Experimentos Mateiros

Ateliê

O grupo Moleque Mateiro tem sido uma porta de entrada não apenas para o fortalecimento da educação ambiental, mas também para incríveis descobertas nos campos da física e da química. Em nossas experiências, investigamos a acidez de diferentes substâncias, como vinagre, água com sabão em pó, bicarbonato de sódio e água da torneira, utilizando suco de repolho roxo como indicador natural.

Você sabia que é possível acender uma lâmpada usando uma batata? Ou que a água com sal pode conduzir eletricidade? Isso acontece porque, no caso da batata, ocorre uma reação química entre o ácido presente no alimento e dois metais diferentes, como o zinco e o cobre. Quando conectados por fios, eles geram uma corrente elétrica. Já na solução de água com sal, o sal se dissocia em íons de sódio e cloreto, permitindo que a eletricidade passe pela água.

Nosso próximo experimento está em andamento: um vulcão feito coletivamente, que promete ser um espetáculo! Muitas novidades empolgantes ainda estão por vir!

 

Golfinho e Boto

Turma do Mar (Berçário)

A Turma do Mar cresceu! Recebemos um aluno novo, o nosso querido Benjamim, que está, aos poucos, se adaptando à nossa rotina e à nossa escola. As crianças o receberam com muito carinho!

Além disso, o nosso aluno Francisco trouxe fotos da sua viagem  para o México! Ele nos contou que foi à praia e que mergulhou com golfinho! A professora Bebel nos contou uma história/música que fala sobre a diferença entre os golfinhos e os botos. Descobriram os mamíferos (que mamam) e o Francisco comentou: “Eu também mamo na mamãe”. 

Segue o link para que vocês possam mostrar para as crianças: https://open.spotify.com/track/6RUz8GQCNOrnGNGbckwFzh?si

Observamos também o nosso aquário, que ganhou mais peixes e mais elementos, como um barco. A turma se divertiu dando comida e observando os peixes novos!

 

De Volta ao Baú!

Turma do Baú (TAT)

Após o período de recesso, a Turma do Baú retornou cheia de histórias e reencontros. Para marcar esse momento especial, as crianças foram convidadas a transformar uma caixa de papelão em um baú de memórias.

Munidas de rolinhos e tintas, cada criança pintou o seu bauzinho — um espaço simbólico onde serão guardadas, ao longo do semestre, vivências significativas, produções artísticas, objetos afetivos e lembranças que marcaram suas trajetórias.

Atividades como essa promovem o desenvolvimento da expressão artística, da coordenação motora ampla e fina, do reconhecimento de formas, cores e texturas, além de fortalecerem a identidade, a autoestima e o sentimento de pertencimento ao grupo. 

Nosso baú está pronto para guardar novas histórias, sentimentos e descobertas. Que venham os próximos capítulos dessa jornada!

Retorno 

Turma do Papel (TBT)

Depois de dias de pausa, a Turma do Papel voltou cheia de energia! O reencontro com os amigos e professores trouxe abraços, sorrisos e a retomada da nossa rotina com muito afeto e acolhimento.

Logo nos primeiros momentos, as crianças começaram a relembrar histórias, materiais e experiências vividas no primeiro semestre. Voltaram os papos sobre papel, colagens, artistas, memórias… e assim, pouco a pouco, retomamos os caminhos do nosso projeto.

Nesses primeiros dias, retomamos também as produções artísticas. As crianças têm explorado técnicas já conhecidas e se divertido com as propostas. Seguimos com entusiasmo e curiosidade, preparando os caminhos para a nossa Mostra de Artes, que se aproxima.

Reencontro Animado com Amigos e Arte 

Turma da Festa (TCM)

Retornar das férias é sempre motivo de muita animação. Foi assim que a Turma da Festa chegou. Saudosos dos amigos e da rotina em grupo, retomamos acordos para o convívio em grupo. Durante a roda de conversa, as crianças resgataram experiências e compartilharam com todos as lembranças desse período de descanso.

Nesse embalo, observamos a nova imagem da agenda, que marca a chegada do semestre e suas possibilidades. Para enriquecer nossas conversas, convidamos as crianças a conhecerem a obra do artista Flávio Cerqueira e indagamos ao grupo sobre a frase “Ninguém nunca esquece”. O que você nunca esquece? Quais são os elementos que compõem a obra? Por que será que o artista escreveu essa frase?

“Eu acho que ele escreveu para não esquecer a escultura.” (Elena)

“Ele escreveu para não esquecer da obra e mostrar para o seu melhor amigo.” (Vicente)

“Porque ele gostou muito da escultura e não queria esquecer.” (Olívia)

Depois, cada criança fez o seu registro utilizando materiais que inspiraram a representação da imagem.

Arte e Encontro

Turma do Circo (TCT)

​O reencontro após as férias foi marcado por muita alegria e saudade. Os alunos aproveitaram para matar a saudade dos amigos e professores, e o retorno à rotina incluiu as brincadeiras coletivas preferidas, além de atividades de representação simbólica cheias de imaginação, como de família, animais e dramatizações de filmes.

O grupo também esteve envolvido com a finalização dos trabalhos para a Mostra de Artes. Relembramos artistas como o multifacetado Victor Kee e suas bolas de malabares, e o escultor Jerzy Kędziora, famoso por desafiar a gravidade com suas esculturas. Inspirados por eles, estamos finalizando as últimas composições para a exposição, que muito em breve encantará a todos.

Novas Histórias na Turma do Cinema

Turma do Cinema (TDT)

Foi com muita alegria e entusiasmo que as crianças da Turma do Cinema retornaram das férias. O reencontro animado com os amigos e as conversas na roda sobre as vivências desse período proporcionaram momentos de troca e conexão entre todos.

Aproveitamos essa oportunidade para registrar na nossa agenda os momentos especiais vivenciados no primeiro semestre.

Agora, novos caminhos e descobertas começam a se abrir, trazendo ainda mais aprendizado e encontros para nossas crianças.