A Pereirinha abriu suas portas para a Mostra de Artes do projeto “Arte e Memória: é preciso relembrar o antes para inventar o depois?”. Os corredores da escola se encheram de trabalhos das crianças mostrando o caminho percorrido pelas turmas em suas pesquisas.
As crianças receberam suas famílias com alegria, conduzindo-as como verdadeiras anfitriãs. Orgulhosas, contaram sobre suas produções, explicaram os processos e dividiram experiências que vivenciaram com carinho ao longo do projeto.
A cada olhar emocionado, a cada conversa entre as gerações, ficou evidente que a Mostra de Artes, mais do que uma exposição, foi um encontro muito especial de trocas e de aprendizados.
Nas últimas semanas, os Ateliês da Educação Infantil e da F1, nos turnos da manhã e da tarde, têm vivido ricas experiências de aprendizagem.
Na Educação Infantil, seguimos com o projeto de leitura das obras de Eric Carle. Neste bimestre, mergulhamos no livro Brown Bear, Brown Bear, What Do You See?, descobrindo nomes de animais e explorando, com a imaginação, cores inusitadas: um cavalo azul? Um gato roxo? Tudo é possível no universo lúdico!
Por meio de jogos, brincadeiras, desenhos e estímulo à oralidade, temos incentivado as crianças a se aventurarem no universo da leitura infantil em língua inglesa.
Nesta semana, a nossa turma pôde passear com calma pela escola observando os trabalhos em todos os espaços. Brincamos de procurar pessoas conhecidas na parede de fotos e cada criança adorou encontrar sua imagem estampada no grande mural!
Na Turma do Baú vimos muitos violões e um baú enorme repleto de fotos. Na Turma do Circo ficamos muito fortes “levantando peso” e nos divertimos imitando a bailarina. Na sala da Turma do Cinema experimentamos o chapéu da Carmen Miranda e vimos um rolo enorme de filme. Na Biblioteca encontramos a Dona Mariquinha, que é muito querida por algumas crianças, porém, outras ainda se assustam. Aproveitamos para conversar sobre esse sentimento pela boneca em tamanho adulto.
Nossa turma amou ver os pandeiros do primeiro ano, a miniatura da roda de samba e os bonecos de massinha no azulejo. A nossa sala também foi visitada por outras turmas.
Que Mostra maravilhosa da nossa escola! Gostaram?!
A Turma do Baú viveu um momento cheio de encantamento com a leitura do livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes, de Mem Fox e Julie Vivas. A história narra a jornada de um menino sensível que ajuda sua vizinha idosa, Dona Antônia, a reencontrar memórias esquecidas por meio de objetos e lembranças significativas, revelando que a memória se constrói nas relações e nas experiências vividas.
O livro, guardado como um tesouro em nosso baú, despertou a curiosidade e a imaginação das crianças. Após a contação, elas foram organizadas em duplas para folhear e explorar a narrativa, descobrindo juntas novos sentidos e se apropriando da história de diferentes maneiras.
Essa vivência dialoga com nosso projeto sobre a memória, fortalecendo o contato das crianças com diferentes linguagens e saberes. A leitura amplia a escuta atenta, estimula a imaginação, favorece a oralidade e cria vínculos afetivos com os livros.
A Turma do Papel esteve envolvida em um momento especial de apreciação, visitando os trabalhos da Mostra de Artes das demais turmas. As crianças observaram atentamente a exposição, valorizando as produções.
Na roda de conversa, retomamos o projeto institucional e revisitamos as descobertas já realizadas. As crianças lembraram o que pesquisamos até aqui e, juntas, levantaram ideias e desejos sobre os caminhos que iremos explorar nesta nova etapa.
Como forma de sensibilização para essa nova investigação, iniciamos a leitura da história A Colcha de Retalhos. As primeiras páginas despertaram curiosidade e afetividade, abrindo espaço para refletirmos sobre lembranças e vínculos.
As crianças da Turma da Festa demonstraram muita alegria em conduzir e contar para as famílias as experiências vividas que ilustraram a Mostra de Artes. Iniciaram a semana visitando a exposição, apreciando com atenção e comentando sobre cada detalhe que percebiam.
Continuando nossas pesquisas a partir da história A professora da floresta e a grande serpente, de Irene Vasco e Juan Palomino, perguntamos às crianças o que elas gostariam de saber sobre a Amazônia, possibilitando descobertas sobre a região apresentada na narrativa.
“Eu gostaria de saber sobre as cobras da Amazônia e todos os animais.” (Elena)
“Quais os tipos de plantas da Amazônia.” (Olívia)
“Como são feitos os livros.” (Aurora)
Desta forma, vamos sensibilizar as crianças para o tema da pesquisa sobre a literatura oral e suas narrativas contadas de geração em geração, como fontes geradoras de conhecimento e cultura.
O livro Os Tesouros de Monifa, de Sônia Rosa, tem sido uma grande inspiração na turma. Seguindo algumas pistas da narrativa, iniciamos um caminho de pesquisa. A origem e o significado do nome Monifa foram nosso primeiro passo.
Ao pedirmos às famílias que pesquisassem com seus filhos a origem e o significado do nome das crianças, descobrimos muitas histórias em comum. Para celebrar esse momento, reunimos todas as informações em nossa caixa de tesouros e, com a criação de autorretratos, demos mais sentido à nossa caminhada.
Agora, a ideia é iniciar uma pesquisa sobre a história familiar de cada criança. Em breve traremos mais notícias!
As crianças da Turma do Cinema contaram para as famílias, com muito entusiasmo, as experiências vividas para a produção da Mostra de Artes:
“Eu achei que a minha mãe e meu pai gostaram muito e acharam muito difícil fazer.” (Lucas)
“O meu pai e a minha mãe gostaram muito da Carmen Miranda e do Chaplin, gostamos muito da Mostra.” (Giovanna)
“A minha mãe e a minha avó gostaram muito.” (Santiago)
“Eu achei muito legal os trabalhos, a minha família também.” (José)
Em seguida, um passeio pela escola foi essencial para apreciarem os trabalhos das outras turmas, finalizando assim tantos conhecimentos adquiridos. Neste embalo, retornamos à narrativa “A professora da Floresta e a grande serpente”, de Irene Vasco e Juan Palomino.
Aos poucos, a turma vai se envolvendo e esmiuçando a história, ampliando seus conhecimentos tendo como caminho de pesquisa a literatura oral, transmitida de geração em geração, fontes geradoras de conhecimento e cultura.