Ginga Legal

Ateliê

Ginga legal,
Ginga legal,
Capoeira, ginga legal! 

Quantos desafios cabem no corpo? Cigano preparou um circuito muito legal para explorarmos nossas habilidades. Usamos os instrumentos numa divertida corrida de revezamento, pulamos cordas em diferentes alturas, plantamos bananeiras e com ajuda do nosso professor praticamos cambalhotas! Para finalizar, saltamos para bater no pandeiro! Ufa! Que animação! 

O Amor pelas Baleias

Berçário – Turma do Mar 

Essa semana recebemos a professora Bruna junto com sua aluna Antônia, para nos contar curiosidades sobre as baleias. A Bruna tem um amor especial por esse animal marinho! Ela nos mostrou um quadro com um desenho que ganhou de uma amiga, trouxe imagens da baleia jubarte e nos apresentou a pintura de uma baleia, criada pela artista Estela Miazzi.

Entre as curiosidades que ela nos contou, disse que as baleias não têm dentes, que comem peixes, que elas têm um grande nariz e que “espirram” água. Brincamos de espirrar água com um borrifador e as crianças adoraram! Cantamos juntos a música “A baleia é amiga da sereia” e, por último, ouvimos a história que a Bruna nos emprestou: “A baleia e os amigos”.

 

 

Cabaça e Portinari

TAT – Turma do Baú 

Mais um elemento do conto africano “O Baú das Histórias” surpreendeu o grupo. A cabaça, utilizada para capturar Mmboro, o marimbondo-que-pica-como-fogo, veio para enriquecer as pesquisas da Turma do Baú.

As crianças tatearam o fruto, sentindo sua textura, forma e som. Quem poderia ter nos enviado? “O Ananse!”, apontaram. E embarcamos na brincadeira! Para completar a surpresa e dialogar com nossos encaminhamentos, recebemos as obras Bauzinho e cabaça e Menina com baú e a cabaça, de Candido Portinari. Conhecemos um pouco sobre sua história, através do livro Portinari da coleção “Crianças Famosas”. Para ampliar o olhar dos pequenos, visitaremos o MAM no dia 25 de abril e apreciaremos a exposição permanente do artista. 

Convite e Papel Reciclado

TBT – Turma do Papel 

A turma está muito curiosa para saber mais sobre a arte chinesa milenar de fazer e pintar cerâmicas e porcelanas. Na busca por mais informações, os pequenos descobriram que, na escola, uma das professoras do primeiro ano, a Natália, dá aulas de cerâmica! Animados, prepararam um convite cheio de perguntas. Para a alegria de todos, Natália topou, e a turma agora aguarda ansiosamente por essa visita.

O grupo está se debruçando em pesquisas sobre os diferentes tipos de papel, e o reciclado foi o que despertou maior interesse nos pequenos. Juntos, descobriram que reciclar é dar uma nova oportunidade para um material que seria descartado. Então, por que não produzirmos juntos o papel reciclado?

Para isso, prepararam uma caixa para coletar os papéis que seriam descartados em cada sala da escola. Junto às caixas, produziram um texto coletivo explicando que tipo de papel pode ser colocado ali.

Festa das Lanternas 

TCM – Turma da Festa 

Depois de desembarcarem na China, foi a vez da Turma da Festa mergulhar no universo do Festival das Lanternas.

Em nossas pesquisas, descobrimos que ela acontece geralmente entre os meses de fevereiro e março, e que possui mais de 2.000 anos de história. Durante a celebração, as pessoas têm a tradição de soltar lanternas de papel coloridas e decoradas com desenhos, poemas ou charadas.

Além disso, em algumas regiões da China, ocorrem apresentações artísticas que envolvem dança e música, inspiradas em animais como o leão ou o dragão.

Na sala de Artes, as crianças começaram a elaborar suas próprias lanterninhas e também realizaram um desenho de observação do dragão representado no livro Celebrações ao redor do mundo.

Dentro desse contexto, conhecemos a música Lig, Lig, Lig, Lé, na versão de Adriana Calcanhotto. A canção, que brinca com hábitos e palavras típicas da cultura chinesa, animou nossas manhãs e ampliou o repertório do grupo. Juntos, fizemos um pequeno baile à fantasia, no qual cantamos e dançamos a valer!

O Circo de Chagall e os Croquis da Turma

TCT – Turma do Circo 

Para enriquecer ainda mais nossa jornada de aprendizado, as crianças da turma têm tido a oportunidade de entrar em contato com artistas que retratam a temática do circo de maneira lúdica e singular. As obras do renomado pintor Marc Chagall vêm rendendo muita conversa e contemplação.

Chagall, profundamente fascinado pelo universo circense, era um frequentador assíduo de apresentações. Para capturar a essência do que via, ele costumava levar consigo seus materiais de desenho, criando croquis que serviam como esboços para suas futuras telas.

Inspiradas por essa prática artística, e buscando tornar a aprendizagem ainda mais significativa, as crianças vivenciaram o processo de observação e registro através do desenho. No campinho da escola, munidas de pranchetas, lançaram mão de lápis e papel para observarem atentamente seus amigos que se apresentavam como modelos vivos, encenando diversos movimentos circenses.

Esses croquis, resultado da observação e da vivência, serviram posteriormente como referência para a produção de desenhos mais elaborados em sala.

Ação: Uma Visita Especial!

TDT – Turma do Cinema 

A turma recebeu uma visita muito especial: Pedro Freire, pai da nossa querida amiga Pilar. Pedro encantou as crianças com uma linda apresentação contando como tudo começou na história do cinema.

Com olhares atentos, apreciamos a arte egípcia, precursora dessa narrativa, conhecemos a arte grega, vimos imagens de Da Vinci, e Pedro nos contou sobre os processos pelos quais a arte passou para se aproximar, cada vez mais, de expressões realistas. Ele compartilhou toda a sua experiência no universo do cinema, contando sobre as etapas da produção de um filme e o tempo que levou para escrever o roteiro do filme Malu, em homenagem à sua mãe.

Apresentou a imagem do primeiro ator da história da humanidade, Tespis, e, em seguida, falou do russo Stanislavski. Depois, convidou as crianças para encenar, um momento bastante divertido. No final, assistimos à edição do filme da turma produzido por ele, resultado deste incrível encontro que trouxe ainda mais significados para as nossas pesquisas.

Níveis de Movimento

Dança

De forma lúdica e em diálogo com os projetos, as crianças das turmas de Educação Infantil vêm ampliando seu repertório motor.

Nas aulas de Dança, experimentaram mover-se nos diferentes níveis de movimento (alto, médio e baixo) guiadas pelo ritmo da música.

Ao fim da atividade, nos sentamos para conversar sobre as nossas impressões e como foi nos mover em cada um deles.