China

TCM – Turma da Festa 

A turma passou a semana se preparando para a tão esperada viagem! A partir do livro Celebrações ao redor do mundo, enviado pela Mariah, conhecemos algumas festas populares e decidimos coletivamente que nossa primeira parada seria no Festival das Lanternas, uma celebração tradicional que marca o Ano Novo Chinês.

Após a escolha, logo surgiram diversas perguntas: Mas onde fica a China? Qual a distância? Como faríamos para chegar até lá? O que levaríamos na mala? Como nos prepararíamos para a festa?

Aos pouquinhos, fomos nos organizando, pesquisando e preparando tudo o que seria necessário para a aventura. Recorremos ao globo terrestre para localizar o país e utilizamos como suporte o livro Mapas: Uma viagem deslumbrante, compartilhado pelo amigo Vicente, que ajudou nesse processo.

No dia da viagem, estávamos todos eufóricos, com nossas passagens na mão, prontos para embarcar. Usando a imaginação, organizamos o espaço, ajustamos os cintos, fizemos alguns combinados e, com o suporte do projetor, embarcamos na aeronave rumo à China. Depois de levantar voo e ver do alto as paisagens da nossa cidade, como o Pão de Açúcar e a Praia do Flamengo, fomos nos distanciando até chegar à China. Durante a viagem, tivemos a trilha sonora das músicas Avião, de Toquinho, e Vambora tá na hora, do grupo Palavra Cantada.

Após a aterrissagem, assistimos a um vídeo com alguns recortes sobre a Festa das Lanternas. O registro despertou ainda mais a curiosidade do grupo, que agora irá mergulhar na história, arte e memória dessa celebração tão importante para o povo chinês.

Encantadoras Visitas Circenses 

TCT – Turma do Circo 

Com muita alegria, recebemos a visita especial das talentosas Alice (F4), Laura e Gabi (F6), que é irmã do nosso querido Dudu! As meninas compartilharam com a turma suas experiências no mundo do circo, encantando a todos com suas habilidades e entusiasmo.

Alice nos presenteou com uma verdadeira aula sobre sua prática circense, compartilhando dicas valiosas e falando dos desafios que superou ao longo de sua jornada. Com muita paciência e carinho, Alice ensinou a turma a realizar a estrela e o espacate, inspirando nossos pequenos artistas.

Laura e Gabi, vestidas a caráter, nos transportaram para o universo do circo com uma coreografia vibrante ao som de Boombayah, do grupo coreano Blackpink. As meninas demonstraram movimentos impressionantes do circo aéreo, deixando todos boquiabertos com sua graça e leveza. Para finalizar esse encontro, Laura e Gabi auxiliaram as crianças a explorar o mundo do bambolê, proporcionando momentos de diversão e aprendizado.

Agradecemos a Alice, Laura e Gabi por compartilharem seus talentos e paixão pelo circo, enriquecendo nossa experiência escolar com momentos inesquecíveis.

Luz, Câmera: Chaplin

TDT – Turma do Cinema 

As brincadeiras coletivas e livres têm proporcionado oportunidade de novos vínculos entre as crianças. Formar uma nova turma é um desafio e tanto, constituir vínculos de afeto e afinidades depende de processos e tempo de convivência. A Turma do Cinema tem vivenciado momentos de encontros muito alegres durante as propostas de brincadeiras populares de roda e cantadas.

Nas pesquisas sobre o Cinema, conhecemos um artista que teve um papel fundamental na arte cinematográfica: Charles Chaplin! As crianças observaram sua forma única de atuar, suas vestimentas e sua maneira de performar. A curiosidade sobre o artista possibilitou perguntas interessantes: Esse era seu nome verdadeiro ou seu nome artístico? Os filmes dele eram longos ou curtos? Todos os filmes dele eram em preto e branco? Com quantos anos ele morreu? Ele só fez filmes engraçados?

Ao longo das pesquisas, responderemos essas e outras perguntas que forem surgindo no caminho.